A cena foi de quem tinha feito um gol. O soco no ar, ligeiramente encolhendo os ombros para o peito, num gesto de “gomeiragem”, como dizíamos para aqueles “amostrados” na infância já distante, ou “metido a Borge” nos tempos meninos do radialista do Passo do Camaragibe, foi fulgás e, digamos, melancólico.

Ele desceu de um “elicope”. Desceu não, deu um pulo para o chão como quem tivesse medo das hélices. Daí seu salto curvo (como uma cabra no pasto seco do sítio do Serafim, um amigo meu especialista em… cabras) com a calvície de Governador lustrada de óleo de peroba (era assim que o Waldemar Esquerdinha – que Deus o tenha – dizia da careca do meu velho – Deus ainda o tem por aqui) reluzente na ponte Rio-Niterói.

Alguns curiosos até o aplaudiram, não pelo que ele disse depois aos microfones, mas pelo heroico sucesso de sua chegada: o esforço insuperável de ter que controlar o peso da barriga na hora do salto, para não pender com as ventas no asfalto impiedoso e quente. Ele tinha sabido do tiro certeiro que o sniper tinha dado a alvo exposto e fácil no Willian Augusto da Silva, um vigilante anônimo.

O “maluco”, assim apelidado, embarcou num ônibus bonito de linha, que por aqui nas Alagoas seria “ônibus de viagem”, e fez 39 pessoas de reféns. Exigiu que uma adolescente-passageira colocasse saquinhos com gasolina no teto do ônibus bonito. Ou pegava 30 mil ou tocava fogo, ou iria pular com um dos reféns da ponte na Baía da Guanabara. O resto da história todos nós sabemos.

E o Seu Paulo, quem é o sujeito?

Todos os dias, e ainda nem é dia, Seu Paulo leva sua filha Raiane, uma orgulhosa historiadora de 24 anos, ao ponto de ônibus da viação Galo Branco que faz a linha Alcântara x Estácio. O cinquentão não imaginaria nunca que sua filhinha estaria nas mãos de um maluco a 11 minutos à frente. Ele viu pouco tempo depois pela TV que sua pequenina corria perigo.

O resto da história…

Não é que vi pela TV o Seu Paulo!

Sim, assim, de repente! (O ex juiz Wilson metido a governador já o tínhamos visto naquela cena melancólica na ponte construída pelo Mario Andreazza em ’74).

Seu Paulo foi protagonista de um aparecimento de 48 segundos na TV, abraçando e consolando, pasmem, a mãe do sequestrador de sua Raiane, a dona Renata Paula. Seu Paulo tinha uma voz calma quando falou o que disse para a mulher-mãe inconsolável à porta da delegacia:

— Eu não tenho poder de julgar. Falei para ela ter calma e confiar. O que você fala para uma família que perdeu o filho? Tentei confortar. Tentei ajudar. A minha intenção como um ser humano foi de tentar ajudar. Porque a dor é dos dois lados. E ali, naquele momento, ela estava precisando.

A imagem do Seu Paulo abraçando e consolando a mãe de quem poderia ter matado sua menina foi contrastante com os dois punhos levantados do Wilson Governador naquela insípida, seca e quente ponte de 13,29 Km construída numa época insana… que se repete.

Osvaldo Epifânio (Pife)

Olavo Calheiros confirma título de grande ausente na Assembleia
JHC está prestes a ganhar dois importantes vereadores em Maceió
  • Glorioso

    O ex-juizo, que está eliminado os “vagabundos bandidos” do estado do Rio Janeiro para alguns da imprensa é metido a governador, já o “presidente da câmara” que aparece na lista da corrupção da “Lava Jato” vulgo botafogo e que comanda o $entrão, aprovou as pressas na calada da noite a Lei de abuso de autoridade de autoria dos senadores R&R (reinão/requião) é o destaque da política brasileira. Pode Arnaldo! Sem censura.

  • Há Lagoas

    Reminiscências, textos assim me fazem repensar o valor da vida.
    Nossa olhar não precisa se limitar ao próprio umbigo, é preciso olhar a nossa volta.

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    ESTA ESCABROSA OCORRÊNCIA TINHA TUDO PARA TER ACONTECIDO NA PONTE DIVALDO SURUAGY . . . SERÁ QUE FOI O DEDO DO DESTINO QUE POR DESCUIDO OU MIOPIA , PERMUTOU A ARENA !?

    • Xô Comarca SERVIL desde 1817 sub-Casa do COLEGIAL: no Recife tem!

      A descuRpa de AMARELO lumbriguento é cumê BAiRRO nojento, caro Tião.
      Apois DESTINO é coisa de preguiçoso de Shopping Iguatemi, Asmodeus!
      [ASMODEUS] := com 2 asas e 3 cabeças, 1 de homem com hálito de fogo HOMO.
      As outras duas: 1 de touro XIFRUDO, e 1 de carneiro viril + fertilidade laqueada, ufa!.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Asmodeus
      E a conta do dia do MENTIROSO no mês do INDIO a 1º de abril é 7 cabeças da serpente NAJA.
      [NAJa’$] := serpentes peçonhentas da família Elapidae d’Áfricas utópicas às melancólicas Ásias.
      – Com cerca de 20 a 22 espécies, sofre várias revisões taxonômicas h´á décadas entre Paris e Madrid.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Naja

  • JEu

    Outra lembrança desnecessária… vida que segue… o fato já ocorreu, já foi bastante comentado, todos sabem como funciona o trabalho do grupo especial quando há reféns (obedecendo a protocolos internacionais…) e o rapaz encontrou o destino que voluntariamente procurou… é triste? é sim, mas e se acontecesse algo de ruim com algum ou com vários ou, mesmo, com todos os reféns?!!! decidiu-se pelo mal menor… vidas foram salvas… já o comportamento do governador, é algo triste, também, e que deve ser esquecido, pois deve ficar como uma mancha escura em sua própria consciência… e isso é o bastante… e não vai impedir do cidadão brasileiro de decidir por sua reeleição para governador do RJ ou para a sucessão de Bolsonaro… é preciso aceitar para não sofrer tanto… faz mal ao estômago, ao coração, à pressão cardíaca…

  • George Queiroz

    Critica bem feroz ao governador do RJ ! Pena que não vemos criticas a autoridades locais – ainda mais depois da mineração da Braskem em área urbana – Pinheiro e Mutange! Esperava mais de quem admirava !

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, as suspeitíssimas relações do governador Witzel com milícias, desde a campanha eleitoral, têm sido objeto de grande preocupação. Tanto a coincidência de que as lamentáveis 881 mortes registradas em ações policiais no Rio de Janeiro neste ano não terem ocorrido em áreas dominadas pelas milícias como a legalidade da “política de abate” conduzida pelo governador, que resulta em ações irresponsáveis que repercutem sobre vidas inocentes e ameaçam a segurança pública. Esse fato, por sinal, tem sido apurado pelo Ministério Público Federal. As ações de Witzel estão sendo atentamente acompanhadas por órgãos e instituições, nacionais e internacionais, comprometidos com o Estado de Direito. Cedo ou tarde, à medida do avanço possível nas apurações, saberemos mais. A lição serve também para o clã Bolsonaro. A verdade pode tardar um bocado, mas aparece. Um abraço. https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/08/20/policias-mataram-881-pessoas-em-6-meses-no-rj-nenhuma-em-area-de-milicia.htm
    https://veja.abril.com.br/politica/mpf-pede-investigacao-de-crimes-a-bordo-de-helicopteros-de-witzel/. Pessoas poderiam ter sido assassinadas com a ação irresponsável https://www.cartacapital.com.br/politica/bolsonaro-e-witzel-legalizam-milicias-na-pratica-diz-freixo/

  • Adilio Faustini

    Rio de Janeiro é um dos Estados com o pior quadro político do Brasil.Um Estado pequeno, 45 mil km2, a mesma renda per capita de São Paulo, o Rio recebe a maior quantidade de Royalties de Petróleo do Brasil e tem piores serviços públicos que muitos Estados brasileiros, até o Museu Nacional ardeu em chamas naquelas plagas.

  • APONTOU, ATIROU, VAI MARCAR! É GOOOOOL!

    Parabéns, Governador Wilson Witzel!
    Foi um gol de anjo, um verdadeiro gol de placa
    Que a população agradecida assim cantava
    Witzel Maravilha, nós gostamos de você
    Witzel Maravilha, faz mais um pra a gente ver!