CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE

Salvador, 29 de julho de 2019

Na primeira reunião, após a formalização do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, os Governadores, reunidos em Salvador, definiram o Plano de Trabalho apontando as primeiras ações, algumas delas descritas abaixo:

1 – Apresentação do programa de oferta de médicos para a atenção primária na região, visando ampliar os serviços de saúde nas áreas mais carentes dos estados nordestinos.  Os governadores apoiam a proposta do Ministério da Saúde de criar um programa de médicos para o Brasil e desejam contribuir com a proposta. Para isso, irão solicitar o agendamento de audiência com o ministro.

2 – Efetivação de um processo único de compras para estados integrantes do Consórcio, com o objetivo de reduzir os custos na aquisição de aquisição de bens e serviços em diversas áreas da administração, alcançando economia importante para os cofres públicos. Ficou definido que o primeiro edital será publicado ainda no mês de agosto.

3 – Integração de dados estaduais e sistemas de informação para organizar indicadores para planejamento e ações do consórcio, em sintonia com o Plano Nacional de Desenvolvimento do Nordeste;

4– Construção de uma agenda internacional buscando parcerias institucionais e financiamentos de projetos com outros países. A primeira agenda internacional será em novembro próximo;

5 – Apresentação do Nordeste Conectado, um projeto que visa conectar a região por meio de fibra óptica;

6 – Elaboração de estudos para criação de um fundo de investimentos que estimulem a atração e ampliação de empresas no Nordeste, funcionando como uma agência de fomento regional;

Além do Plano de Trabalho do Consórcio, os governadores definiram pontos referentes à segurança pública, considerados emergenciais:

A – A efetiva implementação das ações asseguradas no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a fim de que haja investimentos e execução de medidas conjuntas de combate ao crime e à violência;

B – A liberação imediata de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública por parte da União, que precisa assegurar inclusive o descontigenciamento das verbas do citado Fundo, o qual possui atualmente R$ 1,1 bilhão retido;

Finalmente, ratificamos a nossa defesa do pacto federativo, a exemplo da imediata aprovação das regras do Novo Fundeb, implementação do Plano Mansueto para equilíbrio fiscal, compensação pelas perdas na arrecadação tributária decorrentes da lei Kandir, securitização que permite transformar dívidas em títulos públicos para serem vendidos pelos estados e garantia de repasse de recursos provenientes da cessão onerosa do pré-sal.

Assinaram esta carta:

Rui Costa – Governador da Bahia

Paulo Câmara – Governador de Pernambuco

Flávio Dino – Governador do Maranhão

Wellington Dias – Governador do Piauí

Fátima Bezerra – Governadora do Rio Grande do Norte

João Azevedo – Governador da Paraíba

Belivaldo Chagas – Governador de Sergipe

Izolda Cela – Vice-Governadora do Ceará

Luciano Barbosa – Vice-Governador de Alagoas

Jó Pereira vive o impasse entre estacionar ou avançar
Isolamento político de Rui Palmeira é 'voluntário'
  • Há Lagoas

    Boa notícia. Para quem imaginou que essa reunião de cúpula teria apenas objetivos com viés ideológico-partidário, queimou a língua.
    Enfim, espero que seja tirado do papel todas estas iniciativas que por hora, enobrece aqueles que se reuniram para defende-la. Por um Nordeste melhor, fico na torcida.

  • Luiz

    Caro Ricardo.
    Quer valer uma aposta?
    Asseguro com todas as letras que nenhum item dessa carta vai ter efetividade. Isso é palanque de derrotados para fazer mimimi e jogar para imprensa. Esse consórcio deve ter outra finalidade, de acabar com os pobres e o restinho do nosso sofrido Nordeste.

  • Apareceu a margarida, MOROu? – Olê, olê, olá! – ÁS na manga ou cavalo de Troia?

    É o mínimo que podemos esperar … sem mImImi de papá nem KiKiKi d’U$ 3 maliGño$:
    Apois só quem c’a LÍNGUA trabalha impotente é de fato o FALO, clitoristicamente falhando!
    > MITO, um sujeito totalmente sem juízo e acompanhado de três filhos … rsRs
    – SEM noção do público ou do privado, sentindo-se filhos do rei. [A C Barbosa 28jul19]
    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/07/28/um-homem-condenado-ao-passado
    > Um homem condenado ao passado: puZZentado aos 33 pidão de penico U’$arney do Maranhão … áFfff!
    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/07/29/barbosa-representara-alagoas-em-encontro-hoje-dos-governadores-paraibas
    E o exército NEM deu ‘atestado de insanidade mental’, FALSIDADE IDEOLÓGICA: … Kkkkk [21nov18]
    https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2018/11/21/verificamos-bolsonaro-atestado

  • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

    Os cába são BÃO, caro Ricardo MOTA … menos males!
    1 – Apresentação do programa de oferta de médicos para a atenção primária na região …
    2 – Efetivação d’um processo único de compras p’estados integrantes do Consórcio, c’objetivo de reduzir os custos …
    3 – Integração de dados estaduais e sist d’informação p’organizar indicadores p’planejamento […] em sintonia c’o Plano Nacional …
    4– Construção de uma agenda internacional buscando parcerias institucionais e financiamentos de projetos c’outros países.
    5 – Apresentação do Nordeste Conectado, […] por meio de fibra óptica;
    6 – Elaboração de estudos p’criação de um fundo de investimentos q’estimulem a atração e ampliação de empresas no Nordeste, …
    SÃ Salvador – BahÊa, 29jul9 … Pode inté ser POUCO p’hoje de MONJE, + é o Q temos supra-CONJE … BOM d +, bom danado!

  • Cidadão

    Se não funcionar, vai ser culpa do Bolsonaro, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Petrucio Raimundo de Medeiros

    Interessante é que nessas reuniões ninguém fale de gente “pessoas” emprego e renda e sim de bilhões de reais para eles.

  • JEu

    Eu até que gostei bastante da carta, só esperei que também mencionassem qual vai ser o papel dos Estados na questão do fortalecimento da economia nacional, pois se sabe o impacto que tem a dívida pública dos Estados na dívida do país… quanto à saúde, o governo federal já anunciou (bem antes da reunião) o programa de revalidação dos médicos cubanos que ficaram no país, para permitir que retornem ao projeto mais médicos, que passará a ser denominado: Médicos pelo Brasil… quanto à segurança pública, essa depende, principalmente, do apoio que os governadores se proponham a dar às suas próprias polícias (o Rio de Janeiro já reduziu entre 20% a 30%) todos os índices de criminalidade só este ano… então, espero que os governadores passem a fazer a parte que lhes cabe no contexto nacional, seja “cortando na carne” os gastos excessivos e desnecessários, além de, a nível da economia nacional, passarem a apoiar a reforma da previdência e, em seguida, a reforma tributária que se seguirá… afinal, as propostas apresentadas se resumem em uma coisa: conseguir mais recursos para os Estados, o que só será possível com a melhora da economia nacional…

  • José Carlos Silva

    É pra rir?

  • Mário

    Não acredito na implementação desse consórcio. Parece ser a mesma ladainha de vamos acabar com a seca, gerar emprego e renda, acabar com o analfabetismo e outras mazelas. A situação do país nunca esteve tão degradada como está atualmente, com a violência em alta (lamentavelmente), com a estagnação econômica, insegurança jurídica e etc. Cada dia vejo nosso estado mais pobre e carente de quase tudo.

    “Olha lá vai passando a procissão
    Se arrastando que nem cobra pelo chão
    As pessoas que nela vão passando
    Acreditam nas coisas lá do céu
    As mulheres cantando tiram versos
    Os homens escutando tiram o chapéu
    Eles vivem penando aqui na terra
    Esperando o que Jesus prometeu
    E Jesus prometeu vida melhor
    Pra quem vive nesse mundo sem amor
    Só depois de entregar o corpo ao chão
    Só depois de morrer neste sertão
    Eu também tô do lado de Jesus
    Só que acho que ele se esqueceu
    De dizer que na terra a gente tem
    De arranjar um jeitinho pra viver
    Muita gente se arvora a ser Deus
    E promete tanta coisa pro sertão
    Que vai dar um vestido pra Maria
    E promete um roçado pro João
    Entra ano, sai ano, e nada vem
    Meu sertão continua ao deus-dará
    Mas se existe Jesus no firmamento
    Cá na terra isto tem que se acabar”

    Música: Procissão 1968 – Talentoso Gilberto Gil ( Continua retratando os dias atuais de muita falação e pouca realização). Raras exceções.
    s.m.j

  • Alex Ferro

    Agora o nordeste tem jeito, dessa vez os governadores passam a serem pessoas honestas e trabalharão cem prol da população, pode ser até que anunciem cortes de verbas pessoais, vou sentar e esperar o resultado prático.
    Os governantes desses estados sempre viveram da mamata!

  • Adilio Faustini

    O Nordeste esqueceu de enviar uma carta dessas a partir de 2003? Chamo isso de jogo Político para incautos?

  • Júlio

    Vamos ver se daqui a 6 meses algo vai acontecer…. duvido muito.

  • Nelson

    Muito embora eu não acredite que eles farão nada disso…mesmo assim já valeu o puxão de orelha que o Bolsonaro deu nesses Governadores do Lula livre. Sabido mesmo foi o Renan Zinho…sabendo que não cumprirão nada desse prometido, nem foi lá, mandou seu primeiro vice kkkkkkkkkk.
    Esse Bolsonaro começa a fazer jus o apelido que ganhou…mitouuuuuu !!!

    • JEu

      Concordo com a análise: o governador mininim mandou o “representante” só para continuar “em cima do muro”… afinal, nem disse, nem desdisse qualquer coisa… como diz o dito popular: entrou calado, saiu mudo… isso me faz lembrar uma antiga música de forró que dizia assim: “o diabo quando não vem manda o secretário, eu não vou nessa canoa que não sou otário”… tudo a ver…

  • José

    Pois é, depois de vinte anos de governo sem substância e moral temos IdH do Gabão e PISA da Etiópia. Vai enganar a quem….