Na primeira audiência pública, ontem, da Comissão Externa do Pinheiro, na Câmara Federal, o senador Rodrigo Cunha foi precisão ao fazer um apelo ao presidente da Braskem, Fernando Musa, presente ao bom debate (que contou também com a CPRM).

O jovem parlamentar foi direto:

– Venho aqui pedir à Braskem para que não estique a corda recorrendo às lacunas jurídicas para somente depois de décadas recompensar essas pessoas. Há uma responsabilidade humana por essas pessoas que estão sendo muito afetadas.

Que ninguém crie uma ilusão sobre um consenso científico sobre o tema, já que não se trata de aritmética.

Mas “esticar a corda”, mais do que já ocorreu, significa responsabilizar a população do Pinheiro, Bebedouro e Mutange pelo drama vivido por eles.

Justiça não pode ser apenas uma questão de tempo – e bote tempo, nisso -, mas de sensibilidade social. O dinheiro faz bem quando traz bem-estar para quem dele mais necessita.

A Comissão Externa do Pinheiro, presidida pelo deputado JHC, e que tem Marx Beltrão como relator, vai realizar, ainda este ano, uma audiência aqui em Maceió.

Quem sabe do paradeiro do Zezinho Fogueteiro é Diógenes Tenório Júnior
Réu no STF desde agosto de 2017, Collor não deverá ser julgado este ano
  • Morador de Bebedouro

    Pelo amor de Deus. Parem com esse “palanque Politico”. O que realmente está acontecendo é apenas campanha politica para 2020. Nós moradores dos 3 (três) bairros. Já tivemos varias reuniões diretamente com a Famigerada Braskem. E o que ouvimos é que, após os estudos dos sonares. A empresa pretende fazer um plano de recuperação dos bairros. Nunca falou em indenização que é lamentável. Repito não entregamos nenhuma “PROCURAÇÃO” para esses caçadores de votos nos representar. Esse pessoal pode fazer 1.000 audiências publicas, nós não acreditamos mais, nesses políticos de alagoas. Se as eleições não fossem em 2020. Todos estariam calados como sempre ficaram . está lá, “esclarecimentos braskem” leiam. O que aconteceu ontem foi apresentação de um powerpoint. Tremenda balela.
    Só Deus para nos ajudar.

  • Traira

    Ricardo e agora?Vamos ter uma nova Lei,com distribuicao milionâria de dinheiro? Vâo fechar o Congresso?AI 5?Chapolin Colorado?Eita Colorado nao,será que os EUA vão invadir o Brasil,vão fechar o STF?,kkkkkkkkk,oque irão fazer?Ô Deus que duvida cruel,facam tudo,corram,que o seu maior terror vem aí,LULA LIVRE..Chupa que a cana é doce meu filho!,kkkkkkkkkkk

  • JEu

    Não creio que a Braskem se importe com o destino das pessoas e famílias que foram atingidas pela tragédia no Pinheiro, Mutange e Bebedouro… e tudo graças à nossa (mais uma vez?!!!) justiça de apelações sem fim (só para os ricos e poderosos, é claro… que o diga o STF…) e o povo vai sofrer mais uma amargura… agora, o que acontecer, doravante, com as pessoas, no sentido emocional (além do prejuízo material…) será da inteira culpa e responsabilidade da Braskem e da justiça, estadual e/ou federal… que não esqueçam que Deus está vendo tudo… e a consciência de cada um será seu principal julgador…

  • JEu

    Gostaria de acrescentar, aqui, somente um texto que li alhures e que se aplica à todas as situações da vida e da justiça neste planeta:
    – “Quando o homem gravar na própria alma
    Os parágrafos luminosos da Divina Lei,
    O companheiro não repreenderá o companheiro,
    O irmão não denunciará outro irmão.
    O cárcere cerrará suas portas,
    Os tribunais quedarão em silêncio.
    Canhões serão convertidos em arados,
    Homens de armas volverão à sementeira do solo.
    O ódio será expulso do mundo,
    As baionetas repousarão,
    As máquinas não vomitarão chamas para o
    incêndio e para a morte,
    Mas cuidarão pacificamente do progresso planetário.
    A justiça será ultrapassada pelo amor,
    Os filhos da fé não somente serão justos,
    Mas bons, profundamente bons.
    A prece constituir-se-á de alegria e louvor
    E as casas de oração estarão consagradas ao trabalho sublime da
    fraternidade suprema.
    A pregação da Lei
    Viverá nos atos e pensamentos de todos,
    Porque o Cordeiro de Deus
    Terá transformado o coração de cada homem
    Um tabernáculo de luz eterna,
    Em que o seu Reino Divino
    Resplandecerá para sempre.”
    Do livro “Pão Nosso”-Psicografado por Francisco Cândido Xavier – Pelo
    Espírito Emmanuel-FEB.

  • José Carlos

    Culpa do CPRM que emitiu um laudo cheio de falhas, feito as pressas para encontrar logo um culpado. Se o laudo fosse robusto, completo, bem feito , com informações de todas as minas e não de 10% apenas a justiça já teria tomado uma decisão, para um lado ou para o outro. Qual é o Juiz que vai dar ganho de causa baseado em um laudo em que o perito supõe uma coisa. Tem que afirmar e provar.

  • Alagoano T

    Talvez os netos dos filhos dos moradores recebam, a justiça no Brasil é morosa para todos, não há de ser diferente neste caso, infelizmente.
    Então cada um que se vire como pode, não adianta se iludir nem com indenização muito menos com esses oportunistas caçadores de votos!

  • Cansado de hipocrisias

    Não caiam nessa balela desses deputados federais,estão visando a eleição 2020

  • André

    O grupo Odebrecht é corrupto do começo ao fim! Esperar sensibilidade humana desses larápios ? Não, jamais!
    Esse grupo Odebrecht compra laudos técnicos, políticos, tribunais e etc…
    A única coisa que vai acontecer é o que já aconteceu, prejuízo as vítimas!

  • ARTUR CANDIDO DA SILVA FILHO

    Voltem para suas casas, aguarde a catástrofe acontecer, depois a justiça vai condenar os responsáveis por crimes culposo, não teve a intenção
    de matar, o governador e o prefeito será outro e vai dizer, é infelizmente não foi na minha gestão. E assim, caminha a humanidade. Ô ô ô ô ô, vida de gado, povo marcado ê, povo feliz… !!!!!!!!!@@@

  • Maria

    O povo tem preguiça de fazer as coisas e correr atrás aí colocam raposa para tomar conta do galinheiro. Quem é o Presidente da comissão? Pq? Filhote de quem?