“Não serve nem para ser mentira”.

A frase é um clássico no meio científico – tão importante para a humanidade -, usada sempre que surge algo tão absurdo que não é considerado nem menos como descarte numa pesquisa ou abordagem de um tema.

Estou tratando, por óbvio, do discurso de Bolsonaro ontem à noite, em cadeia de rádio e televisão.

Ante a perplexidade geral, lembrei-me de uma tragédia ocorrida em 1978, na Guiana (antiga Guiana Inglesa), onde, no ano anterior, o reverendo Jim Jones instalou seu Templo do Povo (uma seita).

Em 18 de novembro de 1978, o líder de mais de mil fanáticos deu o toque final à tragédia: convenceu seus seguidores cegos a tomarem veneno, uma mistura de suco de frutas e analgésicos, preparada por um médico (!).

Um suicídio coletivo nunca antes registrado na história humana. Os que se recusaram a tomar a bebida letal foram assassinados a tiros: 913 pessoas, sendo 275 crianças e 12 bebês forraram o chão da Guiana com os seus corpos sem vida.

Era o Juízo Final em Joanestown, que estaria na iminência, dizia seu fundador, de ser aniquilada pelos “inimigos” externos, o discurso sempre repetido pelo fanatismo no mundo inteiro, em qualquer momento histórico.

O que vimos ontem foi um arremedo daquele enredo trágico e ainda vivo na memória de muitos, como exemplo da nossa eterna vulnerabilidade.

O Brasil não chegou nem chegará tão longe na estupidez. Mesmo diante dos apelos de um homem, ainda que presidente da República, que não demonstra a mínima empatia e solidariedade para com as famílias das vítimas do coronavírus.

Para ele, a culpa pela morte é do morto.

Bolsonaro faz questão, a cada caso registrado, de dizer que a vítima, que deixou família, saudade e tristeza, era de idade avançada e tinha doenças outras, pré-existentes à infecção. O vírus foi só um “detalhe” – ainda que macabro.

Quanto a ele, de passado atlético, o indigitado só lhe provocaria um “resfriadozinho”.

Além de contrariar a lógica e o aprendizado de centenas de cientistas do mundo inteiro, Bolsonaro se apequenou ainda mais ao não conseguir esconder o ciúme (com sua flecha preta) que nutre do ministro Mandetta – já foi assim com Moro -, que tem uma avaliação popular muito superior a sua, além de ter conquistado a credibilidade e o respeito da comunidade científica do Brasil (o que ele nunca terá).

Até o ministro Paulo Guedes, empurrado pelos fatos, abandonou seu delírio liberal, trocando Milton Friedman por John Keynes. Ainda que temporariamente, ele aceitou que sem a presença forte do Estado não há saída econômica para um país campeão de desigualdade.

Muita gente, eu sei, já perguntou o que acontece na cabeça de Bolsonaro.

Não sou capaz de saber com exatidão. Isso é tarefa para os profissionais e estudiosos da mente humana.

A fala de Mandetta e o o silêncio da corneta
Projeto propõe que aposentados não paguem ao AL Previdência durante a calamidade
  • Melinto

    Bolsonaro está correto novamente, se com a economia deixada pelos petistas está ruim,depois de 5 anos para recuperação, a partir de 2015, se quebrar novamente o País por causa de uma nova Gripe, muito mais gente vai morrer por pausa da economia do que com a gripe.Vejam um vídeo de 2009 em que o lula fala do H1N1, gripe que matou muitos idosos no Brasil.

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    Pois, caro Ricardo MOTA … Trata-se d’um D I L E M A É T I C O,
    questão jurídica relevante acerca das características próprias
    * dos limites de VALIDADE de LAUDOS psiquiátricos de juntas médicas.

    #1. E aDra Janaína (Profa da Usp e Depu d’Ass Leg SP) sugere afastamento do cabrão:
    # BoLZonaro cometeu CRiME indo a protesto, xô coisa ruim! [16mar20]
    https://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2020/03/16/janaina-paschoal-defende-afastamento-de-bolsonaro-e-o-acusa-de-crime-por-ida-a-protesto

    #2. > O colega dela, Dr Miguel Reale Jr Professor EMÉRITO da Usp realça:
    – QUERO médicos avaliando a sanidade mental de BoLZonaro! [16mar20]
    https://www.conversaafiada.com.br/brasil/reale-jr-o-jurista-do-golpe-quer-que-junta-medica-avalie-sanidade-mental-de-bolsonaro

    Eles, adEvogados LOUCOS q’se entendam. … – Por que SIM !!!

  • José

    Procure conversar com Dr. Fernando Pedrosa presidente da CRM de Alagoas.

  • neto bala

    Nosso presidente está acometido do jegueiravirus…

    • BETE irmã de NESTOR tios, ela mãe d’Diogo: ZAP finado em 6 msgs

      Êita neto, rsRs … – Manda bala, Kkkkk
      🔰BRASIL ACIMA DE TUDO🔰
      > Eu, __________, portador do CPF _._._-_, eleitor do lobisomem ,
      renuncio ao atendimento hospitalar e internação em caso de complicações do COVID-19.
      Faço fé e firmo: _________
      Cidade __________ Estado __________
      Data __ / __ /__

  • EX ELEITOR

    O RICARDO MOTA TU SABE MUITO BEM QUE NENHUM DESSES GOVERNADORES ESTÃO PREOCUPADOS COM O POVO, SEMPRE FOI EDUCAÇÃO FALIDA,SAÚDE FALIDA E SEGURANÇA FALIDA, AGORA TODOS ESTÃO NESSE BLA, BLÁ BLA, TÃO QUERENDO É DINHEIRO PARA A CAMPANHA POLÍTICA DESSE ANO, E O POVO COMO SEMPRE NÃO VAI VER UM CENTAVO.
    ESPERO QUE ESSA PRAGA DESSA EPIDEMIA VÃ EMBORA, PORQUE PARA A MAIORIA DOS POLÍTICOS QUANTO PIOR MELHOR.
    E PARA TERMINAR UM LIDER DE UMA NAÇÃO NÃO PODE DESANIMAR O POVO.

  • Consigliere Alagoano

    **

    A quarentena é certo? É!
    A quarentena é errado? É!
    Bolsonaro está certo? Está!
    Bolsonaro está errado? Está!
    É fácil defender a quarentena em uma casa confortável, com TV, PC, armário cheio, sabendo que se não trabalhar vai haver salário.

    É difícil defender quarentena quando o armário já está vazio e que se não trabalhar não tem salário, trabalha de manhã pra comer de noite e o filho tá pedindo iogurte.

    Os médicos veem o lado da saúde: quarentena.
    Os economistas veem como manter os insumos para os médicos: economia.
    Os líderes veem a moral e o bem estar emocional: calma, é só uma gripe ( para 80, 90% que pega).
    A mídia ver o interesse de quem paga: histeria, distorções, pânico.

    Cabe a nós o bom senso, a honestidade e o apartidarismo.

    Opiniões rasas no conforto é fácil. Entender que NENHUMA ação tomada vai ser simples, é difícil.

    Temos que pensar que toda decisão tem pontos positivos e negativos.

    Não seja simplista.

    Não adianta falar que tem que seguir a quarentena a todo custo, e não falar sobre os danos pós quarentena onde vai morrer gente por falta de dinheiro pra saúde em geral, aumento da criminalidade, de fome, de depressão e suicídio

    Em poucos dias os serviços essenciais não terao condições de continuar a funcionar sem os nao essenciais.

    A empresa que produz álcool em gel precisa da empresa de plástico que produz a garrafinha.

    Sabe os delivery? Jajá vão precisar das embalagens de papelão.

    Caminhoneiros com materiais de hospitais precisam de restaurantes, oficinas, borracharias.

    E todas esses empresas precisam de outras…

    Tem que haver prevenção aos grupos de risco e tem que haver o andar da economia.

    Uma coisa depende da outra.

    Ou chegamos ao consenso ou vamos igualmente sucumbir.

    **

    ANÔNIMO

  • Observador

    O raciocínio de alguns aqui: é melhor pagar pra ver! Vão morrer poucos! O mundo inteiro está errado, somente o mito e seus asseclas estão certos. Ninguém entendeu, ou faz que não entende que o mito quer se manter no poder a todo custo, ele sabe que a carreira dele como presidente está cada vez mais curta, e portanto insiste nessa estratégica idéia de “salvar” a economia. Inutil,já que o colapso é inevitavel no mundo inteiro.Na cabeça delirante dele e dos olavistas ao seu redor tudo não passa de um plano maquiavélico da esquerda pra destroná-lo.

  • Há Lagoas

    Caro Consigliere Alagoano,
    Uma coisa é certa, a quarentena também deve ser estendida para grande parte da mídia, ou correremos o risco de ficarmos aterrorizados!
    Sei que na pluralidade nunca haverá consenso, assim como sei que o atual presidente não aciona o hemisfério esquerdo do seu cérebro quando abre a boca, sua capacidade analítica é algo praticamente inexistente.
    Mas cabe uma pergunta: se ninguém produzir, como vamos consumir?
    Hoje, ao tentar comprar um botijão de gás, fui informado que estão apenas agendado pedidos, e com sorte, quem sabe amanhã em consigo adquirir.
    Que falta faz o bom senso…

  • Miral

    Esse é o desgoverno das trevas e do obscurantismo.

  • Carlos

    Não vamos esquecer que o roubo da SESAU HGE, vem muito dinheiro pra enfrentar o coronavirus é preciso olhar bem os corruptos devem estarem de antena a todo vapor.

  • Jorge Barbosa

    Vou seguir a maioria nesses comentários.

  • Antonio Moreira

    Dizem que aconteceu no Egito a 1ª até 10ª e a “décima primeira praga” foi revelada aqui no Brasil.
    Prédios distantes de favelas dispararam alarmes de alertas através de zuadas de panelas e em vários lugares deste país, o pessoal estende os braços para os céus pedindo socorro a DEUS.
    É apenas uma “gripezinha”!!! – Misericórdia!
    O meu plano de saúde dobrou a minha mensalidade quando fiz 59 anos de idade e ainda não completei 60 anos e pratico atividade física há muito tempo, então estou livre também dessa “gripezinha”? E a China, a Itália, a Espanha e o Mundo?
    Misericórdia!

  • Interiorano

    Gente, podem me criticar mas, parece até o início do “fim dos tempos”! Isso me lembra a época de Jesus Cristo em que os leprosos eram isolados e ninguém queria chegar nem perto! Colocavam a comida distante, para não pegar a lepra! Não se pode dar um espirro, que quem está perto sai correndo! Eu nunca tinha visto uma pandemia afastar tanto as pessoas quanto essa! Até as pequeninas cidades do Interior, parecem cidades fantasmas! Não se pode dar um aperto de mão nem um abraço num ente querido ou num (a) amigo (a)! São pais afastados dos filhos, são avós afastados dos netos, esposo/namorado afastado da esposa/namorada, etc.! Até uma mãe que deu a luz, a família não pode nem chegar junto do bebê! Até as igrejas estão vazias! Vez em quando eu comentava que de uns tempos para cá, acabou se a amizade, a confiança, o respeito, o sossego e a tranquilidade e que o País estava numa violência desenfreada (assaltos, assassinatos, crimes, drogas, estupros, pedofilia, roubo, sequestro e terrorismo), E agora, surge essa “praga”! Leiamos o Salmo 91!

  • Pedro

    O bozo está completamente desajustado. Ele precisa de uma redea. Deve ser montado e guiado. Não esperem nada dos miolos desse ser esquisitissmo.

  • Traira

    Mais lixo que esse lunático só quem apoia ele

  • Jorge

    Sabe qual o lado ruim de se acabar com a corrupção no governo federal? É que agora o brasileiro não tem mais como reclamar da corrupção. Agora, a preocupação geral passou a ser falar mal do presidente Bolsonaro.