De um lado, o bolsonarismo; do outro, o lulopetismo – afirma o professor da UFAL e cientista político Ranulfo Paranhos.

O problema maior, diz ele, é que esses dois lados não se comunicam e deixam à margem do ‘debate político’ cerca de 40% da sociedade brasileira, que não se sentem representados pelos tais inimigos figadais.

Convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana, o professor Ranulfo Paranhos aponta “as desigualdades sociais como o grande motor dos movimentos que acontecem pelo mundo”.

Ainda que cada país tenha a sua própria histórica e construção social, é o sentimento de injustiça e desigualdade que move as grandes mobilizações na Ásia, Europa e América Latina, principalmente.

Do autoritarismo à concentração de renda, com o consequente empobrecimento dos Estados, tudo contribui para um momento atribulado: “Um aumento do preço da paisagem de ônibus é capaz de incendiar um país”.

Consequência e não causa, está claro.

Evidentemente, as redes sociais ajudam a conectar os insatisfeitos – e eles são milhões -, o que é positivo, por outro, mas resulta também em ação violentas, sem um propósito planejado.

O clima das redes sociais invade a vida real.

O que fazer?

Primeiro é preciso tentar entender o que se passa (o futuro é assunto para a Mãe Dináh).

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: Ranulfo Paranhos – cientista político e professor da UFAL

Ao sair do PSL, Bolsonaro deixa aliados com o pincel na mão
Conflitos internos do MP afastam Alfredo Gaspar da corrida eleitoral
  • JEu

    Na realidade, o que precisamos é uma atitude como a de um candidato à presidência que disputou as eleições nos EUA contra Barack Obama… assim que saiu o resultado das urnas ele fez a seguinte declaração: até agora fui seu adversário, mas, a partir de agora ele é o Presidente do meu país, e eu lhe devo apoio e respeito… eis o que nos falta… quando um lado é escolhido pela maioria do povo, o outro precisa usar de humildade e passar a apoiar o lado que assume a responsabilidade pelos destinos do país, muito embora discordando de uma coisa ou outra (e isso faz parte do processo democrático)… o respeito e a união pelo bem da nação deve ser colocado acima dos interesses pessoais, partidários ou ideológicos… eis o que nos falta…

  • Zé MCZ

    Foi por causa da polarização que as mídias forjaram é que pariu a coisa macunaímica (táQpariu! Jão!). Tanto fizeram ver que apenas existia o sim ou não que deletaram do vocabulário a ponderação. Está perdida no sideral; no éter, volátil. A população perdeu a capacidade de raciocínio, até agora os estudiosos buscam uma tese. Mas é difícil chegar a conclusão no mundo virtual, fake…
    Tenhamos esperança de despertar quando já não dormimos há muito e nos transformamos em zumbis.

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    O VÉIO JORNALISTA JÁ SE POSICIONOU OU CONTINUA SE EQUILIBRANDO POR CIMA DO MURO !?

  • Avelino Castro Assis Vicente

    Ha controvérsias, essa narrativa da Esquerda não cola, querem colocar o Bolsonaro no medmo tacho do Lula, isso é impossível, Bolsonaro está preocupado com o Brasil e isdo é tão claro como a luz do sol, comparem a qualidade dos Ministros fo Bolsonaro e os Ministros do Lula/PT, Bolsonaro pegou um país quebrado e está consertando, diferente do Lula que pegou o Brasil com 850 bilhões de dívida e entregou para Dilma com 2 trilhões em dívidas, a Dilma entregou ao Temer com 4 trilhões em dívida e o país em recessão. Esse senhor está avaliando o Bolsonaro político com o Bolsonaro Gestor.

  • Há Lagoas

    Em suma, na minha simples visão: jacobinos e girondinos.
    Que não “inventem” a guilhotina, ou ficarão sem cabeças…

  • Interiorano

    O professor têm total razão! Isso, eu já havia comentando com colegas! Enquanto Lula estiver envolvido em politica, o campo politico do Brasil vai ficar dividido entre os lulistas e os não lulistas! Como agora, uma grande parcela da população brasileira que não é lulista e nem bolsonarista, está ficando sem participação já que não é representada por nenhuma das duas correntes! O Brasil só vai conseguir se livrar disso, quando não estiverem mais em cena, Lula e alguns políticos!

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Onde tá tua CABEÇA, Inreriorano … SEM tripas NEM hormônios nos OVOS?
      > Um depu FEDEU 27 anos em 9 partidos URBANOS parasitas,
      – hoje qual LARANJA é banana … NEM fede nem xêra!
      # Outro criou um partido periférico, com TRABALHADORES em 1980
      – uma IDEIA de quase 40 anos contra tudo e todXs … aos 74 anos, com HONRA!

      • Nonato

        Conta outra que essa é de dar cãibra nas orelhas.Nunca ri tanto.

  • Jobson

    Os estados não estão pobres, eles foram e estão sendo roubados pelos os gananciosos políticos.

  • marcelo

    Sinceramente Mota, só não vê quem é cego ou o faz. A tentativa de resgatar o nosso país, está sendo feita nesse governo, que mesmo assim tanto apanha da grande maioria da mídia do qual você faz parte. Se não fosse o Bolsonaro, seria outro com igual ou maior coragem para tanto. O nosso dever é simplesmente ajudar ao presidente a governar esse país e o próximo que o suceder que dê continuidade ao trabalho.

  • Antonio Moreira

    De José Sarney até o atual(Bolsonaro), diz aí, quem efetivamente passa/passou pela presidência como decente, honesto, digno do maior cargo do Brasil?
    Bebianno, sobre governo e família Bolsonaro: Só contei 3% do que sei.
    Dizem que Fernando Collor têm coleções de carros de luxo – Foram adquiridos honestamente?
    Bolsonaro, Rodrigo Maia, Dias Toffoli e Davi Alcolumbre – diz aí, se esses agem efetivamente pensando no bem da nação? Aponta aí quem tem reputação ilibada.
    Com exceções dos quem são/foram beneficiados diretamente dos citados acima, diz aí, quem está bem de vida graças os citados acima?
    Eu por exemplo, ainda tenho uma rapadura para lamber porque trabalho desde os 14 anos de idade(Hoje com 59 anos de idade), acho que sempre fui/sou um bom empregado, optei para estudar um pouquinho, disciplinado financeiramente e levo uma vida simples.
    Agora, quem vive esperando de 4 em 4 anos que caia do céu uma botija do mundo político,
    então é melhor orar/rezar e torcer mais pelo seu time futebol.
    Amémmm! Até o futuro.

  • Petrucio

    O bom é que mesmo sendo uma farsa a democracia ainda nos deixa fazer algumas manifestações vias redes sociais. Mesmo assim ainda são seletivas.

  • Interiorano

    Podem prestar atenção : A muito tempo que vejo esses comentários do tal “Sertanejo Enlutado…” , os quais, são todos sem pé nem cabeça! Não se entende uma pataca do que ele escreve! E além do mais, escreve palavras que não condiz com uma boa leitura! Não sou petista e nem bolsonarista e estou opinando acerca de um artigo! Existem diversas opiniões e que devem ser respeitadas! Posso não concordar com os outros, mas, respeito! Radicalismo é péssimo para a democracia!

  • Carlos

    A confusão e ódio que existem nas pessoas foi a gota d’água com a derrota dos chiitas petistas, que está sendo destiladas pela escolha do povo não aceitar a derrota. Independente do eleito se fossem Ciro Gomes, Henrique Meirelles ( Guru da economia ,governo Lula ou marina Silva, que já experimentou do ódio petista, quando está assumiu a liderança nas pesquisas para presidente com a morte de Eduardo Campos.