Pobre Argentina!

A frase, em tom de comiseração, poderia ser dita pelos que concordam coma as declarações iracundas do presidente Bolsonaro – dia sim, outro também -, decorrentes do simples fato de que los hermanos, majoritariamente, tenham demonstrado preferir o candidato de oposição a Macri, “amigo” do Jair.

Pois vos digo: tenho profunda admiração pelos argentinos, e não só no futebol (eu torci por eles na final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil).

Além de terem uma eleição presidencial ainda mais democrática que a nossa – que é democrática, também -, com três turnos, esses “loucos” ainda conseguem proezas invejáveis:

– A Argentina já recebeu cinco prêmios Nobel: dois de Medicina, um de Química e dois da PAZ.

– A Argentina já ganhou um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com o maravilhoso O segredo dos seus olhos – além de fazerem, atualmente, um dos melhores cinemas do mundo.

Pois que seja este povo, com problemas e contradições como qualquer outro, a escolher os que vão comandar o destino do seu país.

Aliás, altivez e determinação nunca faltaram aos argentinos.

A saga do Sabonete
Entrevista com o Reitor eleito: "O futuro do estado é indissociável da UFAL"
  • JEu

    É bem verdade, RM, que o destino da Argentina pertence ao seu povo e ninguém poderá impor aos seus cidadãos o que fazer durante uma eleição… agora, também é certo afirmar que nenhuma nação sobrevive sozinha… sempre há que buscar as parcerias, principalmente no campo econômico e do comércio internacional… e tudo depende das relações entre os países… creio que foi isso o que Bolsonaro quis dizer… pois fica difícil para um país que está buscando se afastar das ideologias comunistas tanto nas relações políticas quanto de abertura da economia, manter relações políticas e comerciais com um que busca exatamente o contrário… afinal, durante o governo da Cristina Kirchner, o Brasil “financiou” obras de grande porte na Argentina, praticamente à “fundos perdidos”… alguém aí se lembra disso?!!!

  • Antônio Carlos Barbosa

    O opositor do Macri, não tem nada de irresponsável, tem conhecimento e determinação para conduzir os argentinos. A Cristina será vice, e não mandará no governo. As mentiras lançadas pelo Bozo contra a chapa de oposição, foi o maior cabo eleitoral contra o Macri. O Bozo ferrou o Macri, é um apoio nefasto.
    O Bozo não enxerga que ele será o espelho do Macri amanhã.
    De tanto desconfiar de todos ao redor, o Bozo sofre mania de perseguição, e somente confia no seu Clã. Terminará o governo em uma camisa de força.
    Quanto ao cinema Argentino, são dramas imperdíveis, praticamente todas as películas.

  • Antônio Carlos Barbosa

    Vejo a Lei de Abuso de Autoridade como maléfica contra a sociedade, e benéfica aos corruptos, bandidos, lavadores de dinheiro, traficantes, agiotas e demais classes de bandidos. Somente vejo elogios a Lei, de figuras como: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre Moraes, Renan Calheiros, Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre, Taturanas, Rodoleiros, enfim, todos os bandidos da elite, poltiica e empresarial que são investigados/denunciados/condenados, todos estão a favor abertamente da lei, ou apoiam no silêncio.
    Pois é, se todos os bandidos defendem a tal Lei, essa somente atende aos seus interesses de roubarem mais, e matarem milhares com a corrupção, que deveria ser crime contra a humanidade.
    Bandidos festejando a futura sanção da Lei, pelo Clã do Bolsonaro, pois o Governo é composto de três Presidentes filhos, que são as verdadeiras autoridades, e o Bolsonaro que não tem autoridade de pai e sim é como filho dos seus filhos, que esses filhos desempenhem no Bolsonaro, autoridade de pai. Enfim Bolsonaro de quatro pais: os três filhos e o Olavo de Carvalho, o astrólogo.
    Somos governados por um verdadeiro Clã.
    Estamos fedidos e maus pagos.

  • Luiz Antonio

    Inegavelmente a Argentina tem aspectos culturais muito interessantes e se consideram europeizados, o que não é ruim, mas politicamente estão equivocados e vão se afundar na miséria econômica e na corrupção, tal e qual a Venezuela, é só isso que a esquerda tem a oferecer, aguarde!

  • Daniel

    Argentina se livrando da maldição do liberalismo econômico, em 2022 espero o mesmo caminho para o Brasil se ainda existir um país. Bolsonaro não passa de um louco saudoso da ditadura e agora quer destruir a PF para salvar o “garoto” . Ustra nunca mais. Bolsonaro ate quando iremos aguentar

    • Mario

      O Macri foi eleito com um discurso liberal, mas de liberal não tem quase nada, ou você acha que congelar preços como ele fez é ser liberal? kkkkkkkkk isso é medida populista, e populista a esquerda sabe ser muito bem. Me diga uma exemplo de economia não liberal que desenvolveu um país? A Venezuela? hahaha é o que a Argentina se tornará, uma Venezuela dos pampas. Pobre Argentinos

  • Maria

    Que diferença faz a política ser de “direita” ou “esquerda” se o que todos queremos é o avanço do país. É preciso acabar com isso: A culpa é do Lula ou a culpa é do Bolsonaro…Isso não traz soluções ( de um lado o “sujo” e de outro “mal lavado”) não necessariamente nessa ordem. Nosso presidente tem ao menos uma virtude, que, ao se exercer, elimina a esperança de que outras possam existir: ele é sincero ao expor suas utopias. Um país é muito mais que um presidente e sugiro olhar mais para o que nos une e menos para o que nos divide.

  • Maria

    O que acontece na Argentina é que o povo cansou da formula revolucionaria do Macri que por sinal é a mesma que o nosso presidente quer implantar aqui. ”São inúmeras as reclamações da população da argentina… falam que o programa de governo resultou na disparada da inflação, liquidação dos direitos trabalhistas e sociais e obediência aos propósitos americanos e que em sua administração a pobreza e a indigência atingiu um grande numero da população.” Só quem sabe é quem passa e ideologias a parte o que se espera é avanço e não retrocesso seja em qual for o país. O voto tem um grande poder vejam só.

  • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

    Êita, Ricardo … haja Tiririca, cearense eleito 3 Xs em SãPaulo: 2010, 2014 e 2018!
    A sorte é que temos LEIS, q’aRRentiÑos nem sonham:
    1. A Lei da RESPONSABILIDADE Fiscal nos palácios e a Lei da Ficha LIMPA nas eleições;
    2. A Lei Maria da Penha e Código de TRÂNSITO com bafÔmetros + radares nas ruas e estradas.
    Legado insculpidos na Constituição DEMOCRÁTICA de 1988 por jovens formados na USP, criada em 1934 bem antes da UFAL de 1961.
    Dr Ulysses adEvogado (1916-1992, 76 de IDADE) e Dr M-Covas engenheiro (1930-2001, 71 anos), com Ensino SUPERIOR.
    Competentes e habilidosos suaram a camisa e salivaram o potente MASTRO que nos sustenta na fervura pernambucana do forró de Caruaru.
    Temperado com o BOM humor de C-Anísio (1931-2012) e T-Cavalvante aos 57 desde 1962.
    E de R-Aragão de Sobral aos 85 desde 1935, gente nossa 100% Ceará NORDESTINADO.
    Brasileiros da geração pós Cel Ludugero (1929-1970), saudoso Luiz Jacinto Silva de Caruaru!
    Sem falar na FARTURA e generosidade peituda de Fafá de Belém aos 62 desde 1956 no CARIMBÓ.
    Somos todXs BRASIL alegre sobrevivendo a desmatamentos criminosos, MAS isso passa!
    > Vai passar nessa avenida um samba popular, cada paralelepípedo da velha cidade
    – Essa noite vai s’arrepiar ao lembrar Q’aqui passaram sambas imortais sangraram nossos pés
    > Apois aqui sambaram nossos ancestrais, desbotada memória às novas gerações
    – Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, subtraída em tenebrosas transações em 6’13”
    https://youtu.be/P6C5bZOr3xQ

  • Anthony

    Viva a Argentina. Logo teremos,também, um governo que pensa no desenvolvimento do seu povo.

  • Carlos

    Kkkkkk… Bolsonaro mudou o resultado das eleições na Argentina. Será o prêmio de consolação da esquerda Brasileira. Sinceramente na minha humilde opinião não vejo Bolsonaro com essa bola toda não ou será coisa do inconsciente coletivo da esquerda.

  • Pedro Leal

    Ricardo, além de 5 prêmios Nobel e um Óscar, a Argentina tem o atual Papa e foi campeã olímpica e mundial de basquete masculino, acabando com anos, décadas talvez, de uma hegemonia quase religiosa dos americanos.

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, compartilho da mesma profunda admiração pelos hermanos. Não engulo essa rivalidade artificial criada pelos programas esportivos. É fato que a Argentina tem sob diversos aspectos uma maturidade institucional que ainda não alcançamos. Lá, diferente do que ocorreu aqui, os crimes de estado praticados durante a ditadura militar foram investigados, e seus responsáveis, punidos. Quem se propor a homenagear torturador, sequestrador ou assassino da ditadura será de pronto rechaçado. A Argentina nos emociona com um belíssimo movimento social, As Mães da Praça de Maio, que reúne mulheres em busca da verdade sobre filhos, netos, maridos, pais e irmãos vítimas do terrorismo de Estado. Lá ninguém admite que alguém, muito menos a maior autoridade pública do país, faça piadas e despreze o sofrimento alheio de quem foi vítima dessa vilania estatal. Acredito que o povo argentino, assistindo o desastre brasileiro sob o governo Bolsonaro, não aceitará a agenda de medidas neoliberais destrutivas de direitos sociais que vêm sendo implantada por Macri, o que só tem aprofundado a crise. Como as relações exteriores do Brasil têm sido marcadas por sectarismo ideológico e motivação política, com claros prejuízos à imagem internacional do país e com repercussões negativas sobre nossa balança comercial, penso que os argentinos não seguirão esse péssimo exemplo. Em sã consciência, ninguém brigaria com seus principais parceiros comerciais, com mercados consumidores estratégicos e dificultaria o fortalecimento de blocos regionais por causa de delírios ideológicos. Lamentavelmente, é isso que tem marcado o relacionamento internacional do Brasil, produzindo generalizado descrédito na China, Rússia, Alemanha, França, países árabes etc. A subordinação colonial aos interesses de um único país, como tem feito o Brasil ao se ajoelhar perante os EUA, vai na contramão do fortalecimento da soberania nacional, da diversificação econômica e da dinâmica comercial multipolar da atualidade, que há muito superou o alinhamento ideológico pautado na Guerra Fria e em bobagens lunáticas de golpe comunista. Um abraço.

  • José Carlos Silva

    Alguém conhece realmente como funciona a Argentina? Tem ideia clara de seu processo eleitoral? Sabe como se processa a tratativa com sindicatos infestados de peronistas e kirchernistas? Tem ideia da corrupção que permeia todos os governos desde Carlos Saul Menen, que ficou dez no poder e deu sequência através Duhalde, Nestor Kirchner e logo depois sua esposa Cristina Kirchner com dois mandatos, todos do Partido Justicialista, oriundos do mais puro peronismo?

    O buraco é mais embaixo, e põe embaixo nisso. Comparados a eles, nossos políticos são amadores.