Tema mais adequado, impossível.

O aumento da tarifa de ônibus urbano em Maceió deu início, via redes sociais, à primeira corrida entre JHC e seu provável adversário na disputa pela cadeira ocupada hoje por Rui Palmeira – Alfredo Gaspar.

Aliás, o prefeito ainda não se manifestou sobre a decisão do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, que propôs um reajuste de 12% no preço da passagem, subindo para R$ 4,10 (para o MP, o reajuste deveria ser de 7% a 8%).

JHC deu o pontapé inicial, em suas redes, anunciando uma Ação Civil Pública para barrar o aumento.

Gaspar também se manifestou no mesmo tom, na sequência, e no mesmo território, que ocupa grande importância na atividade política/eleitoral, por esses tempos.

Está dada a largada.

No próximo ano, seguramente, teremos mais e mais temas ‘discutidos’ pelos dois importantes personagens políticos locais, que devem protagonizar a corrida eleitoral em Maceió.

Tomara que não fiquem apenas nas redes sociais, onde você pode até manifestar uma opinião, estimular emoções, mas não encontra espaço para debater nem mesmo as abobrinhas próprias de qualquer disputa eleitoral.

Em tempo

O blog repete o que já disse diversas vezes: o valor atual da tarifa já é alto porque o transporte é ruim.

 

Vereadores terão papel periférico na eleição do prefeito de Maceió
A arte de ler o passado
  • JEu

    Na realidade, o reajuste da tarifa do transporte público deveria ser o mesmo aplicado pelo governo estadual ao funcionário público, com a aprovação da reforma previdenciária, ou seja, a tarifa deveria diminuir de valor, pois os funciona´rios tiveram uma redução do valor de seus salários… mesmo que isto não se aplique (ainda) aos funcionários do município de Maceió, devemos lembrar que os funcionários públicos do Estado usam, na grande maioria, o transporte público para o deslocamento ao seu local de trabalho… e quanto à pretensa “disputa” entre JHC e Alfredo Gaspar, creio que ainda é cedo para se afirmar que se trata de uma disputa por espaço político… afinal, o MP/AL está somente fazendo o que lhe cabe por dever: se posicionar sobre o que lhe parece contrário às leis… afinal, o posicionamento foi do MP/AL e não simplesmente do Alfredo Gaspar… por enquanto… portanto, vamos esperar… e se confirmar sua candidatura, vamos por qual partido e de quem vai receber apoio politiqueiro…. então poderemos nos posicionar… pois, como dissemos anteriormente, se for pelo MDB ou por algum partido que seja contrário à sua imagem de combate ao crime (inclusive eleitoral…) então vai se dar muito mal…

    • Jeu

      O MPE deveria também fazer o que lhe cabe na lei e ser o fiscal da lei na atuação do executivo estadual repleto de irregularidades, que o diga a PF e CGU. De resto é apenas politicagem.

  • Rogério Café Peixoto

    A cidade de Maceió com um orçamento anual de mais 2 bilhões de Reais e o estado de Alagoas com um orçamento de mais de 10 bilhões de Reais… Desde antes de 2006 ambos recebendo milhares de Reais para implantação do metrô de superfície do aeroporto ao centro da cidade e nada é feito…várias empresas interessadas em compor parcerias público privadas para a instalação e o que se percebe é uma extrema falta de fiscalização, participação popular e querer político….

  • Capitão Óbvio

    Há apenas um problema GRAVE aí: o Deputado ocupa um cargo POLÍTICO, enquanto o Procurador faz política ocupando um cargo TÉCNICO. Se quiser fazer política, peça exoneração, filie-se e vá fazer política…

  • VALERI DE CASSIA UCHOA BORGES

    É muito engraçado, quem nunca andou de ônibus, quem nunca passou 1 ou 2 horas no ponto esperando o mesmo e temos os piores ônibus do Brasil em péssimo estado de conservação e querem aumentar a passagem de ônibus, isso é inadmissível.
    O aumento do ônibus esta sendo maior que a inflação que hoje esta em 3,33% (provavelmente) já 12,03% é o aumento do ônibus. Se que um trabalhador que ganha um salario minimo tem condições de pagar esse R$ 4,10, tem certeza que não e os trabalhadores vão comer o que?
    Acho que vento. Vamos nos unir para que esse absurdo ou um surto de louca não aconteça, aumento de passagem, vereadores se lembrem que o ano que tem eleições e pode ter certeza que a população vão se lembrar de todos que votaram contra os mesmo.

  • Há Lagoas

    Os holofotes, quem resiste a eles?
    Ou será que as duas figuras estão apenas preocupadas com o bem comum como simples cidadãos, e não como pretensos candidatos a prefeitura de Maceió?!
    O tempo nos dará a resposta.
    PS: E a proposito, para basilar o aumento desta passagem, sugiro aos dois candidatos utilizar o transporte público municipal por uma semana. Assim teriam propriedade em falar e ajuizar sobre algo que detêm conhecimento.

  • Mário

    Tudo ou quase tudo neste país gira em torno de eleição. Todo ano é a mesma cantilena sobre o aumento das passagens de ônibus que é cara, o serviço não presta (com certa razão), que vai haver fiscalização rigorosa sobre outros meios de transportes ditos clandestinos (?), protestos os mais diversos e etc. As empresas tem razão em solicitar esse aumento? O Órgão Concedente está cumprindo a sua parte em fiscalizar e gerenciar de forma séria o sistema? Enquanto pretensos candidatos à prefeitura discutem via rede social , Brasília vai receber 590 novos ônibus distribuídos entre quatro empresas até janeiro 2020 (fonte: Revista Automotive Business-27/11/2019). Alguns agentes públicos tem que agir como um magistrado: tem direito ou não tem direito. O resto é Armazém de Secos e Molhados (Millôr Fernandes).
    s.m.j.

  • Vicente

    Um usa a política (forma certa nessa situação) e o outro usa o MP. Onde estava o MP-AL nos escândalos de corrupção do governo Renan Filho e de várias prefeituras pelo interior do estado?

    • sertanejo cagota

      Gasparzinho é cota do Calheiros. Obde o filho de Gasoarzinho estava lotado? Respondo: ADEAL.

  • Simone

    Para acabar com esta politicagem profissional, vamos dar um basta, vamos virar a pirâmide, vamos de Corintho em 2020