O prefeito Rui Palmeira foi, mais uma vez, a Brasília em busca de respostas para as perguntas que os moradores do Pinheiro, Bebedouro e Mutange se fazem diariamente.

A saber:

– Quem vai pagar a conta dos prejuízos materiais que eles sofreram e sofrem?

– Até quando terão de viver de aluguel social e outras ajudas assistenciais?

As questões ganharam ainda mais atualidade depois que a Braskem sinalizou que não aceita como definitivo o laudo da CPRM e, o mais importante, o tema será mesmo judicializado.

A Justiça Estadual já se livrou do problema, e o pacote foi parar na Justiça Federal.

Por enquanto, o governo federal marca uma presença importante no financiamento das ações emergenciais e de apoio à população, juntamente com a prefeitura (para o governo do estado Maceió parece ser a capital da Suazilândia) .

E depois?

Justiça envelhece em 13 anos futuros soldados combatentes da PM
Veto de Bolsonaro à fuzilaria dá prejuízo de R$ 20 milhões à Taurus
  • JEu

    É isso mesmo, RM, o governadorzinho, mininim, trata Maceió e os cidadãos como se fossem coisas de “menor importância”… afinal, para o clã dos Calheiros (assim como para todos os outros…) o que importa mesmo é “se dar sempre bem”, qualquer que seja o custo (para o erário público e para o povo, é claro…) e seguem com ele os ditos “representantes do povo”, seja na ALE/AL, no Senado, na Câmara dos Deputados ou na Câmara Municipal de Maceió… creio que, como já o disse aqui, a maneira para tentar “agilizar” o processo será o povo começar a se reunir em frente da sede da empresa e dos locais de extração do sal-gema e fazer bloqueios e manifestações atrair a atenção da mídia nacional e, quem sabe, internacional para o caso… já que não se pode esperar “compaixão” da Brasken (leia-se Odebrecht)…

  • Carlos

    O governador desnaturado só estar preocupado com com a sua popularidade e continua investindo pesado em propaganda falsa e tem como aliado uma população na sua maioria sem nenhum discernimento e assim ele vai se gloriando como um politico “inteligente”,que consegue convencer uma maioria da população. Pode observar é o político mais ausente das grandes questões de interesse da coletividade. ABAIXO O CORONELISMO DA POLITICA ALAGOANA.

  • Eduardo Lopes

    Se não fosse o governo federal o caso do bairro do Pinheiro só iria ser notado depois que afundasse, aí a prefeitura e o governo estadual entrariam com estado de emergência para receber verbas e a população que se lasque.
    Rui e Renan duas lástimas!

  • Morador de Bebedouro

    Maldita empresa e malditos políticos. O Governador ainda vem a público, defender a permanência dessa maldita Braskem, na nossa cidade de Maceió. A Empresa explorou sal-gema durante 44 anos, dando causa a toda essa tragedia e agora em tom de DEBOCHE. Diz a toda sociedade alagoana que não é a causadora e por isso não deve nada a ninguém. e ainda com mais DEBOCHE ainda.

    • amorim

      Antes tarde de que nunca. A maioria dos políticos se perpetuam no poder, meia dúzia de famílias detém a posse do nosso estado, o curral está de porteiras fachadas à muito tempo, só agora o Senhor enxerga? Já sei! pisaram no seu calo, e, isso dói. DEBOCHE, não! DEIXAMOS, que a incompetência nós levasse de baca rotas.

  • breno

    Ninguém vai bancar, por que ficarão jogando a culpa um no outro e a justiça que é mãe de todas as mazelas será conivente com a situação.

  • Morador de Bebedouro

    Prezado jornalista. Se for pra censurar parte do texto, é melhor nem publicar.

  • Mário

    Lamento a situação dos moradores dos bairros atingidos por esta calamidade , mas o problema se estenderá por muitos anos. Cada órgão responsável ou irresponsável vai dizer que o filho é teu (com as devidas exceções). A empresa em tela vai alegar que a vírgula posta no documento está errada (haja contestação). Quando o processo chegar no âmbito judicial (aí a porca torce o rabo), haverá uma enxurrada de recursos em todas as instâncias com extensão para a lua, marte e etc (raras exceções). Triste realidade de um país cheio de injustiças, burocrático, e com leis arcaicas.
    s.m.j.

  • Luiz Henrique

    Nobre Jornalista,

    Conhecendo os políticos alagoanos como nós conhecemos, conhecendo a justiça brasileira como nós conhecemos, posso lhe afirmar para a tristeza de muitos que a Braskem não vai pagar prejuízo nenhum. Hoje estamos ( eu sou uma das vítimas ) numa situação complicadíssima. Alguns estão com seus imóveis totalmente destruídos, outros como eu, não tiveram tantos prejuízos, porém, não temos como vender nossos imóveis por não ter valor algum no mercado imobiliário. Além de que também tem o caso de que nenhuma instituição financeira, aprova financiamento nessas áreas.
    Não acredito que nas próximas eleições, nomes já conhecidos aqui em Alagoas terão oportunidade de continuar na politica. Acho que esse caso do Pinheiro, Bebedouro e Mutange chama a sociedade em geral para uma reflexão sobre MUDANÇA DE VERDADE no pleito eleitoral, pois atualmente só são três bairros, amanhã pode abranger muitos outros, e aí vão poder sentir o que sentimos.
    Os moradores que não moram nesses bairros não perceberam, mas também estão pagando pelo prejuízo, pois basta olhar no IPTU de 2019 e verá que o percentual de aumento não justifica ser somente de taxa de recolhimento de lixo. É sempre assim, o político não se sensibiliza com o povo, ele quer dinheiro, e isso é o que importa !
    Chamo a atenção de todos os alagoanos, VAMOS MUDAR OS POLÍTICOS !

  • Johann Sebastian Bach

    O laudo da CPRM, “é a mancha de batom na cueca!!!”
    KKKKKKKKKKKKKKKKK…

  • Johann Sebastian Bach

    Toda verdade passa por três estágios:
    – No primeiro, ela é ridicularizada…
    – No segundo, é rejeitada com violência…
    – No Terceiro, é aceita como evidente por si própria.

    Arthur Schopenhauer!!!

  • SEVERINO FEIJÓ

    PARA A BRASKEM DAQUI PRA FRENTE O NEGÓCIO É PROCRASTINAÇÃO, ESTA É A PALAVRA CHAVE DA MINERADORA CAUSADORA DE TODA DESGRAÇA NO BAIRRO PINHEIRO.

  • WAL

    Não é pra ter dúvida, pelo menos, boa parte da dívida, vai sobrar para os pobres dos mais pobres, ( OS MORADORES DO BAIRRO ).
    1) Vai se safar; o governo ( IMA ) e seus integrantes, ( quem altorizou a BRASKEM ,a afundar o Pinheiro.
    2) E A BRASKEM, através de seus advogados, devem pagar ( ALGUNS CONTO DE RÉIS ), ou seja; valor inferior que os moradores merecem.
    QUEM QUER APOSTAR ??????????????????????????
    VIVA AS LEIS BRASILEIRAS, VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.