Mais de um milhão de advogados estão inscritos na OAB. Como se não bastasse, o Brasil sozinho possui mais cursos de Direito do que todo o resto do mundo junto.

Se o cenário é assustador?

“De cada dez estudantes de Direito, apenas três querem ser advogados”, afirma – com certo otimismo – o presidente da seccional da Ordem em Alagoas, Nivaldo Barbosa, para arrematar: “Nós vivemos um estelionato educacional.”

Convidado do Ricardo Mota Entrevista desta semana, ele falou sobre a precarização da profissão de advogado em todo o país e disse que esta é, hoje, a maior preocupação da OAB Nacional.

Justifica, inclusive, o sumiço da entidade do noticiário político com mais contundência, como sempre frequentou, como sendo decorrência das questões próprias da profissão. Mas garante: “Há um esforço da atual direção para mudar esse cenário. A Ordem busca retomar seu protagonismo”.

Comecemos, então, por um tema do momento: o ministro Sérgio Moro:

– Até para preservar a sua imagem, o ministro e ex-juiz Moro deveria se afastar do cargo. Entre outras coisas, porque a investigação em curso é da PF e ele é o chefe da instituição.

Sobre as trocas de mensagens entre Moro e o procurador Dallagnol, Nivaldo Barbosa acha que “as informações divulgadas sugerem conluio, mas à OAB não cabe o julgamento. Estamos acompanhando o caso com o cuidado que ele merece”.

Em tempo: ele considerou que o ministro da Justiça se saiu bem na sabatina no Senado Federal.

Hipertrofia do Judiciário, decisões do STF que deveriam caber ao Legislativo, tudo virou tema da conversa.

Vale a pena conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Convidado: Nivaldo Barbosa – presidente da OAB/AL

 

A sogra de Pitágoras
Bolsonaro inaugurou o 'aviso prévio' na demissão de ministros
  • Pedro filho

    O que qualquer representante dessa oab, instituição que até hoje não teve serventia para o país, disser não deve ser levada a sério.

  • Eduardo Lopes

    Essa OAB deveria procurar o que fazer!

  • Zé MCZ

    Eu gostaria de saber se o ministro foi aprovado no exame da Ordem. Há um questionamento de que ele é inscrito, mas o número consta o nome de outro advogado e tem quem afirme que é sim! inscrito na Ordem dos Adevogados do Brazil do Paraná! Isso basta! Mais importante que a OAB! Está acima de tudo e de todos, igual ao lema do desgoverno.
    Aliás a Ordem, que foi preponderante no impeachment do Collor, foi no mínimo omissa desde o golpe sobre a Dilma e continua a se pronunciar de maneira branda, medrosa com os autoritarismos do juiz pau mandado do uncle Sam.
    A propósito, o Conje tem um curriculum vitae capaz de causar constrangimento a qualquer doutô da Ordem dos Advogados do Brasil.

    https://www.revistaforum.com.br/as-mentiras-e-omissoes-de-sergio-moro-uma-analise-de-seu-curriculo-lattes-e-das-novas-intencoes-do-juiz/

  • Jorge Vieira Pereira

    Moro é herói nacional.

  • Lima

    Pra mim nem precisaria de OAB ou qualquer ordem do tipo.

    • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

      Seria o caso de sair no TAPA de braço na rapi-DEZ 2 min 34 seg, caro LiMa? … rsRs
      Chico Buarque vol 3 [1968], https://youtu.be/3hW3GXw1l7s
      apois BALA tarda e falha pra CaroLina na janela da banda d’coisas d’AMOR etc & Tao … Kkkkk
      > Carolina … nos seus olhos dos fundos guarda tanta dor, Úi! – A dor d’@-mundo, num vai dar?
      – Seu pranto nada vai mudar, convidei p’dançar. – É hora d’aproveitar lá fora, amor: rosa nasceu!
      > Todo mundo sambou, 1 estrela caiu mostrei sorrindo p’janela, mô lindo, SÓ Carolina num viu
      – D’olhos tristes guarda + amor Q rancor, avisei Q vai ‘cabá: 1000 versos cantei p’agradar, expILIcar!

  • José Carlos

    O presidente da OAB é um piadista.

  • Lion

    A OAB tornou-se um puxadinho do PT com o presidente Santa Cruz. Se apequenou demais. Vergonhoso ainda termos a imprensa e algumas seccionais não tecer nenhum tipo de crítica à atual gestão dessa Ordem. Que pena…

    • BARRO Duro e PESCARIA flácida SãJorJ@ndo JACAré-CIRCa 1817

      Puxa lá o SACO q’eu babo aqui o OVO, caro Lion … rsRs
      na manha SEM escoriar nem hematomizar, xêga d’edemas inflamados supurando! … Kkkkk
      Apois nóis … só vêve UMA vez ne$$e @-mundo: besta é tu (3 Xs) … num HAY outro, PqQ num vivê?)
      Dos Novos Baianos – Acabou Chorare [1972], o4′ 29″ https://youtu.be/C2ZpKzDkRJA

    • Chega

      Quando estão nas barras das togas dos ministros do STF tudo está certo. Curiosamente não vimos manifestações da OAB para que se afastassem os campeões de processos e inquéritos criminais nos governos e secretarias estaduais, ou dos governos e ministérios que antecederam Bolsonaro. Assim, também, calaram diante das “casas” legislativas. Seria a OAB parcial?

  • amorim

    Estamos vivendo um período onde o ladrão tem mais prestigio do que quem defende a população dos mal feitores. Incrível como os valores se invertem. Nunca pensei que um dia vivesse um momento tão atípico. Prende-se uns descarados, e logo vem a OAB, e atua em socorro desses desonesto, como se não houvesse provas suficientes do descalabros cometido. Ora, de onde saiu tantas delações,”premiadas” tanto dinheiro recuperado das mãos das ” aves de rapina”, tantas contas no exterior, e a Petrobrás , deixe que a população pegue um absurdo pelos combustíveis, bom é se locupletar com a grana minha e sua, do nosso suor,e a Odebrechet? porque pagava tantas propinas? Quem recebia essa dinheirama? Ninguém se pronuncia? nunca recebi um centavo, também nunca fui acusado de nada.Será que nós somos idiotas? Tem um adágio popular que diz: Com banana e bolo, se engana os tolos.Será que nós somos os tolos? Parece que sim? Depois de tantas inversões parece-me que nós estamos num país de faz de contas, onde a razão é para meia dúzia. Bem, o resto somos nós. A militância que o diga. Dá lavanderia, ninguém fala, um silêncio como resposta, mas vamos criticar e fastar quem atua em favor da verdade, esse é o Brasil. Viva o Brasil!!!!

  • Cidadão

    OAB e nada é a mesma coisa

  • Johann Sebastian Bach

    A OAB, foi decretada instinta no governo do ex-presidente Collor!!!
    A lei n• 8906 ela é nula no seu nascedouro!!!
    A OAB, não tem personalidade jurídica??? Nem privada nem pública??? Não tem constituição???

    Resposta

    Bach:
    Esperava um português mais barroco, não a negação do idioma.
    “Instinta”????

  • Há Lagoas

    Com todo o respeito ao nobre blogueiro – até este momento me mantive afastado de comentar sobre esta questão – que no meu singelo ponto de vista, Moro errou em colocar sua vaidade acima da legitimidade do seu cargo. Mas quanto a decrepita Ordem e seu pragmatismo de se sobrepor como um “quarto poder”em nossa incipiente República das Bananas, creio que a mesma não detém essa prerrogativa que há muito tempo perdeu por fisiologismo partidário. Está é minha opinião.

  • Carlos

    Com concordo com a posição do presidente da OAB, Nivaldo Barbosa e o afastamento do ministro Moro e no entanto se a polícia federal é uma instituição vinculada ao ministério da justiça e o ministro é indicado pelo presidente nesse caso o Bolsonaro e Moro deve ser afastar e ser nomeado interinamente um senador do PT, para presidência e um Dep. federal do PT, para o ministério da justiça e assim às investigações ocorrem sem pressão e sem paixão…

    • Marcos A.

      Carlos vc é um gênio, melhor comentário!! E outra, OAB deveria mesmo era se preocupar com outros assuntos ao invés de ficar se envolvendo com ideologias petistas.

    • Capitão ESTRUPÍCIO e sua corte de MALABARISTAS de circo de lona FURADA. – Árgh, ki-NOJO!

      Êita confusão da mulésta, Carlos … pareces c’U$ xará do Twitter, rsRs
      Lembra a loucura de Nietzsche, citada por Ricardo Mota dando abraço inté em cavalo … kkkkk
      Aquilo Q nÚ faz rir nos libertará [13nov16], http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2016/11/13/o-riso

    • Chega

      Talvez o presidente das Alagoas, Renan, o Calheiros, pudesse assumir a presidência da reles-pública das bananas. O nobre senador ainda tem muito a contribuir para o engrandecimento de nada. Grande jurista e articulador politiqueiro. Os inquéritos e denúncias a que responde devem ser esquecidos. Exaltemo-lo, o brazíu deve muito a esse homem. É nessa linha que OAB caminha.

  • Johann Sebastian Bach

    O presidente da OAB fala em nome próprio. Suas opiniões não obrigam nem representam o pensamento dos profissionais da advocacia.

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  • Paulino lopes

    Essa OAB calada ainda está errada.

  • Petrucio Raimundo de Medeiros

    Lamentável a situação e da educação no Brasil em todos os níveis e em especial no direito onde o direito e a ganância dos profissionais do direito sem um pouco de cerimônia e ética.

  • GOMES

    Prezado Ricardo Mota, vc extirpou o
    Meu comentário, realmente a comparação que fiz denigre a imagem da associação que citei APPM, realmente a OAB encontra-se incomparável, os advogados a tornaram Denil !!!!!

  • GOMES

    Correção: DELIU

  • Pedro filho

    Quando se vê parte da população brasileira torcendo para o juiz se dá mal e o LADRÃO se dá bem, aí dá para entender porque o país está invertendo tantos valores.
    É Lula inocente, é golpe com a Dilma,…ora, então comecem a gritar “beira mar livre, Eduardo Cunha inocente..” não é para esculhambar???

  • Pedro filho

    E porque não, também, PT, o partido mais honesto do Brasil….não, agora eu preciso rir….kkkkkkkkk

  • Maksu

    Muitos nem deveriam ter cargos.

  • Claudionor Candido dos Santos

    Cada vez mais me afasto dos humanos e mais perto dos animais.

  • Lavar dos Tempos

    Falta a OAB legitimidade cívica para pedir o afastamento de quem quer que seja. Há muito afastou-se da sociedade civil. É uma entidade sem controle, por obra e graça do Ministro aposentado Eros Grau. A OAB não presta contas a ninguém de suas finanças, é uma autarquia sui generis, segundo criação pretoriana.
    Há em andamento um trabalho muito bem conduzido de desmonte da Lava Jato. Por isso as declarações são tão sutis, porque vivemos numa época de pouco entendimento. Moro tem seus defeitos humanos, a vaidade, dentre eles, mas não deve se afastar. Primeiro, as assacadilhas não são sérias, e também ninguém sabe a origem de tais “vazamentos”. Segundo, mesmo se verdadeiras as acusações são mais fracas do que caldo de ovo, são um nada jurídico. Segundo constituem uma armadilha, pois, se com base nisso, qualquer autoridade tiver que se afastar do cargo os criminosos vão fazer a festa. É preciso ter cautela e, com todo o respeito à OAB, o conflito de interesses de suas afirmações saltam aos olhos, pois repassa a ávida intenção dos advogados dos réus.
    Moro não deve afastar-se.

  • Johann Sebastian Bach

    A advogada constitucionalista Vera Chemin, em sua entrevista para O Globo, além de dizer que “os diálogos entre Moro e Dallagnol não poderão anular condenações da Lava Jato”, disse também:
    “Como há um costume de os magistrados, promotores e advogados se comunicarem durante a condução do processo, creio que em princípio aquela comunicação é útil, a menos que se comprove uma relação entre eles que venha a caracterizar uma tendência de parcialidade, perseguição ou proteção junto aos réus (…).
    É oportuno lembrar que até os ministros do STF recebem advogados das partes em seus gabinetes.”

    A OAB só funciona por causa do STF???

  • williams Roger

    Os políticos cheios de processos vão se afastar dos cargos também????

  • Lucas Farias

    Prezado Ricardo, o Nivaldo Barbosa é um advogado de excelente qualificação técnica e inquestionável estatura moral. Foi eleito presidente da OAB-AL num dos mais tormentosos períodos da história brasileira. Creio que um grande desafio que enfrenta é o de mostrar à população a importância da Advocacia como essencial à defesa da democracia, dos direitos fundamentais e do Estado de Direito, contra a ignorância do senso comum e seus arroubos autoritários. Um abraço.

  • Interiorano

    Nem sou petista e nem votei no atual governo, mas, não queiram agora, se aproveitar de algum possível equívoco por parte do atual Ministro da Justiça e achar que os processos da Lava Jato devem ser anulados! O Ministro que responda por algum ato equivocado, porém, isto, não isenta em nada (zero) os envolvidos nos crimes pelos quais foram julgados! Não venham agora, querer acabar com a Lava Jato e ” achar” que todos são inocentes! Ai, vai se abrir um precedente enorme! Esse matuto véio já comentou uma vez e vai repetir : “Esse País, só têm possibilidade de ir prá frente, daqui uns 20 ou 30 anos, quando aparecerem novos políticos, com novos discursos, com novas mentalidades, com novas ideias e novos projetos que visem o progresso da Nação e que atendam os anseios da população brasileira! O fato é que atualmente e até lá, vai se conviver com uns torcendo para que o governo dê errado, com muitos ainda naquela ilusão, naquela ideia fixa de que Lula têm que voltar e ficam naquela de Lula prá lá, Lula prá cá, Solta Lula, Lula Livre e com muitos agindo com o pensamento de dividir o País na base do ´nós x eles, azul x encarnado, etc.!

  • José Santana

    O problema não é o conhecimento ou o diploma, mas sim a falta de caráter. Deveríamos ficar mais sábio com o passar dos tempos.

  • Marcondes

    Brasil, o país onde o mocinho tem de dar explicações ao vilão de como fez para impedi-lo de continuar roubando. ME PERGUNTO SE ESSE TIPO DE QUESTIONAMENTO É FALTA DE DISCERNIMENTO OU MAU-CARATISMO MESMO! MORO HERÓI NACIONAL QUE COLOCOU NA CADEIA 113 LADRÕES ATRAVÉS DA OPERAÇÃO LAVA JATO, ENTRE ELES O SR. LULA.