Fazer balanço de final de ano é um dos exercícios mais comuns a esses bichos a que chamamos de humanos – nós.

Na mesma toada, chegamos às promessas de mudanças, de avanços no nosso comportamento individual, em benefício da saúde, dos mais próximos, de busca de algo que ainda não temos (e que, quando tivermos, deixará de ser desejo).

Ainda que o dia seguinte seja apenas a sequência natural da vida, esta senhora que desconhece o calendário, há de se ressaltar algo que haverá sempre de ser especial: temos, sim, direito a escolhas.

Isso é essencial na atividade política, também.

E se os erros cometidos por nós, no conjunto, nos incomodam, é o caso de tentar mudar. O que não acontece nunca pelo silêncio e/ou pelas comunicações nervosas e raivosas que circulam pelos meios mais populares que já conhecemos na história humana.

Sim, podemos rejeitar o elogio à ignorância, que prosperou tanto este ano; podemos refazer os laços com a delicadeza, que não pertencem a um único personagem – seja quem for -, sendo o resultado do crescimento de uma nação.

Agora, com o cuidado para entender escorregamos muito facilmente quando achamos que a história de constrói em linha reta. Não é o caso. Mas ela, a história, não se faz sem a nossa presença.

Mãos à obra.

Que tal invadir o novo ano ao som suave da bela voz de Lore B?
Más notícias aguardam os servidores públicos no próximo ano
  • Há Lagoas

    Ao ler este artigo, lembrei-me de uma frase de meu antigo professor de História do saudoso colégio Élio Lemos.
    Retirada do livro dos Mortos, era uma especie de mantra para que o Faraó fizesse a sua passagem para o além vida. A frase dizia mais ou menos assim: “O ontem me criou, és hoje, e eu sou o criador do amanhã”.
    Simplificando: Vamos viver o hoje para construirmos o amanhã. Aquela antiga civilização sabia fazer isso muito bem, é de lá que restou ,a única construção considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, ainda de pé.
    E se permite, caro blogueiro, busco viver uma outra máxima: “Pouco a pedir, muito a agradecer e nada a murmurar”. Será que eu consigo, caso esteja vivo até 2020?
    Um Feliz Ano Novo a todos!

  • JEu

    Bem, todo mundo sabe, que em 2020 a sol vai continuar nascendo no leste e se pondo no oeste… ou seja, nada vai mudar… as dificuldades serão as mesmas, e, até, acrescidas de mais sofrimento (os funcionários públicos do Estado que o digam)… os politiqueiros continuarão na sua faina de buscar burlar a lei (ou criar novas leis) para por a mão no erário público sem ter que prestar contas à justiça… já a justiça (e aqui se entenda, o judiciário, como bem o disse o RM: justiça e judiciário são coisas diferentes e raramente se unem) vai continuar protegendo os grandes e os poderosos… e o povo vai continuar pagando impostos para todos eles… lógico que, se o povo quiser (e precisa ser a imensa maioria…) alguma mudança poderia ser alcançada nesse quadro dantesco… mais isso é, ainda, uma utopia… agora, o que realmente pode mudar está na esfera individual… tanto da consciência para com suas responsabilidades cidadãs, quanto para seu comportamento e valores individuais… e, como dito no texto, a escolha é de cada um, conforme seu livre arbítrio, o que inclui o permanecer precisamente como está, ou como é… no entanto, lembremos, uma lei existe: a da reação e reação, causa e efeito… e essa lei é eterna e alcança sempre o indivíduo e/ou as coletividades no momento preciso… durante esta existência física ou além dela… não foi à toa, pois, que Jesus enunciou: à cada um segundo suas obras!… e, nesse caso, não digo somente é esperar para ver e sim, é agir (nesse caso, ação ou omissão) para ver… acreditemos ou não… mais dia, menos dia, as coisas “acontecem”…

  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    Faz bem PERDOAR sim e sempre, caro Ricardo
    … rejeitar o elogio à ignorância, [Vc acima]
    Apois é da condição humana superar-se em
    … busca de algo que ainda não temos [DESEJO, idem]
    Porém, para que NUNCA + se repitam, esquecer JAMAIS
    tOntas … comunicações nervosas e raivosas [Idem, idem]