O PGR Alfredo Gaspar não esconde a sua insatisfação ao ver o questionamento de vários setores quanto à ausência do Ministério Público Estadual nas recentes operações da CGU e da PF nas secretarias estaduais de Educação e Saúde.

Afirma:

– As pessoas precisam se informar sobre o que acontece. Como são recursos federais investigados pela CGU e pela PF não caberia ao MPE  atuar nesses casos.

Ele sabe que o questionamento se deve ao fato de que foi secretário de Segurança Pública do governo Renan Filho, mas lembra a sua trajetória no Ministério Público para afirmar que a “instituição não protege ninguém”.

Partido dos Bolsonaros não terá candidato a prefeito de Maceió
Qual o Marx Beltrão que assume o comando político da família?
  • Há Lagoas

    Ele bem que poderia validar essa declaração ao não ser o candidato a prefeito da capital, apoiado pelo palácio República dos Palmares. Se optar em ser, deixará margem para várias interpretações, inclusive, omissão.

  • MARILINDA

    A Saúde não usa só recursos federais, está muito enganado o Sr. Alfredo Gaspar.
    Basta consultar o Portal da Transparência nesse link aqui http://transparencia.al.gov.br/despesa/despesas-por-orgao/27000/?data_inicial=01/01/2019&data_final=31/12/2019 que o senhor verá as fontes que são usadas. Só a fonte 120 é fonte federal. Ainda, a SESAU joga boa parte das verbas federais no FES(Fundo Estadual de Saúde) justamente para desvincular a fonte e não cair nas maõs da Polícia Federal. Claro que não cabe ao MP estadual se meter onde tem fonte federal, mas a maioria das despesas é fonte estadual, Sr. Alfredo, inclusive, a famigerada folha que até hoje é ponto manual e tem milhares de servidores comissionados , e o MP não faz nada quanto a isso, mas quando vê um município que tem mil habitantes, exige concurso e é rígido com as contas. Houve pânico no HGE ontem por falta de energia, o MP verificou de teve alguma morte? Verificou pq os geradores não estavam funcionando? NÃO!!!Sem mai, Dr. Alfredo

  • Jeu

    É preciso ir além das desculpas. Na saúde os recursos envolvidos foram das fontes 120 (recurso federal) e fonte 100 (tesouro estadual) por isso parte das informações foram remetidas ao MPE. Caro Ricardo, divulgue o TR do credenciamento, amplamente divulgado pela PF, e verás as rubricas orçamentárias. MPE não age por outro motivo e deve sim explicação a sociedade alagoana.

  • Pedro

    Sim, de fato, os recursos são federais, nesse caso o MPE não pode atuar… Mas fica o questionamento, será que o dinheiro dos cofres do estado estão imunes? Só o dinheiro vindo dos cofres do governo federal foi saqueado? Acho muito difícil… Então se o MPF e a PF estão monitorando o dinheiro federal, será que o MPE está monitorando o dinheiro estadual? Fica esse questionamento.

  • JEu

    Porém, é um silêncio total sobre as “licitações, contratos, aditivos e obras” durante o ano eleitoreiro de 2018…!!! gostaria que, pelos menos, no caso da Educação e da Saúde, com verbas federais, que dissesse que alguma coisa foi feita para apoiar a ação do MPF e PF… ficar de braços cruzados é que não pode… precisa dizer se houve alguma informação passada àqueles órgãos… é questão de “combate à corrupção”… e também gostaria que falasse alguma coisa sobre o emblemático caso do Neguinho Boiadeiro… pois, se a instituição “não protege ninguém”, então também não se deve ficar com receio de “retaliações” por parte dos poderosos…

  • Kaka

    Os problemas do HGE não são de agora, o MP seria o unico que poderia tentar melhorar a situação através da fiscalização, mas faz vista grossa, ele sabe que lá o que existe é gente morrendo por falta de assistência, isso para mim é ser conivente.

  • Gedivaldo da Silva

    O Dr Alfredo Gaspar de Mendonça tinha o meu voto e dá minha família,pois quando vai ser candidato a prefeito por Maceió apoiado pelo Renan Calheiros, pois perdeu os votos no qual ele tinha, o senhor não precisa se aliar com pessoa desse tipo, o senhor tem voto é por isso que vai perder muito votos caí fora desse time que é sem futuro.

  • Jônatas Marinho

    Os órgãos de fiscalização do estado de Alagoas não existem!
    Nos casos concretos nos casos de corrupção explícita envolvendo as duas secretarias mais importantes do estado!
    MPE/AL CUMPRAM APENAS O SEU PAPEL!

  • Jônatas Marinho

    Caso o PGJ seja algum dia candidato apoiado pelo palácio dos Palmares, NÃO TERÁ MEU VOTO NEM DA MINHA FAMÍLIA!

  • Pedro Antônio

    Ta de brincadeira com essa pergunta, só sendo.
    Quem tem um filho no governo?
    Nada é apurado. Tudo é “arquivado”
    E agora. Dá pra “descobrir” o por quê?

  • Williams Roger

    Procedimento Extrajudicial Nº
    ? 09.2019.00000857-7 ?

    Parabéns Dr. Gaspar. Tá no caminho certo. Também, vamos combater as prevaricações nas instituições e órgãos públicos de Alagoas.
    Diz um ditado: PIOR DO QUE A CORRUPÇÃO DOS POLÍTICOS E AGENTES PÚBLICOS, É A PREVARICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES!
    Tmj!

    https://eassim.net/r-240-milhoes-em-contratos-irregulares-collor-e-denunciado-na-pgr/

    Procedimento Extrajudicial Nº
    ? 09.2019.00000857-7 ?

  • Joana

    O que precisa ser feito é o certo e isso os que se dizem “representantes do povo” estão se distanciando em velocidade da luz…Interesses? É disso que vivem os parasitas, ratos e carrapatos com diploma no nosso estado. Tudo é feito para dar errado(o povo é o que menos importa)…Depois de trocentas mortes chegará o salvador da pátria com os novos hospitais e continuar a perpetuação da corrupção e só. AG além do seu papel profissional precisa mostrar o seu papel de cidadão e fazer valer o que é certo.

  • ExisteLagoas?

    A PF precisa continuar investigando as outras terceirizações que se instalaram dentro da saúde estadual. Várias áreas estão incluídas nesse contexto somente no hge, a exemplo: a vascular, neuro, cardio (endovasc), os precarizados (que chegam a quase 70% do quadro atual) e sem nenhuma garantia (férias, décimo terceiro, sem cobertura para licenças e acidentes laborais) trabalhista (FGTS recolhido e não repassado).

    O HGE virou cabide de emprego dos governistas. Uma vergonha!

  • SEBASTIÃO IGUATEMYR CADENA CORDEIRO

    VOU REPETIR MINHA FILOSOFIA MAIS UMA VEZ : EM ALADROAS , O NÍVEL DE PROMISCUIDADE ENTRE PESSOAS , FAMÍLIAS E PODERES PÚBLICOS É TÃO EXACERBADO E HORRIPILANTE , QUE OUSO VOCIFERAR : ” NINGUÉM É INOCENTE ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO ! ” OFEREÇO À POSTERIDADE !

  • FUTURO PROMOTOR

    O problema do nosso pais não é mais o Poder Legislativo, nem o Poder Executivo, e sim o Poder Judiciário como um todo, Promotores, Procuradores, Juizes, Desembargadores e demais. Autoridades da Justiça jamais deveriam envolver-se com politica, o que vemos são promotores, procuradores, juizes e desembargadores tomando partido e se alinhando com políticos. Um campo muito perigoso. Como exemplo temos ai o Juiz Sérgio Moro, que foi pego por simples Hacker, trapaceando junto com um promotor federal por um projeto politico. Promotor e Juiz são autoridades, não podem ter rabo preso com ninguém. No dia em que a Vaza Jato chega no Judiciário podemos pensar em alguma coisa.