O fim das coligações proporcionais deve dificultar ainda mais a vida dos pequenos partidos, sem grande capilaridade ou sem vários nomes fortes na disputa para vereador em Maceió.

A estimativa é de que cada chapa a vereador deve alcançar pelo menos 16.500 votos (o quociente eleitoral) para conseguir fazer pelo menos um vereador – 17.000 é o mais seguro.

Não é fácil.

No cenário de hoje, apenas MDB, PP, PSDB e PR (Lobão e Ib Breda) parecem superar esta marca.

Claro: PT, PSC, PDT e um ou outro “azarão” poderão atingir o limite mínimo de votos para conquistar cadeiras na Câmara Municipal de Maceió. Mas são apostas, por enquanto.

No final, há de se considerar também o Fundo Eleitoral, na ordem de R$ 3,7 bilhões – com PT e PSL (no plano nacional) sendo os campeões da grana, por terem as maiores bancadas no Congresso.

Renan Filho chama de "mesquinha" fala de Bolsonaro sobre os "paraíba"
A um amor não correspondido
  • JEu

    O melhor para o país é que se tenha no máximo uns 4 partidos, sem verba partidária, sustentados pelas contribuições de seus afiliados e por doações individuais, sob o controle da Receita Federal. Fora disso, o que vemos e veremos será o desvio de verbas que deveriam estar sendo utilizadas na saúde, na educação, na segurança pública e na infra-estrutura para a criação de emprego e renda.

  • José Carlos

    Existem mais partidos do que candidatos , a verdade é essa. Uma vergonha. Legendas criadas com a finalidade de sugar as verbas do eleitores e fazer caixa 2,3 4.

  • Cidadão

    Ano que vem os partidos vão em busca dos papás capins da vida.

  • ROBERTO PAIVA

    RICARDO
    COM CERTEZA O PRTB ELEGERA VEREADORES.
    ADEILSON BEZERRA TA MONTANDO UMA CHAPA BEM COMPETITIVA

  • Sérgio Eduardo

    Esse fundo eleitoral é uma tapa na cara do povo. É ainda tem deputado(a) cara de pau falando q n recebeu um tostão. Vergonhaaaaa

  • Gustavo Acioli

    Ib Breda ? Esse não se elege mais, fraco, péssimo gestor, grosso e fora que não cumpre nenhum compromisso com quem o ajudou, um verdadeiro Ingrato!

  • FLAVIA

    ~UMA MARIONETE DO PP ESSE LOBÃO!
    ABANDONOU A SUA ORIGEM, NUNCA MAIS VIMOS O TAL VEREADOR MARIONETE EM SUA REGIÃO, ANTES ERA TIRANDO FOTOS DE POSTES SEM ILUMINAÇÃO, BURACOS NA CIDADE, LIXO ETC.. HOJE VIRA AS COSTAS PARA OS SEUS ELEITORES…MENOS MEU VOTO…JAMAIS VOTEI E JAMAIS VOTAREI EM MARIONETE!!!!

  • Tupan Nunes

    O artigo 10 da resolução 23544 específica… http://www.tse.jus.br/legislacao-tse/res/2017/RES235542017.html …….. não haverá necessidade de quociente eleitoral para as vagas não preenchidas