O deputado Marcelo Beltrão já foi secretário de Educação em três municípios interioranos: Coruripe, Jequiá da Praia (onde também foi prefeito) e Marechal Deodoro, sempre obtendo bons resultado.

Eleito para a Assembleia no ano passado, naturalmente ele assumiu a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Turismo – com o foco principal na área em que ele mais atuou na gestão pública.

Beltrão aponta uma ‘receita’ que lhe parece fundamental para a evolução do ensino público:

– O gestor tem de fazer a comunidade participar das escolas, das ações da educação.

Uma declaração que pode até parecer óbvia, mas que se sustenta em dados obtidos através de pesquisas: “A participação dos pais nas escolas resulta numa melhora de 15% no aprendizado dos estudantes”.

É um bom recado para os gestores da área, inclusive para o recolhido e silencioso secretário estadual, Luciano Barbosa (que ele não cita, ressalte-se), embora enfatize que o maior investimento deve ser nos municípios, “onde estão 90% das matrículas”.

E por que Alagoas não avança na Educação, a exemplo de outros estados do Nordeste, principalmente o Ceará (a partir da gestão de Ciro Gomes)?

Convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana, Marcelo Beltrão garante que há avanços, embora lentos:

– O Prêmio Escola 10 chega com um atraso muito grande. Mas é um passo importante para a melhoria da qualidade da Educação em Alagoas.

Outra preocupação destacada pelo deputado do MDB é a evasão escolar. Ele lembra que são “50 mil crianças fora da rede pública escolar só em Maceió”.

A solução?

“A busca ativa.”

Tem muito mais – é conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: deputado Marcelo Beltrão (MDB) – presidente da Comissão de Educação da Assembleia

Por que os tuiteiros bolsonaristas temem tanto a CPI das Fake News?
Arhur Lira comanda reforma partidária na Câmara em nome do Centrão
  • JEu

    Em qualquer país, educação é fundamental para o progresso (o verdadeiro) de tudo e de todos… porém há que se entender que a educação, para trazer os reais benefícios, precisa não só atentar para a cultura da inteligência, mas, acima de tudo, para a formação moral das crianças e adolescentes… e para isso todos precisam fazer sua parte: família, gestores da educação e a elite que dirige o país, pois o exemplo de honestidade, ética, sentimento de amor à pátria, respeito aos valores morais, religiosos e culturais são a base do verdadeiro progresso, ordem e paz social… gostaria, pois, que o parlamentar abordasse esses temas em sua entrevista…

  • Maria

    As respostas são óbvias e fácies de ser respondidas e não precisa ser gestor para ter a ciência da realidade. Qualquer profissional da educação que vivência o dia a dia nas escolas,seja ele de qualquer função sabe onde se encontra a solução dos problemas? Agora a pergunta é: Porque gestores e profissionais não fazem o que é certo? Porque o conselho escolar não é ativo? Infelizmente pelo que parece é que tudo é feito pra dar errado mesmo,para ser lento e sem explicação e cheios de acordos e indicacoes.

  • O futuro da nação

    Existem escolas que não tem uma reunião com os pais durante o ano. Seguir cardápio da merenda escolar quem viu? Crianças especiais sendo cuidadas por profissionais que não tem capacitação… Um exemplo recente: o Senac estava dispondo um curso para mães de alunos na escola. No dia do curso… não tinha uma mãe se quer. Colocaram um pedaço de papel onde ninguém via e pronto. Não existiu o chamamento a inclusão ou seja ainda dizem que”a gestão é democrática”ou seja profissionais da escola pararam o serviço para assistir o curso e assinar pra não ficar no mínimo feio. Todo o sistema não tem comprometimento principalmente por ver o que fazem os que estão no topo da responsabilidade.

  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    > ENTREVISTA imperdível, imprescrítivel o CRIME de tanto ECONOMIZAR em educação,
    – hoje somos 3º país + ignorante do mundo! [10mai18]
    https://super.abril.com.br/ideias/brasil-e-o-terceiro-pais-mais-ignorante-do-mundo
    Em 2016, éramos Brasil 6ª nação + ‘gnorante,
    descemos a 2ª estupidez mundial. [20set18]
    https://anamariabraga.globo.com/materia/pesquisa-brasil-segundo-pais-mais-ignorante-sobre-a-realidade-do-mundo

  • Pedro

    Pergunte ao Deputado Marcelo Beltrão sua posição sobre o uso das verbas do processo fundef, favorável ou não, com o rateio dos 60% para os professores

  • Ricardo Martins Ribeiro

    A farra do rateio tem que acabar presidente Bolsonaro….

  • Carlos

    O deputado Beltrão só esqueceu de citar a ex secretaria de Educação Tereza Porto,que pavimentou este projeto dos pais ( comunidade),participando nas escolas das ações da educação e tem mais foi o seu braço direito como assessora do deputado quando este foi secretario da educação do município de Coruripe . Sem tirar os méritos do deputado que acreditou na determinação da Tereza Porto e devia ter mais um pouco de humildade e citar a amiga Porto. No geral o que vale são os resultados.