Marta é craque e a melhor jogadora de futebol do mundo – e há muito tempo.

Ela merece todas as homenagens que Alagoas e os alagoanos possam lhe fazer, mas isso não pode acontecer com uma ação de desrespeito a outro grande brasileiro (que adoramos criticar pelas suas declarações)

Não haverá no mundo outro Pelé, assim como, provavelmente, Marta será a eterna rainha do futebol.

A mudança de nome do Trapichão – ou Estádio Rei Pelé – desconhece, em verdade, aquilo que efetivamente podemos chamar de “sabedoria popular”.

Lúcio Costa, arquiteto e urbanista, que projetou Brasília junto com Oscar Niemeyer, nos deu uma lição de humildade e sabedoria na conclusão da sua obra definitiva.

Prontas as grandes avenidas da nova capital do Brasil, notou-se que as passagens por entre os canteiros centrais, que separam as pistas, não tinham um indicativo do lugar por onde deveriam passar os pedestres.

Ele pediu calma aos sôfregos e aos críticos.

Pouco tempos depois, fez notar que as passagens haviam sido marcadas pelos pés dos transeuntes. A tendência, confirmava, era que as pessoas seguissem sempre pelo mesmo local onde já havia marcas visíveis dos passos humanos.

Isso é entender de gente – muito além do concreto.

Mudar o nome do nosso estádio de futebol não vai fazer com que o torcedor ou os alagoanos, de forma geral, o chamem de Rainha Marta. Ele continuará sendo Trapichão ou Rei Pelé.

Assim como o ginásio do Sesi será sempre ginásio do Sesi; o Palácio dos Martírios, para todo o sempre, assim será conhecido (mesmo como museu).

Aliás, para quem não sabe – e imagino que a maioria dos leitores sabe -, o Maracanã foi batizado como Estádio Mário Filho (grande jornalista, irmão do tricolor Nélson Rodrigues). E daí?

A Rainha Marta, por sua vez, merece um equipamento esportivo, um monumento – seja o que for -, para chamar de seu: ela que sempre será nossa Rainha 1ª e única – como atleta e como mulher.

 

Como Renan Filho pode evitar que seja exposto ao ridículo
Corintho Campelo confirma ao blog: é pré-candidato a prefeito de Maceió pelo PDT
  • Jobson

    Isso faz lembrar aqueles vereadores que eleitos, não sabe o que fazer ´aparece de imediato com o projeto de mudar nome de Ruas , e título de cidadania.

  • Lima

    Marta, que é o maior símbolo da modalidade no país e embaixadora global da Boa Vontade pela ONU Mulheres, merece sim uma homenagem em AL, mas modificar o nome de um estádio que convive com problemas estruturais, ultrapassado mesmo sendo o maior palco esportivo alagoano,não é homenagem.

  • JEu

    Concordo, RM, com tudo o que foi dito no texto… Marta merece dos alagoanos uma homenagem, porém com algo novo, diferente, talvez uma vila esportiva dedicada ao futebol feminino… ou um museu de futebol dedicado à ela e, por conseguinte, à todas as mulheres alagoanas que se dedicaram aos esportes, inclusive paralímpicos… agora, essa coisa de tirar um para substituir pelo nome de outra pessoa, no caso o Rei Pelé (o maior atleta de futebol de todos os tempos); o brasileiro que nos deu (lógico que não sozinho…) o tri-campeonato mundial de futebol, para renomear o estádio com o nome da Marta é coisa de quem não sabe respeitar os outros… e é só lembrar que a decisão de dar nome ao estádio de Rei Pelé não foi pedido ou, nem sequer, resultado de consulta ao mesmo… foi e é o reconhecimento do povo alagoano ao excepcional craque do futebol (maior que ele, creio, somente o Garrincha, que já tem seu nome no estádio do Distrito Federal). Será que temos uma memória tão pequena assim?!!!

    • Luis

      Do povo alagoano, NÃO, do governador LAMENHA, pois o nome do estádio seria LAMENHAO!

  • Luis Lins

    Marta,merece sim.
    Sempre divulgou suas origens.
    Além de tudo o Pelé,sujou sua biografia quando não queria reconhecer uma filha fora do casamento.
    Ao menos o enterro da filha ou visita lá ele não fez.
    Ela lutou muito tempo com uma doença e infelizmente morreu.
    Temos q assumir na vida o bônus e o Ônus de nossas atitudes.

  • Vieira

    Nem rei pelé, nem rainha marta: os dois são “ídolos de plástico, não resistirão ao tempo. Quando digo tempo, refiro-me a uma escala temporal do tipo que nos distancia de MichelÂngelo. Assim, daqui a mil anos, haverão de citar o nome Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, mas duvido que lá no futura alguém saiba que existiram chutadores de bola. Por isso acredito que o nome Trapichão deve permanecer, pois vem carregado de histórias da nossa Terrinha, dos grandes trapiches que nosso Ledo Ivo tando faz referências em sua obra.

  • Antonio de Padua

    Até que fim consigo concordar com você Ricardo Mota.

  • Alagoano T

    Os nobres deputados não têm o que fazer não? O estado falido, o desemprego nas alturas, a criminalidade absurda e eles (e nós aqui kkk) discutindo o nome de um campo de futebol. Pelo amor de Deus gente ….

  • Maria

    Já disse anteriormente” algo precisa mudar para que tudo continue como está”. Concordo com todas as idéias do Jeu desde que fosse o inverso da rainha para o povo sofrido alagoano que como ela buscam todos os dias oportunidades e não as tem. Não que a Marta não mereça, mas que essa fosse a “condição”: Que ela pedisse pela valorização do esporte no nosso estado,principalmente sabendo de onde ela veio e de todas as dificuldades enfrentadas. Esse seria uma excelente homenagem dos alagoanos para a rainha. Gratidão! Os tempos são outros…

  • Carlos

    Só me refiro o nome Trapichao e Rei Pelé… Já Marta merece é o orgulho dos Alagoanos! Concordo com a matéria vamos pensar em coisa nova para Marta e deixar o Rei Pelé em paz

  • niv_mace@hotmail.com

    Zagalo, Pelé e Marta deram uma grande contribuição para o futebol nacional e internacional,mas não acho justo trocar o nome do estádio para rainha Marta,o ideal é que fosse construído um novo estádio, aí sim com essa alagoana que honra o nome de Alagoas.

  • almeida

    RICARDO, DESSA VEZ CONCORDO COM SUAS PALAVRAS.

  • Adilio Faustini

    Acho que deveria mudar o mome do Estadio Rei Pelé para Rei Sucatão ou Rei Obsoletão .