O Ministério Público Estadual deve dar início a uma investigação de prática de nepotismo dentro do HGE – sempre envolvendo cargos comissionados.

Segundo contou ao blog uma fonte da área médica, está sendo preparada uma relação, que será encaminhada ao MP, com nomes e sobrenomes de vários parentes de assessores da diretoria do maior – e melhor – hospital público de Alagoas.

Só em um caso, teriam sido empregados na instituição cinco parentes de primeiro grau de  uma única pessoa com grande poder no HGE.

Esta prática, o velho “patrimonialismo” – que pode ou não ser confirmada no caso –, é uma das razões históricas da baixa qualidade do serviço público no Brasil.

Que está acima, aliás, de qualquer divergência ideológica.

Vale o da vez.

Transporte escolar é motivo de crise no governo Renan Filho desde 2015
Assembleia decide hoje data para receber Luciano Barbosa
  • JEu

    Concordo com quase tudo dito no texto, Ricardo. E é realmente desprezível o que se faz no serviço público, quando se trata de cargos comissionados, os quais, já o disse aqui, para mim deveriam ser limitados ao Secretário e seu auxiliar direto, o Sub-secretário… os demais cargos deveriam ser preenchidos sempre com funcionários públicos concursados… e ais aí o busílis, creio que deve ficar claro que o problema está nos cargos comissionados, e não nos funcionários normais de carreira… lógico que, em qualquer profissão, existem os bons profissionais e os relapsos, sendo que estes últimos são em número muito menor entre os funciona´rios concursados, os quais podem (e devem) ser excluídos após o devido processo administrativo legal, se agirem de maneira incorreta… outra maneira de controle da eficiência e eficácia é implantar um verdadeiro, correto e justo sistema de ascensão pelo mérito, junto com uma política salarial condizente… e isso é lógico, pois os funcionários concursados passam, em primeiro plano, por um concurso de provas (muitas vezes complementado pelos títulos) que demonstram sua capacidade intelectual para o cargo… e, por último, a transformação dos cargos comissionados em cargos de acesso por concurso tira das mãos dos politiqueiros de plantão a oportunidade de mal uso do erário público… em tudo, é muito melhor o funcionário de carreira…

  • Pedro Antônio

    Tem nepotismo em toda a saúde desse estado. Em todas as unidades: HGE, SANTA MÔNICA, MINIS PRONTOS SOCORROS, HDT, SAMU, PORTUGAL RAMALHO, SESAU, UNCISAL.
    Tá uma festa. Todo dia e toda hora tem precarizados nas unidades da saúde SEM CONCURSO PÚBLICO. Virou puxadinho de angariar votos.
    Não acredito que dê em algo.

  • Carlos

    Muito bem o Ministério mostra o seu valor de estar presente nesse tema. Só uma pequena observação aqui em Coruripe ,os Beltrão emprega a família e cabo a rabo e nada acontece apesar dessa denúncia ter chegado ao conhecimento do doutor Gaspar acerca de 2 anos e ninguém sabe de nada… O silêncio ensurdecedor até presente data. Será que tem os que podem e os que não podem. Alô Ministério Público diga alguma coisa.

  • Eduardo

    Que a justiça seja feita, principalmente para que todos entendam que ninguém está “acima de tudo e de todos”. Uma hora essa bolha de autorreverencia que muitos vivem há de explodir,murchar e secar.

  • genildo

    MP PRECISA CAIR EM CAMPO E RETIRAR ESSE POVO SANGUESSUGA DOS COFRES PÚBLICOS.

  • Priscila

    É assim que as algumas gestoes sobrevivem: cercadas de bajuladores e pouca eficiência. E os servidores que se calem…

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    CONCORDO COM O COMENTÁRIO DO VÉIO ( COMO ELE PRÓPRIO SE AUTO-DEFINE ) JORNALISTA , RICARDO MOTA . MAIS CONSISTENTE AINDA É O COMENTÁRIO DO INTERNAUTA JEu , QUE SEMPRE ACERTA EM SUAS BRILHANTES AVALIAÇÕES . COMO EU ENXUGO GELO EM UMA DAS INÚMERAS ESPELUNCAS ESPALHADAS SISTEMATICAMENTE NESTA CIDADE , SÍMBOLO DO ATRASO , DESSE SISTEMA POLÍTICO-EMPRESARIAL CORRUPTO QUE GOVERNA GRANDE NACO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO ( O NORDESTE ) , EM VIRTUDE DO CONÚBIO PROMÍSCUO ENTRE A ECONOMIA E A POLÍTICA . DEPOIS DE CINCO SÉCULOS DE CLEPTOPLUTOCRACIA , A CONTA ESTÁ CHEGANDO NA FORMA DE MASSACRES QUE O ESTADO FALIDO NÃO CONSEGUE IMPEDIR . . . DE EPIDEMIAS DIFUSAS , DE DEVASTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS , DE SALÁRIOS ATRASADOS ( DESTE MAL , ALADROAS AINDA CONSEGUE ESCAPAR ) , DE DESEMPREGO , DE RECESSÃO ECONÔMICA , DE ANIQUILAMENTO DA CAPACIDADE DO ESTADO DE REAGIR . . . A CADA 20 ANOS O BRASIL PERDE UM P.I.B. PARA OS BOLSOS DO CRIME ORGANIZADO POLÍTICO-EMPRESARIAL . . . ESSES GRUPOS ESTÃO ROUBANDO E MATANDO OS BRASILEIROS E O PAÍS . SÃO COMPOSTOS POR TRAFICANTES , ESTUPRADORES , HOMICIDAS , LADRÕES DO DINHEIRO PRIVADO , BARÕES – LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO , EMPRESAS QUE FAZEM DA CORRUPÇÃO A ALAVANCA PARA O CRESCIMENTO DE SUAS FORTUNAS , REVELANDO O COLAPSO DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS , CADA DIA MAIS PERDIDAS EM SUAS FUNÇÕES . . . ALGUNS DECEPAM AS CABEÇAS INIMIGAS NAS CELAS , OUTROS ROUBAM O DINHEIRO PÚBLICO E MATAM GENTE INVISÍVEL NA FILA DO I.N.S.S. , DENTRO DOS HOSPITAIS OU NAS PERIFERIAS DO LADO ARCAICO DO BRASIL . TÁ DIFÍCIL , NÃO !? SAUDAÇÕES DEMOCRÁTICAS , MATÉRIA !

  • Antônio Carlos de Almeida Barbosa

    No quesito Nepotismo, Bolsonaro e seu Clã são imbatíveis.

    • Onofre da Pindorama

      Já que vc, não conhece o grupo político só família Beltrão. O nepotismo aqui em Coruripe é a mostrado acima da media.

  • Marina

    Na SESAU tem famílias inteiras. Não é só no HGE. O pior não é isso, pq a maioria trabalha, o pior são os fantasmas. Pasmem, na Saúde do Estado não tem ponto eletrônico. Vou aproveitar a oportunidade e fazer uma denúncia, pq fiz uma denúncia da Ouvidoria da SESAU de uma servidora do RH que não trabalha, pq tem consultório e atende em Arapiraca, deixei a até o número do telefone do consultório, aí foi aberta uma sindicância( um dos câncer da SESAU), mas olha o absurdo, a conclusão foi que a coitadinha só falta toda sexta, isso há 15 anos. Mas todo mês recebe GRATIFICAÇÃO. Ela falta todo sexta, mas não tem um desconto. Outra, achou pouco entrou com um processo judicial e ganhou uma indenização do Estado. A pior coisa da SESAU chama-se RH. Entra lá MP. Tudo que se passa de errado vai para a Sindicância, mas o próprio Diretor do RH recebe função comissionada pq ” trabalha” na sindicância, mas nunca foi lá, só assina os processos. Podem pegar os processos de servidores na SINDICÂNCIA e verão o poder do RH na Sindicância da SESAU.

  • Maria

    Se essas situações acontecem é porque existe aprovação… cadê os tantos advogados do governo? Cadê a ética e os princípios constitucionais de moralidade, impessoalidade, eficiência …

  • Há Lagoas

    Uma das maiores mazelas que sobreviveu a queda da Monarquia, e foi plenamente institucionalizada como prática em nossa República das Bananas.
    Do menor município, a esfera federal, o setor que não tiver este tipo de desserviço, eu simplesmente parabenizo!
    E isso, como bem disse o Ricardo, independe das ideologias partidárias.

  • Uma correção!

    Só uma correção:O HGE não é o maior e muito menos o melhor hospital público de Alagoas. Tais títulos pertencem, com justiça, ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – HUPAA, popularmente conhecido como Hospital Universitário – HU.

    • JOSIAS

      Esse é o discurso pronto de todas as horas e que só agora podemos entender com clareza porque é um hospital de “portas abertas”. O toma lá da cá reina e o povo que morra a míngua.

  • Ex-SESAU Deus me livre novamente

    Inicialmente é preciso investigar o RH que já é uma grande família (pai, filhos, cunhados, genro etc…) . O gerente do RH empregou a família inteira e ainda ganha as maiores gratificações. Depois pode dar um pulinho no Gabinete do Secretário e pergunte pq a SESAU parece casa de praia em domingo de sol…. Só empregou os amigos, amigos de amigos e por aí vai… dá para fazer um churrasco com tantos amigos nada qualificados. Esses aparecem quando querem, para fazer absolutamente nada. O que mais temos na SESAU é funcionário comissionado fantasma.
    Depois acho bem válido perguntar pq o secretário tem um assessor que “trabalha” todo dia…. um exemplo hein… mas o horário dele é de 12h às 14h!!!!!!! Deve ser pq o assessor é advogado/sócio do escritório jurídico que defende o maior plano de saúde de Alagoas… que linda coincidência.
    E se parasse por ai era até bom, todos os amigos de marechal estão muito bem empregados, o Secretário demitiu um monte de precarizado (escravizado) que trabalhavam de verdade com a desculpa esfarrapada de cortar gastos, mas empregou comissionados com gratificação maior ou novos precarizados (parente de amigos e políticos) para não fazer nada.
    Quando o MP for analisar pode ler a lista de nomes de traz para frente pois o sobrenome é o que importa, fora as amizades de longa data.
    A verdade é que na SESAU tem comissionado, precarizado e concursado que realmente trabalham, mas são poucos, estão sobrecarregados de cobranças e carregam a SESAU nas costas. Mas esse secretário é um dos piores que já vi, imaturo, incapaz e com certeza não tem a equipe qualificada para administrar uma Secretaria tão importante e grande.
    Espero que seja investigado e que não acabe igual aquela operação da PF quanto a gestão da Rosangêla que em nada deu.

  • Fernando

    Tanta gente carregando uma profissão como sobrenome , mas deixando de lado principios e valores. É só observar como tratam as pessoas que não podem lhe trazer beneficio algum e veremos o quanto sao cheios de teorias vazias. POBRES MORTAIS. MP investiga a fundo que existem outras ligações nesse fio.

  • JC

    Ué, como assim? O MP vai investigar o nepotismo, é? Espero que a informação seja falsa, pq o MP não tem que investigar nepotismo nenhum, o MP tem o DEVER de propor uma ação civil pública contra o Governo de Alagoas porque tem comissionados e cargo comissionado é ilegal. Ir atrás de nepotismo na SESAU é a mesma coisa da pessoa estar acometida por um câncer e vc aplicar remédio de piolho.

  • Claudia

    NÃO É NECESSIDADE É ESCULHAMBAÇÃO MESMO PIOR QUE A CASA DA MAE JOANA. JA PODE PEDIR MUSICA NO FANTASTICO? MP VERIFIQUE TODA DOCUMENTACAO(SE É LEGITIMO) DESDE UMA DECLARACAO DE EXPERIENCIA ATE TODO O RESTO TEM MUITA GENTE QUE FOI INSTRUIDO.

  • Maria Silva

    É preciso uma visita lá na UNCISAL e Unidades assistenciais: HOSPITAL HÉLVIO AUTO, MATERNIDADE SANTA MÔNICA, HOSPITAL PORTUGAL RAMALHO, ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE VALÉRIA HORA… aí vocês verão o que é nepotismo.

  • arapiraquensee

    Que tal fazerem um levantamento da quantidade de parentes de um certo deputado que detém o “poder de mando” no Hospital de Emergência do Agreste ?
    É de arrepiar!!!

  • X9

    A SESAU não tem jeito, precisava ser delatada. O problema não são só os cargos comissionados, o problema está também nas funções comissionadas. Ex. A pessoa faz um concurso para ser telefonista e com ajuda dos comparsas exerce função de analista. Nesse caso, a figura fez um concurso que ganharia 1.200, mas exerce um cargo que ganha 5 mil. É o que mais tem na SESAU. Isso não é só na SESAU, isso é praxe das famílias antigas aqui de Alagoas. Tem milhares de riquinhos que fizeram concurso para cargos que exigem pouco, tirando as vagas dos mais necessitados, aí só querem o status de concursados, depois que entram são “promovidos” ou requisitados por outros órgãos. Na SESAU tem um gerente do Bradesco que está prestes a se aposentar pela SESAU. Banco é horário comercial, a SESAU tb, como esse sujeito passou 35 anos fantasma? Pq no banco ele trabalhava. E o salário? 8 pau, meu amigo. Fico imaginando quantos desses esse Estado tem. Enquanto isso, os servidores realmente concursados que trabalham ficam recebendo uma porcaria.

  • Silva

    Quando alguém recebe sem trabalhar, alguém trabalha sem receber. Simples assim!

  • Servidor público

    A SESAU é uma secretaria cabide. Serve para empregar incompetentes que não são absorvidos no mercado de trabalho, são advogados com ou sem OAB que não sabe se quer analisar um despacho e não responde de forma técnica, ” faz o trata-se, ao ao, encaminhe-se …., psicólogas, fisioterapeutas fazendo de conta que fazem atividades administrativas, companheiros de cerveja e partida de futebol e de jogo sendo empregados, inchando a folha EXTRA da sesau. Muitos ocupantes de cadeira e pouco trabalho. Enquanto isso, uma dúzia de técnicos são os responsáveis em não afundar a SESAU, mas essa galera tá cansada, desmotivada(o) porque vê dezenas de engomadinhos que ganham mais e trabalham muito pouco e quando faz algo, faz errado.
    E quanto a esse menino mimado, que não entende de saúde e para piorar só deu cargo a pessoas que.nao entende mais ainda. Alexandre Ayres pensa que está fazendo gestão, coitado, vai ganhar uma faixa como o pior de todos os secretários já visto na Sesau. Parabéns Alexandre, vc está no ranking dos piores. Já vi umas peças que tomaram posse , mas como você
    Estou vendo agora, porque é incrivel a sua incompetência. Detalhe, Ele nao sabe escutar …

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    CREIO QUE OS COMENTÁRIOS DOS INTERNAUTAS SILVA , X9 , ARAPIRAQUENSE , MARIA SILVA , JC , EX SESAU , DEUS ME LIVRE NOVAMENTE , JOSIAS , MARINA , PEDRO ANTONIO , ESTÃO PRENHE DE VERDADES . . . AQUILO É UM BALCÃO DE NEGÓCIOS QUE FUNCIONA HÁ PRISCAS ERAS . UMA BOA PARCELA DE POLÍTICOS CORRUPTOS E FISIOLÓGICOS , LIGADOS À ÁREA DA SAÚDE , POSSUEM FATIAS DAQUELE BOLO BOLORENTO , AONDE TOCAM SEUS TECLADOS OBSCENOS , GERANDO TODO TIPO DE CONTORCIONISMOS VERBAIS E VINHETAS IMORAIS . OUTROSSIM , NOS ESCANINHOS DAQUELE PROSCÊNIO , CORRE SOLTO COMPADRIOS , APADRINHAMENTO , PARENTELISMO , NEPOTISMO E OUTRAS MAZELAS OFICIAIS QUE SÃO TAMBEM PROMOVIDAS A FAMILIARES E DESCENDENTES DOS OPERADORES , COMO UMA AUTÊNTICA CAPITANIA HEREDITÁRIA . HÁ MAIS DE VINTE ANOS ESTOU NAVEGANDO NESTE MAR POLUÍDO , QUE NEM MERDA DE MARINHEIRO , SEM JAMAIS TER SIDO COOPTADO COMO APANIGUADO , OU DEMONSTRADO SERVILISMO PARA COM OS GESTORES DAQUELE ANTRO . ALIÁS , O MEU LEMA SEMPRE FOI E , AINDA O É ,VIVER COM ÉTICA , DEFENDER OS MAIS FRACOS E TENTAR SEMPRE SER JUSTO , NUM SISTEMA TOTALMENTE INJUSTO E HIPÓCRITA COMO O É , TODAS , EU DISSE TODAS , SEM EXCEÇÃO , AS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS DESTE ESTADO . SAUDAÇÕES
    DEMOCRÁTICAS !