Cada vez mais – visivelmente – incomodado com a morte do miliciano Adriano Nóbrega, ex-capitão da PM do Rio de Janeiro, o presidente Bolsonaro – e o filho dele, Flávio – faz acusações graves e injustas contra a PM da Bahia.

Só quem pode dizer o que ocorreu na morte do miliciano – cuja mãe e esposa eram funcionárias do gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia do Rio de Janeiro -, é a conclusão da investigação policial, com os resultados da perícia oficial.

Sobre isso não opino – tudo pode ter acontecido.

Mas considero extremamente injusta e leviana a acusação de que o miliciano Adriano, que comandaria o Escritório do Crime, foi morto “pela polícia do PT da Bahia”.

A lógica é rasteira, apontando que cada Polícia Militar funcionaria como um exército do partido que esteja no governo, em qualquer estado.

Todos os avanços – embora ainda haja muitos problemas, graves, a resolver – na profissionalização das forças policiais nos estados seriam jogados no lixo, transformando homens e mulheres em máquinas mortíferas partidárias:

– Em Alagoas, MDB.

– Em Pernambuco, PSB.

– No Rio de Janeiro, PSC.

– Em São Paulo, PSDB.

– Em Minas, o Novo;

– Em Santa Catarina, PSL.

Assim, cada estado com seu partido, e cada partido com seu exército – isso não é verdadeiro nem justo. As Polícias Militares, com seus méritos e defeitos, são instituições apartidárias e do Estado.

A PM da Bahia não é “a polícia do PT”, ainda que o legenda esteja no poder por lá, eleito pelo povo, como Bolsonaro e filhos.

A cortina de fumaça, notável, vai revelando mais do que a oposição, com os seus ataques, poderia nos fazer enxergar.

Maceió é apontada como a capital com pior situação fiscal do país
Nota oficial da Equatorial sobre a decisão da Justiça no Pilar
  • Übermensch

    É natural essa lógica do Bolsonaro. Ele ainda não entendeu ou faz que nao entende a distinção entre governo e Estado. Ele comprou a ideia de que o serviço público brasileiro está aparelhado pelo ” viés esquerdista” e que a ” Direita” tem que ocupar esses espaços. Ou seja, na visão dele, servidor público tem a função de seguir interesses do governo tanto faz se de direita ou de esquerda.

  • Há Lagoas

    A cada dia que se passa, percebo que entre tantos candidatos, os dois que chegaram ao segundo turno da eleição presidencial, eram os menos qualificados para o cargo. Perdoe-me, não vislumbro que seria melhor com o PT, ao mesmo tempo em que é decepcionante que o principal opositor do lulapetismo seja alguém como o atual presidente.
    Quanto ao aparelhamento do Estado brasileiro, a sociológia tem suas próprias conclusões…
    A minha, é que o meu Brasil está doente!

  • ALAGOANO

    “A cortina de fumaça, notável, vai revelando mais do que a oposição, com os seus ataques, poderia nos fazer enxergar.”

  • Wagner

    As pessoas só não ver o que não quer, por que, só quem sabe o que uma milícia faz, é quem convive com ela, já ficou claro que ele estar mais preocupado de quer até mesmo os familiares, e Bolsonaro só engana a seus seguidores que o que ele fizer tá feito. Um presidente que não respeita ninguém, só se concordar com ele, se não já sabe, não fala nada e ainda ameaça a bloquear quem falar mal dele, as pessoas esquecem o que é democracia e liberdade de expressão. Antes que alguém fale, não sou PT sou Brasileiro que não quer um governo ditador e egoísta que pensa em se e não no Brasil.

  • Wagner

    Se a fala dele é bandido bom, é bandido morto, então por que se preocupar com a morte de um bandido. Vai entender, mais vão dizer que o cara era Salvador da Patría.

  • Williams Roger

    Ricardo Mota tenho muito respeito pelas suas opiniões, mas irei tecer as minhas, baseadas no seu texto e na realidade nua e crua!
    Vejamos:
    “cada Polícia Militar funcionaria como um exército do partido que esteja no governo, em qualquer estado.”

    “EXÉRCITO” DE PARTIDO EU NÃO SEI, MAS “EXÉRCITO” DO GOVERNADOR QUE ESTIVER EM EXERCÍCIO SIM. FAZ O QUE ELE (GOVERNADOR) QUER.
    USA COMO QUER, PRINCIPALMENTE PRA FICAR NO ENCALÇO DE INIMIGOS POLÍTICOS PARA INTIMIDAR, AMEAÇAR… UM DOS EXEMPLOS VERSA SOBRE O CASO DE PILAR CONTRA UM VEREADOR (USOU AS FORÇAS POLICIAIS, DESPROPORCIONALMENTE, NUM CASO DE CRIME CONTRA A HONRA, CRIME DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO), QUE TINHA UMA QUESTÃO COM UMA SECRETARIA DO GOVERNO DELE. USA TAMBÉM PRA SE “DEFENDER”, PAGO COM O MEU (DINHEIRO), O SEU E DA POPULAÇÃO.
    OUTRO EXEMPLO DISSO TEM-SE O CASO DOS GRAMPOS: https://diariodopoder.com.br/mpf-denuncia-o-governo-renan-filho-por-usar-grampos-ilegais-em-alagoas/

    “Assim, cada estado com seu partido, e cada partido com seu exército – isso não é verdadeiro nem justo.”

    PARTIDO EU NÃO SEI, NO CASO CONCRETO, NA OPORTUNIDADE, PODE SIM SER O PATIDO, MAS COM CERTEZA, O GOVERNADOR MANDA E MUITO NA PM DE QUALQUER ESTADO. E UTILIZA A PM E OUTRAS FORÇAS POLICIAIS CONTRA INIMIGOS POLÍTICOS E COMO “EXÉRCITO” PARTICULAR SIM.

    A PM da Bahia não é “a polícia do PT”, ainda que o legenda esteja no poder por lá, eleito pelo povo […]

    NESSE CASO, PODE TER HAVIDO ERRO DE INTERPRETAÇÃO POR PARTE DO PRESIDENTE, MAS SABE-SE QUE O PT (PARTIDO), É INIMIGO FEROZ E MORTAL DELE E DE SEU GOVERNO. CHEGANDO ATÉ O PONTO, AQUI EM ALAGOAS, se “aliar” ao partido que deu o golpe no próprio PT, o MDB. E pior, participando do governo nas secretarias de direitos humanos e no ITERAL, contrariando o estatuto, os filiados e militantes, jogando no lixo uma história de lutas fazendo parte de um governo NEFASTO que age contra os trabalhadores (NA MESMA LINHA, O P C DO B, QUE TAMBÉM FAZ PARTE DESSE GOVERNO NEFASTO) com o “apoio” do próprio partido dos trabalhadores:

    https://drive.google.com/file/d/1bYiuIL06UCFzxcT-dYWG3p8IBnWXGkRk/view?usp=drivesdk

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/10/al-previdencia-aposentados-saem-de-0-para-14-de-descontomes/

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/10/projeto-de-previdencia-do-r-g-do-norte-mantem-11-para-quem-ganha-ate-r-5-83946/

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/10/secretario-aliquota-escalonada-e-socialmente-mais-justa-e-ineficaz-para-a-previdencia/

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/10/nova-previdencia-do-maranhao-tem-aliquota-escalonada-de-77-a-22/

    COM BASE NAS INFORMAÇÕES, SUPRACITADAS, DO SEU BLOG DO RICARDO MOTA, o governador descumpre as leis e a Constituiçã o da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I.
    É direito do servidor ter reajuste anual.
    Também por vício de tramitação, pois deveria ser por emenda à constituição.
    ?DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA!
    Pois fere direitos garantidos, líquido e certos.
    Fere a segurança jurídica, pois essa lei só vale p/ quem ingressa no Estado de agora por diante.
    Lembrando que essa “previdência” aprovada, não segue a Federal e pegou leve com a polícia militar, professores e quem recebe altos salários/subsídios.
    ?VEJA O QUE O GOVERNADOR TA FAZENDO, EM 2016 REAJUSTE ZERO, ESTAMOS EM FEVEREIRO DE 2020 E ATÉ AGORA NADA DE REAJUSTE ANUAL E CONSTITUICIONAL.

    PORTANTO, RESPEITO SUA OPINIÃO E DISCORDO EM PARTE, A PM E OUTRAS FORÇAS POLICIAIS, MAS PRINCIPALMENTE A PM, É SIM “EXÉRCITO” PARTICULARES DOS GOVERNADORES. E USAM SIM ELA A BEL PRAZER.
    PROVA DISSO É QUE TEM MEDO DOS PM’S E BOMBEIROS. DÃO TUDO O QUE ELES QUEREM, E A OUTRAS CATEGORIAS TÃO IMPORTANTES, COMO A SAÚDE, MASSACRA E AINDA RETIRA DIREITOS TRABALHISTAS.
    SEM FALAR NA “MILÍCIA” PARTICULAR, INCONSTITUCIONAL, QUE É A RONDA NO BAIRRO. QUE É UM FAKE NEWS DO CALÍGULA/GOVERNADOR.
    CADÊ QUE COLOCA A “RONDA NO BAIRRO” EM OUTROS BAIRROS E ATÉ EM ARAPIRACA?!
    AGORA VÊ SE A RODA NO BAIRRO NÃO ESTÁ, EM PESO, NA ORLA E PRINCIPALMENTE ONDE O CALÍGULA/GOVERNADOR E OS SEUS MORAM.

    DITO ISSO, SEM GENERALIZAR, AQUI EM ALAGOAS, MUITA GENTE NÃO TEM MORAL PRA FALAR DE BOLSOBARO.

  • Carlos

    Enquanto a polarização da politica brasileira vai pegando fogo e nosso estado o desnaturado governador versão piorado do coronelismo Rena Filho, no seu silêncio ensurdecedor em se pronunciar nos temas das suas crueldades de menino mimado ,vai ferrando os pensionistas e aposentados.

  • CICERO FREDERICO DA SILVA

    Grande, nesse nosso país, a culpa é sempre dos outros.
    Cada um assuma seus erros.

  • EX ELEITOR

    Só sei uma coisa, essa é a primeira vez que temos um governo, que tem um ministro da justiça preocupado com a violencia e a corrupção, que se chama Sergio Moro e que vem tentando e se humilhando perante um senado e um congresso de picaretas para ser aprovada a prisão em 2ª instância, Sr.Ricardo Mota bote nessa sua cabeça que essa é a nossa última chance não para mim ou vc que já estamos moídos, mas para nossos filhos e netos.

  • CICERO FREDERICO DA SILVA

    Os presidentes, os governadores os prefeitos desse Brasil se omitem na maioria dos casos.
    Vaja os altos indices de analfabetos, veja nossa educação e nossa segurança pública.
    Eles tem o compromisso de resolver, infelizmente fogem .
    Bem, Ricardo vejo com tristeza um senador da República da um PÉSSIMO exemplo.
    Por favor fale dessa arbitrariedade.

  • fernando castro

    Não teve nada, aquilo foi suicidio!!!!!

  • JEu

    Creio que seria muito mais producente a favor do país deixar de procurar agulhas nos palheiros (como ver em tudo um motivo para atacar o governo e o Presidente) e passar a ver coisa boas e positivas que estão ajudando o país a sair do buraco econômico em que foi posto… agora, se começar a aparecer roubalheiras e corrupções como: mensalão, petrolão, bndesão, fundos de pensão, BR distribuidora, envio de bilhões de reais a fundo perdido para republiquetas ditatoriais na América Latina, Caribe e África, desrespeito aos valores fundamentais da família cristã e das religiões, incitamento à desordem e à desorganização social pelo uso de movimentos sociais, etc, etc… então teremos motivos suficientes para mais um impeachment… deixem de atacar o presidente e tudo ficará na mais santa paz… o resto, deixemos para a justiça, o ministério público e as polícias resolverem… é só dar tempo ao tempo… afinal, tem aí o STF para julgar todo mundo… não é mesmo?!!! e lembrem: só faltam mais 3 anos… em 2022 o povo fará seu julgamento nas urnas… aceitem que dói menos…

  • jezualdo

    sergio moro tentando resolver e encobrir as sujeiras dos atuais que mandam nele. sergio moro deveria ter respeito e se envergonhar de ficar calado com seu patrão com tanta imoralidade. ( minúsculo mesmo).

  • SEM HIPOCRISIA

    Fazer um comentário que não tem haver com o título da matéria. Mas quero só ver se nesse site vai haver alguma matéria falando sobre MACEIÓ ocupar a última posição no ranking das finanças públicas entre as capitais. Na contramão do estado, diga-se de passagem.

  • James

    O pior de tudo é o povo acreditar que só existam Lula e Bolsonaro. O povo querer transformar política em futebol. Só existe uma certeza pior do que políticos só os eleitores.

  • Pedro

    Elegemos uma coisa, sim, uma coisa. O bozo é o que pior podia surgir como opção ao PT. Infelizmente, foi a herança que Lula, com sua mania de grandeza, deixou para o futuro do país! Os desesperado e ávidos pela volta de Jesus aproveitaram completaram a desgraça. O que tranquiliza é que essa fase também passará. Viva a Democracia a a liberdade de pensamento!

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    CONCORDO COM O INTERNAUTA WILLIAMS ROGER EM GÊNERO , NÚMERO E GRAU . . . ESTÁ CORRETO !

  • Henrique Jr.

    Não sei o porquê essa “preocupação” da familícia com a morte desse senhor? Por que a cortina de fumaça? Por que a preocupação? Mais uma vez, o bozo jr propaga notícias falsas em relação a esse caso. como falava a minah avó: “quem mente, rouba” “quem mente, mata” O pai da mentira é o diabo. O que impressiona é que o “gado” se recusa a enxergar a verdade e defende a familícia a qualquer custo.

  • Fernando

    A cultura policial nasce nos escalões superiores…A policia é o que seus comandos querem que seja.