Enquanto a PEC da Previdência vai avançando no Congresso Nacional – não sem enfrentar ainda algumas resistências e percalços -, outra reforma tramita em Brasília sem muita mídia: a da Previdência das Forças Armadas, diferenciada do modelo proposto para os civis.

O debate do momento é se os estados vão incluir no pacote em debate as Polícias Militares e os Bombeiros – o que depende da aceitação dos governadores.

No caso de Alagoas, o secretário George Santoro, da Fazenda, defende que sim, o modelo deve ser o mesmo para as duas corporações fardadas estaduais.

O que muda efetivamente para os PM e Bombeiros com a reforma proposta?

A inclusão dos militares dos estados na reforma das Forças Armadas garantirá a eles: integralidade (último salário da carreira) e paridade (mesmo reajuste salarial dos ativos).

Por outro lado, eles terão que cumprir tempo de serviço de 35 anos, e os pensionistas passarão a contribuir sobre toda a remuneração – essa contribuição, tanto de ativos quanto de inativos, chegará a 10,5% em 2022.

Santoro avalia que para os cofres da Fazenda Estadual a mudança não fará grande diferença, mas apresenta alguns números que justificam o apoio do governo de Alagoas à inclusão da PM e Bombeiros no Projeto das Forças Armadas:

– Hoje, a previdência dos militares em Alagoas já custa mais do que a dos servidores civis, e com menos gente – o déficit é maior.

– Os inativos da PM e Bombeiros recebem, em média, 50% a mais do que os ativos.

– O cálculo do tempo para a aposentadoria para as duas categorias é caótico, sem uma regra muito clara.

O ganho para os cofres públicos, assegura o secretário, deve acontecer no futuro.

Com outro detalhe que ele julga fundamental: haverá uma uniformidade para as regras de aposentadorias dos militares em todo o país, o que hoje está longe de acontecer.

Ibope: Bolsonaro quer isolar o Brasil no mundo e vai se isolando dos brasileiros
Palácio paga agora na Assembleia o preço dos expurgos de janeiro
  • José Larges Trigon

    ÇEY…. e os Policiais Civis? Porque os Delegados já se lambuzam com salários compatíveis com o Nacional… além deles se acharem diferentes e terem um sindicato pra eles… enfim… boa sorte aos colegas.

  • JEu

    Finalmente algum bom senso no governo do mininim de calças curtas… vamos ver o que vai, finalmente, ser decidido lá para as bandas do planalto…

  • Carllo

    Bom dia! Esse é mais um governador(de oposição) que quer a Reforma da Previdência, porém quer que o presidente leve a culpa dela. Todos esses governadores querem a Reforma, fizeram manifesto contra jogando pra torcida, mas quando foi retirado do texto enviado à Câmara dos Deputados, ficaram todos de biquinho reclamando.

  • Antônio Buarque

    Esse governador pode ser considerado o mais militar dos militares! Enquanto isso professores, profissionais da saúde, técnicos da Seplag, ITEC, enfim…os demais são tratados como demais!
    PArabéns, Renan Filho e pai!