O prefeito do Pilar, Renato Filho, decidiu seguir viagem com a comitiva de Alagoas à China.

Fará companhia a esposa dele, secretária da Ciência e Tecnologia, Cecília Hermann Rocha (bancando a própria contas, ressalte-se).

A delegação, composta por doze assessores do governador Renan Filho – além do próprio –, custará quase R$ 700 mil aos cofres da zelosa Fazenda Estadual, mas promete trazer milhões de dólares com o Alagoas Summit, o tal evento internacional de negócios.

Detalhe curioso: na programação oficial não consta nenhuma visita a Pequim.

Ora direis: mas como??

As cidades a serem visitadas são: Beijing, Linyi, Mantong e Fuzhou.  Só que Beijing é nome de Pequim por lá.

A “omissão”, talvez seja porque – eis uma explicação plausível – a referência a Pequim traga lembranças de outra visita internacional, também à mesma China, em delegação em que estava o atual senador Renan Calheiros, comandada pelo então governador Collor.

Foi no restaurante Pato Laqueado, na capital chinesa, em que a dupla Cleto Falcão e Renan pai, em 1987, lançou Collor à presidência da República: ambos fizeram um brinde que ficou na história, independentemente das consequências – já sabidas – para o país.

O que muitos perguntam é quem agora cumprirá a mesma missão com Renan Filho, cujo sonho é replicar a trajetória collorida.

Saúde!

Governador demite diretores da Desenvolve filiados ao PDT
Rio Largo e sua trágica história de prefeitos presos
  • Carlos

    É parte da missão uma já está consolidada é o massacrando os servidores assim foi Collor. Não é apenas mera coincidência e sim mia um melagomania!

  • Eduardo Lopes

    E a brincadeira com o dinheiro público continua!

  • Robson Costa

    Independente de viés político, precisamos observar algumas consequências positivas.
    A China já é a segunda maior potência mundial, e, toda tratativa de negócios e investimentos que possam surgir, em benefício de Alagoas, podemos considerar um avanço.
    Se observarmos os outros Estados, alguns já colhem bons frutos com investimentos da China.
    Maranhão, Bahia, para deixar em bons exemplos.
    Precisamos ter esperança em dias melhores.

    • Carlos

      Oxalá ,Robson Costa!
      Espero que sua opinião se torne realidade apesar do meu ceticismo em relação ao desnaturado governador que se alimenta de puxa sacos traga recursos e não só ordem de serviço é só observar o record de ordem de serviço que este já assinou e na realidade o que foi de contro feito….

  • JEu

    Não creio que o mininim vá conseguir fazer o mesmo caminho do collorido, que conseguiu chegar na Presidência da República… o povo brasileiro já está “vacinado” contra essas “figuras malignas”… principalmente pelo nome e sobrenome que carrega… agora, de repente pode ser que toda essa “firula” seja para conseguir se colocar no senado… coisa que será muito mais difícil pois a disputa será “acirrada”, principalmente contra o mesmo collorido que procura “copiar” (será que não tem ideias próprias?!!!)… de qualquer maneira pode ser que tudo termine da mas forma: condenado pela opinião pública brasileira e pelos próprios “companheiros de traquinagem na politicagem”… coisas da vida… só espero que tenha, ainda, um pouco mais… afinal, o collorido não frequentou o “hotel” da PF… o que foi uma pena… naquela época era quase inimaginável, agora, porém, a situação é outra…

  • Zé MCZ

    É muita preten$ão!
    Mas nessa joça de país tudo é possível! Que o diga o nosso, o vosso presidente FAKE tudo!
    Mas se for alçado a condição de candidato certamente terá a concorrência do João Doria, outro fake à paulistana desvairada!
    Laqueado significa o quê? É besuntado com laquê de cabelo, ou a pata passa por laqueadura…
    Alguém aí já deglutiu, digeriu?
    É preciso um efervescente depois?

  • ALGUÉM SABE INFORMAR?

    ALGUÉM SABE INFORMAR?
    Algum dos leitores desse prestigiado blog sabe informar quando o segundo mandato do Minimi vai começar?
    Já estamos em julho e o governador filho do rei do gado ainda não disse a que veio.
    E o povo de Alagoas, que reelegeu o Minimi com 80% dos votos válidos, nada viu que justifique tal aclamação em outubro passado.
    Pobre Alagoas, será que um dia iremos apreender a votar?

  • E O GOVERNO FICOU A CARA DO GOVERNADOR!

    E O GOVERNO FICOU A CARA DO GOVERNADOR!
    O segundo mandato do Governador Minimi ficou igual ao próprio.
    Explico: Tanto o segundo mandato quanto o governador parecem novos, porém, não são, só aparentam juventude, contundo, ambos são idosos, com práticas antigas, tão velhas quanto andar para frente, todas aprendidas com o mestre em artes não republicanas: o famigerado Renan Calheiros, vulgo Rei do Gado das Alagoas!
    Uma pena, mais uma vez Alagoas perdeu a oportunidade de escolher um bom governante!

  • Há Lagoas

    É perceptível que o atual governador é um homem supersticioso – coisa natural entre os políticos que fazem da política uma “profissão” – refazendo os passos de Collor para alcançar o Planalto, Renan – o filho – não deve esquecer o final do mesmo, que culminou com seu impeachment, sendo apiado do poder pelas portas do fundo.
    Sonhar é preciso, mas nunca sem um dos pés na razão.
    Ter o senso do ridículo é algo salutar em alguém que busca se firmar como um personagem que fez história.
    Que esse “trem da alegria” traga ao menos a grana necessária para implantação do VLT na Fernandes Lima…
    Alguém acredita?

  • Carlos

    A seleção ´e escolhida quanto mais puxa saco e inflar o ego do governador que é o maioral ele segue os passo de ex-presidente Collor. Se deu certo com o Collor porque não então o desnaturado governador Renan Filho,vai seguindo a máxima os servidores públicos foi o escolhido pelo Collor e só falta os marajá !

  • breno

    Alguém aqui acredita mesmo que o atual governador será presidente? Fala sério.

  • EDUARDO ANTONIO DE CAMPOS LOPES

    Que tragam investimentos!!

  • Zil

    Esse dinheiro não é nada para que a saúde paga e sem ter a contrapartida dos serviços dos hospitais! Os deputados da oposição deveriam solicitar a secretaria de saúde todos os contratos que foram realizados para que o hospital da mulher funcionasse. Tipo, contrato de fornecimento de medicamentos, contrato de fornecimento de insumos, contrato de alimentação, manutenção e aquisição de equipamentos, contrato de laboratório, contrato de geradores, autoclave, aluguel, segurança, etc.. pq esse hospital vai ser pior que hge! Aproveite e peça os contratos do hge! Dos leitos de retaguarda, esses aí são os ovos da galinha de ouro! Relacionem todos os serviços que um hospital precisa para funcionar e cobre da saúde essa demanda! Perguntem tbm qual ser o custo, por leito desse novo hospital e qual é o custo total do hge por leito, incluindo os mais saúde! Outra coisa, os municípios recebem dinheiro para manter leitos de retaguarda, verificar se realmente os pacientes estão chegando lá! Tem muito trabalho aí pela frente MPF, MPE, POLÍCIA FEDERAL, TCU, ETC..

    • Serelepe

      Caro Zil, o MP está dentro da SESAU, ali ninguém toca, é assim o Governo Renan Filho.

      • Gil

        Aguardemos os próximos capítulos e veremos se ninguém toca…

  • Esron Reis

    esse alagoanos que elegeram os Calheiros merecem, eita Alagoas.

  • Cidadão

    Aqui em Alagoas ainda vá lá, esse povo domina o ESTADO, digo os Calheiros, porém voltar a dominar o Brasil é muita pretensão em tempos de Sérgio Moro e Bolsonaro.

  • Floripes Monique

    E sabe o que irá acontecer daqui há uns anos? Vão elegê-lo Senador, no lugar do pai, pois o alagoano como sempre se contenta com pouco e esquece de coisas com essas!

  • Ze Bouquet

    Seus línguas grande servidores públicos ele vai negociar recursos para reajustar os salários dos servidores e também para o setor de saúde comprar medicamentos,sem falar nas ordens de serviços que o governador vai assinar com os futuros recursos e muito pato para alimentar os pobres dos pobres do nosso estado. ” Esse é meu governador.

  • Maria

    “Algo precisa mudar para que tudo continue como está”

  • LALA

    Lá se vão os MENUDOS. para a China, será que vão levar ou trazer dinheiro?

  • Guilherme Porto

    Caro Ricardo,
    Beijing e Pequim são a mesma cidade, a diferença de escrita é devido a uma diferença na transliteração do Mandarim adotada pelo governo Chinês a uns vinte anos atrás. Para nós, ocidentais, a cidade continua sendo chamada de Pequim, enquanto lá é chamada de Beijing.

    Resposta:

    É o que diz o texto do blog, certo?

  • ALEXANDRE MENDONÇA LEITE

    Acho difícil este sonho dele de ser Presidente da República acontecer, mesmo que ele se torne o melhor Governador que Alagoas já teve (o que é difícil) seu nome estará sempre vinculado ao do Pai (que diga-se de passagem, é um dos nomes mais escrachados do Brasil), além disso há espécie de rejeição nacional por políticos alagoanos, justamente pelo trauma Collor, Renan Pai, etc. Então o máximo que o Renanzinho vai conseguir é uma vaga no Senado.