O prefeito Rui Palmeira, finalmente, resolveu revelar quem é o seu candidato do PSDB a sucedê-lo: o senador Rodrigo Cunha, que lidera todas as pesquisas em que seu nome aparece.

É apenas uma “fotografia de momento”, a pesquisa, mas Cunha se mantém no mesmo elevado patamar de intenção de votos, bem à frente dos demais postulantes.

Há muitas interpretações possíveis para a “revelação” feita por Palmeira, todas bastante factíveis.

O senador seria o nome natural – e único – para que o tucanato tivesse um candidato viável a prefeito da capital, mantendo o posto com o PSDB.

E mais: com Cunha, sem JHC – está claro.

Alfredo Gaspar, que seria o outro nome, é o candidato do Palácio, condição inevitável desde quando ele decidiu que quer ser prefeito de Maceió (seria inimaginável que ele disputasse uma eleição contra Renan Filho).

Por último, e não menos importante: se Cunha topasse, o que parece absolutamente descartado, Rui não o teria como adversário potencial em 2022 – se for mesmo disputar o governo do Estado.

É uma jogada de xadrez com pedras e tabuleiro de damas.

MP pede à Justiça que conselheiros do TC devolvam R$ 554 mil recebidos ilegalmente
Marcelo Victor diz que não quer ser governador em 2022
  • JEu

    Não creio que o Rodrigo Cunha vá deixar seu primeiro mandato federal, e logo como senador, que ainda não chegou nem na metade (o mandato é de oito anos…) para disputar a prefeitura… não seria coisa boa para sua imagem… e grande parte daqueles que votaram nele o abandonará… já para o Alfredo Gaspar, a situação não é nada boa, desde que seja candidato do clã dos calheiros… vai perder sim, pois muitos que o desejavam como candidato a governador em 2018, o queriam para justamente para enfrentar essa família feudal… se unir à ela é puro suicídio político…

    • Meu NOME é Gal desejando rapaz: SEM cultura NEM crença OU tradição, AMO igual!

      > E LLeS q são brOncos, JEu q s’entendam … rsRs
      – Oh, yeah … Woo! – Everything gonna be alright this morning
      > Apois se FÁCIL fosse, – tod’@-mundo conseguiria … Kkkkk
      – Em ritmo de pretos ricos e livres: ANEL no dedo em cada 1 dos 5 em 2’53”
      # Essa é a minha FRUSTRAÇÃO atávica, – ressentida a MENTE à moda weintraubiana.
      > Vento na má cara me faz sentir vivo a cada blues, samba e rock, jazz e funk,
      – SOUL n’alma d’Exu do Blues: preto demônio virou branco BLUES: entenda Jesus é blues
      https://youtu.be/82pH37Y0qC8

  • Pedro Rangel

    Rui Palmeira termina seu mandato sem condições de apontar sucessor.
    Rodrigo Cunha continuará senador e pode disputar governo em 3 anos.
    Cunha apoiará JHC.
    Renan Filho apoiará Alfredo Gaspar.
    Este será o 2° turno.
    Por margem apertada Alfredo ganhará eleição e será o novo prefeito.
    Não sou vidente. É o jogo jogado. Tá claro ! Anotem aí.
    Maceió, 6 de fevereiro de 2020.

  • Há Lagoas

    O tal “xadrez”e seu jogo nada convencional, não é para amadores…
    Aos não caciques – os denominados índios – pobre mortais, não passam de meros coadjuvantes, no máximo expectadores que assistem seus líderes traçar planos pessoais e incluí-los apenas como bucha de canhão em suas estrategias. Se isto ocorre em nossa classe política, imagino o populacho do qual eu faço parte. Qual será o tamanho de minha ignorância?!
    Téo Vilela entregou o governo a Renan – o filho – fritando inclusive Biu de Lira e Eduardo Tavares, este ultimo não contou nem mesmo com a solidariedade de Rui Palmeira o que culminou com sua desistência. Cunha que se alinhou com JHC, Renan -o filho – que já se assenhorou de Alfredo Gaspar…
    E Maceió, como fica?! Até onde iremos com tantos conchavos, intrigas e traição?

  • Maria

    Acredito que Rodrigo Cunha não tenha essa pretensão nesse momento,mas certamente seria um ótimo nome para a disputa a prefeito. Quem sabe para governador… Quanto ao Alfredo Gaspar concordo plenamente com as colocações do Jeu.

  • Rotary

    Na verdade, pelo menos com quem converso o Sr. Alfredo Gaspar já perdeu todo crédito que tinha e isso é devido a está aliança podre que é de conhecimento de todos.
    Que for o candidato do palácio carregara uma enorme carga negativa e ficará refém, caso seja eleito, de praticas não muito louváveis.
    Que pena, tinha uma impressão diferente a cerca do Sr. Alfredo Gaspar, sucumbiu diante da perspectiva de poder.

  • James

    Eu jurava que o Rodrigo Cunha tava aposentado, de certa forma tá!

  • Carlos Henrique

    Rodrigo Cunha, assim como Rui Palmeira não tem perfil para cargos no Executivo. A pegada é outra. Tem que acordar com sangue nos olhos, andar na cidade, cobrar, pedir, delegar, lidar com servidores, vereadores, etc… Não vejo isso no perfil dos citados acima.

  • Fernando Ferreira

    Acho que Maceió pode fazer melhor. Nós queremos algo diferente. Aliás alguém diferente.
    Pois isso de ficar Renan com Alfredo, Rui com JHC e Cunha é coisa do passado. Nunca deu certo conchavos políticos por cargos prque daria agora?
    Temos que ter alguma novidade na prefeitura para mudar a politics

  • Alessandra

    Não tem esta historia de Alfredo apoiado por Renan e JHC por Rodrigo Cunha, pois se Renan Filho tem mazelas o Rodrigo tem como sua suplente a mãe do JHC que ela e o pai dele é líder em processos na justiça. temos que votar é nas pessoas. Alfredo ou JHC no meu caso voto em Alfredo Gaspar!