Se os setores progressistas, mais à esquerda, ainda não têm um nome com consistência para disputar a próxima eleição presidencial – que está longe, eu sei –, a direita vai se povoando em vários matizes.

O mais extremo, com tintas de inegável fascismo, é o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que faz da violência do Estado a sua principal plataforma.

É ele, hoje, o maior adversário de Bolsonaro junto ao eleitorado mais fiel ao presidente – os que formam a “seita”, na definição da senadora Juíza Selma (o ‘Moro de saias’), que deixou o PSL, recentemente.

Ela, assim como Witzel (“tiro na cabecinha”), brigou com Flávio Bolsonaro (o do caso Queiroz), já prenunciando o embate futuro. Ele tem conteúdo teórico, no que se refere às suas preferências políticas, e fala de mortes como quem trata de uma partida de futebol.

João Doria, governador de São Paulo, é o que se chama de ensaboado, de um pragmatismo que beira o cinismo, que não chega ao patamar belicoso do seu colega do Rio, embora, se precisar, vira uma fera (sem desmanchar o penteado).

Witzel, não. Seu discurso é o de sempre: “Um país se faz com homens e armas”.

Em tempo

O governador Flávio Dino parece ser a novidade no campo da esquerda, que já tem Ciro Gomes como pré-candidato.

O governador do Maranhão leva fé na Educação e nos livros, tão fora de moda por esses tempos.

O mundo feito à mão
Secretário do Planejamento: "O servidor não pode ser intocável"
  • JEu

    Essa análise de hoje, da situação política de alguns Estados e do governo federal beira ao fanatismo de esquerda… ou seja, só tem méritos e acertos os politiqueiros da esquerda… os da direita são sempre os vilões… e isso sem sequer tocar no resultado dos últimos governos do país… bem, creio que os fatos se impõem por si mesmos, e não adianta nada que se queira tapar o sol com uma peneira… e, ao que parece, o que se deseja é que os policiais do Rio de Janeiro subam os morros (e precisam subir mesmo, para evitar o domínio total do tráfico naquelas regiões) somente com flores nas mãos… isso é até surreal… conto da carochinha… bem, o jeito é esperar para ver o que vai acontecer até 2022…

  • Hélio

    Tem que incentivar a leitura de livros para quem tem bandidos de estimação, aqueles chefes de quadrilha!

  • Antônio Carlos de Almeida Barbosa

    Somente nos resta esperar o fim do governo tresloucado do Clã familiar e dos Milicianos cariocas. Nada de trabalho, somente declarações loucas todos os dias. Os órgãos de controles aparelhados e hoje aliado com STF e PGR, corrupção correrá frouxa e o Senador Flávio Bolsonaro rajadinha serelepe, livre para promover a sua corrupção mirim.
    Parece um governo formado pela gaiolas das loucas, conforme todas as declarações e a do evento na ONU, quando Bolsonaro em deslumbramento, não segurou a emoção, em pleno evento e gritou para o Trump, como se grita para a noiva amada “Eu Te Amo” e Trump assustado e timidamente respondeu “Prazer em revê-lo”.
    Por essas e todas as outras declarações do Bozo no campo dos afetos, Freud interpreta, muito bem o significado.
    Hoje, vejo Flávio Dino como o mais qualificado para o meu voto para presidente no próximo pleito.
    Vamos em frente.

  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    EM tempos de insanidade, SEM saneamento: todo cu(I)dado é esgoto, úi!
    > NEM fales bem de ti aos outros, pois NUM u$ convencerás. … táokây?
    – NEM fales mal, pois te julgarão muito PIOR que és. … se fosse possível!
    Do china CONFÚNCIO há milênios confundindo a ÁSIA, nem Freud explicaria.
    Tbém conhecido pela alcunha de Kung-fu-tzu antes de CRISTO (551 a.C. – 479 a.C.)
    https://www.pensador.com/pior

  • Rodrigo Caio

    Por favor n´´e essa narrativa que você cria só deixa transparecer a sua preferencia por ideologias de esquerdas, faça uma reflexão profunda sobre Flavio dino como você fez com os demais citados , começando pelo histórico politico ideológico do partido a qual Dino pertence. Vamos trabalhar de forma isenta, passar para a população as informações coerentes e verdadeiras , e não tendenciosas como você tenta fazer .

  • Almeida

    Ricardo, com todo respeito à sua opinião, percebo no texto excelente ironia e irreverência próprias de bons críticos, como eu te considero. Mas este texto tem inclinação esquerdista e se limita à visão por único ângulo. Da mesma forma que há devaneios de um lado há do outro também. O desafio é trilhar no caminho da crítica olhando para todos os lados, com a expertise de quem instintivamente sempre desconfia. Afinal, um excelente crítico é por excelência cronista da vida e vice versa.

  • Marcos

    Ricardo,

    boa tarde, ótima matéria.

    De fato temos 3 candidatos com linhas diferentes de trabalho e caráter. Bolsonaro com sua politica liberal economica e ainda dizendo que combate a corrupção sendo seus filhos investigados e certamente culpados e nao devemos esquecer que foi aliado de sergio cabral em varios governos no rio
    . Witzel tentanto ter apoio das milicias as quais se iniciaram no Rio e hoje estao em todos os estados do Brasil, so nao enxerga quem nao quer e se demorar muito estaremos vivendo a mesma realidade em alagoas.

    Doria o patinho feio do psbd quer quer privatizar tudo que for possivel. Com alguns acertos econômicos no estado de sp e regiao, mas que poderiam comprometer ainda mais, norte e nordeste.

    Por fim temos flavio dino governo de esquerda, mas que vem trazendo algumas coisas boas de ambos os lados, melhora na educacao e no déficit fiscal do estado, porém piora na violencia e em serviços publicos.

    Lembrando que o déficit fiscal em alagoas é enorme e denuncias de corrupacao nao param de chegar, a 1 ou 2 anos atras 200 m na sesau agora mais 50 m na secretaria de educacao. Sera que so o governador nao ve ou ele é beneficiado? Resta essa dúvida.