Uma coisa de que o Aedes aegypti não pode se queixar é de que não somos um povo hospitaleiro.

Afinal de contas, lhe damos casa, comida e água da boa, para que possam continuar voando em nossos lares como se dele fossem – e são.

A dengue, uma das doenças distribuídas pelos pequeninos alados, está completando 33 aninhos de convívio com os alagoanos.

Velinhas para ela ou para nós?

Pelo que nos conta o infectologista Celso Tavares, no Ricardo Mota Entrevista deste domingo, as velinhas são mesmo para nós: já são mais de cinco mil casos da doença (200 considerados graves) este ano em Alagoas, com dez mortes.

É muito, não é não?

Não nos parece, haja vista o esquecimento, inclusive pela imprensa, da enfermidade que aportou por aqui em 1986 – pelo menos este foi o ano em que os infectologistas identificaram a dengue entre nós.

A questão é que quanto mais tempo passa, mais ela se torna parte da paisagem da Saúde Pública (?), sem que prefeituras, governo do Estado e população reajam à altura. Ou seja: que cada um faça a sua parte, sem apontar o dedo para o outro tão somente.

A conversa com o professor, médico e militante da infectologia, transcorre como um bate-papo entre velhos amigos: ele, o entrevistador e os telespectadores.

Um dado: hoje, quem for ao HGE vai encontrar por lá casos de dengue, tuberculose, meningite e todas essas doenças que insistem em nos visitar, sabendo que aqui as portas estão sempre abertas.

Tem muito mais. É conferir.

Ricardo Mota Entrevista

Domingo, às 10h30, na TV Pajuçara

Entrevistado: Celso Tavares – médico e professor universitário

Amor sem sexo
O único pacto possível entre os três poderes da República
  • JEu

    Em qualquer situação, seja da saúde pública, seja da delinquência, seja das mortes no trânsito, tudo depende, massivamente, da educação do povo… quando tivermos um sistema educativo verdadeiro, que façam tanto as crianças quanto os adolescentes, principalmente, acreditarem no que ensinam (e este ensino tem que vir primeiramente pelo exemplo dos próprios professores… onde a educação não seja somente para ilustrar inteligências mas, principalmente, para formar o caráter nos bons valores… e o respeito pela vida, pelo próximo, pela comunidade, pela honestidade, ética e bons costumes são exemplos disso…) então poderemos esperar uma mudança verdadeira, para melhor, em todos os segmentos importantes para a sociedade… até lá, é remar contra a correnteza e acreditar que, acima de todos nós, vela uma Lei Maior que sempre se cumpre, queiramos ou acreditemos ou não…

  • Julius Robert Hoppenheimer

    E o governador, esperando o Congresso aprovar as medidas inclusive a do “Saneamento Básico”.
    Cadê o Congresso???

    Por que o Congresso Nacional concede diariamente essa vitória aos criminosos? Por que o Congresso Nacional, diariamente, sacrifica as vidas de pessoas indefesas como uma oferenda ao crime, à desonestidade, à maldade e à brutalidade? Por que o Congresso Nacional tira de nós toda a esperança e bem-estar e as oferece de bandeja ao crime?

    Acredito que chegou finalmente a hora de a população se fazer entender: ou o Congresso Nacional se posiciona de uma vez a favor do povo e aprova as Medidas ou se assume como uma instituição a serviço do crime e o rejeita.

  • LÚCIDO

    É uma verdadeira “epidemia” de dengue que se alastra por todo pais e aqui não é diferente. O pior ainda é que a evolução de uma nova infecção é mais grave em pessoas que já contraíram outros tipos da doença onde a tendência é que a evolução da doença seja para maior gravidade nos casos. Aqui já é enorme o numero de pessoas afastados do trabalho, escolas etc. por causa da dengue. O pior é que muitas vezes o diagnostico é “virose”, ou seja,novas doenças surgem com tamanha rapidez e poder de destruição.É necessário que todos façam o dever de casa, tanto a população quanto os seus governantes, mas isso parece andar no retrocesso…”Se em outros estados a realidade é a mesma, vamos se unir na igualdade”

  • LÚCIDO II

    Sabemos que as demandas do HGE são imensas, mas isto não justifica esta situação vergonhosa. As mais diversas barbaridades suportam aqueles que precisam… Um verdadeiro martírio desde ao descaso,negligencia,principalmente falta de respeito com os cidadãos . A saúde publica é bem mais que construções de hospitais e a população não pode ser penalizada por essa situação. Não é admissível essa negligencia que estamos vendo diariamente noticiadas e nada é feito. A população merece o mínimo de respeito e dignidade. Chega de promessas!

  • Bertolina

    As “portas abertas” parece mais a “desculpa” de quem “não quer” ou “não pode” mudar essa situação por motivos que só o governador poderá responder.

  • Eduardo Lopes

    E o governador assistindo a Champions League……….pense na preocupação dele com a saúde pública de Alagoas!

  • Maxwell

    Ontem no jornal nacional falou que o aumento dos casos de dengue faz cair a doação de sangue no Brasil e isso também é preocupante. Estou aguardando essa entrevista com o Dr. Celso Tavares que é de grande importância para a população em geral. Quanto ao HGE eu acredito que as denuncias é devido ás promessas de campanha. Observo em alguns comentários que dizem que as denuncias são de “cunho político”.Me desculpem, “é o sujo falando do mal lavado”…Uma coisa não justifica a outra. Da idéia de que esta ganhando tempo. Isso é uma estratégia de defesa que não convence ninguém. A realidade esta clara e é fato. Não são criticas, mas lamento o silencio do governador.

  • BRASIL

    “O Brasil continua sendo o país dos absurdos…surrealismos eito de hipocrinismo”