Embora não considere que a dureza das leis tenha grande efeito, na maioria dos casos, sobre uma alma genuinamente criminosa, parece que o “pacote anticrime” tem, sim, alguns avanços civilizatórios – o que só o tempo comprovará.

Só o fato de que o pacote recebe críticas à direita e à esquerda já é uma sinalização boa.

Destaque para a criação do juiz de garantias, o que pode ajudar o magistrado que julga a ter um maior distanciamento do réu ou da causa apreciada, não criando antipatias ou ódios pessoais (o que está dentro da precariedade humana).

O que temos visto, principalmente por esses tempos estranhos, aponta para a necessidade de o cidadão comum – sem parentes importantes e vindo do interior – ter alguma proteção em relação aos integrantes do Judiciário.

Não temos, esta é uma verdade, instituições virtuosas, embora existam virtuosos em todas as instituições.

É lembrar sempre: concurso público não mede caráter de ninguém (nem formação cultural).

E mais: nunca podemos confundir Justiça com Judiciário. Quando os dois se encontram, é um momento único da civilização.

Em tempo: o Congresso, que tem sido o ponto de equilíbrio da ação política no Brasil, ainda pode derrubar os vetos do presidente Bolsonaro.

 

Ônibus urbanos de Maceió: serviço caro é serviço ruim
Servidores estaduais ganham pote de sorvete de prego no Natal
  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    Chama o ZORRO hecho en Mexico, caro Ricardo … + o índio TONTO à Texas!
    > Lone Ranger (O Cavaleiro Solitário) em Portugal faz-se Mascarilha … rsRs
    – cow(VACA)boy d’armário ex-Texas Ranger contra bandidos no Velho … Kkkkk}
    # N’oeste de GRING’u$, ‘[email protected] [email protected] Tonto de dar DÓ, simbolicamente FALHANDO!
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lone_Ranger
    > Aqui no Brasil 2020 pior ainda a COMÉDIA sem graça de palhaço DESGRAÇADO. – ‘TáQpariU!
    – Apois … indulto a policiais SERIA apenas simbólico pra OTÁRIO e inglês nas Tvs! [25dez19]
    # Essa CAMBADA despreparada NEM pra vida fácil e prostituída serve, árgh!
    – Cadê o Queiroz? … NUM hay presos em regime fechado em SãPaulo por crime culposo, pois!
    https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/12/25/especialistas-avaliam-que-indulto-a-policiais-pode-ser-apenas-simbolico.htm

  • Há Lagoas

    Não dou credito a expressão “Verdade Absoluta”, hoje propalado aos quatros ventos, principalmente pelos que se consideram intelectuais.
    Mas convenhamos, esta máxima que o nobre blogueiro já publicou algumas vezes e que finalmente me abriu os olhos merece ser grifado, memorizado e repassado a todos os brasileiros a nossa volta.
    “Nunca podemos confundir Justiça com Judiciário”, contudo, desta vez ela veio com uma complementação magistral: “Quando os dois se encontram, é um momento único da civilização.”

  • JEu

    “Nunca podemos confundir Justiça com Judiciário. Quando os dois se encontram, é um momento único da civilização”… concordo plenamente com o que foi dito… porém, quando somos movidos pelas paixões, dentre elas as ideológicas, então, mesmo que um juiz seja capaz de fazer a Justiça, ainda assim negamos a verdade… quanto ao pacote anti-crime, lógico que tem suas virtudes… porém ninguém pode negar que não é o mesmo que foi encaminhado ao congresso nacional, o qual apressou-se em desvirtuar o que foi possível, principalmente se alguma coisa poderia, mais tarde, alcançar os “representantes do povo brasileiro”… coisas da nossa pequena justiça e, muitas vezes, prato cheio para o judiciário, tantas vezes também envolvido em suas paixões e interesses próprios… essa, infelizmente, é a nossa humanidade… bem distantes, estamos, pois, da verdadeira justiça, que consiste em fazer ao próximo o que desejamos para nós mesmos… no entanto, podemos nos esforçar para, a cada oportunidade, fazer o melhor que podemos… e lutar contra o mal da corrupção é uma forma de buscar o melhor para todos… coisas que, amiudadamente, esquecemos…

  • CICERO FREDERICO DA SILVA

    Caro, Ricardo você que é um idoso e vê que nesse mundo nada muda, e nem vai mudar.
    Você acompanhou tosda Ceará política.
    O QUE MUDOU?
    O QUE VAI MUDAR.
    O QUE SE ESPERAR DE MUDANÇAS..
    Nada vai mudar.
    E os governadores de *DIREITA OU DE ESQUERDA *.
    SÓ PENSA NO BOLSO.

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    IMPECÁVEL O TEXTO DO COMENTARISTA . . . A ÚNICA DÚVIDA QUE REMÓI MINHAS SINAPSES CEREBRAIS É DE QUE , COMO E QUANDO , ESTE “PACOTE ANTI – CRIME ” SE CRISTALIZARÁ EM ALADROAS ( APPALLOSA ) CORAÇÃO DO CRIME E DA IMPUNIDADE QUE IMPERA ” NESTEPAIZ ” . TENHO DITO !