A Assembleia Legislativa, em seu site oficial, anuncia que o “rateio do Fundeb” será prioridade para a Casa, que retoma os trabalhos nesta terça-feira.

É justo que assim seja.

A parceria entre deputados – a unanimidade – e o Palácio República dos Palmares não pode ser apenas para aprovar matérias como o projeto de reforma do AL Previdência, que vai dar uma mordida e tanto nos salários dos servidores (de 11% para 14%) – pior para os aposentados (de 0% para 14%).

O Fundeb, está claro, é dinheiro para a Educação, e o governo “paga” o rateio porque deixa de aplicá-lo durante o ano anterior.

Pode atenuar os efeitos dos baixos salários dos “servidores de efetivo exercício do magistério”, mas não o aumento da alíquota previdenciária.

Um dinheirinho no bolso para o carnaval não há de ser ruim para ninguém.

O problema é que sempre há a “quarta-feira de cinzas”.

11 anos após prisão de Ricardo Scavuzzi, Justiça inocenta acusados de fraude em Rio Largo
Marx Beltrão rejeita pedido de "reunião fechada" feito pela Equatorial
  • Professor de Escola Pública

    O sindicato dos professores apoiou Renan(s).

    • Pedro

      E ainda apoia! Que o diga o Taturana Paulão!

  • JEu

    Que adianta chorar depois do leite derramado?!!! isso é o resultado do silêncio do funcionalismo público estadual durante o trâmite do projeto de lei que mudou a alíquota de cobrança da previdência oficial do Estado, o AL-Previdência… quantas vezes se falou sobre o projeto… e nenhuma pressão aconteceu, como, por exemplo, uma manifestação massiva às portas de ALE/AL… então, agora é sofrer caladinho… e quanto ao Fundeb, que se pague a quem merece: o professor público… embora eu ache que, pelo menos, um pequeno percentual deveria ser usado na melhoria das condições de trabalho desses mesmos professores e dos alunos… afinal, a educação destina-se, principalmente, ao público estudantil…

  • Pedro

    Esse rateio é dinheiro do professor. Salário que não foi pago durante o ano lativo, como pede ser dividido com quem tem outra função. Porque não falam em dividir os salários de políticos, e juízes ?

    • Há Lagoas

      Meu caro professor Pedro, não questiono o mérito que sua classe merece, tão pouco compactuo com o salário aviltante que o senhor como mestre recebe, mas causa estranheza perceber que o seu egoismo não admite compartilhar essa especie de “premio” com quem trabalha ao seu lado. Quero acreditar que sua falta de empatia se dá pelo não conhecimento do trabalho de todos os colaboradores que de alguma forma contribui com o seu labor na Seduc.

      • Pedro

        Caro, Há Lagoas, mostre-me alguém que pega seus vencimentos e divide com terceiros. Não vale os filantropos! Veja qual a origem desse dinheiro (60% do Fundeb), depois volte a comentar.

  • sertanejo cagota

    Adê os “Ninguém solta a mão de ninguém”?
    Cadê os adolescentes forçados a fazerem a passseata do CEPA até o centro?
    Cadê os “#elenao”?
    Cadê, cadê, cadê?

  • Carlos

    QUEM É MAIS PERVERSO O GOVERNADOR OU DEPUTADOS ?

    • Fernando

      A Minha opinião é que todos são perversos e só olham pro proprio umbigo é só olhar o”matadouro” que é o HGE e as upas seguindo o mesmo caminho e todos de olhos fechados, ninguem ta nem aí.

  • Pedro

    Em dezembro. o governo regou ($$$$) o Tribunal de Contas e o Judiciário, não vi ninguém reivindicando um “pedaço” daquela fortuna. Torço para que essa lástima de rateio acabe logo. É muito agoiro em cima dos professores.

  • paulo

    Pode até não compensar,mas e o que parece. Pois estou vendo mais protesto dos professores pelo rateio,de que quando o governo metel a mão nó bolso dos mesmos levando 14% dos seus vencimentos.