(Veja, abaixo, posição de Valdo Sandes)

De fato, Alagoas é um estado pequeno, em que todo mundo do poder é amigo-irmão.

Um dos denunciados pelo MPE, na Ação Penal contra o Padre Eraldo, prefeito de Delmiro Gouveia, é o ex-vereador (e ex-prefeito interino) do município Valdo Sandes.

Tudo bem, não fosse por um detalhe: ele se chama Erivaldo Bezerra Sandes e é Diretor de Fiscalização da Administração Financeira e Orçamentária Municipal (DFAFOM) do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

Está no sítio do TC na internet a missão nobre da tal DFAFOM:

Responsável pela análise de prestações de contas anuais das prefeituras, câmaras municipais e fundos municipais (Educação, Saúde e Assistência Social). Realiza inspeções “in loco” ordinárias e extraordinárias.

Temos de ressaltar que estamos falando, por ora, apenas de uma denúncia. Já o palácio de vidro da Fernandes Lima, onde Sandes exerce suas atribuições funcionais fiscalizatórias, tem um conselheiro afastado – Cícero Amélio – desde agosto de 2016.

Mais ainda: recentemente, outro conselheiro, Fernando Toledo, teve sua nomeação para o cargo – publicada em 31 de dezembro de 2014 – anulada pelo juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima.

Esta última decisão, vale frisar, é do juízo do primeiro grau, e o seu trânsito em julgado – se confirmada – está previsto para o ano de 2897.

Se um novo meteoro não precipitar nosso destino, teremos um desfecho para o caso. Seja qual for o resultado, seremos todos dinossauros.

O que diz Valdo Sandes?

A pedido do blog, o diretor do Tribunal de Contas mandou o texto abaixo:

Caro Jornalista, considerando o teor da matéria veiculada nesse blog e que repercute a denúncia que contra mim fora ofertada pelo Ministério Público Estadual, venho esclarecer que a narrativa e as imputações nela implementadas são absolutamente inverídicas e decerto serão rejeitadas pelo Poder Judiciário, uma vez que amparadas em meras declarações verbalizadas por delatores que não apresentaram qualquer elemento de corroboração, providência que a eles era impossível exatamente porque com tais pessoas nunca mantive qualquer relação ou tratativa.
A despeito da surpresa e perplexidade decorrentes da notícia de que contra mim iniquamente fora proposta uma ação penal, afirmo que nos meus aproximados 30 (trinta) anos de vida pública jamais cometi qualquer tipo de irregularidade administrativa e não permitirei que a minha história de trabalho honesto e probo seja enxovalhada por aqueles que, buscando despudoramente garantir a impunidade de seus malfeitos, não hesitam em criar enredos mirabolantes para vincular terceiros às condutas ilícitas que se põem a confessar.
Mantenho-me tranquilo e confiante de que a verdade prevalecerá.

Erivaldo Bezerra Sandes

Confirmado: Luciano Barbosa adia comparecimento à Assembleia
Sem Renan e sem Romero, MDB muda para ficar como está
  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    Em CONTO isso no Sertão, caro … denúncias INEPTAS de maus costumes!
    lá em St’Ana , VÉSPERA de Eleição pra Conselheiro Tutelar,
    … avidez de recondução d’um 2015-2019: denuncia DVD pornô na feira LIVRE.
    Um produto comercializado na elitista Pça do Monumento ,
    … IMPUNE-mente na banca de revistas, é LEI!.
    > Aí a puliça estranhou a TRETA, em nome de Deus:
    – q foi Q houve na eleição domingo com ½ % de participação?
    > NADA além d’irmão de FÉ camarada cair
    – de titular a SUPLENTE: 9 votos. [Sábado 05out19]
    https://www.alagoasnanet.com.br/v3/homem-que-vendia-dvd-porno-na-feira-e-detido-em-santana-do-ipanema

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Êita gota … de grão em grão, diz o DITADO – é pra pular escrOto:
      espertos ‘rodeados de PILANTRAS s’acham fartos!
      E de FÉ em fé digere milho a MOELA, maktub – tá escrIto:
      sem DENTE a galinha tem vísceras Q trituram cereais mutantes, fezes!

  • Pobre Alagoas

    ´Pergunto pela milésima vez: qual a finalidade do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCAL)?

    Nenhuma, o TC é, ao lado da Assembleia (ALE), o local mais improdutivo do Brasil, quiçá, do Mundo.

    TCAL e ALE não servem para nada, a não ser serem utilizadas como cabide de emprego e sugador do dinheiro público de Alagoas.

  • JEu

    Kkkkkkkkkk, RM. vc hoje amanheceu com a tendência de humorista… muito embora a piada tanto dá para rir quanto dá para chorar… pois devemos reconhecer, definitivamente, que o Tribunal do Faz de Contas existe somente para uma finalidade: cabide de empregos de luxo que sevem para “agraciar” os cidadãos (se é que se pode denominar de tais…) que têm por única finalidade nada ver, nada ouvir, nada falar e, muito menos, fiscalizar… e agora, acrescente-se também, ainda se locupletar do erário público que deveriam proteger, além do que já usurpam ocupando um cargo naquela corte infamante… é a falta total de qualquer escrúpulo, remorso, consciência ou vergonha… isso é o que dá cultivar uma sociedade distante dos valores morais que devem dignificar todo ser humano… sinais dos tempos…

  • Há Lagoas

    O judiciário brasileiro que já é tão ruim, consegue se superar em terra caetés…
    E o mais interessante, toda essa safadagem pode ser considerada imoral, mas não deixa de ser” legal”, ou seja, tudo chancelado e louvado pelo próprio judiciário.
    São essas incongruências que me fazem temer por nosso futuro como nação. Se os três poderes continuarem a se comportar como uma insana meretriz, logo seremos a França de 1789.

  • FUTURO PROMOTOR

    Caro Ricardo Mota, O Tribunal de Contas não serve para nada, só gasta o dinheiro público. As únicas contas que não são aprovadas lá são as do interior, em municípios que não tem poder de barganha. Órgão totalmente politico. É a raposa tomando conta do galinheiro. Quem será quem manda hoje no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas ?

  • Zé indignado

    TC é uma vergonha serve para o bem dos “amigos do poder” e para o mal dos que não rezam na cartilha do esquema politico…. O diretor denunciante por ser politico e adversário do Padre e já EXERCEU O LEGISLATIVO E FOI PREFEITO INTERINO ESSA DENUNCIA DEIXA MUITA E DESEJAR OU MELHOR É UMA VERGONHA .

  • JOSÉ

    E pensar que um Estado tão carente das coisas básicas mantém um TCE/AL cheio de mazelas, sugadores do dinheiro público que não tem serventia nenhuma e que consome milhões ao ano para sustentar os de sempre.
    Se fechar as portas hoje será um grande favor aos cofres públicos, a moralidade administrativa. Serve apenas como moeda de troca no período de eleições.
    O que deveria ser um aliado da moralidade é um órgão desmoralizado, sem credibilidade, totalmente inerte. Serve apenas para as demandas politiqueiras… Vergonha !!!…

  • Zé indignado

    Que poderoso é uma eminência parda do TC…Não é coisa rara não aqui na UNCISAL ,já temos o sucessor do Marcelo Santana ( ex – chefe de gabinete da Rosângela ), senhor Paulo Sérgio chefe de gabinete do Reitor Henrique que é marido da cunhada e oficial reformado dos bombeiros, a cara manda e muito…

  • INDIGNADA

    Ricardo, a questão é que esse Diretor do TC ( Valdo Sandes) tem muitos amigos poderosos em todas as partes, falta muita gente que vem ficando rico as custas da misera do povo….

  • GASTO INÚTIL

    Lembro-me muito bem que o Presidente Castelo Branco ao assumir o comando do País em 1964, tentou, para o bem do povo brasileiro, extinguir esses inoperantes Tribunais, exemplo típico de aposentadorias dos amigos do poder e amontoado de pessoas nomeadas para ganhar dinheiro do povo sem nada produzir. Uma vergonha !

  • DESCARTÁVEL

    Quando criaram a palavra inoperância previram que em nosso País iriam proliferar essas sinecuras no serviço público. Desperdício de dinheiro do povo.

  • amorim

    A minha leitura é pouca, mas tá explicado. Nem uma andorinha só faz verão, isso é catado em verso e prosa.

  • Limeira

    Diante dos fatos denunciados pelo PGE, o povo espera ação da justiça para que não aconteça mais nomeações de criminosos como secretários, diretores e outros cargos que os protejam com a tal comunidade parlamentar. Os denunciados da câmara delmirense, prometem desmascarar os investigadores e despenalizar a PGE
    Eraldo não aprendeu a investir em pousadas, hotéis, postos de combustiveis, etc. Delmiro é curral e tem dono o qual, muitos joelhos se dobrarão nas terras dos caetés.

  • PIZZA BRANCA

    RICARDO, quero falar o seu papel como jornalista que não se dobra aos poderosos ao longo de sua vida( PARABENS ) queria que nossa imprensa tivesse mais pessoas como você.
    Soube de fonte segura e quero denunciar que tive conhecimento por pessoas aqui em DELMIRO que tem ligação com o DIRETOR do TRIBUNAL DE FAZ DE CONTA ( VALDO SANDES ) que ele já esteve com seus padrinhos e amigos ( Desembargador, Dep Estadual e outro ex DEP e ex prefeito que ´´é ligado a uma Conselheira do TC) e que os pedidos por ele esta por todos os canto e que a conversa aqui em DELMIRO que tá resolvido e que não vai dar em nada.