Parecia mesmo inevitável – e aconteceu: cresce a pressão sobre a ex-vereadora Heloísa Helena, para que ela dispute um novo mandato no próximo ano.

Vale ressaltar que a pressão é da direção nacional da Rede, partido que ela integra, mas também local, de lideranças de vários partidos progressistas (sem o PT, é claro), que enxergam potencial eleitoral em HH para possível retorno à Casa de Mário Guimarães.

Este pode ser, se ela topar concorrer, o maior desafio da sua longeva trajetória política.

Heloísa alcançou a maior votação para a Câmara Municipal na história das eleições em Maceió – com mais de 29 mil votos em 2008.

Foi reeleita em 2012 com dez mil votos a menos, mas sem necessitar de ajuda nas urnas de outros candidatos. Em 2016, não quis entrar na briga eleitoral, retornando na campanha do ano passado (para deputada federal, sem sucesso).

O cenário de agora é outro, com maior número de candidatos com recursos partidários, que buscarão atingir um quociente eleitoral de pelo menos 17 mil votos – o mínimo para eleger um vereador.

As possibilidades para HH são poucas, incluindo a mudança de legenda, já que agora não é mais permitida a coligação proporcional.

Filiando-se a outro partido, que tenha mais candidatos com potencial de votação significativo, aumentam as suas chances de eleição.

A ligação dela com Marina Silva, entretanto, aparece como um impeditivo para essa mudança. A não ser que a própria ex-ministra proponha a alternativa.

Resta saber, antes de tudo, se a possibilidade de disputar a eleição do próximo ano está no seu horizonte.

Operação da PF contra Collor pode chegar a outros endereços poderosos em AL
Bate-boca entre Major Olímpio e Carlos Bolsonaro é a língua das redes ou a cara do Brasil?
  • JEu

    HH é e sempre será uma reserva moral nesse meio político… por isso terá sempre meu voto e minha consideração… infelizmente, nos dias atuais, como previsto por Rui Barbosa há muito tempo, não mais se presta culto à honradez, à honestidade e aos bons costumes… estamos em uma época de pura depravação da consciência… e, como dito nos escritos sagrados: são os sinais dos tempos… infelizes, por sinal…

  • Profeta

    Candidatura a cargo majoritário sem chances, o eleitor está batizado.

  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    Êita, Ricardo … onanista de carteirinha prendo&arrebento,
    como tOntos outrXs, a intrépida HH vive e aprende a compartilhar!
    Com R-Cunha faria BONITO no Senado 2019-2026, – até tento, mas?
    > ELA na Câmara 2019-2022 degustaria o crescimento da Bancada FEMININA: de 51 para 77 deputadas
    – como nunca antes neste país: agora 15% das DEPU Fedes mulheres, eram 10% de 2014 a 2018. [08out18]
    https://www.camara.leg.br/noticias/545897-bancada-feminina-na-camara-sobe-de-51-para-77-deputadas
    EXCELENTE e ideal contraponto à podridão banana do LARANJAL incauto q’a$$oLLa o país da ½ sola. [15out19]
    > Ministros DENUNCIADOS são 3: Turismo, Cidadania e Saúde, + 2 INVESTIGADOS: Casa Civil e Economia;
    – e 1 ministro CONDENADO: fraude no plano de manejo da APA (Área d Prot Ambiental) Várzea Rio Tietê-SP
    ttps://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/10/15/ministerio-de-bolsonaro-tem-3-denunciados-2-investigados-e-1-condenado.htm

  • Gustavo Acioli

    Heloísa Helena só sabe Gritar, nunca fez nada de concreto pelo Estado de Alagoas …

  • Carlos

    O leitor que vota em branco ou nulo votasse em Heloísa Helena e somando uma boa parte dos eleitores consciente com certeza estava eleita. Ela precisa mudar o discurso de revolta e tentar convencer o povo que é uma politica honesta e também existem em Alagoas ,pessoas do bem que pode ser candidatos e somar com ela e não passar a impressão que só existe ela.

  • Onofre da Pindorama

    Enquanto o eleitor da capital pede para Heloísa Helena para disputar uma cadeira de vereadora por Maceió…Aqui em Coruripe, o povo do Povoado da Pindorama, faz um apelo dramático para que Dalmo Porto, seja o candidato a vice-prefeito do Maykon Beltrão, que já transferiu seu titulo eleitora da cidade Feliz Deserto, onde foi prefeito e responde processo MPF, por aplicação confusa das verbas da Educação dos estudantes carentes de Feliz Deserto. Mas segundo um Beltrão, felpudo dificilmente a família vai poder atender esse pleito pois a chapa puro sangue Beltrão já está decida Maykon X Gute Beltrão , que são primos legítimos e não admite mistura. Já sede da cidade o nome do Edinho do Hélvio, vem sendo muita comentada e já com penetração na Pindorama e demais povoados. Dalmo pode tirar o cavalinho da chuva.

  • Lima

    Quem fez foi o Collor, os Calheiros, Beltrões, Pereiras, Jatobas, Liras, Albuquerques, Garrotes e as demais FAMÍLIAS TRADICIONAIS QUE DOMINAM A POLÍTICA ALAGOANA.

    E ISSO NÃO TEM HORA PRA ACABAR.

    Fala-se muito sobre a necessidade de renovação dos quadros políticos, mas o que vemos a cada eleição é a renovação dos parentes das famílias dominantes.

    Acorda Gustavo Acioli

  • Antônio

    Estava decidido a anular meu voto para vereador no próximo pleito. Votarei na HH se ela não se aliar ao Ronaldo Lessa.

  • Gedson santos

    Isso é o que falta . Um parlamentar que grite e que incomode os JÁ acomodados por isso estÁ fazendo falta uma oposição que não seja petista pra incomodar os que jÁ agora relaxados no poder…..

  • Morador de Bebedouro

    CONTANTO QUE ESSAS MAZELAS, NÃO APAREÇAM PARA PEDIR VOTOS NOS BAIRROS:
    PINHEIRO
    MUTANGE
    BEBEDOURO.
    JÁ DECIDIMOS, TODOS OS 3 (TRÊS) BAIRROS VOTARAM NULOS.

  • Cristiano Magalhães Araujo

    Heloísa Helena é odiada pelos defensores de corruptos da direita e defensores de corruptos da esquerda. Por isso tem meu voto.