O início do ano prenunciou um novo comportamento da Assembleia Legislativa.

A questão não era a renovação verificada na eleição de 2018, já que muitos dos novos integrantes da Casa de Tavares Bastos são jovens na idade, apenas, mas carregando velhos vícios.

Mas a rebelião contra a escolha palaciana – Olavo Calheiros – para dirigir o Legislativo Estadual sinalizou que alguma coisa diferente acontecia.

A Casa resolveu dar um “grito de independência”, o que é sempre positivo em qualquer democracia.

Ledo e passageiro engano.

Nem de longe a Assembleia deu alguma demonstração de altivez, como o Congresso Nacional, que pode não ser uma maravilha mas funcionou como um filtro às maldades palacianas.

(Rodrigo Cunha sozinho incomodava mais.)

Após os expurgos de janeiro, quando o governador Renan Filho demitiu todos os afilhados dos deputados, a maioria governista foi reconstruída sem maiores dificuldades, porque deputados estaduais, em regra, não conseguem viver sem uma lasquinha de governo por aqui.

Com a aprovação do mais perverso projeto governamental – formulado às escondidas -, o AL Previdência, Renan Filho mostrou que a Assembleia continua sendo um puxadinho do Palácio.

Situação e oposição se uniram, ainda que isso represente o sofrimento para milhares de famílias, penalizando ainda mais os que já são aposentados e que receberão uma mordida no bolso de deixar ruborizada a equipe de tecnocratas do ministro Paulo Guedes, um Chicago boy radical.

Situação assim, de tamanho conforto para um governo estadual, só foi vista na época em Celso Luiz presidia a Assembleia.

Ou seja: caminhamos para construir de novo o passado.

Servidores estaduais ganham pote de sorvete de prego no Natal
Rui Palmeira x JHC: quem fica com quem?
  • JEu

    Money, money, money, money, money… é só o que interessa a essa turma… é só abrir o cofre e pronto: são todos favoráveis ao governo… e quando isso não acontece (como é o caso do congresso nacional…) então vem logo o orçamento impositivo e o aumento escandaloso dos fundos partidário e eleitoral… afinal, quem legisla em causa própria tem a faca e o queijo nas mãos (sujas?!!!)… ora, ora, ora… para que falar de alhos e bugalhos… perda de tempo…

  • Há Lagoas

    Casa de Tavares Bastos e suas vicissitudes…
    A eleição de Marcelo Victor destronando Olavo Calheiros encheu de esperança muitos alagoanos como eu, até saber que, a figura que ganhou tinha também seu projeto pessoal de poder, e mais, somaria esforços – junto com a maioria dos deputados – em prol do atual governo no famigerado toma lá, da cá.
    Como já disse, Olavo Calheiros dispensa comentários, já Marcelo Victor será uma das figuras alçadas a fazer parte da elite política que tanto dissabores já trouxe ao nosso pobre Estado.
    E sim Ricardo, a Assembléia Legislativa é apenas um puxadinho oficial que legitima os atos governamentais.

  • Apareceu a margarida, olê, olê, olá! – Tem BATOM na cueca, MORÔ?

    É desse JEITO, caro Ricardo Mota … Feliz NATAL, amigo!
    … o Congresso Naciona […] filtro às maldades palacianas. [Vc acima]
    > Em rede LARANJA como convém a 2019, embananado OUSA
    … ‘sem denúncia de corrupção’ [J-Bozo, 24dez19]
    > São 2 ministros, Turismo LARANJA e MÁ-mbiente PRETO investigados:
    – a Polícia e Min Público FEDERAIS, além do oo1 do alvo de operação POLICIAL.
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/12/em-mensagem-de-natal-bolsonaro-diz-que-ano-acaba-sem-denuncia-de-corrupcao.shtml

  • Ana Beatriz Barreto

    Impossível a comparação a atual
    Presidência e a de Celso Luiz. A distância é abissal. Marcelo Victor tem conduzido bem a Assembleia. Ele parece que tá bem assessorado. Foi a grata surpresa de 2019

  • Ivanildo

    No Brasil os pliticos só se reune pra se darem bem, pra criarem lei pra se protejerem, o interesse e o proprio sem discrição pra si ou pros seu, só não v quem não quer, o q dizer da Câmara municipal de Maceió, Funcionários com 16% de perdas, 2 anos sem reposição, na imprensa nem uma linha sobre questionamentos dos desmandos sobre o Funcionalismo Municipal, essa hiprocresia é puxadinho de onde mesmo…

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    MAS , QUEM FOI QUE ANUNCIOU UM FUTURO DIFERENTE PARA ESTA TERRA E SEU POVO !? NOSTRADAMUS !?