Depois da queda, o coice.

A frase, velha conhecida do governador Renan Filho, foi levada às últimas consequências no projeto de reforma do AL Previdência encaminhado à Assembleia.

Além do “inevitável” aumento da alíquota a ser cobrada dos servidores, de 11% para 14% (de todos os poderes), o projeto do Palácio determina que quem passará a mandar na Previdência Estadual será exclusivamente o governador.

A ele caberá, e a mais ninguém, indicar os integrantes dos dois colegiados que controlam e fiscalizam o AL Previdência: o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal.

Atualmente, os dois conselhos têm representantes do TJ, do MP, da Defensoria Pública, da Assembleia, do TC e do governo: todos perderão suas cadeiras nos conselhos, se aprovado, o projeto de reforma.

Como ficam, então?

Pelo texto que está na Casa de Tavares Bastos os colegiados terão representações paritárias, ao modo desses tempos estranhos: o chefe do Executivo Estadual indica quatro integrantes do governo e o governador indica quatro servidores – de associações – para compor a “outra parte”.

Não se confunda: é exatamente o que você entendeu. Nenhuma instituição terá seus representantes nos Conselhos, que serão formados, repito, por indicados e nomeados pelo governador.

Sabem quanto o AL Previdência tem em caixa, hoje?

Mais de R$ 500 milhões, e quem fiscaliza a grana e decide se ela é “mexível” ou não são os conselhos.

O modelo de conselho proposto por Renan Filho segue a cartilha bolsonarista, ok?

Explicação de Santoro

Em ligação ao blog, o secretário George Santoro afirmou que o projeto do governo estadual sobre a Previdência segue a legislação federal. Disse ainda que uma portaria publicada na última segunda-feira pelo Ministério da Fazenda ameaça cassar o Certificado de Regularidade Previdenciária dos estados que não cumprirem a lei.

No mais, ele concorda que o projeto é “autocrático”.

Viúva de Marielle Franco diz que todos os citados devem ser investigados “estejam no Vaticano ou na Presidência da República”.
Instituições cobram da empresa o relatório do Instituto de Geomecânica de Leipzig
  • Williams Roger

    É o “dono” de Alagoas!
    Também, já ta “garantido” para o senado. Vai temer ou respeitar quem?
    https://www.blogdobernardino.com.br/2019/12/03/pt-ira-romper-com-governo-renan-filho/

    Oxi! Kkk que piada é essa!?

    O CALÍGULA É ESPERTO. SABE QUE O PT TA QUEIMADO E QUER VER O PARTIDO LONGE. KKKK

    AGORA É TARDE PAULÃO. VC FEZ MUITO MAU/MAL AO PARTIDO DOS TRABALHADORES E AOS TRABALHADORES E SERVIDORES PÚBLICOS, PRINCIPALMENTE OS DA SAÚDE.

    VC TEM O MONOPÓLIO, TOTAL, DE VÁRIOS “$INDICATOS”, “CUT”, PT ESTADUAL E MUNICIPAL, TODO MUNDO SABE DISSO. É PÚBLICO E NOTÓRIO. E TA COM O GOVERNO E AGORA QUER “DEIXAR” O MESMO! HOMI!

    ACABOU A “LUA DE MEL” IGUAL AO SINDICATO DA?FAIXAS (SINTEAL) FOI?!

    ENTREGUE O ITERAL TAMBÉM VIU!

    NÃO SÃO SÓ 80 CARGOS NÃO, TEM MUITO MAIS!

    E OUTRA, É SÓ “FACHADA”, POR TRÁS VC E OS SEUS IRÃO ESTÁ COM OS CALHEIROS SEMPRE!

    O PT E VÁRIOS “$INDICATOS” DE ALAGOAS NUNCA DEVERIAM ESTAR FAZENDO PARTE DO GOVERNO DOS RENAN’S CALHEIROS.

    AGORA É TARDE!
    Juntos e misturados! Se merecem!
    Os autogopistas junto com o partido do golpe e os que dissetam SIM ao impedimento da Dilma! Olha só! Que coisa “linda”!
    Que moral o PT de Alagoas tem?
    Que moral o governo do Calígula têm?
    Só maltra os servidores públicos, nem

    E$TRANHAMENTE, SEM GENERALIZAR, VÁRIOS $INDICATOS E $INDICALISTAS ESTÃO CALADO$ NO GOVERNO DELE.
    UMA VERGONHA!

    Constituição da República em seu artigo 37, inciso X e a lei de responsabilidade Fiscal 101/2000: em seu artigo 22, § único, inciso I.
    👆DATA BASE. RESPEITE. TUDO AUMENTA!

    👇VEJA O QUE O GOVERNADOR TA FAZENDO, EM 2016 REAJUSTE ZERO, ESTAMOS EM OUTUBRO DE 2019 E ATÉ AGORA NADA DE REAJUSTE ANUAL E CONSTITUICIONAL.

    O CALÍGULA/governador acha que está certo massacrando os servidores,principalmente os da saúde.
    Em 2016 não tivemos reajuste, e em 2019, nada de reajuste!

    O governador quer que inclua os Estados na reforma da previdência “reajustando” o desconto de 11% para 14% dos servidores. Isso é apropriação indébita.
    Quero ver se os sindicatos e sindicalistas irão continuar se vendendo pra esse governo.
    E outra, aqui no ESTADO já fez um ajuste no al previdência. Vão fazer de novo!!! Pra prejudicar os servidores! Nem reajuste o Calígula/governador deu!

    DESCUMPRINDO as leis. Principalmente a Constituição Federal.

  • Thiago

    A reforma da Previdência é necessária, porém precisamos de mais transparência. Por que 14%? Qual o déficit mensal?? Qual a previsão de aposentadorias nos próximos anos?? Como servidor público estadual me preocupo com essa ausência de debate e consequentemente de transparência e motivação nessa reforma.

  • Há Lagoas

    Renan – o filho – não esta apenas seguindo o exemplo do atual inquilino do palácio do Planalto, ele está demonstrando que todo ou qualquer político que tem seu projeto de poder acima de tudo, fará o impossível para consolidar seus planos.
    Aqui talvez esteja a maior diferença entre Rui Palmeira e Renan – o filho – o prefeito da capital não busca se personificar em tudo o que faz, já o governador busca a qualquer custo os holofotes, e vai mais além, não divide o seu “poder” entre seu séquito, e faz do mesmo apenas uma escada, ou no máximo, um tablado para ocupar o lugar mais alto.
    AL Previdência é apenas mais um detalhe que faz toda a diferença.

  • Robson

    Vamos invadir a ALE.AL e fazer com quer deputados não vote isso até na palmada s e possível.

  • JEu

    Pelo que sei, no governo federal, a previdência é gerida pelo INSS, como órgão governamental, sujeito às fiscalizações da estrutura do Executivo, do Legislativo e do Judiciário… então não entendo porque foi dito que o Reinão Filho está seguindo a cartilha “bolsonarista”… e todo mundo sabe que o governo Bolsonaro fez várias ações no INSS para identificar e punir as fraudes e, com isso, economizou bilhões para o erário público… agora, se o Reinãozinho quer colocar a mão suja no erário do AL-Previdência, só pode estar seguindo a cartilha dos últimos governos que meteu, junto com seus asseclas ladrões, a mão em fundos de pensão e permitiu milhares de fraudes no INSS, já combatidos pelo governo atual… ora, vamos ser justos e honestos nas palavras… e podem continuar a choramingar, pois ainda temos mais 3 anos pela frente…

  • Pedro

    Os Sindicatos têm dono, e não são os tolos, que os alimentam com suas contribuições descontadas nos míseros salários, seus proprietários!

    • Macetoso

      Por isso que não sou associado a nada,estão todos caladinhos pq sera?

  • Edson Leite Batista

    Alguns servidores tem medo de se pronunciar, para não perder seus cargos comissionados ou funções gratificada, mas indiretamente instrui as pessoas amigas para se pronunciarem. O Governo tem condições financeiras para dar o reajuste de 50% aos servidores, mas continua empurrando com a barriga. Hoje 1 kg de carne custa cerca de 30 reais. Um colírio para glaucoma 100 reais mais ou menos. As consultas pelo sus este ano não tem mais. As escolas tiveram reajuste nas mensalidades dos alunos, etc etc. Agora reajuste dos servidores só Deus para ter misericórdia de todos nós. Orém irmãos que a oração tem poder, mas orém com fé, jejum, louvem a Deus em nome de Jesus. Misericórdia SENHOR. Perdoe nossos erros e pecados. Amém?!

  • Zil

    Todos têm o governo que merece! O governo atual acabou com a educação e com a saúde! O secretário atual de saúde, simplesmente fechou todas as salas de cirurgia do Hge! Tem um conhecido meu que está lá desde sábado para fazer uma cirurgia do femo, hoje sexta feira, uma semana depois, está no mesmo lugar! O cidadão vai perder a perna! O que indago é, cadê o ministério público, TCE, TCU, auditores do sus, defensoria pública! O cidadão mais atuante na defensoria pública na proteção da saúde do cidadão, assumiu o cargo no gabinete civil! Meu amigo, o negócio está difícil, ninguém aguenta mais!

    • Pedro

      A resposta a essa pergunta está logo abaixo do pacote de maldades que os servidores receberão no “ano velho que vai nascer”. Veja no diário do dia 4/12, Governador concede um presentinho ao Tribunal de contas: valor 7.300.000,00.

  • Valter Ulisses

    Cadê a Transparência Fiscal tão lardeada por esse governador? E o secretário Santoro?? Vai aceitar continuar a ser um secretario desse mini ditador??

  • Macetoso

    É por isso que dou macete, o renanzinho arrocha e eu fico em casa de atestado só passando o cartão dia 11,aprendam acho lindo quando vejo alguns ‘herois’ nas motos em alta velocidade colocando a própria vida em risco,vocês estão de parabéns façam o que eu não faço.

  • jezualdo luz

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA, um monte de pessoas achando o máximo, tudo liso. na verdade deveria acabar com os tantos de privilégios dessas malas de políticos sujos, auxílios variados pra executivos, legislativos e judiciário.
    512 deputados, 81 senadores, vereadores nem sei quantos, governadores, dep. estadual, cargos em comissão vários outros e o povo levando todas essas pragas nas costas e achando necessário a reforma e destruição da aposentadoria dos desvalidos.
    Realmente a culpa de tudo que o pais esta passando é da previdência.

  • Williams Roger

    O projeto do governo federal prevê um escalonamento, de 7,5 a 22%. 14% pra todo mundo, só beneficia os ricos. Os que recebem mais!