Se este não foi um ano bom para os servidores públicos, nos três níveis, o que vem por aí promete ser ainda pior.

Escolhidos e apontados como o grande ‘bode expiatório’ da permanente crise do Estado no Brasil, os trabalhadores do serviço público vislumbram uma trajetória espinhosa nos próximos meses.

No plano federal, o Ministro Paulo Guedes não enxerga nenhum grande inimigo das finanças públicas – nem os especuladores! – que não os servidores. E quer pegar cada vez mais pesado com eles.

Já os servidores estaduais vão sentir os efeitos da reforma do AL Previdência lá pra março: é de fazer corar a turma do Guedes. Quem for aposentado então, que prepare a geladeira e a despensa porque vai demorar ainda mais para chegar o final do mês. São 14% de corte nos salários para quem não pagava nada.

Lembrando sempre que os integrantes das carreiras jurídicas vivem outra realidade.

E no município de Maceió?

Assim como aconteceu no governo estadual, a prefeitura não deu reajuste salarial e nem sinaliza que pode fazê-lo em 2020.

Resta um consolo, por enquanto: os servidores municipais ainda não foram alvos da perversidade de uma reforma da Previdência que pune mais quem ganha menos.

(Aliás, quando o novo AL Previdência foi aprovado, a empatia e a misericórdia estavam em férias.)

Para termos saudades de 2020
Facebook age como leão no Brasil mas vira tchutchuca nos EUA
  • Fernando

    Em março desse ano dei entrada em um Alvará na prefeitura, depois de dois meses atendi a todas as exigências, em maio. Mas só em outubro foi assinado pelo responsável, ou seja 5 meses pra assinar um documento. Durante esse tempo todo 9 pais de família ficaram sem trabalho, só porque um funcionário não quis perder 2 minutos do seu tempo pra assinar e carimbar um papel. A Casal é a mesma coisa, pedi a ligação da água e só 45 dias fizeram, por outro lado a Equatorial fez a ligação da energia em apenas 2 dias. Tudo isso ocorre porque eles, os funcionários públicos, trabalhe ou não vão receber e estão seguros, não ha risco de perder o emprego.

    • CAETéLâNDIA 1817-Miami 2018: Florida REINVENTAR Brasil 2019-2022!

      Tá DIFÍCIL, Fernando … é duro reconhecer FALHAS, já foi até pior, viu?
      SEM concurso público havia JABUTI atrepado em galhas por migalhas, lembra?
      > Com servidor CONCURSADO melhorou bastante nos últimos 30 anos desde 1988, creio:
      – a categoria TRABALHISTA por méritos individuais conquistando CIDADANIA, unida e sindicalizada!
      > MAS de santo num é feito o FUNCIONALISMO, e muito menos SINDICATOS afeitos às políticas:
      – e nomeações continuam com a precariedade de contratos TERCEIRIZADOS com cláusulas sub-CLT.
      > Que se pode dizer honestamente da QUALIDADE dos serviços oferecidos ao CONTRIBUINTE?
      – Alguns sindicatos esmoreceram, protegendo apaniguados e esquecendo das pessoas em Alagoas.
      # Onde houve CONCURSO PÚBLICO – saúde e educação, p ex – há pessoal BEM preparados: [05fev19]
      – C’a precarização, há 12 mil professores e monitores ganhando MENOS, que Educação temos?
      https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/governador-anuncia-rateio-de-recursos-do-fundeb-para-12-mil-professores-e-monitores

    • Cesar

      Só lembrando que os servidores municipais ainda não foram alvo de uma reforma de Rui Palmeira porque ele precisa eleger seu candidato a prefeito.

  • JEu

    Quero ver quem é que vai votar no candidato do governador mininim… o mais cruel de todos os tempos… o Calígula alagoano… só não comparo com Nero porque ainda não pôs fogo em Maceió… mas, se lembrar do que está acontecendo com os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, então se pode concluir que o fogo poderá ser substituído pelas cratera que estão por vir…

    • Meu NOME é Gal desejando rapaz: SEM cultura NEM crença OU tradição, AMO igual!

      Gargalhadas PEDÓFILAS desde 1983 caetanadas em lágrimas, JEu … rsRs
      Apois esse amor MENININHO num pode dar certo, ‘[email protected]! … Kkkkk
      > Nosso amor NUM deu certo, gargalhadas e lágrimas. – De perto quase nada, viu?
      – Tipo d’amor q’num pode dar certo na luz da manhã. – Desperdício blues Djavan.
      > Demasiadas PALAVRAS, fraco impulso de vida. – Travada a mente na ideologia, úi!
      – Broxa, o corpo num agia, coração q’oPTaria: inseto ou inseticida? – NEM me queixo, ái!
      > NUM soube t’amar nem conquistar coisa qualquer em Vc. – O que será?
      – D’outro lado da LUA, desejo viajar na SUA galinha metida a leão. – Só frustração!
      > ECLIPSE oculto à luz, todos verão: num fomos mui felizes, só durant’o prelúdio
      – Até reprovação nos ESTUDOS na hora da cama nada pintou direito, puta fama!
      # Num disse a Q veio atrasado e aflito:
      – paramos no ½, grilos e desespero, tédio enfim …
      * Sem DESEJOS, como projetar no AR
      – Ferra comigo, amor ao SOM de Tim Maia m o3’ 46″…
      https://youtu.be/74dc_GM60JA

  • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

    É como se disse alhures, caro Ricardo MOTA:
    #.1 HÁ desespero com o fato de um ⅓ dos ministérios … [cegos em tiroteio]
    – ser ocupado por néscios, – Peões DESPREPARADOS em rodeio, jagunços.
    #.2 Outro tOnto por mal-intencionados … [FALSAS cartas na manga]
    – MILICIANOS de todos u$ naipes do BARuLHo atirando nos próprios pés.
    #3. E ⅓ restante da ESPLANADA ​por quem se orgulha de humilhações:
    – de combinar estupidez e corrupção com subserviência. – LAMBE-botas!!! [30dez19]
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2019/12/resolucoes-de-ano-novo.shtml
    Apud Blog do Ricardo Mota [30dez19: Facebook – Leão no Brasil, tchutchuca n’EUA]
    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/30/facebook-age-como-leao-no-brasil-e-vira-tchutchuca-nos-eua

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    JÁ DISSERAM POR AÍ : A PIOR DITADURA É A DO JUDICIÁRIO ! A CADA DIA QUE PASSA , NESSA PORCARIA DE PAÍS , ESTA MÁXIMA SE AGIGANTA , CHEGA AO PONTO DO GROTESCO . . . QUE RIDÍCULO ! AL´EM DO FATOR SÓCIO-ECONÔMICO-CULTURAL , DO CORPORATIVISMO PURO E MAQUIAVÉLICO , COMO UMA ÍNGUA EM CORPO – SÃO , ESSA INSTITUIÇÃO ALIOU -SE DEFINITIVAMENTE COM O EXECUTIVO E O LEGISLATIVO , AONDE SE TORNOU UM DESTACADO APÊNDICE – GOVERNADOR . OS ESCÂNDALOS E DELITOS PRODUZIDOS POR MEMBROS DESTA INSTITUIÇÃO SÃO COMO GOTAS DE CHUVA EM UM AGUACEIRO PAULISTA , OU SEJA , COPIOSO , FARTO . . . ALIÁS , O APARELHAMENTO DESTA FALANGE POR COMUNISTAS E CORRUPTOS , SE EVIDENCIA ESCANDALOSAMENTE NAS CRÔNICAS POLICIAIS E NAS REDES SOCIAIS “DESTEPAIZ” .

  • Pedro

    Reelegeram pai e filho, e não foi por falta de atributos negativos (isso eles tinham e tem e terão cada dia mais). Por isso não me espantarei se o povo, desempregado, der novo emorego a esses politiqueiros.

  • Valdeck

    Empatia, apreço, respeito são palavras riscadas do dicionário dos políticos nas três esferas de poder e principalmente quando se trata das esferas estaduais e municipais. Aqui em Alagoas, essas três palavras e tantas outras que remetam à condição social, humana, deixou inclusive de ser moeda de troca, antes as Vossas Excelências tinham um verniz que os impediam de realizar todas as virulências, as perversidades e o sadismo contra justamente os seus eleitores (a população). A população outrora tinha o trunfo do poder de voto, agora não mais, esse poder não mais assusta as Vossas Excelências. O conluio das duas casas legislativas com os gestores estaduais e municipais é tão descarado, que qualquer, absolutamente, qualquer projeto que seja, passa sem discussão, sem apreciação, sem debate, sem estudo e sem o menor olhar que seja voltado para a população alagoana e quando se trata de servidores públicos, aí é que a mão invisível e pesada do Estado atua sem mesuras com o auxílio luxuoso e prestimoso da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Alagoas. A população e alguns servidores públicos, infelizmente parece ainda não ter-se dado conta das perdas salariais, previdenciárias, do vilipêndio ao estado de direito perpetrado. Antes da reforma previdenciária estadual acontecer, a previdência tanto do município quanto do estado, vivem combalidas financeiramente por ingerência, irresponsabilidade dos prefeitos e governadores de outrora e atuais. Com a reforma em vigência, irá mudar essa situação? Óbvio que não! Os cofres municipais e estaduais engordarão enquanto os servidores ativos e inativos continuarão muito mais depauperados, endividados e desassistidos em todo e qualquer aspecto e ainda transformados em vilões do erário público pelas Vossas Excelências que atacam o estado de direito como se não houvesse amanhã. Quem terá o bastião da justiça, do bom senso, da razoabilidade por essas plagas? Com a palavra as benfazejas e locupletantes Vossas Excelências.

  • Emerson Flávio

    Pessimista nato.

  • Cidadão

    Pra quem era contra a reforma da previdência do governo Federal , deveriam ser justos com o povo do ESTADO, a água bateu na bunda dos socialistas disfarçados.

  • Lampada urgente para a saude

    Ja pararam para pensar que a demora para a emissao de um alvará, ou qualquer outro tipo de serviço pode nao ser culpa do servidor? Convido a todos para conhecerem a realidade das secretarias, onde a água que bebenos e os visitantes sao pagas pelos servidores(rachada), o café, o papel para a impressão, higiene pessoal etc, tudo.mantido pelos servidores. O acumulo de serviço por parte dos servidores é nítido. Falta de concurso público, faz com que um unico servidor acumule tres, quatro ou cinco funções. Seria interessante tambem invest2ugar se muitas vezes a demora para sair o produto final, nao seria em decorrencia daquele cargo em confianca do governo que so passa esporadicamente na sua Unidade oar2a assinar e so a faz quando bem entender. Mas…… é mais facil jogar a culpa no servidor público. Recentemente uma Diretora de uma unidade hospitalar exonerada depois de uma operacao da PF, além de maltrar a população com sua arrogância e falta de educação e o assedio constante aos servidores, só aparecia quando queria , a noite para assinar e despachar e a culpa é do servidor público. Devido a falta de reajustes e correçao das perdas da inflaçao- IPCA , a maioria, cerca de 80%, recebem na 1 faixa ou seja, menos que 2572 reais. E quase 50% menos que um salario mínimo tendo que receber complemento salarial, porque é incostitucional e a culpa é do servidor publico. Essa turma nova de servidores com a mentalidade voltada para a proatividade é que esta fazendo a diferença utilizando a criatividade e a familiaridade com a TI, para driblar a falta de recursos. Mas…. É mais facil jogar a culpa no servidor público.

  • Soldado da paz

    Oxe, Ricardo Mota, a culpa daqui é do Renan, por quê tu não fala o nome dele???

    Resposta
    Precisa delegado?

  • Williams Roger

    https://www.blogdobernardino.com.br/2019/12/03/pt-ira-romper-com-governo-renan-filho/

    Oxi! Kkk que piada é essa!?

    O CALÍGULA É ESPERTO. SABE QUE O PT TA QUEIMADO E QUER VER O PARTIDO LONGE. KKKK

    AGORA É TARDE PAULÃO. VC FEZ MUITO MAU/MAL AO PARTIDO DOS TRABALHADORES E AOS TRABALHADORES E SERVIDORES PÚBLICOS, PRINCIPALMENTE OS DA SAÚDE.

    VC TEM O MONOPÓLIO, TOTAL, DE VÁRIOS “$INDICATOS”, “CUT”, PT ESTADUAL E MUNICIPAL, TODO MUNDO SABE DISSO. É PÚBLICO E NOTÓRIO. E TA COM O GOVERNO E AGORA QUER “DEIXAR” O MESMO! HOMI!

    ACABOU A “LUA DE MEL” IGUAL AO SINDICATO DA?FAIXAS (SINTEAL) FOI?!

    ENTREGUE O ITERAL TAMBÉM VIU!

    NÃO SÃO SÓ 80 CARGOS NÃO, TEM MUITO MAIS!

    E OUTRA, É SÓ “FACHADA”, POR TRÁS VC E OS SEUS IRÃO ESTÁ COM OS CALHEIROS SEMPRE!

    O PT E VÁRIOS “$INDICATOS” DE ALAGOAS NUNCA DEVERIAM ESTAR FAZENDO PARTE DO GOVERNO DOS RENAN’S CALHEIROS.

    AGORA É TARDE!
    Juntos e misturados! Se merecem!
    Os autogopistas junto com o partido do golpe e os que dissetam SIM ao impedimento da Dilma! Olha só! Que coisa “linda”!
    Que moral o PT de Alagoas tem?
    Que moral o governo do Calígula têm?
    Só maltra os servidores públicos, nem

    E$TRANHAMENTE, SEM GENERALIZAR, VÁRIOS $INDICATOS E $INDICALISTAS ESTÃO CALADO$ NO GOVERNO DELE.
    UMA VERGONHA!

    Constituição da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I.
    👆DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA!

    👇VEJA O QUE O GOVERNADOR TA FAZENDO, EM 2016 REAJUSTE ZERO, ESTAMOS EM OUTUBRO DE 2019 E ATÉ AGORA NADA DE REAJUSTE ANUAL E CONSTITUICIONAL.

    O CALÍGULA/governador acha que está certo massacrando os servidores,principalmente os da saúde.
    Em 2016 não tivemos reajuste, e em 2019, nada de reajuste!

    O governador quer que inclua os Estados na reforma da previdência “reajustando” o desconto de 11% para 14% dos servidores. Isso é apropriação indébita.
    Quero ver se os sindicatos e sindicalistas irão continuar se vendendo pra esse governo.
    E outra, aqui no ESTADO já fez um ajuste no al previdência. Vão fazer de novo!!! Pra prejudicar os servidores! Nem reajuste o Calígula/governador deu!

    DESCUMPRINDO as leis. Principalmente a Constituição Federal.

  • Williams Roger

    SE EM OUTROS ESTADO, COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA PIOR QUE A NOSSA, NÃO MALTRATOU OS SERVIDORES E FOI JUSTO, POR QUER NOS PENALIZAR? ISSO TEM QUE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO! CHEGA DE COLOCAR COISAS PRA PREJUDICAR A POPULAÇÃO GOELA ABAIXO. NO COLAR COLOU. TEMOS LEIS PARA SEREM RESPEITADAS. E A LEI MAIOR ESTÁ SENDO DESRESPEITADA!
    COMO PODE ISSO, NEM REAJUSTE TIVEMOS! ACORDA SERVIDORES, COBREM!!!! SEJA ONDE FOR, ATÉ DE SEUS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES, AOS QUAIS VCS SÃO FILIADOS!
    O que se espera é que a defensoria pública, também os sindicatos, CUT, partidos políticos (no caso do PT e P C do B, que entregue as secretarias: direitos humanos, iteral e esportes) e associações entrem, cada uma delas, com processos, independentes, contra essa aberração que foi aprovada na assembleia legislativa, na data de 10/12/2019.
    COM BASE NAS INFORMAÇÕES, SUPRACITADAS, DO BLOG DO RICARDO MOTA e Constituição da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I. Também por vício de tramitação, pois deveria ser por emenda à constituição.
    👆DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA!
    Pois fere direitos garantidos, líquido e certos.
    Fere a segurança jurídica, pois essa lei só vale p/ quem ingressa no Estado de agora por diante.
    Lembrando que essa “previdência” aprovada, não segue a Federal e pegou leve com a polícia militar, professores e quem recebe altos salários/subsídios.

    Constituição da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I.
    👆DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA!

    👇VEJA O QUE O GOVERNADOR TA FAZENDO, EM 2016 REAJUSTE ZERO, ESTAMOS EM OUTUBRO DE 2019 E ATÉ AGORA NADA DE REAJUSTE ANUAL E CONSTITUICIONAL.

    O CALÍGULA/governador acha que está certo massacrando os servidores,principalmente os da saúde.
    Em 2016 não tivemos reajuste, e em 2019, nada de reajuste!

    O governador quer que inclua os Estados na reforma da previdência “reajustando” o desconto de 11% para 14% dos servidores. Isso é apropriação indébita.

    O governo está DESCUMPRINDO as leis. Principalmente a Constituição Federal. Deputados, obeservem isso!!!! Justiça, observa isso!!!!!

  • Coriolando

    Prezado Ricardo e leitores deste blog
    A todos um feliz ano Novo ??
    Mas feliz ano novo de que???
    Se 2020 , servidores estaduais serão presenteados com a reforma da previdência , com o aval da quadrilha de Sérgio Cabral , que aqui se instalou em Alagoas , com ramificações também em outros Estados , e com o aval do presidente da assembleia Marcelo Vitor, que presenteou os sofridos servidores da ativa , pensionistas e idosos aposentados com este grande presente de pagar 14 % na alíquota
    Peço a Deus que em 2020, ao menos quem for votar , tenha um pingo de consciência, e dê a todos eles a resposta nas urnas , coisa que eu acho difícil, pois a memoria do povo e fraca !

  • sertanejo cagota

    Enquanto votarmos nos mesmos larápios ou em quem o larápio mandar nada nunca mudará.

  • sertanejo cagota

    Cadê a galera do #elenao? Cadê os ” ninguém solta a mão de ninguém”.?Cadê os que são a favor do povo?
    Cadê as manifestações com os alunos menores de idade do CEPA e IFAL?

  • Francisco sa

    Viva a Bozo e calheiros, e aos débeis mentais que os defendem como caos raivosos pelas midias sociais. Feliz 2020 kkk

  • Revoltado

    O povo quer colocar a culpa dos roubos e escândalos da era PT nos servidores públicos. Ninguém quer assumir quantas vezes votou errado e continua votando. Nem a data base é cumprida nesse país, município nem sequer negocia aumento. Para aqueles que acham que todo servidor público é milionário aí vai essa: Hoje é dia 31 e não foi depositado um centavo na conta dos servidores da saúde do município. Cadê o salário perfeitinho? Nada! Só em 2020.

  • Tony

    Os nossos governantes escolheram os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS como BODE EXPIATÓRIO. Há décadas que os Governos vêm promovendo a fragilização da função pública. Os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS HONESTOS sofrem uma perseguição econômica nunca vista. São anos e anos sem reajuste salarial, nem mesmo a reposição das perdas com a inflação é reposta e a desculpa é sempre a mesma: Falta de recursos. Mas não falta recursos para locar veículos para chefes de setores utilizarem ao bel prazer, as vinte e quatro horas do dia, os sete dias da semana, com combustível pago pelo Poder Público. Não falta recursos para viagens e festas, cursos que não são inerentes a função que exerce, nomeação de comissionados desqualificados para o cargo, sem falar dos comissionados que são nomeados e não dão um dia sequer de trabalho no órgão público, gastos em compras superfaturadas e em alguns casos, a mercadoria ou o serviço nem é realizado. Mas os nossos governantes teimam em culpar os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS pelos gastos de suas administrações. Perseguir os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS produz problemas irreparáveis aos serviços prestados a sociedade.

  • Servidora revoltada

    Acho engraçado isso, desde que o Luladrão virou presidente a primeira coisa que ele fez, foi os aposentados voltarem a pagar a previdência, isso em 2003, e só agora que o servidor estadual vai pagar… Como reclamar se elegeram um governador apoiado pelo PT? Pois é, só está fazendo o que o grande mentor intelectual faz.

  • Carlos

    Os sofrimento de muitos faz a felicidades do desnaturado governador Renan Filho.

  • Djalma

    Previsão se cumprindo, atacar corruptos passivos e ativos não é prioridade. Diminuir o alcance do foro p´rivilegiado onde se escondem a bandidagem pol´ítica não é prioridade. O que é prioridade é culpar os servidores, mas não comentam nada das famílias políticas que sugam os órgãos públicos e usam as prefeituras como feudo particular. Mais fácil culpar de quem não tem poder para reagir. Se tá errado faça ações que melhorem o atendimento, tipo colocar ponto eletrônico etc. Querem demitir servidor mas não se fala em punir parlamentares faltosos por exemplo. Hipocrisia pura.

  • João

    Vai ser uma no terrível para o Servidor público. Agora é hora, mais do que nunca, dos políticos pensarem no trabalhador.