A CPI Mista das Fake News, instalada no início deste mês, no Congresso Nacional, enfrenta um inimigo poderoso e inesperado: o PSL, do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a deputada Caroline de Toni (PSL-SC), seria ele – Bolsonaro – o grande alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito, que tem como presidente um aliado do Planalto, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA).

Aliás, o requerimento para a criação da Comissão  – já chamada por alguns de CPI do Fim do Mundo – foi assinado, originalmente, por outro aliado do governo: o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), que foi seguido por outros 276 deputados e mais 48 senadores.

O que diz o requerimento?

Que a CPI terá 180 dias para apurar “os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e o debate público; a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições 2018; a prática de ciberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores, bem como sobre agentes públicos; e o aliciamento e orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio”.

Ou seja: é preciso botar ordem na desordem geral do mundo virtual, que não pode ser um território sem lei.

Eu não entendo o porquê de tanto temor dos bolsonaristas.

E você?

Lá onde mora o medo
Entrevista com Marcelo Beltrão: "Escola 10 chega com muito atraso"
  • JEu

    Até entendo e apoio o tema no caso das reais fake news sobre as campanhas eleitoreiras… e que não fique só apontando para um único alvo (como no caso Queiroz x Flávio Bolsonaro)… agora, colocar no texto, inclusive, o aliciamento de crianças para o cometimento de suicídios, como isso tivesse alguma ligação com o tema anterior, aí já vai um pouco mais além… até parece Fake News…

  • JEu

    Complementando: que uma vez comprovado o uso das fake news no dois lados da disputa (esquerda e direita, inclusive os que se situam mais ao centro), pois que todos utilizaram o recurso, creio eu, então que fique uma coisa pela outra, e se passe a combater esse tipo de desinformação nas próximas eleições… porém, que ainda se tenha cuidado em não terminar tudo em censura, impedindo o cidadão comum, que não tem uma cultura mais apurada, de expressar sua opinião, pensamento, anseios, desejos, etc, etc… e que se procure responsabilizar unicamente os que, maldosamente, e só neste caso, procure espalhar as fake news…

  • Maria

    Na verdade eles temem que sejam fisgados pela CPI assim como algum representante ligado ao governo. Não querem que sejam permitidos ver as sombras que essa “luz” bolsonaristas provoca.

  • Há Lagoas

    Não é só dos ditos “bolsonaristas”, caro blogueiro. Recue alguns anos atrás e teremos a mesma estratégia no partidos dos trabalhadores.
    Sou favorável a CPI, e que ela mostre a verdadeira face de quem se esconde neste recurso antidemocrático. Só então saberemos que este grupo é apartidário, e trabalha apenas em beneficio próprio tentando disseminar a desinformação e o ódio.

  • Zé MCZ

    Antes de tudo, eu sou totalmente contra a instalação da CPI sobre fake news. Tudo o que supõem que ocorreu não passa de intrigas das oposições. Assistam aos áudiosvisuais abaixo, mas se recusem a chegar a conclusões precipitadas. Afinal, o mito (haja mito) foi eleito por 57.797.847 de eleitores esclarecidos e que não usam ferradura e jamais comeram capim. Isso é o alimento básico dos lulistas. A isso chamamos democracia.
    VIVA LÁ DEMOCRÁCIA!

    Se o, agora, presidente da república federativa do Brasil (qual Brasil!?), quando levou a violenta facada do Adélio Bispo (cadê o Adélio!?), passou também por uma cirurgia na Santa Casa de Juiz de Fora e dizem que até agora não pagou, isso é mais uma fake!
    Misericórdia!

    https://youtu.be/_McycSLY6iE

    E se lá no hospital discutiu com o filho, absolutamente tudo não passa de mentiras!
    Talkey!?

    https://youtu.be/J5JKGzDrrXw

  • Meu NOME é Gal desejando rapaz: SEM cultura NEM crença OU tradição, AMO igual!

    Tuíte em 140 toques parecem broXante ao maridão, caro Ricardo … hum!
    Diz ele em casa: TOQUE após u$ 50 de IDADE basta de urologista … tá doido?
    > Aposta n’acesso à PRÓSTATA 360 graus no ultrassom invasivo são 2 x 180:
    # TOQUE 1:
    – Operador de caixa 2 trabalha no governo (DES-)honesto … rsRs
    https://constancarezende.blogosfera.uol.com.br/2019/09/20/lider-de-bolsonaro-levou-suposto-operador-para-trabalhar-no-governo
    # TOQUE 2:
    – O povo NUM gosta do Q não entende: BolZonaro caprichar na falta de nexo. [20set19]
    https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2019/09/20/bolsonaro-gerencia-caso-bezerra-com-a-barriga

  • Williams Roger

    A cpi da “fake News” é uma farsa Ricardo. Querem tentar nos calar, ainda mais.
    Restringiram os compartilhamentos do Whatsapp em somente 5, o Instagram em 10, o Facebook é um do únicos que os cidadãos tem mais liberdade.
    As redes sociais, desde 2010 veio pra ficar. Ruim com elas, pior sem ela!
    Fala-se tanto em democracia, e porquê muita gente, os que andam errados, tem medo da verdade? Verdades essas que querem “rotular” de “fake News”?!
    Diz o ditado: “quem não deve, não teme”!

    Hoje, podemos checar as informações. Tais como as declarações do procurador de Minas, o do “miserê”, que disse que recebia 24 mil reais mensais, mas na verdade são 85 mil mensais. Os podres da justiça, dos poderes executivo e legislativo, os abusos de poder e autoridade, as coisas feitas na surdina…
    Hoje podemos trocar informações e sermos informados e também informar.
    Podemos saber e nos posicionar, como também nos indignarmos, por exemplo, contra o “fundão” que os políticos querem “aprovar”!
    Podemos perguntar, sem que se caia no esquecimento: “cadê o Queiroz”????
    Também: “E quanto a Renan Calheiros, quando será a vez dele?”
    O que querem é contrainformar! Isso sim.
    Quem errar que responda, mas as informações são um direito universal. Não dá mais pra voltar atrás!!!!!!
    E VIVA A DEMOCRACIA, A PARTICIPATIVA!
    👆 TEM QUE MANTER ISSO VIU!

  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    Perdi o BACURAU ontem, caro Ricardo MOTA … chegando em CASA agora, ‘credita?
    Em tuíte num acredito a PRAZO: 180 dias pra apurar o ÓBVIO em 132 minutos, 2h 12min?
    Drama tipo faroeste cabôco, terror e fantasia + ficção científica que a sertanejo eNOja!
    > Na metrópole traída em 1817, pela madrugada roda ônibus: Bacurau, filme de ~R$ 8 milhões!
    – Na periferia, AVE noturna sertaneja do TUPI: wakura’wa.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Bacurau_(filme)
    > SEM a matriarca do Armarinho das NOIVAS: Carmelita e Landelina, Marieta e Marina até os 94 anos.
    – St’Ana pode desaparecer do MAPA: seje dublado ou legendado é bilingüe, 88%, média de 7,7 (0-10).
    # Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. Asmodeus!
    TRAILER pop [2′ 16″], http://www.adorocinema.com/filmes/filme-247818/trailer-19562460
    TEASERS sexy com Sonia Braga aos 70 de IDADE em inglês pra alemão num entender
    http://www.adorocinema.com/filmes/filme-247818/trailer-19562031
    Num só 1 minuto na birosca, é PINGA nim mim em França de Cannes, uma PARATI
    http://www.adorocinema.com/filmes/filme-247818/trailer-19562323

  • Cidadão

    Qualquer cidadão hoje em dia faz uso das redes sociais, esse é o grande medo dessa rapaziada da política velha, anteriormente nadavam em águas mansas , onde controlavam as ondas, isso está deseatabilizando o ego de muitos .

  • Helio

    Melhor ouvir e assistir a delação do italiano Palocci, será que tem alguma mentira?

    • Cesar

      Esse aí para ganhar liberdade delata até as ondas do mar. A delação dele vale o mesmo que uma moeda de três reais. Pena que não punam delatores que não apresentam provas. E antes que me critiquem não sou PT ou Bolsonaro.

  • Leitor Distante

    Sou a favor da CPI. Quem não deve não teme. Ninguém está acima da Lei. É preciso apurar esse tipo de crime. E se alguma eleição foi ganha com base em fake news, manietada por organização criminosa, ela foi ilegítima, seja o eleito de que partido for.

  • Maria

    A ideologia que deve figurar nesse momento é o da honestidade seja da direita ou esquerda,pois o que importa é que a justiça seja feita. Pode acontecer com cada um de nós. Podemos ter ideias econômicas mais conservadoras, a direita, mas um posicionamento social mais a esquerda por exemplo. Que tal olharmos mais para o que nos une? O avanço do nosso país!

  • Adilio Faustini

    Foi na mosca, perfeito.Esse é o cerne da questão.

  • brasilmelhor

    O que é a FAKENEWS se não um termo americano, que deveria ser traduzido para a nossa língua e que se originou de pessoal da imprensa indignada com a falta de atenção ou espaço na grande imprensa! além do mais, nunca foi criminalizado e não existe lei especifica sobre o assunto!Então é pura perseguição daqueles que devem, e muito, as instituições de combate ao crime organizado e aos que querem manter escondidos os reais fatos de seus atos! Criminoso são os membros do STF que abriram investigação sobre este tema, com clara ação ditatorial e abusiva, que não encontra base em nossa C.F. e a imprensa ‘real’ conivente com este processo!

  • Adilio Faustini

    Quem utiliza o método: “Acuse os outros daquilo que nos fazemos”.