Ainda no comecinho de 2015, início do governo Renan Filho, o vice Luciano Barbosa criou a primeira crise na Educação – exatamente com o transporte escolar.

Ele suspendeu os contratos com as empresas que realizavam o serviço – bem ou mal -, provocando um grave problema para o governo do Estado, com protestos justos das famílias e dos estudantes prejudicados.

De lá para cá, o problema se repetiu várias vezes, com os motoristas dos veículos deixando de fazer o transporte dos estudantes por falta de pagamento, com protestos da meninada nas ruas, suspensão das aulas e fechamento de avenidas.

Foram vários os momentos de crise – e pelo mesmo motivo.

O problema, de fato, é complexo e vem de governos anteriores, o que não justifica – se houve, efetivamente – fraudes e desvio de dinheiro.

Eu conversei com o procurador-geral do Estado, Kiko Malaquias, para saber da posição da PGE sobre os contratos com as empresas que fazem o transporte escolar.

Ele está em férias, ainda assim me afirmou que o órgão que comanda está esperando mais informações para comparar a posição adotada em relação aos contratos denunciados:

– Nós demos vários pareceres. Alguns favoráveis, outros contrários. Há caso, também de contratação de uma empresa por determinação da Justiça. Nós não sabemos, ainda, quais são aqueles que são alvos da investigação da PF.

O PGE defende que o melhor caminho para resolver a questão é a municipalização, que vem sendo tentada desde quando o atual secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, era titular da pasta da Educação – no governo Téo Vilela.

Mas, cá pra nós: o nome de batismo da Operação da PF – Casmurros – parece gozação ou provocação (bem-humorada), para quem leu a ótima obra de Machado de Assis.

Dois anos depois da Saúde, Educação vira alvo da PF em Alagoas
MP deve investigar denúncia de nepotismo no HGE
  • Há Lagoas

    “Mas, cá pra nós: o nome de batismo da Operação da PF – Casmurros – parece gozação ou provocação (bem-humorada), para quem leu a ótima obra de Machado de Assis”.
    Para quem cairia bem tal designação: para o governador ou para o vice/secretário da educação?
    Me parece difícil quem é mais parecido com Bento Santiago?

    • Meu NOME é Gal desejando rapaz: SEM cultura NEM crença OU tradição, AMO igual!

      Bento ATUAL, espeto de PAU vice-Papa, Há Lagoas ?… êita nóix!
      Apois com Bia FERREIRA, eu sô + Xico Bergoglio em Roma, negra?
      > Muita coisa NUM te disseram na escola: COTA num é esmola!
      – Experimenta nascer preto na favela pra você ver!
      > O que rola com preto e pobre NUM aparece na TV
      – Opressão, humilhação, preconceito
      > Como termina ao começar desse jeito: pequenXs no corre ajudar-pais:
      – Cuidando: criança e limpeza da casa e tOntas outras coisas + até ½ DIA
      > Banho de CUIA pra escola ir a pÉ, cadê dinheiro pro bu$ão? – mãe comprô pão.
      – Carona no busão pra pretX e pobre, motorista grita: não! … cansadX, s’apressa!
      > Na escola, outro portão se fecha: demorou NUM vai entrar … senta aí, já já dá 1 hora
      – Entra na 2ª aula sob PIADINHA: vê se num atrasa de novo! – A diretora FALHA em 6′ 41″
      https://youtu.be/QcQIaoHajoM

    • José Santos

      Basta saber quem é a Capitu!
      Rsrsrs

  • Carlos

    Mudamos do século e já a corrupção nada muda e se prestar atenção o discurso é mesmo e no entanto só tem a cara diferente ! Alô os últimos dos últimos os salários da última facha salaria ainda não está na conta! Já os poderes Legislativo e Judiciário os iluminados com os altos salários já receberam desde o dia 22 referente ao mês de agosto e aí se ficar puto é pior o desnaturado governador além de negar reajuste ainda pisa até o gogo….

  • JEu

    Que mais se poderia dizer de situação tão deprimente para a Educação no Estado?!!! saúde e educação nunca foram prioridade no governo do mininim… e como a geração de emprego e renda também caminha por trilhas tortuosas, então a consequência é isso que vemos todos os dias em nossos noticiários policiais: crimes, violência, corrupção, safadezas de todos os tipos… então, que se pode esperar de bom de tal estado de coisas?!!! creio que está muito difícil enxergar uma luz no fim do túnel…

    • Carlos

      Exatamente Jeú! O desnaturado só pensa em eleições e como vai continuar no poder!

  • Maria

    Ao contrário das propagandas “enganosas”da campanha o povo é o que mais sofre nesse estado que é só retrocesso…e ainda quer fazer marketing com a bandeira do “Lula Livre”. O imediatismo não cola governador e não adianta querer castigar os servidores públicos.

  • sertanejo cagota

    Olha o sobrenome dele…isso já mostra tudo.

  • José Carlos Silva

    A postagem já foi bem comentada, não se faz necessário falar mais.

    Porém apenas uma pergunta, pois me chamou a atenção a colocação do Há Lagoas: Vice/Secretário da Educação.

    O Luciano Barbosa acumula e recebe dos dois lados, seja como Vice Governador e também como Secretário da Educação?

    Só curiosidade …

  • Williams Roger

    Impunidade!

    Procedimento Extrajudicial Nº
    👉 09.2019.00000857-7 👈

    Parabéns Dr. Gaspar. Tá no caminho certo. Também, vamos combater as prevaricações nas instituições e órgãos públicos de Alagoas.
    Diz um ditado: PIOR DO QUE A CORRUPÇÃO DOS POLÍTICOS E AGENTES PÚBLICOS, É A PREVARICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES!
    Tmj!

    https://eassim.net/r-240-milhoes-em-contratos-irregulares-collor-e-denunciado-na-pgr/

    Procedimento Extrajudicial Nº
    👉 09.2019.00000857-7 👈

    RESUMINDO: IMPUNIDADE!

  • Paulino lopes

    Não fizeram uma visitinha em Marechal Deodoro, lá a coisa é de arre´piar!

  • Marina

    Tá na hora do MPF dar uma dura na PGE. É assim em todos os órgãos, eles são tipo morcego rampa, mordem e assopram. Esse governo, na verdade, não faz licitação para PN. Os maiores contratos do Estado são dispensa de licitação ou prorrogação de contratos do tempo da escravatura. Ahhhh a CGE aquele órgão fake, ele que deveria fiscalizar isso, aí. Mas a CGE é aquela coisa bonitinha, MAS ordinária. tem ISO 9000, COMPLIANCE, ganha prêmios, mas não fiscalizar que é bom não faz. A PGE dança conforme o Governador fake quer, mas não deveria se cumprisse seu papel institucional de defender o Estado. Desde que o filhote entrou que compram TUDO com dispensa pq a licitação não foi concluída, aí a PGE aprova, pq é emergencia, mas que emergencia é essa que dura 5 anos? SEI. SÓ SEI QUE NADA SEI.

  • Silva

    Quando alguém recebe sem trabalhar, alguém trabalha sem receber, do mesmo modo: Quando alguém desvia de alguma forma dinheiro público, milhares de pessoas sofrem com as mazelas impostas pelos governos e ficam reféns da pobreza.

  • carlos

    Marina, concordo com vc! a Licitação NUNCAAA É CONCLU´ÍDA. MINTO… É CONCLUÍDA SIM… Mas só para os órgãos “escolhidos” e são sempre as mesmas empresas que vencem. Interessante. !! e com isso é preciso recorrer a uma dispensa… ou emergencial… iai seja o que a PGE QUISER DECIDIR.