A aposta do momento entre congressistas e comentaristas políticos é de que o próximo a deixar o governo – a não ser que alguém se antecipe a ele – será o ministro Paulo Guedes.

Já começa a faltar combustível no Posto Ipiranga, pelo menos o necessário para manter o carro da tolerância andando razoavelmente (para fora e para dentro).

O ministro da Economia vem fazendo um esforço acima das suas possibilidades para tentar aprovar a sua Reforma da Previdência, inclusive enfrentando provocações dos oposicionistas no Congresso.

Para qualquer ministro da pasta, o que ele conseguiu até agora foi uma grande vitória, com a ajuda – principalmente – do deputado Rodrigo Maia (apesar da derrota, por enquanto, dos bancos, que ficaram sem a “capitalização”), mas a crítica feita por Guedes ao Congresso mostra que ele já está com um pé fora do que não parece mesmo ser o seu quadrado.

Não podemos esquecer que o próprio ministro já disse, publicamente, que o presidente não é um grande fã da PEC da Previdência, e só aqui e ali Bolsonaro dá alguma declaração, longe de ser enfática, em defesa do projeto.

Joaquim Levy não é o primeiro a ser humilhado antes de ser obrigado a pedir o boné. Já passaram pelo mesmo vexame: Gustavo Bibiano, Vélez Rodriguez (da Educação, lembram dele?), e o general Santos Cruz, que bateu de frente com o youtuber Olavo de Carvalho.

Guedes, sabe-se, é temperamental e tem mercado no mercado.

A questão é: quanto tempo ainda ficará no governo?

(Em tempo: o título não é referência a Moro, em fase de fritura explícita.)

Discussão de Calheiros com Rui Palmeira foi de caso pensado
Lula e a facada em Bolsonaro
  • JEu

    Creio que o problema maior está no egoísmo e nos desejos “inconfessáveis” da maioria dos “representantes” do povo brasileiro no congresso… nada mais simples de entender… tudo o que querem (e muita gente está “torcendo” para que aconteça…) é a derrota total do atual governo… incluindo a projeto anticrime e anticorrupção que tem o apoio popular… e todos sabem que, tanto o Bolsonaro, quanto o Guedes, não possuem perfil “diplomático” e facilmente se perdem por “impaciência”… ainda não aprenderam a arte de “engolir sapos” sem se engasgarem… o resto é só “lenha na fogueira” que todos (principalmente a chamada “grande mídia”… por que será?) insistem em acrescentar… ora, vamos ser sinceros e digamos, claramente, de que lado estamos: o próprio ou o do país?

    • Idosamente MONGE no Sertão: busca SUS sem úi nem Ái!

      Isso pode ser BOM p’uN$, caro JEu … aí Je$u$!
      Pá MIM nem fede em BrasiLHa nem teima no PINA do Recife, caríssimo Ricardo Mota.
      Ou sejE, nem FEDE nem xêra feito cobra fria a CORAL … Santa Cruz que carrêgo, pelo CENTRAL de Caruaru!

  • Fernando

    Ficar no governo hoje só se for por vaidade, pois os negócios dele rendem milhões, são fundos de investimento altamente rentáveis, pra ele claro. E agora que a capitalização ficou de fora, tópico mais desejado por ele e seus amigos banqueiros, não tem motivos pra continuar no governo.

  • Silvio

    Parece piada dizer que “Joaquim Levy não é o primeiro a ser humilhado antes de ser obrigado a pedir o boné” com certeza que os idealistas do PT estão torcendo quanto pior melhor. Uma das maiores fontes de roubos aos cofres públicos saiu do BNDES e Levy caiu porque não esclareceu até agora a caixa presta que surrupiou dos cofres públicos mais de R$ 400.000.000.000,00 bilhões está escondendo o jogo para não entregar Lula e seus 40.

  • Adson Freire

    Quando a “Alma mais honesta do Brasil” demitiu o seu ministro da educação pelo telefone, o senhor Cristóvão Buarque, que se encontrava em Portugal à trabalho, eu não vi essa celeuma toda nos simpatizantes do hoje presidiário. Estranho isso, não?

    • Adilio Faustini

      Quem disse que brasileiro tem memória curta, tai um exemplo, prova viva , que isso é lenda urbana.Parabéns Adson Freire.

      • Adson Freire

        Pois é, Adílio, disso eles não falam. O “esquecimento” é mais conveniente para essa turma de acusadores, os mesmos que em 14 anos destruíram o país e que agora apostam no quanto pior, melhor. Desses hipócritas eu quero distância!

  • interiorano

    Não sou petista e nem votei em Jair Bolsonaro, porém, a realidade do que acontece é o seguinte : 1) O governo Jair Bolsonaro ainda não entrou nos eixos e muitos estão torcendo para que dê errado; 2) O Presidente Bolsonaro as vezes, toma algumas atitudes ameaçando demitir e que constrange autoridades do seu próprio governo; 3) Os filhos dele ficam se intrometendo no governo do pai, dão palpites inadequados e ainda ficam se desentendendo com outras autoridades; 4) Se a reforma da previdência é essencial, têm se discutir com bastante cuidado e tentar convencer as autoridades (Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Governadores, Prefeitos, Vereadores) e a população brasileira que isso é imprescindível!

  • ALAGOANO REVOLTADO

    Engraçado os socialitas/comunistas/lulistas/petistas e afins, que quando LULA LADRÃO er presidente mais corruPTo da história deste Brasil os socialistas/petistas/comunistas nunca pediram a cabeça dos ministros do Luladrão. Vão ter que aguentar o Bolsonaro e o Paulo Guedes!