É impressionante a facilidade com a qual os chamados hackers invadiram os celulares de centenas de autoridades da República, inclusive o ministro Sérgio Moro e o presidente da República Jair Bolsonaro. O mais impressionante, ainda, é que os invasores são o que o senador Collor chamaria de ‘bandidinhos de m…’

Ou seja: não houve sofisticação tecnológica nenhuma na ação dos criminosos identificados e presos pela Polícia Federal – apesar da meritória operação. A partir da explicação de especialistas em tecnologia da informação, é possível concluir que um garoto, um adolescente com conhecimento mínimo da matéria, pode hackear quem bem ele quiser (ou quase).

A segurança desses equipamentos que usamos no cotidiano é zero, garantem os do ramo.

E já é farta a literatura sobre o tema, mostrando a vulnerabilidade de uma sociedade cada vez mais exibicionista. Para começar, entregamos de mão beijada as informações que podem ser usados contra nós mesmos.

O pesquisador Yuval Noah Harari, autor de vários livros sobre o tema, diz que (em 21 lições sobre o século 21) nós nos comportamos como os ingênuos povos autóctones das Américas, na época dos ‘descobrimentos’: fornecemos a nossa essência – o que pensamos, do que gostamos ou rejeitamos, onde andamos – em troca de um espelhinho, uma bugiganga. Nossos dados rendem fortunas incalculáveis a quem controla aplicativos e plataformas, como as que foram hackeadas agora.

E o crime, para eles, compensa.

O Facebook pagou, agora, cinco bilhões de dólares – e comemorou -, num acordo nos Estados Unidos, para não ser punido mais duramente. Motivo: forneceu os dados de milhares de usuários a uma empresa que trabalhou na campanha de Donald Trump.

Só no ano passado, o Facebook lucrou 25 bilhões de dólares.

Em tempo

A história brasileira tem outro lado, nada desprezível: com a prisão dos criminosos aparece a chance de Moro, o ministro, provar que as conversas da turma da Lava-Jato eram falsas.

(Ou não?)

Um homem condenado ao passado
Ronaldo Medeiros: "Se a ARSAL não funcionar, a culpa será minha"
  • Zé MCZ

    Não!
    Não são falsas e as fontes, quase inesgotáveis, são outras. Os russos de Araraquara nada têm a ver com o material que o Glen Green (brazilian patriot) despeja. Se o juizeco marreco está blindado é porque existe um pacto onde várias instituições estão envolvidas no golpe. Um verdadeiro mar de lama! Se tão torando o aço, não sei, mas que vão tentar fazer o impossível para não caírem juntos.
    O pior de tudo isso é a nossa inércia. Estamos deixando o Brasil chegar a situação da Argentina, onde a população está na miséria, num imenso contingente. Nosso país que deveria estar entre as primeiras potenciais mundiais, de falar grosso com qualquer outra nação, está se tornando o Nuevo Mécsico… Não pode!
    Pode existir em outra galáxia, mas aqui na via Láctea não tem pedaço de terra mais abundante que o Brasil! E a maioria de nós sobrevivendo na situação de miséria!
    Se achavam que o PT era uma gangue que depenou o país, entramos uma muito mais pior que em curtíssimo tempo está fazendo um estrago elevado a quinta potência! Enquanto permanece esse maniqueísmo (bem x mal) entre petralhas e bolsominions, o país está indo literalmente pelo ralo. À exceção de umas poucas pessoas que são contadas nos dez dedos, estamos todos rumando à África, a mesmíssima miserabilidade de lá. Navios brasileiros, devolvendo o que os navios negreiros trouxeram. É a despangéa…
    Estamos na merda!

  • JEu

    Muito esforço e muitas palavras para provar: nada!!! e eu pensei que o assunto era algo sério… pois o que parece é que quer se provar que as vítimas são os culpados e vice-versa… esse comportamento já é bastante conhecido pelo cidadão brasileiro que não mais se deixa enganar… apesar dos apps para smartphones…

  • JEu

    Manuela D’Ávila admite ser intermediária entre Greenwald e hacker do caso Sérgio Moro…

  • Maria

    Agora é só pressão e espuma e a mídia que escolha o seu lado político a seguir. Já dizia Santo Agostinho: “par a par com a liberdade anda a responsabilidade”.

    • BETE irmã de NESTOR tios, ela mãe d’Diogo: ZAP finado em 6 msgs

      Embora São TERTULIANO, monatnhista prefira a Serra dos ÍNDIOS em Palmeira, Maria … onde canta o SABIÁ?
      a Bíblia é POESIA depurada em milênios, e JÁ me contento com VERSOS nacionais + fulÊros, A Azevedo (1855-1908)
      > Tertuliano, frívolo peralta, paspalhão desde fedelho,
      – Incapaz de ouvir um bom conselho, morto NUM faria falta;
      > Na casa do pai, honrado velho, diante d’espelho, voz bem alta:
      — Tertuliano, és um rapaz formoso e simpático, rico e talentoso!
      # Que + n’@-mundo se te faz preciso? — Juízo, fDp!
      https://www.escritas.org/pt/t/12610/velha-anedota
      > Dr Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo maranhense:
      – Dramaturgo e poeta, contista e jornalista à Ricardo Mota!

  • Williams Roger Cleto Cavalcante

    Cadê os “russos”?
    Pense no desespero para desprovar o improvável, melhor dizendo, o que Glenn ta provando. A farsa contra Lula para ele ser preso e não se candidatar veio à tona. Pura perseguição política.
    Os outros estão soltos, com ou sem tornozeleira eletrônica ou em “prisão” domiciliar. E porque deixar Lula preso!
    Enfim, vivemos num estado de anomia.
    O país só serve de chacota, para dentro e fora do país.
    Lula errou, mas os erros jurídicos de Moro e e sua tropa são inaceitáveis.

  • Cidadão

    Parabéns nobre jornalista, um belo comentário sem veneno. Paz e amor

  • Cidadão

    Vamos agora ao caso de Rio Largo e o senhor Tutmes airan.

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    As gravações até agora, mostram o Juiz Moro e os Procuradores Federais combatendo uma gangue de ladrões do dinheiro público, através da corrupção que deveria ser crime hediondo, com Lula, José Dirceu e os tesoureiros do PT , comandando a gangue de marginais, juntamente com os outros políticos da base aliada, PMDB PP DEM PDT …. e outros mais.
    Nada inocentara a quadrilha.
    Quero Lula, José Dirceu já condenados que continuem presos. Que o STF julgue os políticos (apesar do STF não julgar nenhum), para abarrotar as cadeias, com os outros bandidos já condenados.
    Moro e os Procuradores, foram corajosos e inteligentes, para combater a maior e mais poderia quadrilha de bandidos perigosos, poderosos que a nação viu, com Lula e os petistas, no comando do roubo.
    Parabéns Moro, Procuradores, Policiais Federais, o povo do bem agradece.
    Agora, que é ladrão, admira ladrão, ou quem é cúmplice de ladrão, é contra a operação Lava Jato, simples assim.

  • niv_mace@hotmail.com

    Viva Moro que livrou o Brasil dessa corja de petralhas,em que o seu líder tá no chilindró, graças a lava jato,o país tá sendo passado a limpo.

  • Traira

    JEU,coloca aquela lista dos feitos do bozo,TÁ TÃO DESANIMADO O FINAL DE SEMANA!

    • Adilio Faustini

      De traira, só gosto fritinha. E a traira está assando, digo , a batata está assando para o Verdevaldo e seus amiguinhos.

  • Traira

    Pra nossa sorte a PF é competente e bem comandada,tá parecendo aquela piada das policias Americana,russa e brasileira que tinha que pegar um leão em menos tempo kkkkkkkklkkkkkkk,vc ja viu?A vida por vezes fica tão triste,mas eu passo aqui e vejo os comentários e tudo fica mais ,leve,alegre e Eu volto a sorrir,kkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkRicardo vc devia nos reunir pra estreitar os laços com seus internautas, organiza um viagem,eu soube que o Governo Federal tá com um pacote bom pra grupos e afinal de contas nós somos uma família também, aí a gente viajaria,procurariamos o Queroz,iríamos nos divertir e prestar um enorme serviço ao Brasil diante da dificuldade ,natural É claro ,da PF de encontrar o Miliciano que fez vários depositos nas contas do ex presidente e ė amigo da familia do Lula.Afinal também somos filhos de Deus,todos digam,amém irmão, ô Glória!Fica a sugestão! kkkkkkkkkkkkk,aí meu pai vou morrer,kkkkkkkk,obrigado Ricardo por seu Blog!Nos informa e nos diverte no mesmo lugar,porta dos fundos se cuide!

  • Hélio

    Depois de tamanha decepção, VerdeValdo deve estar precisando de uma clínica de recuperação!

  • Glorioso

    “AS ÚNICAS COISAS QUE OS PERDEDORES CONSEGUEM FAZER É MENTIR, ROUBAR, DESTRUIR, AGREDIR E MATAR”.

  • Marcelo Silva

    Agora me responda Ricardo, o Moro colocou algum inocente na cadeia? Se ele está errado toda a justiça está, já que todas as decisões deles foram confirmadas pelas instâncias superiores, até pelo STF, que tem um especial apreço por corruptos, desculpe por lhe parafrasear nesta última parte.

  • DANIEL

    Em tempo: Aparecerá muita coisa e não será contra o Moro que é vítima .

  • Carlos

    O PT, sempre investindo no inconsciente coletivo para alienar a povo. Quer se sair de vítima. Hitler usou a baixa estima do povo Alemão e o resultado todos conhecem.