Muito ainda precisamos aprender sobre o coronavírus, o que vai exigir investimentos robustos em pesquisa e no tratamento dos doentes, que se multiplicam a cada dia.

Mas já há medidas bem conhecidas e que são fundamentais para a prevenção à doença: lavar as mãos com água e sabão é a mais divulgada e ressaltada pelos especialistas.

Quanto custo assumir e manter este hábito de higiene tão necessário?

Bem pouco, se considerarmos o que foi gasto pela prefeitura do Pilar – cidade com 35 mil habitantes – com a compra de 6 mil kits de limpeza pessoal, que os agentes de saúde começaram a distribuir nesta segunda-feira (o município tem um caso suspeito da Covid-19).

Total: R$ 32 mil – em sabão, sabonete, álcool gel e detergente.

A distribuição está sendo feita após o cadastramento realizado pelos próprios agentes de saúde e assistentes sociais do município, que estão em contato, cotidianamente, com a população mais vulnerável.

A iniciativa, de baixo custo, pode trazer economia em tratamento médico-hospitalar, educação  sanitária e, principalmente, proteção à vida.

É replicar o que vale muito e custa pouco.

Em tempo

Do prefeito Renato Filho, do Pilar, recebemos a nota abaixo:

Caro Ricardo, as compras foram realizadas no inicio da semana passada, antes de começar toda essa repercussão. Com isso, conseguimos comprar em escala e consequentemente com o preço mais barato.

Também negociamos preço com os fornecedores, e devemos lembrar que o kit é individual, contendo detergente, sabonetes e 1 frasco de álcool em gel.

As notas fiscais estão disponíveis na Secretaria de Saúde.

Um abraço,

Renato Filho

A falsa subnotificação dos casos de coronavírus em Alagoas
Com 81 leitos inativos, HU pode ganhar até 27 UTIs com ajuda parlamentar
  • JEu

    Eis aí um excelente exemplo e que pode e deve ser seguido. De parabéns está o Prefeito Renato Filho e toda a sua administração, principalmente seus assessores e conselheiros mais próximos, nesse caso… a população mais carente é a que precisa de maior atenção e, também, orientação… entregar os kits e orientar sobre o uso e o comportamento dentro e fora de casa é medida profilática de grande alcance, creio…

  • Onofre da Pindorama

    Já aqui em Coruripe, os prefeitos Dalva Beltrão e Joaquim Beltrão, só lero lero

  • ROBERTO PAIVA

    RICARDO
    O artigo de domingo foi tão completo que eu não comentei.
    Reli várias vezes.
    Mas Alagoas tinha um homem que poderia tentar enfrentar
    esse maldito e infernal CORONA VIÍRUS.
    Seu RUI da farmácia do mercado na esquina logo após a padaria
    RIO BRANCO.
    A quele FARMACÊUTICO curava tudo.
    E já sabia muito bem manipular drogas naquela ÉPOCA

    Resposta

    Ótima lembrança. Fui muito por lá, e recebi a sua ajuda. Era um médico sem diploma.

  • Mudido do poico

    Pelo menos não se aproveitou da situação nessa compra para tirar proveito em cima da pandemia .
    RS 5,33 por cada kit, saiu muito abaixo o preço, pois ao contrário de muitas prefeituras e governos , o que tem de licitação com compra de urgência super faturada por conta do corona vírus, não e brincadeira não.

  • Antonio Moreira

    Tem que sair do papel(leis feitas que não funcionam) e tem que ser de fato e funcionar em qualquer época, com ou sem vírus, período de político ou não:
    – É obrigatório o pobre com educação, água e os agregados de higiene em casa e não precisa comer filé-mignon(não sei nem de que é feita essa carne!!!). É bovina, mesmo???

    Em todo país é uma eficiência de primeira mundo para arrecadar de tributos e a maioria desses mesmos tributos são rateados para pequenos grupos privilegiados da nação.

    Entra prefeito, governador, presidente, vereador, deputado, senador e sai prefeito, governador, presidente, vereador, deputado, senador e o tempo passa, e o papo é o mesmo e nada muda para melhor para maioria que precisa! No supremo, por eles seriam eternos.

    Afinal, quem mandam nos que mandam na gente? São os banqueiros e poucos donos do mundo?