Há sempre uma teoria da conspiração a apontar que em Alagoas – e nos demais estados brasileiros – existe uma subnotificação dos casos de Covid-19.

Motivo: o governo – nos dois níveis – esconderia os verdadeiros números da doença.

Apesar de compreender que há uma desconfiança generalizada em relação ao poder público, por motivos históricos e culturais, há um grande equívoco nessa compreensão.

A subnotificação acontece, presumivelmente, mas não por omissão das secretarias de Saúde – estadual e municipal -, que possuem excelentes equipes de Vigilância Epidemiológica (finalmente, a população “descobriu” que elas existem).

Ela, a subnotificação, provavelmente existe pelo simples fato de que não há a realização de testes generalizados para a doença.

Aqui, no Brasil inteiro e em quase todo o mundo a testagem é seletiva, para os casos sintomáticos – minoritários -, ainda que não seja o ideal.  O Brasil vai aumentar muito os testes, segundo o Ministério da Saúde (mais de 22 milhões).

Teremos, por óbvio, um crescimento do número de casos. Mas não significa que a “culpa” é dos técnicos e dos gestores da Saúde.

PGJ Sérgio Jucá demite promotor condenado a 76 anos por estupro
Prevenção de baixo custo: prefeitura gasta R$ 32 mil para doar 6 mil kits de limpeza
  • Carlos

    É um texto curto e preciso às subnotificacao é mais velho do que às doenças. Tenho bastante certeza que os casos de coronavirus é o real, dos que foram testados , infelizmente somos dominados pelo negativismo que predomina o lado positivo. É cultural.

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    Haja FUÁ desocupados quase-bandidos
    … coisa de gente FULêrA!
    Como dizes acima, caro Ricardo Mota
    … ‘ há um grande equívoco’
    Eu arriscaria invocar BEM +. – … Xô $ataná$
    … as nossa VIDAS valem muito + + +, ôxente!

  • JEu

    Complementando:
    Sinceramente, não vejo motivos para ninguém fazer subnotificação de situação tão séria… principalmente por parte de órgãos oficiais dos diversos níveis da administração pública… principalmente considerando que toda a mídia está focada no assunto, no momento… seria como querer esconder o sol com uma peneira… então, a explicação perfeita é essa mesma: ainda não se dispõe de um grande número de testes para usar com quem deseja ser submetido ao exame… só se faz no caso de confirmada suspeita do contágio… e é só isso… vamos parar com essa de procurar culpados nesse caso… o culpado todo mundo já sabe: a China…
    Se foi intencional ou não é outra história, que precisa ser muito bem investigada e comprovada… agora que a origem é na China, isso não há sombra de dúvida…

  • Carlos

    Pelos comentários dos radicalismo petistas, entre linhas só faltam dizer que foi o Bolsonaro, que trouxe o coronavirus para o Brasil.

  • Cris Rocha

    Que bom… alguém reconhece… entendedores entenderão

  • Jezualdo

    A verdade foi a falta de controle do Estado Brasil que não fizeram as fiscalizações nós aeroportos e as pessoas que estavam nos países com alta contaminação e com suspeita que não fizeram ou tomaram as devidas precauções.
    Doença não tem pais de origem e sim falta de respeito que cada país tem com seu povo.

  • jezualdo

    Nenhum! mais não quer dizer que ia outros não tenham feito que o meu não podia ter feito. Esperar pelos outros é mais fácil.

  • silvio

    Isso é antigo os nossos políticos são acostumados a falsa informação dos casos/índices ligados a saúde por dois motivos
    Quando estão interessados em recursos notifica aumento dos índice de infestação.
    Quando estão interessado na eleição subnotifica para mostrar a população que ele foi o responsável.