Em tempos de entorpecimento social, principalmente do movimento sindical, os servidores públicos estaduais receberam de presente de Natal uma maldade “nunca vista na história desse estado”.

O projeto do AL Previdência – que virou lei – é um pote de sorvete de prego, a furar e ferir, no bolso e na alma, os trabalhadores do serviço público estadual.

O argumento do governo, de que escolheu cobrar a alíquota máxima para todos os servidores, sem escalonamento, porque o funcionalismo local ganha pouco – e o resultado para o AL Previdência seria insignificante -, é digno dos mais convictos darwinistas sociais.

Estes, lembremos, acreditam que valem para as sociedades humanas as leis da selva: que sobrevivam os mais fortes (ver Herbert Spencer, que Darwin não suportava).

Há mais a se destacar sobre o tema: o projeto não foi discutido com nenhum setor da sociedade.  Ou seja: é resultado de uma postura autocrática, desprovida de qualquer empatia.

O governador Renan Filho, sempre tão falante na contratação de policiais e construção de obras físicas, nunca veio a público explicar o que fez e por que fez com seres humanos.

Discursos apenas não podem encobrir a verdade de que um governante democrata garante o direito ao contraditório e se preocupa com os governados. Palavras não pagam conta nem consolam a dor do abandono da crescente pobreza.

O Papai Noel dos servidores estaduais trouxe mesmo foi um saco carregado de pedras e de espinhos.

Críticas à direita e à esquerda sinalizam que o pacote anticrime é melhor que a encomenda
De volta ao passado: Assembleia fecha o ano como puxadinho do Palácio
  • Roberto

    O que você poderia esperar de um governo que, deliberadamente (e conscientemente!), pega o resultado de uma pesquisa (CNT2019), e propagandeia que as rodovias alagoanas são as melhores do país?! Falta apenas informar que a entidade se refere apenas a malha federal…

  • JEu

    Já o disse aqui e repito, mais uma vez: o governador mininim odeia o funcionalismo público (do executivo, é claro)… só gostaria de saber de onde vem tanto ódio, tanta amargura que possa explicar (nunca justificar) tanta maldade… deve ser algo que está em seu passado… possivelmente ligado ao papito que perdeu em mais de uma eleição majoritária (para prefeito de Maceió e para governador do Estado)… e deve atribuir essas derrotas aos funcionários públicos… só pode ser algo assim… porém, o que não consegue entender, o governador de calças curtas, é que para tudo tem a lei do retorno… e , por consequência, toda maldade praticada retorna de alguma maneira e, mais ainda, fica gravada na memória eterna do espírito até que seja “coberta” com uma quantidade de bem praticado que lhe seja igual ou superior… e, por isso, deixo aqui uma sugestão para minorar as consequências: pague os reajustes devidos desde que assumiu o governo, aliviando o peso que ora impõe com essa decisão irrefletida acerca da previdência estadual… e isso também cabe, em responsabilidade, aos nossos “representantes” na ALE/AL… que as dores do funcionalismo público também recaiam sobre suas cabeças… Amém!

    • Meu NOME é Gal desejando rapaz: SEM cultura NEM crença OU tradição, AMO igual!

      Repete meu BEM, um dia aprendo a ser SÓ desde 1965 com Elis Regina (1945-1982)… rsRs
      > Ah, se eu te pudesse fazer entender. SEM teu amor eu não posso viver
      – SEM nóix 2 o q resta sou eu. ASSIM preciso aprender a ser só, dormir sem Vc.
      > ÊITA, foi só um sonho e passou. – CONDO é d + ao findar leva a PAZ sem pensar, úi!
      – Saudades existem tão tristes, m’olhos choram a falta dos teus tão meus, por Deus, ái!
      > Assim NUM vivo, morro pensando … Marcos e Paulo, irmãos VALLE!
      … Ah o amor, m’entreguei sem pensar, FUI em o2′ 23″, ‘mig@!
      https://youtu.be/9DNVZnB-Pio

  • Williams Roger

    Aqui se faz, aqui se paga!
    https://drive.google.com/file/d/1bYiuIL06UCFzxcT-dYWG3p8IBnWXGkRk/view?usp=drivesdk

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/10/al-previdencia-aposentados-saem-de-0-para-14-de-descontomes/

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/10/projeto-de-previdencia-do-r-g-do-norte-mantem-11-para-quem-ganha-ate-r-5-83946/

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/10/secretario-aliquota-escalonada-e-socialmente-mais-justa-e-ineficaz-para-a-previdencia/

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/12/10/nova-previdencia-do-maranhao-tem-aliquota-escalonada-de-77-a-22/

    SE EM OUTROS ESTADO, COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA PIOR QUE A NOSSA, NÃO MALTRATOU OS SERVIDORES E FOI JUSTO, POR QUER NOS PENALIZAR? ISSO TEM QUE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO! CHEGA DE COLOCAR COISAS PRA PREJUDICAR A POPULAÇÃO GOELA ABAIXO. NO COLAR COLOU. TEMOS LEIS PARA SEREM RESPEITADAS. E A LEI MAIOR ESTÁ SENDO DESRESPEITADA!
    COMO PODE ISSO, NEM REAJUSTE TIVEMOS! ACORDA SERVIDORES, COBREM!!!! SEJA ONDE FOR, ATÉ DE SEUS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES, AOS QUAIS VCS SÃO FILIADOS!
    O que se espera é que a defensoria pública, também os sindicatos, CUT, partidos políticos (no caso do PT e P C do B, que entregue as secretarias: direitos humanos, iteral e esportes) e associações entrem, cada uma delas, com processos, independentes, contra essa aberração que foi aprovada na assembleia legislativa, na data de 10/12/2019.
    COM BASE NAS INFORMAÇÕES, SUPRACITADAS, DO BLOG DO RICARDO MOTA e Constituição da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I. Também por vício de tramitação, pois deveria ser por emenda à constituição.
    ?DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA!
    Pois fere direitos garantidos, líquido e certos.
    Fere a segurança jurídica, pois essa lei só vale p/ quem ingressa no Estado de agora por diante.
    Lembrando que essa “previdência” aprovada, não segue a Federal e pegou leve com a polícia militar, professores e quem recebe altos salários/subsídios.

    Constituição da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I.
    ?DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA!

    ?VEJA O QUE O GOVERNADOR TA FAZENDO, EM 2016 REAJUSTE ZERO, ESTAMOS EM OUTUBRO DE 2019 E ATÉ AGORA NADA DE REAJUSTE ANUAL E CONSTITUICIONAL.

    O CALÍGULA/governador acha que está certo massacrando os servidores,principalmente os da saúde.
    Em 2016 não tivemos reajuste, e em 2019, nada de reajuste!

    O governador quer que inclua os Estados na reforma da previdência “reajustando” o desconto de 11% para 14% dos servidores. Isso é apropriação indébita.

    O governo está DESCUMPRINDO as leis. Principalmente a Constituição Federal. Deputados, obeservem isso!!!! Justiça, observa isso!!!!!

  • Williams Roger

    Totalmente inconstitucional, retira direitos líquidos e certos, o projeto é nefasto. É desfigurado, para fazer mau aos servidores, com relação ao projeto do governo federal. O governo federal escalona, quem recebe menos paga 7,5 % quem ganha mais paga 22%. Esse projeto do Calígula/gover-a-dor não, cobra 14% de todo mundo, privilegiando os mais ricos, os que recebem altos salários. Reclama de Bolsonaro, ele e o pai, mas faz pior.
    E outra, quem já viu o governo fiscalizar ele próprio, querendo colocar o conselho dele, só dele!
    Esse projeto está eivado de inconstitucionalidades.
    Que moral os Calheiros tem pra falar de Bolsonaro?
    A carapuça caiu pra eles. Foram desmascarados na assembleia legislativa de Alagoas. O debate está acontecendo.

    https://www.blogdobernardino.com.br/2019/12/03/pt-ira-romper-com-governo-renan-filho/

    Oxi! Kkk que piada é essa!?

    O CALÍGULA É ESPERTO. SABE QUE O PT TA QUEIMADO E QUER VER O PARTIDO LONGE. KKKK

    AGORA É TARDE PAULÃO. VC FEZ MUITO MAU/MAL AO PARTIDO DOS TRABALHADORES E AOS TRABALHADORES E SERVIDORES PÚBLICOS, PRINCIPALMENTE OS DA SAÚDE.

    VC TEM O MONOPÓLIO, TOTAL, DE VÁRIOS “$INDICATOS”, “CUT”, PT ESTADUAL E MUNICIPAL, TODO MUNDO SABE DISSO. É PÚBLICO E NOTÓRIO. E TA COM O GOVERNO E AGORA QUER “DEIXAR” O MESMO! HOMI!

    ACABOU A “LUA DE MEL” IGUAL AO SINDICATO DA?FAIXAS (SINTEAL) FOI?!

    ENTREGUE O ITERAL TAMBÉM VIU!

    NÃO SÃO SÓ 80 CARGOS NÃO, TEM MUITO MAIS!

    E OUTRA, É SÓ “FACHADA”, POR TRÁS VC E OS SEUS IRÃO ESTÁ COM OS CALHEIROS SEMPRE!

    O PT E VÁRIOS “$INDICATOS” DE ALAGOAS NUNCA DEVERIAM ESTAR FAZENDO PARTE DO GOVERNO DOS RENAN’S CALHEIROS.

    AGORA É TARDE!
    Juntos e misturados! Se merecem!
    Os autogopistas junto com o partido do golpe e os que dissetam SIM ao impedimento da Dilma! Olha só! Que coisa “linda”!
    Que moral o PT de Alagoas tem?
    Que moral o governo do Calígula têm?
    Só maltra os servidores públicos, nem

    E$TRANHAMENTE, SEM GENERALIZAR, VÁRIOS $INDICATOS E $INDICALISTAS ESTÃO CALADO$ NO GOVERNO DELE.
    UMA VERGONHA!

    Constituição da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I.
    ?DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA!

    ?VEJA O QUE O GOVERNADOR TA FAZENDO, EM 2016 REAJUSTE ZERO, ESTAMOS EM OUTUBRO DE 2019 E ATÉ AGORA NADA DE REAJUSTE ANUAL E CONSTITUICIONAL.

    O CALÍGULA/governador acha que está certo massacrando os servidores,principalmente os da saúde.
    Em 2016 não tivemos reajuste, e em 2019, nada de reajuste!

    O governador quer que inclua os Estados na reforma da previdência “reajustando” o desconto de 11% para 14% dos servidores. Isso é apropriação indébita.
    Quero ver se os sindicatos e sindicalistas irão continuar se vendendo pra esse governo.
    E outra, aqui no ESTADO já fez um ajuste no al previdência. Vão fazer de novo!!! Pra prejudicar os servidores! Nem reajuste o Calígula/governador deu!

    DESCUMPRINDO as leis. Principalmente a Constituição Federal.

  • Williams Roger

    Aqui se faz, aqui se paga!
    Pro governador/Calígula, nenhum prejuízo. Ele está “garantido”.
    Por que será que ele se sente o dono do mundo?!

    https://youtu.be/Lj8sHk7TXKY

    https://youtu.be/sn2PWBxeKw0

    https://youtu.be/x_cpioJWIFk

    ? Protogenes Queiroz avisou e provou. Ta exilado na Suíça. Teve que sair do Brasil pra não morrer.

    Confio na verdadeira oposição aos Calheiros: Collor e os de Liras.

  • JOAO ACIOLY LINS

    Um dos maiores críticos da reforma da previdência nacional, agora impõe a sua e com anuência de setores igualmente críticos, cadê os jornalistas esquerdistas de plantão para vociferar contra o governador, cadê os partidos ditos de esquerdas para ocupar a tribuna e esbravejar contra a reforma maligna, cadê a PTralhada, a CUT e outras mazelas mais ?

  • Há Lagoas

    É interessante relembrar o quanto os sindicatos foram uma pedra no sapato no letárgico governo de Téo Vilela.
    Renan – o filho – se cercou desta gente, fez aliança com partidos “simpáticos” aos trabalhadores, e aí, veio o maior pacote de maldade já visto na história alagoana.
    Vozes dissonantes dos partidos de esquerda em Alagoas? Esqueça!
    Sindicatos proclamando os servidores a repudiar e reivindicar seus direitos assegurados pela greve? Esqueça!
    Em tempo, vote em Renan – o filho – para senador da República. Em Brasília, ele vai fazer diferente.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    O PREZADO E COMPETENTE BLOGUEIRO , QUE PROVIDENCIALMENTE MENCIONOU O PILAR DOS EVOLUCIONISTAS (DARWIN) , ESQUECEU DE ALUDIR A OUTRO CENÁRIO QUE TEM PARTICIPAÇÃO FUNDAMENTAL NESTA SITUAÇÃO DE GRAVE E IMPERTINENTE PROCLAMAÇÃO , O FATOR GENÉTICO !

  • Mário

    O mais triste nessa história é saber que nas próximas eleições muitos vão votar nos mesmos que aprovaram essa reforma.
    “Vocês que fazem parte dessa massa
    Que passa nos projetos do futuro
    É duro tanto ter que caminhar
    E dar muito mais do que receber
    E ter que demonstrar sua coragem
    À margem do que possa parecer
    E ver que toda essa engrenagem
    Já sente a ferrugem lhe comer
    Ê, ô, ô, vida de gado
    Povo marcado, ê!
    Povo feliz!
    Ê, ô, ô, vida de gado
    Povo marcado, ê!
    Povo feliz!
    Lá fora faz um tempo confortável
    A vigilância cuida do normal
    Os automóveis ouvem a notícia
    Os homens a publicam no jornal
    E correm através da madrugada
    A única velhice que chegou
    Demoram-se na beira da estrada
    E passam a contar o que sobrou!
    Ê, ô, ô, vida de gado
    Povo marcado, ê!
    Povo feliz!
    Ê, ô, ô, vida de gado
    Povo marcado, ê!
    Povo feliz!
    Ôôô, boi
    O povo foge da ignorância
    Apesar de viver tão perto dela
    E sonham com melhores tempos idos
    Contemplam essa vida numa cela
    Esperam nova possibilidade
    De verem esse mundo se acabar
    A arca de Noé, o dirigível
    Não voam, nem se pode flutuar
    Não voam, nem se pode flutuar
    Não voam, nem se pode flutuar
    Ê, ô, ô, vida de gado
    Povo marcado, ê!
    Povo feliz!
    Ê, ô, ô, vida de gado
    Povo marcado, ê!
    Povo feliz!
    Música: Admirável Gado Novo – Compositor: Mestre Zé Ramalho.
    s.m.j.

  • Washington

    2022 vem ai, o nobre Governador deverá ser candidato ao Senado, o funcionalismo público tem que dá a resposta no tempo certo. Sou Policial Militar e não voto em quem defende a esquerda.

    • Pedro

      É esse um dos pensamentos que nos jagam no fosso. Quer dizer que se essa criatura que está no governo defendesse a direita você votaria. Pelas barbas do profeta! Eu no votaria nem que ele fosse do centro. O que define se um ser presta ou não presta não é a posição ideológica. Veja observe a índole e as propostas!

  • Súplicas de uma mãe

    Essa é uma das piores notícias desse governo salvo em outras ocasiões de pacientes inclusive crianças oncologicos esperando tratamento.https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/12/video-maes-denunciam-descaso-com-pacientes-da-uti-pediatrica-do-hge_93481.php cadê os órgãos responsáveis por fiscalizar essas manutenções e contratos. Por Deus salvem as vidas dessas crianças e dos pacientes em geral que estão no Hge…tenham piedade e compaixão.

  • Rosemary

    Governador!!!!! Secretário!!!!deputados!!!vereadores!!!!senadores!!!mp!!!defensoria!!!! Etc. Piedade daqueles que sofrem.

  • Antonio Moreira

    Trabalho para SERVIR os alunos, os pais dos alunos, comunidade e todos funcionários da escola. Quase tudo que acontece tem a minha participação e quase todo papel emitido na escola, vai também junto a minha assinatura.
    Pois bem, ainda assim não sou enquadrado como Servidor da Educação. Por quê ? – Para não ter os direitos que têm os outros servidores. Mas sou concursado e Curso Superior? Sim. E o salário? Está extremamente defasado. Infelizmente a minha Classe de Secretário Escolar está ilhada, a gente cansa de pedir SOCORRO, mas tem gente que passa olhando por outro lado fingindo que é mouco.

  • Jônatas Marinho

    Esse é um “ditadorzinho” da pior espécie e vai pagar igualzinho ao ex-governador Divaldo Suruagy que morreu no esquecimento político!
    O dele chegará cedo ou tarde!

  • José

    Não vamos esquecer disto nunca em 2022 para o senado.

  • Suely

    Durante este governo do filhinho em nosso estado, o funcionário não houve aumento salarial. Aí vem esse turma do mal retira do pouco de cada um. E onde estão os sindicatos? Só espero que os funcionários e suas famílias possam dar o mesmo tratamento na próxima eleição. Não só para governo como aos deputados também. Vamos nos valorizar. Só lembro de quem lembra de mim.
    Acorda povo alagoano!

  • Bel

    Impressionante esse desgoverno da besta fera. E esses deputados, todos farinha do mesmo saco. Aumento zero, e ainda arranca o que não temos. Agora povo que votou neles, acordem. Brincadeira tem hora.

  • Carlos

    Horrível os argumentos do desnaturado governador Renan Filho… Não acredito que se trata de um pai de família.

  • Pedro

    Balela! Ficam comentando que 2022 se aproxima. Qual o problema? Esqueceram de que ele pediu aos comerciantes de Messias para fechar as portas quando os professores protestavam contra o governo Teo? Mesmo assim foi ele e reeleito governador. Eu nunca votei, nem votarei nesse cidadão sem carteira de trabalho.

  • niv_mace@hotmail.com

    Eu duvido que esse petralha do Renan filho deixe de repassar os duodécimos dos poderes judiciário e legislativo, ele não tem moral para isso porque tem medo,por isso massacra os debilitados funcionários públicos.

  • Jônatas Marinho

    Sai de reto governador!!!