Ao divulgar nas suas redes sociais que conta com o apoio do senador Renan e do governador Renan Filho – se pretender ser candidato a prefeito de Marechal, no próximo ano -, Cristiano Matheus surpreendeu a muita gente.

Mas não é o caso: filiado ao MDB, ele só não será candidato se não quiser.

Do ponto de vista legal, apesar do farto material jornalístico em que ele foi o protagonista – apareceu mal na foto –, não há nenhum impedimento para a sua candidatura.

A lembrar: este ano, em junho, Matheus foi inocentado “por falta de prova” em uma Ação de Improbidade que tramitou na Justiça Estadual, lá mesmo em Marechal Deodoro.

E na Justiça Federal?

O ex-prefeito nunca foi julgado por lá.

Chegou a ser afastado do cargo da prefeitura de Marechal, no final do seu mandato – em 5 de dezembro de 2016 -, foi alvo, no ano seguinte, de uma operação da PF (Kali), que o investigou por, supostamente, integrar uma organização que desviou recursos públicos.

Em dezembro de 2018, ele teve os bens bloqueados e ainda – em tese – teria de restituir aos cofres públicos mais de R$ 17 milhões desviados da contribuição dos segurados da Previdência Municipal, em 2014 (segundo a assessoria do ex-prefeito, também esta questão já está resolvida: a ação foi arquivada).

Nada disso, entretanto o impede de ser candidato, e se eleito, tomar posse.

Braskem inicia na próxima semana negociações com moradores do Mutange
Marx Beltrão, Arthur Lira e Marcelo Victor formam 'Trio de Ferro'
  • Ricardo

    o municipio de marechal suporta?

  • rotary

    Mais uma vergonha, para a grande coleção de vergonhas, que ALAGOAS coleciona!

  • JEu

    Esse, infelizmente, é o resultado do “foro privilegiado”, combinado com a lei da “im(p)unidade parlamentar”, e, recentemente, o STF, através de decisão contra a prisão após condenação em segunda instância, decretou que “roubar” vale a pena no Brasil… agora, se realmente essa figura maléfica se candidatar em Marechal Deodoro (de novo?) cabe ao povo lhe dar a resposta que a justiça brasileira é incapaz e covarde para tal e não permitir tal vergonha que é vencer de novo uma eleição…

    • Paulino lopes

      A bem da verdade, nossa justiça e nada é a mesma coisa. Essa impunidade é que escancara as portas para a roubalheira dos recursos. Só a populaçao é que pode mudar esse quadro deprimente.