O senador Renan Calheiros, que foi presidente do Senado por quatro vezes, foi certeiro ao afirmar que o presidente Jair Bolsonaro passou dos limites no ataque ao presidente da OAB Nacional, advogado Felipe Santa Cruz.

Só que foi exatamente nesse tipo de comportamento que o senador e o presidente da República encontraram uma semelhança – e se nivelaram – de forma lamentável, este ano.

A lembrar: logo após perder – em fevereiro – a última eleição para o cargo que ocupou tantas vezes (a presidência do Senado), o emedebista disparou numa rede social contra a jornalista Dora Kramer, de quem já foi até bem próximo.

Agiu motivado por vingança pessoal, num sentimento que apequenou o senador mais até do que a derrota entre os seus pares no Congresso Nacional. Foi um ataque à honra e à família da jornalista – algo que nem o cidadão mais anônimo, comum, pode se dar o direito de fazer, quanto mais uma autoridade nacional.

Na sequência, Calheiros foi incapaz de vir a público apresentar um pedido de desculpas à profissional de imprensa. Claro que não apagaria o que foi dito, mas, ao menos, traria alguma sensação de que ele é humano, sim, e não apenas na hora de cometer um mal.

Já Bolsonaro, agora, também por vingança pessoal, atacou o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, mirando e atingindo a memória do pai do advogado – morto pela ditadura militar, como atestam documentos oficiais.

E nem mesmo ao ser confrontado com informações oficiais da Aeronáutica, comprovando a prisão de Fernando Santa Cruz – a vítima, – o presidente foi capaz de voltar atrás e pedir desculpas.

Os dois são de campos políticos distintos, mas se negaram a se comportar como aqueles que pretendem ficar como gente grande na história.

Eis um encontro que ambos bem que poderiam evitar.

Ricardo Mota Entrevista: "Alagoas tem 400 transplantados de fígado"
Rodrigo Cunha vota contra nome de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA
  • JEu

    Não nos preocupemos tanto com o que o Bolsonaro fala, pois ele pode, até, em alguma ocasião, apresentar desculpas pessoais ao presidente da OAB… o mais importante é a recuperação econômica e financeira do país e dos cidadãos brasileiros, pois sem isso a dor da miséria pode assolar uma quantidade ainda maior do povo mais necessitado (é só lembrar o exemplo que temos do país vizinho, a Venezuela)… os projetos econômicos do governo (e digo do governo, pois o presidente já o disse que não entende muito bem de economia, e que escolheu uma equipe capacitada para isso) estão aí, alguns já em andamento, outros só esperando que nossos “representantes” tenham a coragem de aprová-los… e, enquanto isso, ficamos perdemos tempo e energia dando ênfase à coisas menores… todos sabemos do humor do presidente que não leva desaforos para casa… é ter calma e se acostumar com isso, não dói nada… agora, se começar a aparecer coisas como o Mensalão, o Petrolão, o BNDEsão, os fundos de pensão, etc, etc… então podemos e devemos pedir o impeachment do presidente… se acontecerem ofensas pessoais, façamos como Jesus recomendou a Pedro: perdoa não somente sete, mais setenta vezes sete vezes… e lembremos que, apesar do que falaram (lógico que não acho correto o que fizeram…) o Reinão e o Bolsonaro, ambos continuam nos respectivos cargos eletivos, pois o que falaram em nada impede o exercício dos mesmos…

  • Pedro Antônio

    Quero saber quando a justiça vai chegar em Renan Calheiros.
    Todo mundo é pego. Menos o dono do Brasil.
    Dois pesos e duas medidas.

  • Glorioso

    NENHUM SER HUMANO “DETÉM O MONOPÓLIO DA VIOLÊNCIA”.
    O SENADOR FOI VIOLENTO COM A JORNALISTA;
    O PRESIDENTE DA OAB FOI VIOLENTO COM UMA ADVOGADA E MÃE DE TRÊS FILHAS;
    O PRESIDENTE DA REPUBLICA FOI VIOLENTO COM O ADVOGADO PRESIDENTE DA OAB;
    AS REPERCUSSÕES NA MÍDIA DECORRE DOS INTERESSES POLÍTICOS E CADA UM CORRE ATRÁS DOS SEUS.

  • Adilio Faustini

    Poderia infirmar aos brasileiros que ontem foi assinado a isenção de impostos de mais de 200 impostos para produtos que não são produzidos no Brasil ou que não tenham similares no Brasil.É o Brasil avançando dia após dia.

  • Marcelo

    Sinceramente, porque a OAB Nacional está do lado obscuro dos advogados de Adélio Bispo? Qual o medo de se investigar tanto apoio de graça a esse bandido? Qual o real interesse nisso tudo? Meu caro Mota, sempre existem dois lados da história e no momento só se está contando o lado do mocinho (Doente mental/Adélio Bispo).

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, tem razão quanto à lamentável baixeza das declarações de Renan e Bolsonaro. Nos dois casos há ataques sórdidos contra a reputação de pessoas e postura incompatível com a seriedade do cargo que exercem. Dito isso, no caso da figura de Bolsonaro, há circunstâncias que agravam a verborragia. Primeiro, trata-se do presidente da república, chefe de estado e de governo. Segundo, suas declarações não são casos isolados, mas um modo sistemático de se relacionar com outras instituições e poderes que lhe desagradam, interditando qualquer tentativa de diálogo racional. Diante de qualquer crítica ou discordância, ainda que fundamentada e válida, sua reação é o ataque pessoal, ofensivo, estúpido, sem nenhuma disposição para o debate, como se suas palavras e ações tivessem de ser aceitas pela força, impositivamente, sem margem para contraditório, como se estivesse sempre certo. Veja o caso do INPE, por exemplo. Bolsonaro demitiu o diretor do instituto porque não aceitou os dados científicos provando o avanço de desmatamento e devastação ambiental. Quando confrontado pela realidade, busca distorcê-la. E quando contrariado por outras instituições, o discurso é o mesmo: tenta se vitimizar e dizer que não o deixam governar. Terceiro, como produto de suas declarações e ações, sua horda de fiéis seguidores e robôs virtuais replicam em escala massiva os ataques pelas redes sociais. Em sua lógica binária, quem não o apoia incondicionalmente é seu inimigo (comunista petista gayzista bolivariano etc.). Disso podem resultar efeitos concretos, como as ameaças de morte feitas ao presidente da OAB, que já as informou à Polícia Federal, e os ataques a seus familiares. Ou seja, quem procura minimizar as declarações iracundas de Bolsonaro não consegue enxergar os efeitos perversos que provocam na realidade. A política de ódio e de uso institucional do cargo para vingança praticada pelo governo Bolsonaro já se reflete no Nordeste: apenas 2,2% de recursos e empréstimos liberados pela Caixa Econômica foram para a região Nordeste. Em 2018, a região recebeu 1,3 bilhão de reais, o equivalente a 21,6% dos 6 bilhões fechados pela Caixa em operações para governos regionais. Dados apurados pelo Estadão: https://www.google.com.br/amp/s/economia.estadao.com.br/noticias/geral,com-nova-gestao-da-caixa-nordeste-recebe-apenas-2-2-dos-emprestimos,70002951591.amp

  • Cidadão

    Homi, comparar RENAN Calheiros e Bolsonaro é uma discrepância, espero que o nobre jornalista dê foco ao bem que RENAN Calheiros faz ou fez por Alagoas, diga aí meu nobre????

  • Hélio

    “…e só usa em Caso de Necessidade, que é o termo de posse, tá?”
    “Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.”

  • Maria

    Ambos ultrapassaram a fronteira do bom senso. “Tudo tem a sua ocasião própria e todo o propósito debaixo do céu tem seu tempo…tempo de calar, e tempo de falar” Eclesiastes 3:1:

  • Antônio Carlos Barbosa

    Pois é Mota. E o casamento do Bolsonaro com o Lula! quem realizou e selou a nova amizade de interesses, foi o Ministro e Presidente do Supremo dias toffoli, através da sua decisão, em suspender as investigações amparadas nos relatórios do COAF, beneficiando diretamente o filho do Bozo, senador Flávio rachadinha, que embolsava com o Queiroz, maior parte do salário, de cada servidor do gabinete do então deputado estadual e hoje senador, filho do Bozo, roubando trabalhador. Beneficiando a decisão do ministro indiretamente a todos que estavam sendo investigados e até os cumpridores de pena, petistas, pepistas , emedebistas, dem (demonialistas)….. enfim, protegendo os bandidos ricos, traficantes, ladrões…..
    Ninguém viu um petista, ou qualquer outro de partidos da esquerda ou da direita, criticarem a desavergonhada decisão do eterno capacho petista e hoje lambe botas do Bolsonaro, o Excelentíssimo Ministro Presidente do STF dias toffoli.

    Moro cada dia mais desmoralizado pelo Bozo, não pode comentar a absurda decisão, e ainda vai ser demitido pelo Bozo, do COAF seu indicado, por este ter criticado a decisão que beneficia o filho do Bozo, e os outros bandidos..
    Bozo, Lula, esquerda e direita são iguais quanto a manutenção da corrupção, do roubo ao cidadão, somente diferem na quantia do roubo. Enfim, não tem mocinho, somente bandido.