Em tempos difíceis, um trabalho árduo e complicado – mas que oferece boa remuneração – aparece como boa oportunidade de sobrevivência para muita gente em Maceió.

Por óbvio, a disputa pelas vagas oferecidas vai se acirrando a cada oportunidade.

Tem sido assim com as eleições para o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.

São 50 vagas nas 10 Regiões Administrativas da Capital, com salários de R$ 4.500,00.

A campanha, literalmente, está nas ruas: com adesivos (nunca vi tantos), folhetos e até comitês, onde se reúnem os “cabos eleitorais” dos candidatos.

E não é por acaso que vereadores e candidatos à Câmara Municipal de Maceió no próximo ano investem nessa disputa.

Um conselheiro tutelar atuante e dedicado pode virar um importante cabo eleitoral para os postulantes às cadeiras na Casa de Mário Guimarães.

Assim, não é demasiado afirmar que a eleição para o Conselho Tutelar se transformou em uma prévia para 2020.

Mas o trabalho de conselheiro é duro e exige especificidades do (a) candidato (a):

– ser maior de 21 anos no ato da inscrição, ter comprovada residência e domicílio, por no mínimo um ano, na Região Administrativa de Maceió do respectivo Conselho Tutelar e reconhecida idoneidade moral.

Além do mais, eis uma missão que requer dedicação exclusiva e vocação.

Numa cidade, Maceió, em que 50 mil crianças estão fora da sala de aula, o papel desse servidor público – ainda que temporário – pode ser decisivo para salvar vidas e dar dignidade a crianças e adolescentes.

Em tempo: a eleição é em 6 de outubro (tomara que não haja problemas, mais uma vez, com a Justiça).

PSDB pode ser o destino do vice-prefeito Marcelo Palmeira
Desembargador Tutmés confundiu o ambiente público com o privado
  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    ÊITA amaÇeyÓzamento espalhafatoso, será uma DROGA viciante?
    > No SERTÃO são 5 (cinco) vagas em St’ANA com salário e menor:
    – Aqui se paga ~metade da CAPITAL), e há capacitação técnica, há SELEÇÃO!
    > 29 pessoas inscritas, com 27 aptas: 18 na prova escrita
    – APROVADOS 10: classificados para a prova ORAL. [24jul18]
    https://www.alagoasnanet.com.br/v3/santana-dez-candidatos-se-classificam-para-disputar-vaga-no-conselho-tutelar

  • JEu

    Espero que o processo não se torne tão demasiadamente politizado, a ponto de se tornar um campo fértil para as tais “siglas partidárias” com interesses exclusivamente eleitoreiros, pois então o cargo de conselheiro tutelar se tornará mais um caso de desvio de finalidade e quem vai perder serão as crianças e adolescentes que poderiam ser beneficiadas pela ação desses conselhos… pois fica bem claro que, onde os interesses politiqueiros colocam suas sujas mãos, tudo o que sobram são desesperança e corrupção…

  • Pedro Antônio

    Minino, ta parecendo eleições para vereador. Rsrsrsr
    Compra de votos, abuso de poder econômico e até religioso. Até os [irmãos] estão engajados nessa eleição.
    Tem vereador que banca mas quer a metade do salário todo mes.
    Tão comparando voto até com quite churrasco. Com direito a escolher a marca da cerveja e a carne. Rararsr.
    Será que existe fiscalização ou vai prevalecer os três [macaquinhos]. Rarsrsr

  • J. Zil. Gomes

    O que na realidade está acontecendo em muitos bairros é a mesmice da compra de votos, ai pergunto os que compram os votos querem defender as crianças e adolescentes, ou só querem status de conselheiros? o que existe na verdade é complô de pessoas que se dizem lideres comunitários fazendo os mesmos esquemas das eleições, cadastros e distribuição de dinheiro para quem votar nos indicados por eles. Só deixo a pergunta, quanto seria que os ditos lideres comunitários estão embolsando por formalizar e dá continuidade na prática tão conhecida de compra de votos?

  • Alexandre Alves da Silva

    Boa tarde Ricardo Mota, primeiro lugar quero parabeniza pelo o profissional que você é, no qual traz a sociedade temas de grande importância, sou Conselheiro tutelar por duas vezes na cidade de Viçosa-Al, estou desistido dessa missão pois vejo que de fato o processo de escolha dos conselheiros está si tornado em uma velha pratica da politica Alagoana no qual as previas eleitoras estão cada vez mais acirradas, devido a isso está colocado em duvidas todo trabalho de uma instituição no qual é responsável por zelar pelo os Direitos de nossas crianças e adolescente,sem falar que os gestores municipais, não cumpri o minimo da suas obrigações e nunca viu falar da lei federal 8.069 de 1990 no qual garante todos os direitos a nossas crianças e adolescente.

  • N. M.

    Ricardo, uma pena acompanharmos a deterioração da função do Conselheiro Tutelar e função dos interesses políticos. É lamentável ver a Câmara Municipal de Maceió aprovando um Projeto de Lei que autoriza que pessoas que estão cursando Ensino Superior possam assumir o cargo de Conselheiro. O pior é que não importa o curso superior que o candidato está cursando. O Conselheiro Tutelar tem um papel muito importante na sociedade e deveria ser imprescindível que o mesmo fosse graduado em algum curso correlato, além de comprovar o conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).