De quando em vez nos vemos tentados a refazer na imaginação as escolhas deixadas para trás, numa tola tentativa de reconstruir a nossa trajetória. Um exercício de passadologia, tão infrutífero, especulativo e inútil quanto aquele no qual nos debruçamos em relação ao futuro. Isso só reflete a nossa insatisfação com o presente – eis o problema.

As escolhas que fizemos aconteceram de acordo com as nossas “circunstâncias” (José Ortega y Gasset) objetivas e subjetivas. Elas eram o que nos pareceu melhor ou possível no instante decisivo. E nada nos garante – e nada é nada mesmo – que se tivéssemos feito outra opção seríamos mais felizes ou infelizes.

O fato é que nós mudamos, o mundo mudou – e esta realidade é, sim, impossível de mudar. Deparamo-nos, todo o tempo, com o acaso, o imprevisível, aquilo que não podemos contabilizar ao planejar e/ou projetar o nosso futuro.

Se as coisas não deram certo não foi porque uma trama ardilosa, urdida pelo “destino”, nos levou ao fracasso, se assim vemos o resultado. O bom e o ruim acontecem “porque as coisas acontecem” (Richard Dawkins). Simples assim, e o tempo todo. O universo não conspira contra nenhum de nós – tampouco a favor.

E se a tentação nos conduz à certeza de que do outro jeito, fazendo uma escolha diversa daquela que fizemos, teria dado certo, duvide. Aliás, duvide sempre. Deixe a certeza para a paixão – até porque ela dá e passa. Ou para a fé – e são muitos os que dela precisam para superar os naturais fracassos e até para explicar suas próprias alegrias, que também acontecem muitas vezes sem aviso prévio.

A não ser que acreditemos que uma existência menos conflituosa e mais condizente com os nossos sonhos só será possível quando formos levados à terra dos mortos, temos de compreender que a vida sempre há de nos cobrar ousadia, a busca pela mudança, quando esta nos chama e se impõe.

Contabilizando, sim, o acumulado do nosso aprendizado – com erros e acertos -, embora ele não nos garanta o sucesso em uma nova empreitada.

“A experiência é um farol voltado para trás” (Pedro Nava), que nos possibilita enxergar com alguma nitidez em retrospectiva; com a vista embaçada, em perspectiva. O que não nos impede de tentar outras escolhas adiante e continuar errando ou acertando.

Ela nos é inútil? Em hipótese alguma. Há de servir para que compreendamos o que ocorreu e por que nos comportamos de tal ou qual maneira quando se impôs a necessidade de escolha.

As boas lembranças nos ajudam a viver, assim como as que nos sabem azedas devem fazer parte da construção da nossa sabedoria – seja em qualquer nível.

Mas o que de pior pode nos acontecer é depositarmos as nossas esperanças no passado, até porque não nos é dado o direito de lê-lo numa tradução única, como se estivéssemos num laboratório de ciências.

O calendário que vem por aí pode ser novo, mas a vida é uma velha senhora condenada a não ter nunca a certeza sobre o melhor caminho a seguir. É tentar, arriscar, errar, sem imaginar que o destino de cada um de nós possa vir a ser decidido nos dados.

São mãos demais jogando o mesmo jogo.

Tarifa de ônibus virou mote do primeiro embate entre JHC e Gaspar
"A cultura tem seus próprios caminhos, sem ideologia", diz Vinícius Palmeira
  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    Um BOM e ensolarado domingo de verão, Caro Ricardo MOTA!
    Feliz em compreendendo CALOR q’emana d’asfalto Q … ‘ reflete a nossa insatisfação c’o presente’ [Vc acima]
    Com fartas ÁGUAS frescas num filtro de barro ao lado de fugidias sombras priscas, saltantes e pulantes.
    Enxergando a madrugada da 3ª a VIRADA do 31 de dezembro ao 1º de janeiro 2020 nas 7 ondas Q … ‘As BOAS lembranças nos ajudam a viver’ [Idem]
    Ouvindo a arrebentação ESPUMANTE n’areia ensinar Q … ‘É tentar, arriscar, errar, sem imaginar que o destino de cada um de nós possa vir a ser decidido nos dados.’ [Idem, idem]
    Aprendendo d’aqui no SERTÃO com córregos e riachos afluindo a rios como ‘Panema e SanFran irrigando TERRAS e animam pássaros.
    Sabor d’ÁGUAS q’alimentam vidas d’arruados em ALMAS arruaceiras nas ASAS cachaças d’alambique d’engenhos ribeirões usinando.
    Um próspero e novo 2020 com COM emprego árduo e gratificante pois … nada nos garante – e nada é NADA mesmo – q se tivéssemos feito outra opção seríamos + felizes ou infelizes. [acima de TUDO, Vc]

  • Meu NOME é Gal desejando rapaz: SEM cultura NEM crença OU tradição, AMO igual!

    As lembranças d’infância, Ricardo … num BOM dia de domingo, somem fúlgidas n’AREIAS brancas!
    Então, amigo JORNALISTA … ‘Q se proíba o controle de balneabilidade, coisa de comunista [D Magnoli 28dez19]
    > De norte a sul, os 7.367 km do litoral brasileiro formam a + extensa d’águas de esgoto d’@-mundo.
    – É como se BoZZos —pai, filhos e exu sto santo d’u$a Virgínia— d’Oiapoque a Chuí, envenenando mares sem fim.
    > Das praias queridas d’infância em SP : Gonzaguinha-SãVicente e Perequê-Mirim-UbaXuba) ‘tão imundas,
    – as dos meus 20 anos: Trindade-Paraty RJ, FdBarra Salvador-BA e LgdConceição Florianópolis-SC tão bem porcas.
    # E a dos meus 40: PdGalinhas-PE e MorrodSP-BA já rumam ao mesmo destino escatológico de azul LATRINA.
    https://www1.folha.uol.com.br/colunas/demetriomagnoli/2019/12/milhoes-de-brasileiros-passarao-o-ano-novo-no-mar-dos-coliformes-fecais.shtml
    > E Maceió afundando sob SAL nas bordas da Mundaú aos pés do Tabuleiro perturbando Pinheiros e arredores.
    – Q fazer? – A Braskem está fazendo MENOS do que deve! [Dr Ricardo Melro, Defensor-geral d’AL 06dez19]
    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/06/defensor-ricardo-melro-a-braskem-esta-fazendo-menos-do-que-deve

  • Há Lagoas

    Prefiro compreender que nesta vida, nosso futuro está atrelado as nossas escolhas.
    O “famigerado” livre-arbítrio, sou responsável por minhas próprias decisões.
    E aí – como gosta de dizer o nosso amigo blogueiro – está o busílis, quem consegue compreender os ditames da própria vida?
    Ao que parece, teremos mais um ano para continuar escolhendo…

    • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

      Somos responsáveis por elas, pelas ESCOLHAS … temos livre-arbítrio ainda sem VAR aos 11 anos!
      Aqui neste fértil ESPAÇO amplo, irrigado com boas ideias por Ricardo Mota desde 2008, louvar A Pope.
      #1. FELIZ quem seus prazeres e cuidados a alguns hectares paternos limita,
      – contente em respirar o ar nativo em sua própria terra. … – Inglaterra (1688-1744)
      #2. Basta sujar um livro com notas e observações pra s’adquirir título d’homem d’letras – ESCRITOR.
      – Aqui no Brasil em tuítes curtos, esticamos conversas: a cada Fake urrado um Burro aloprado.
      #3. A falta de modéstia é falta de senso comum. … – Nunca falta tOnta faRtura, rsRs
      #4 . Um homem – mulheres e homOs -nunca devem sentir vergonhas d’admitir êrros,
      – noutros termos, hoje somos + inteligente d q fomos antigamente.
      https://www.pensador.com/autor/alexander_pope
      PALAVRAS de quem aprendeu a ler com TIA, … ‘raiva é vingança em SI de falhas alheias’, dizia.
      Estudou grego e latim com PADRE em escolas católicas clandestinas.
      Traduziu a Ilíada e tão bem Odisseia de Ὅμηρος,
      de Homero da Grécia Antiga pra Rainha d’Inglaterra hoje.

  • JEu

    Bom dia, RM… eis aí mais um relato de suas reflexões sobre a vida… muito embora seja o resultado de suas próprias experiências, as quais, por mais cheias de emoções, meditações e amadurecimento, são só suas… a cada um dos demais cabe aproveitar o que lhe seja “agradável” ou de “interesse” próprio… alguém já o disse uma vez: cada cabeça, um mundo! ou seja, cada um vê as coisas e aprende segundo o ritmo que lhe é próprio e, portanto, único e totalmente original… se temos a possibilidade de compreender as situações e dela tirar lições, e como tudo é relativo e, ao mesmo tempo, relacionado com tudo e com todos, podemos e devemos aproveitar nos beneficiar da experiência das outras pessoas, porém, cada um vai aplicar em sua vida conforme suas próprias necessidades… por isso, não foi à toa que Jesus anunciou, um dia: “A cada um segundo suas obras”, demonstrando uma compreensão inequívoca do direito à liberdade, ao livre arbítrio de cada um e, ao mesmo tempo, reafirmando que cada um receberá conforme suas ações, reações e omissões até… alguém disse alhures, que o futuro é simplesmente “a sucessão dos fatos”… ou seja, o futuro é o resultado do que está acontecendo hoje, e, por conseguinte, o hoje é o resultado do que foi “construído” no passado… donde a lei da responsabilidade pessoal, que também pode ser coletiva, pois vivemos em sociedade, a qual é o resultado do comportamento individual de cada um de nós… agimos e interagimos em um grupo… e esse grupo é, no total, o resultado de todos, portanto, somos todos responsáveis individualmente e pelo todo… e, portanto, suportamos os resultados individualmente e coletivamente… a história e o que somos hoje prova tudo isso… é só meditar com calma e tudo se torna claro… acreditemos ou não, aceitemos ou não, mas a Lei sempre se cumpre à nossa revelia… se enquadrar nela, ou seja, naquilo que podemos fazer para melhorar nosso presente e, principalmente, nosso futuro, compreendendo que hoje somos o resultado de nosso passado, é o caminho mais lógico para quem deseja ter um futuro melhor… e, nesse caso, o melhor será sempre, creio, aquilo que nos dê segurança, paz, tranquilidade e certeza certeza quanto ao nosso futuro… e, ainda, é escolha de cada um, com resultado no todo… Bom domingo.

  • Antonio Moreira

    Do passado aos dias atuais:
    Era criança, a dona Mara de Deus fez um pé de barro para mim. Para chegar no lugar Santo tinha que enfrentar a pé uma estrada/ladeira longa. Fui pagar a minha dívida a Santo Amaro junto com mais outros pagadores de promessas. Quando comecei a trabalhar procurei profissionais da medicina para ajudar melhorar o problema(pé). A situação dele(pé) é quase a mesma quando era criança e continuo praticando regularmente a minha atividade física. Fé e Medicina – Seria bom ter feito os dois quando sofri o acidente ainda criança.
    Gostava mais de ler, de filmes, assistir futebol e até o gosto musical vai mudando… Não sei se é a idade…
    Cada um siga o que quiser(religião, política, esportes, artistas, vícios, ‘maria vai com as outras’, datas e etc). Só acho chato quando falta com respeito e atrapalha a vida dos outros.
    Sabidos em suas atividades – Um dia desses um malandro chegou com uma certa arrogância e me perguntou se eu conhecia um tal de leite(nem sei pronunciar). Respondi: Conheço leite camponesa em pacote, uso no meu café. Ele queria dinheiro dizendo que era para comprar o leite para o filho dele.

    • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

      E apois, caro Tonho … m’a MÃE me tinha como retardado na escola onde fui!
      #1. É q’as primeiras LETRAS nunca quadraram o PI do círculo família tragédia à GREGA:
      – emanando REAIS números primos irracionais com zeros à esquerda inglesa, SHAKESPEARE.
      #2. Aos pares números COMPLEXOS pares (a,b) planam n’Aires BueÑos de Mc Donalds Ovomaltine:
      – em notação usual: a + i b – ilustrando a RAIZ quadrada de menos UM, ih! … rsRs
      > Ainda hoje beirando os 70 continuo SEM contenção atrasando tempLos, deslocando espaços:
      – a cabeça enorme e DURA em pescoço mole pra cachorro, pés chatos em botas ortop´´edicas, ái ái ÁU!

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    A R R E T A D O ! COMENTÁRIO DIGNO DE FECHAMENTO COM CHAVE DE OURO PARA ESTE ANO QUE FINDA . UM FELIZ E PRÓSPERO ANO – NOVO PARA VOCÊ , EXTENSIVO AOS INTERNAUTAS QUE POSSUAM OU NÃO AFINIDADE COM ESTE BLOG , MAS , ESTÃO SEMPRE PARTICIPANDO , COMO UMA IRMANDADE . VALEU , MATÉRIA !

  • Interiorano

    É lógico que não se pode depositar esperanças no passado, porém, uma coisa importantíssima de uma época do passado coletivo e que não há nenhuma esperança no presente e que muito menos haverá no futuro, será a amizade sincera, a confiança, o respeito, o sossego e a tranquilidade! Estas, foram embora e não se ver mais desde algum tempo para cá! Foi se o tempo do respeito aos pais, aos parentes, aos professores, aos vizinhos, aos “mais velhos” (aos semelhantes de um modo geral)! Palavras do tipo : “seu José, o meu pai mandou entregar isso ao senhor”; “o senhor está bem”? “senhora, cuidado prá não “pisar em falso” nessa calçada”; vovô, seu Antônio (nome fictício) está chamando o senhor”; “professora, a senhora sabe onde eu posso encontrar o livro de …”. Foi se o tempo do sossego e da tranquilidade! Coisas do tipo :”ontem a noite/madrugada, seu Apolônio (nome fictício) passou mais uma vez fazendo uma seresta (tocando violão e cantando)”! “Ontem, os vizinhos ficaram até altas horas da madrugada na calçada, jogando baralho, bozó, dama, etc.”! Ou seja : Se por um lado, o Mundo mudou para melhor, por outro lado, mudou para pior! Tecnologicamente, não há o que se discutir, pois, evoluiu e muito, mas, quando se fala no amor ao próximo, tranquilidade, respeito para com os semelhantes, aí, a coisa vai de ladeira abaixo! O fato não é ler o passado e sim, sentir saudade de uma época boa do passado coletivo que tudo indica, jamais se repetirá (nem no presente e muito menos no futuro)!

  • Fernando

    “Feliz a pessoa do presente que no futuro sinta saudade do passado”. Isso significa que hoje essa pessoa é feliz e que amanhã sentirá saudade de hoje, não porque será infeliz, mas porque a saudade é um doce sentimento que está sempre no passado. Mas se esse passado não for lembrado com saudade, então seu presente não foi feliz.”

  • Antônio Carlos

    Pois é, do passado somete podemos resignificá-lo, termos uma nova interpretação, uma nova forma de olhar, e tirarmos proveito das análises. Nada mais. Belo texto dominical sobre os temas humanos, o último do ano findo. Mota, parabéns com as suas pérolas dos domingos. Que venha 2020.
    Grande abraço.