A queda no número de passageiros só faz crescer, o que piora ainda mais o – já ruim – transporte coletivo urbano de Maceió.

Este é um problema nacional, alerta o superintendente da SMTT, Antônio Moura, que defende – corretamente -, que a solução para o sistema não acontecerá apenas com a participação do município (é lembrar o mote inicial das manifestações de junho de 2013):

– Prefeitura, governo do estado e governo federal precisam atuar conjuntamente para tornar o serviço um negócio viável, priorizando o respeito ao usuário.

E hoje, está claro, é cada vez menos – e já foi um grande e lucrativo negócio.

Convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana, Antônio Moura lembra que a licitação dos ônibus urbanos em São Paulo, ano passado, resultou praticamente no que aconteceu em Maceió: apenas uma empresa se apresentou para cada lote licitado.

O problema é complexo e passa, também, pelo combate ao transporte clandestino. A população busca esta alternativa, e cada vez mais, porque o serviço regular é caro e ruim.

Ou seja: tende a piorar se não houver uma solução conjunta.

A se destacar: Moura diz que tem avançado na fiscalização graças a um convênio com a ARSAL, que só foi possível na gestão de Ronaldo Medeiros na agência.

No quesito videomonitoramento do trânsito, os números impressionam. Em um ano, só um equipamento instalando na Ponta Verde – na Avenida José Laje – detectou quatro mil infrações.

As mais comuns: queima de semáforo, falta de cinto de segurança, uso de celular e conversões irregulares.

Indústria da multa?

É conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: Antônio Moura – superintendente da SMTT

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  • Há Lagoas

    Se depender apenas dos atuais governantes – municipal, estadual e federal – a mobilidade urbana está fadada a precariedade por longos anos!
    Maceió não conseguiu mudar nem ao menos o layout dos ônibus que rodam em nossa cidade, quanto mais renovar a frota, ar-condicionado então… E o terminal de transbordo na Estação do Jaraguá unindo o modal VLT/ônibus?
    Alagoas tem um dos piores serviços de transporte intermunicipal, e não é preciso ir longe, basta tentar usar os ônibus e vans da região metropolitana da capital. É quase um suicídio.
    E o governo federal em Alagoas, a CBTU está entregue as traças, tem uns VLT’s que parece que é movido a lenha de tão sujo externamente. Expansão do serviço até o bairro da Mangabeira, esqueçam.
    Por isso, parte destes usuários prefere comprar ciclomotores – com todo o seu risco embutido – do que ser humilhado nestes tipo de serviço horrível.

  • JEu

    O problema está simplesmente no poder aquisitivo do povo… quanto menos o povo pode pagar, mais ruim será o transporte… lógico que, nesse meio, tem a ganância dos empresários… tive oportunidade de andar de transporte coletivo público em Genebra na Suiça e o que vi: ônibus muito limpo, só com motorista (o usuário paga na entrada do ônibus, portanto, já devem vir com o valor exato na mão… e isso exige educação…), todo mundo anda sentado, as cadeiras são maiores e mais largas, permitindo conforto para os de maior tamanho e peso, e o mais incrível: em cada ponto tem a indicação das linhas que passam no local indicando os horários para cada um, e o que peguei chegou exatamente no horário, 10h28min… porém, não existem miseráveis no país… todos podem pagar por sua passagem… as ruas são bastante largas, com, no mínimo, duas faixas de cada lado dentro da cidade, mais a área de estacionamento e, ou, parada… não tem trânsito pesado como em nossas cidades… as ruas são muito limpas, pois ninguém joga lixo (de qualquer natureza) nas ruas… as calçadas são, em maioria, niveladas e largas, portanto, ninguém precisa andar na pista dos veículos… e muitas outras coisas mais… coisas de um povo que alcançou verdadeiros níveis de educação e cultura (as verdadeiras…)…

    • Isaias

      Não precisa ir tão longe! Vá em Santa Catarina e veja. Vai saber porque muitos consideram isso aqui um lixo!

  • Joaquim

    O problema do transporte publico em Maceió é a falta de opções, temos uma malha rodoviária cada vez pior, onde somente de grande avenida, só temos a Fernandes Lima, o que é Via Expressa perto da Fernandes Lima? Precisamos de um novo sistema de transporte publico, cadê o lindo projeto da dupla linha ferroviaria de VLT-metrô passando pelo canteiro da Fernandes Lima, ligando desde o Aeroporto até o Centro de Maceió? Cadê as estações de VLT-Metro ligado aos terminais integrados ao decorrer da Fernandes Lima? Onde sairiam linhas alimentadoras, destes para seus destinos finais, encurtando o trajeto dos ônibus reduzindo custos para o empresariado(como funciona bem no Recife), cadê a parceria para um consorcio eficiente de transporte publico. Ao meu ver parece que Maceió não teve um planejamento piloto para seu crescimento, cada vez mais nos vemos em poucas opções de malha rodoviária para cada vez mais carros 0km saindo das concessionarias. Logicamente, o Gestor busca acha o menor dos culpados o transporte irregular, o pobre coitado que sai pra ganhar seu pão porque a cidade e os gestores não pensa em nenhum momento em refletir e admitir que o problema está na estrutura da cidade, os gestores que não admitem isto é o que simplismente busca o menor dos culpados são os mesmos que não utilizam o transporte publico e que está em seu veiculo proprio pra lá e pra cá mesmo com nosso trânsito cada dia ca´ótico por não temos opções de trajetos alternativos. PS: Já andei muito de ônibus (moro no Benedito Bentes) trabalho no Trapiche, ônibus só de 1h em 1h linha 104, trânsito infernal, descia no TI Ben. Bentes e esperava um alimentador que demora mais 30 min, além enfrentar um trânsito caótico, demorava entre 2h a 3h pra está em casa saindo de meu trabalho, pra reduzir, pegava duas passagem pra ir e mais 2 pra volta, sempre chegando atrasado, isto é o transporte publico deficiente, saí do sistema, comprei meu veiculo e hoje estou um pouco melhor, somente a mercê da infraestrutura da malha rodoviaria de nossa cidade. O Benedito Bentes tem uma das maiores evasões do sistema, diversos problemas logicamente, mas também devido a precariedade do sistema falido de nosso sistema.

    • Isaias

      Esquece! Aqui para fazer um mísero viaduto é uma novela. Eita lugarzinho atrasado!!

  • Mário

    Parece que a SMTT é resumida em videomonitoramento. O cerne da questão talvez seja a incompetência em gerir o sistema de transporte coletivo. As permissionárias estão cumprindo ou não o contrato? Se não cumprem é só aplicar as sanções administrativas. O órgão concedente está fazendo sua parte? Não adianta o “grande prefeito Rui Palmeira” ir para a televisão dizer que não tem reajuste na tarifa ou será muito menor (ano eleitoral). Será que o gerenciamento na cidade de Brasília (DF) é melhor do que o nosso (100 novos ônibus – fonte: Revista Automotive Business-07/02/2020)? O resto é conversa para boi dormir (raríssimas exceções).

  • Nonato

    Tendência natural, poder aquisitivo maior e facilidade na compra de Carros,motos e bicicletas,mecânicas ou elétricas,além de outros modais como Metrôs,VLT ou Trens. Em São Paulo está acontecendo a mesma coisa. Com o preço de uma passagem de ônibus Vc anda mais de 30 Kms de moto ou 10 km com um carro mil.Vejo meus dois filhos, vão trabalhar juntos e dividem os gastos,conforto,rapidez e economia além de dar caronas para amigos que trabalham juntos o próximos.