O ministro Paulo Guedes está solto na buraqueira e agora diz o que quer na hora que bem entende na pós-reforma da Previdência.

Ao anunciar hoje que o Brasil pretende ter uma área de livre comércio com a China, ele tornou pública sua proposta de acabar com a indústria no nosso país.

As chances de concorrência com os chineses nessa seara não chegam nem a zero. Não é preciso ser economista para enxergar isso. José Augusto de Castro, presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), afirma:

– Seria suicídio industrial coletivo.

Podemos e devemos ampliar o comércio com a China, sem precisar cometer o tal “suicídio coletivo”. Vendemos à potência asiática – a segunda do mundo, por enquanto – commodities, basicamente.

Deles, importamos produtos manufaturados, área em que os chineses são dominantes no planeta. E que ninguém se iluda: o que eles fabricam é de qualidade cada vez melhor (esqueçam as bugigangas dos camelôs).

Pode ter sido uma taça de vinho a mais, o entusiasmo emocional pela presença dos Brics em Brasília, mas alguém precisa avisar ao ministro Paulo Guedes que ainda não é hora de fechar o Brasil pra balanço.

Como a SMTT e o Detran gastam o dinheiro que arrecadam?
Legado político de Lula em Alagoas será disputado por PT e MDB
  • Apareceu a margarida, MOROu? – Olê, olê, olá! – ÁS na manga ou cavalo de Troia?

    Dr Guedes (Dsd 1949, 70 anos) até Q se esforça … em lamber-BOTAS!
    A indústria NACIONAL brasileira, entretanto, sobreviverá … a CONFERIR.
    A sorte é q Rodrigo Maia (DEM-rj) nasceu no XiLLe em 1970, onde Paulo G serviria a ASSASSINOS!
    > E aqui nO Brasil haja VAIVÉM do BoZZo LARANJA … venha aos meus MILICIANOS, ‘táQpariU!
    – OFICIAL subaLLterno, hoje supoXto banana puZZentado aos 33 de IDADE [ * := Fusões]
    1. PDC 1989 – 1993* e 2. PPR 1993 – 1995*; 3. PPB 1995 – 2003* e 4. PTB 2003 – 2005
    5. PFL 2005 (atual DEM) e 6. PP 2005 – 2016 (antigo PPB); 6. PSC 2016 – 2018 e 7. PSL 2018 [13nov19]
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/11/ao-mudar-de-partido-apos-dissidencia-bolsonaro-cria-situacao-inedita-na-republica.shtml

  • Zé MCZ

    Rapaz…
    Se existe uma coisa que o posto Ipiranga não é: ser brasileiro. Ele é genuinamente capitalista! Não lhe interessa se é um negócio da China. Ele só quer a pataca dele, para acumular igual ao tio Patinhas, bater de frente. E para tal, ele não tá nem aí que as pedras rolem, digo as cabeças. É capital!
    E o pior é que tem idiota que acha o mais correto.
    Bye bye Brazil…

    #culpadoptsaudacoes

  • Antonio Moreira

    mas alguém precisa avisar ao ministro Paulo Guedes que ainda não é hora de fechar o Brasil pra balanço.
    Então Raul Seixas avisou:

    (Raul Seixas – Aluga-se)

    A solução pro nosso povo eu vou dá
    Negócio bom assim ninguém nunca viu
    ‘Tá tudo pronto aqui é só vim pegar
    A solução é alugar o Brasil
    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    É tudo free
    Tá na hora agora é free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Esse imóvel tá pra alugar ah ah ah ah
    Os estrangeiros eu sei que eles vão gostar
    Tem o Atlântico tem vista pro mar
    A Amazônia é o jardim do quintal
    E o dólar dele paga o nosso mingau
    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    É tudo free
    ‘Tá na hora agora é free
    Vamo embora
    Dá lugar pros gringo entrar
    Pois esse imóvel está pra alugar, alugar ei
    Grande soluça, uh ei
    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    Agora é free
    ‘Tá na hora é tudo free
    Vamo embora

    //
    Hoje, fiz uma consulta e prontamente recebi uma justificativa/resposta pronta:
    Rentabilidade baixa ou negativa
    Devido ao cenário político e econômico do Brasil e aos dados favoráveis da economia nos EUA, os títulos brasileiros perderam um pouco o valor , incentivando as vendas desses títulos por parte dos investidores ocasionando a compra dos títulos internacionais, fazendo com a rentabilidade de todos os fundos de investimento brasileiros caia.

  • brasilmelhor

    Não é tão simples como parece e como vocês querem nos levar a crer …! Em princípio, os países emergentes asiáticos, são vizinhos ao grande tigre chinês e são abertos e estão em processo de livre comércio entre si, e nem por isso suas economias e industrias estão sendo exterminadas! Cingapura tem uma população e tamanho menor que a cidade do Rio de janeiro, é vizinha ao gingante e nem por isto deixa de configurar entre os 10 maiores exportadores mundias (cerca de 300% maior que o Brasil) e com a maior renda per capita e igualdade social do mundo! As pessoas, principalmente as mais informadas, querem fazer histerismo e levar a crer aos mais leigos, que será o fim do mundo para o país! É claro que eles fizeram a lição principal, investiram enorme e principalmente em EDUCAÇÃO e livres iniciativas (mesmo quando nos referimos aos chineses e vietnamitas, que são regimes unepartidarista, como também Cingapura) e mesmo assim, cresceram se abrindo a liberdade econômica e ao livre comercio, mesmo tão próximos ao grande império econômico e tecnológico japonês!

  • Benício Monte

    Querido Ricardo, sei de suas divergências com o governo, porém não imagino que uma área de livre comércio total, no afã da fala, parece uma coisa louca, não acho que isso será promovido. Pode ser muito voltado pra áreas específicas que o Brasil produz pouco ou nada de um setor que a China é líder, e isso barateia pro Brasil os custos,e vice-versa. Uma área de livre comércio total é realmente um suicídio, mas precisamos esperar os próximos capítulos, o próprio acordo mercosul-união européia tem barreiras e limites pra diversos produtos. Não seria diferente com a China.

  • JEu

    O interessante é que, se o governo faz acordos com os EUA, então está entregando o país para os fascistas… e se faz acordos com a China, então está entregando o país para os comunistas… afinal, qual é o problema real?!!! pois os governos petistas também fizeram acordos com a China e com outros países… e mais ainda, mandou caminhões de dinheiro (à fundo perdido) para um monte de republiquetas comunistas… e sobre isso ninguém fala nada… ora, vamos ver primeiro como é que vai ser a tal “área de livre comércio” e como vai funcionar… depois, então, vamos ver qual será o resultado… o resto é mera especulação… agora, a indústria nacional precisa melhorar seus seus padrões de produtividade para alcançar melhores níveis de excelência, o único caminho para ser competitiva… eficiência e qualidade… e para isso precisa investir cada vez mais em tecnologia e aperfeiçoamento de recursos humanos… e reduzir, em alguns casos, a margem excessiva de lucros para baixar preços… vamos ser mais humildes…

  • Carlos

    Não acredito que o texto tenha tanta previsão de um ministro querer afundar um país preciso conhecer melhor a proposta.

  • Jobson

    No passado, aconteceu com os computadores fabricados no Brasil, ultrapassados e muito caros, em seguidas, com os automóveis caros e tecnologia antigas ( as carrosas) . Os empresários brasileiros, tem que evoluir, a concorrência é uma realidade.

  • breno

    RM procure se informar sobre livre comércio. Sempre haverá choradeira e aniquilamento de alguns! Paciência! O mundo atual não tem espaço para incompetentes!

    Resposta

    Desde o século 19 isso é chamado de darwinismo social.

  • Há Lagoas

    Convenhamos, o mercado financeiro tem um ministro “para chamar de seu”. Só esqueceram de combinar com os chineses!

  • Melinto

    Como diz o humorista “E você acreditoooouuu” e “Há controvérsia “. Não esquece que o Brasil tem acorfos com o Mercosul e qualquer iniciativa dessa magnitude tem que passar pela aprovação dos demais signatários. Há algo que não fecha nessa notícia.