Há uma perplexidade geral com os acontecimentos políticos e econômicos no país, por esses tempos iracundos. Não há uma só semana em que o governo não crie, ele próprio, uma nova crise.

Com menos de cinco meses de Planalto, o presidente Jair Bolsonaro já perdeu – ou demitiu, tanto faz – dois ministros; viu as ruas serem tomadas, em todo o Brasil pelo que ele chamou de “massa de manobra, idiotas úteis e imbecis”, gastando boa parte do repertório de adjetivos que ele possui; vive às turras com o vice Mourão, que teima em ser uma voz de sensatez; em nada ajuda o ministro da Economia Paulo Guedes, no mantra da Reforma da Previdência – pelo contrário; expôs e diminuiu o ministro da Justiça, ao dizer que tirou Moro da magistratura com a promessa de lhe entregar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

Uau! Mas ainda é pouco.

A economia regrediu, encolheu, no primeiro trimestre deste ano e se repetir a dose até junho o Brasil entra tecnicamente em recessão. E nenhum investidor no planeta Terra, a não ser do mercado financeiro – que aposta no quanto pior melhor – se dispõe a aplicar recursos saudáveis em um país com uma economia doente.

Já são mais de 13 milhões de desempregados, 12,7% da população economicamente ativa – eram 11,6% em dezembro de 2018.

Como se não bastasse, as investigações envolvendo o filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro, avançam para um território perigoso, a que o Ministério Público do Rio de Janeiro aponta como esquema criminoso, de desvio de erário, lavagem de dinheiro e sabe-se lá mais o quê.

É muito assunto e confusão para tão pouco tempo de governo. Já o presidente e equipe – tirando o ministro Paulo Guedes, por justiça – continuam investindo na máxima sartriana: a de que o inferno são outros.

-----------------------------------------------------
Santoro: "Participação da Braskem na arrecadação é muito pequena"
  • Zé MCZ

    Se há a verdade que o capitão passou para a reserva remunerada não por insanidade mental, mas por ter sido eleito ao cargo político e mudado a carreira mais promissora financeiramente (as provas a cada momento vêm a tona), também é inegável que ele nunca se desvencilhou da farda. Só que… assumiu o comando de uma companhia ou batalhão de militares que fazem das prerrogativas do estado para a bandidagem!
    Seus filhos, coitados… São tão somente subalternos major, capitão, tenente.
    O Bozo na verdade não passa de Sassá Mutema(personagem de novela global), que foi forjado para ser o messias, mas por trás há um projeto ambicioso para que o Brasil seja totalmente vinculado ao império de ladeira abaixo, lá do norte. Durante a campanha, qualquer pergunta que faziam, ele automaticamente dizia:
    Láaa… no posto Ipiranga!
    E esse posto se acha! Acha que o Brasil ele só dele, porque o país está em crise políticoeconômica, pode saquear e dar de quase de graça (tem a comissão dele, é claro!). Esse projeto de desmanche passou pelas mãos do inquisidor da primeira instância federal e se tornou acima do STF desmoralizado e que, sob pretexto de moralizar, o resultado é o que vemos. Ele e o Ipiranga não são nada mais que agentes do tio Sam. E o que o Bozo tem a ver? Nada! Caso ele vá embora pra casa em Ipanema, ou por muita surpresa em Bangu, o projeto de desBrasil poderá seguir com o vento nas popas de quase todos nós!
    Sabemos quem é o idiota útil de tudo isso.
    Mas é perfeitamente possível reverter! Democraticamente.

  • Maria

    “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” É um ótimo conselho para o próprio presidente.” Para um governo que acredita no governo transformador da”verdade” é incompreensível que ela seja Jogada sistematicamente para baixo do tapete”.

  • JEu

    O interessante é que todo mundo sabe que, para sair do buraco em que o país foi colocado (e não o foi pelo governo de Jair
    Bolsonaro… é preciso salientar…) é preciso que seja aprovada a reforma da previdência, se não na totalidade, pelo menos na maioria das propostas do governo… outras medidas para garantir a transparência na administração pública também precisam ser aprovadas, principalmente as que se destinam a combater, com maior intensidade e maior dureza, a corrupção que tanto mal faz ao povo brasileiro, ao desviar bilhões para os bolsos de poucos… além disso, outras medidas precisam ser confirmadas e apoiadas como no caso do combate à criminalidade, e o que vemos são somente ações contrárias à ações do governo… uma das críticas tem sido com relação à maior flexibilização da posse e do porte de armas de fogo… falam tanto no aumento da violência geral e contra a mulher, e o que se vê, até agora, é o seguinte: google notícias, 13/05/19: “Assassinatos caem 24% no primeiro trimestre do ano no Brasil”; Alagoas24horas, 17/05/19: “Homem joga cadeira contra ladrão para proteger família durante assalto e é morto” (quem sabe o que poderia ter ocorrido se em vez de uma cadeira ele tivesse um revólver?!!!); e sobre a possível violência com arma de fogo contra as mulheres, temos: Alagoas24horas, 17/05/19: “Jovem é assassinada a golpes de arma branca dentro de casa” (o que joga por terra de que o homem armado será mais violento contra a mulher, sem lembrar que ela própria vai poder comprar uma arma também…)… ora, ora, vamos ser sinceros, o que se quer mesmo é prejudicar um governo que se diz defensor dos valores morais da família cristã e que quer ver um país com uma administração pública mais transparente, com menos privilégios e com menor influência do toma lá, dá cá na governabilidade do país, e com mais justiça social… em tempo: se o filho do presidente, o Flávio Bolsonaro, errou, que pague por seus erros… portanto, não sou contra as ações do MP/RJ que busca tornar público e desbaratar as organizações criminosas que se estabeleceram dentro da ALERJ, pois lembremos que são 23 deputados e ex-deputados investigados (incluindo do PT que, pelo que se sabe, desviou vinte vezes mais que o Flávio Bolsonaro) e somente se fala na mídia local e nacional, sobre o filho do presidente… precisamos agir com menos parcialidade neste caso…

  • Nelson

    Nas eleições presidenciais do ano passado, votei no Álvaro Dias no primeiro turno; vendo que o Álvaro não tinha chances no segundo optei por Bolsonaro. A cada dia me convenço que fiz a escolha certa… só um choque como o Bolsonaro está dando, poderá mudar o curso enfadonho, letárgico, e servil desse País. A Mídia Comunista Esquerdopata vai a loucura e pública uma série de bobagens e mentiras de todas as formas na esperança da queda de Bolsonaro, pra voltarem os dias de bonança que os barões da mídia vivia.
    Só mesmo um cara da audácia de Bolsonaro pra falar sem mêdo as palavras que nós anciavamos ouvir. Idiotas úteis nunca caiu tão bem num grupo de ovelhinhas pau mandado. Hoje com as rêdes Sociais não mais passa despercebido, tudo bem a público, nessa manifestação cansei de ver vídeos onde grupos de milhares de pessoas repassando de boca em boca o cigarro de maconha, e jogando vigorosas baforadas de fumaça subindo em direção ao espaço sideral…várias pessoas anônimas entrevistando os bravos estudantes o porquê deles estarem ali…a grande maioria não sabia porquê ! Eram apenas Zumbis vagando com camisas e bandeiras vermelhas pedindo Lula livre, para salvar muitos reitores de Universidades de muitos processos por desvio de dinheiro que era pra educação.
    Nós governos Lula e Dilma mais de trinta bilhões foram cortados da educação, para alimentar os governos Comunistas de várias partes do mundo, amigos do Lula , Dilma, e Cia. Os mais de treze milhões de desempregados que aí estão, é a herança maldita dos dois Ptralhas que arruinaram o nosso País, e agora a Mídia Comunista joga nas costas dos quatro meses de governo do Bolsonaro. Mas tudo bem, vão em frente !!!
    Que os cegos, guiem os cegos para o abismo…que os os mortos enterrem seus mortos, até que a terra se canse de seus frutos amargos.

    • Observador

      Parabéns, Nelson, pela lucidez do seu comentário. Enquanto os brasileiros do bem querem a luz, corja maldita quer as trevas.

    • Adilio Faustini

      Parabéns, também vi varios vídeos que vc cita, alguns alunos que estavam sendo entrevistados foram puxados por ativistas ou Profesdores ativistas, uma professora do Basico não sabia o quanto foi contigenciado das Universidades, outros alunos nem sabia o motivo que edtavam nas manifestações, é triste ver um país em que muitos de seus jovens são levados para o matadouro como gado.De 1964 a 1984 o Pib do Brasil cresceu 7,5 % ao ano em média, de 1985 a 2018 o crescimento do Pib está em 2,5 % ao ano.Estamos emperrados com essa política do tal Centrão, ou chamada de Coalisao, onde cresce só o patrimônio dos políticos. Negociar com essa gente significa continuar nesse marasmo.Dá impressão que essa gente não governa para o Brasil que está se desindustrializando ano após ano, bom para outros paises exportadores.

  • Johann Sebastian Bach

    URGENTE URGENTÍSSIMO!
    O Zé Dirceu chegou na Polícia Federal. Corre uma pergunta mais difícil que ganhar premio na Mega Sena: QUANDO O SUPREMO VAI DEIXAR ELE SAIR? Uma semana? Duas semanas? Três semanas? Qual ministro do STF será seu salvador? Já sabe, né? Vai rolar o embargo do embargo, do embargo, do embargo…

    É ou não é RM…

    KKKKKKKKKKKKKKKKK…

  • Hélio

    “Viu as ruas serem tomadas em todo o País ” ????
    Não é bem assim!
    E onze (11) ministros da educação se revezaram de 2009 a 2017.
    Pode isso?

  • Avante Brasil

    Vocês só podem estar se fazendo de cego pra o que ocorre em apenas 5 meses de mandato , ou na verdade é vocês que são os idiotas úteis do qual o Bozo falou !
    Dizer que o o senador lá do Rio , desviou pouco , isto é um absurdo , se desviou tem que pagar , será taxado como bandido como os demais que tbm roubaram .

    • Adilio Faustini

      A questão não é porque o assessor dele movimentou pouco, é a seletividade, apurações ,pela extrema mídia, por que não se fala dos outros 18 partidos que movimentaram muito mais? Teve um que movimentou 49 milhões e não se ouve nadica de nada?É justo isso Arnaldo?

      Resposta

      Nunca soube que um roubo – se for caso – apaga outro.

    • sertanejo cagota

      Se um estudante universitário não consegue saber o que é verba da educação e verba discricionária da educação, então o presidente até pegou leve.

  • Luiz Testa

    Verdade o governo anda batendo cabeça, é muito difícil governar sem “articulação” na Câmara dos deputados, ou seja, o toma lá dá cá, o fisiologismo e o mensalão, comandar um país dependendo apenas do patriotismo dos líderes Rodrigo Maia e Arthur Lyra é tarefa impossível, tem que ceder os anéis ou denunciá-los a nação… pelo menos José Dirceu está de volta a cadeia não é??

  • Robério

    A Educacão sendo maltrada como nunca e alguns ainda batendo palmas pra isso. Qual país no mundo se desenvolve sem o devido respeito que ela merece. Mentem descaradamente sobre o contingenciamento=corte e alguns batem palmas. “Que país é esse?” respondam aí bolsominions…

  • CURIOSO.

    Meu caro Ricardo Mota, pelo que eu tomei conhecimento o presidente do TCE/AL, está passando para o estado de Alagoas, todos os aposentados e inativos do TCE/AL.
    E O DUODÉCIMO DO TC, NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR AOS FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS?
    GOSTARIA QUE O AMIGO OPINASSE SOBRE O ASSUNTO.
    Só você para esclarecer o assunto.

  • sertanejo cagota

    O sindicato da educação de Alagoas Devia ser processado pelo presidente pois só disse mentiras e uma delas foi dizer que o presidente cortou verba da educação básica…. MENTIIIIIIIIIIIRA.

  • Pedra Noventa

    Não sei porquer nasci pra querer ajudar a querer consertar o que não pode ser!!!!!!!!
    Não sei pois nasci para isso e aquilo e o enguiço de tantos querer!!!!!!!!!!!!!
    Carpinteiro do Brasil eu sou!!!!!!!!!!!!!!

  • Allisson

    Se o país chegou onde chegou e vive o que vive hoje, foi sem sombra de dúvida, graças aos governos anteriores, à políticose doente da câmara e senado e, também, ao povo brasileiro. Unidos, formam uma cultura de corrupção sistêmica… Me parece que os brasileiros se odeiam! Estamos tão mergulhados nesse caos que qualquer um que chegar com uma ideia diferente da que se prega hoje através de todas as mídias (principalmente a televisiva), soa como escândalo e logo é ridicularizada, pois, o que querem é a baderna, a bagunça e chamam de liberdade o que eu sempre conheci como libertinagem… Na verdade, o que as pessoas querem é alguém que transforme todo esse caos que se tornou o Brasil desde 1500 em meses, e seja quem for que assuma a presidência, se não abrir á “torneira” para eles, eles mesmo quererão derrubá-lo.

  • Meu Deus

    Tô muito preocupado e triste com essa Situação do Capitão/evangélico/presidente ele tem que se manter pelo menos até Outubro no cargo,se não eu perco o Bolão!! Sabia que não podia confiar nesse Governo!!

    • Fernando

      Ele sai antes, renuncia. É preguiçoso, sempre foi preguiçoso. Quando era militar, foi expulso porque não queria trabalhar. Durante 28 anos como deputado não fez nada. Mourão presidente.

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    Bolsonaro não tem a menor ideia do cargo que ocupa. Mente insana e sem qualquer conteúdo, enfim, sem inteligência, cercado pelo filhos, que são totalmente insanos, como o pai, somente fomentam intrigas, brigas e nada mais. O momento é de desespero para os Bolsonaros, as investigações chegarão a conclusão que os Bolsonaros, todos, pai e filhos, usaram as verbas de gabinetes como os demais políticos do PT, PMDB, PP, DEM, PTB….., ou seja, roubando os salários dos servidores.
    Assim, acaba muito cedo a trajetória dos Bolsonaros.

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    Em tempo: Será esclarecida a união dos Bolsonaros e as suas relações com os milicianos. Poder de destruição de qualquer reputação. Sequer iniciou e já terminou o governo, sem qualquer projeto de trabalho, somente de brigas. O presidente em seu desespero, já vive em briga de rua, quando chama os investigadores virem para cima dele, que não vão pegá-lo. Isso é expressão de maloqueiro, jamais de um presidente.
    Como não tem defesa para o seu filho, fica soltando bravatas e maluquices.

  • amorim

    Até que enfim, encontraram um culpado pelos desmandos educacionais do Brasil , o presidente atual, durma com uma conversa dessa e acorde de bom humor,sou besta não amigos, essa história de corte na educação,é conversa para tolo dormir, tenho um filho ralando banco na ufal, a sete”SETE” anos, quando o curso dele é de 5 anos, pelo que me consta,´ o presidente é bem mais recente, conte outra, sou matuto mais não sou besta. Aí tem, pelo que me consta o interesse é outro.

  • Meu Deus

    Ricardo só Sobrou o Suprassumo da burrice agora. Na minha Humilde opinião o próximo Presidente tem separar esse pessoal e comecar a estudar o cérebro( se tiver) desse pessoal!!MBL,Lobão, tá todo mundo anônimos e “Famosos”, todo mundo pulando do Barco,alguns inclusive dizendo que votou no Amoedo é tanta gente que se eu fosse o Amoedo(Deus me livre),pedia recontagem dos votos,só ficou a Nata,da Nata Ricardo,geralmente PM,evangélicos,mesmo esses dentro do Governo se odeiam, enfim um pessoal fácil de mandar (boi), pode pegar esse pessoal agora e gritar no ouvido assim: Tem alguém aí i i i i i i i i i i i i i i i i i?? A resposta já é o eco ,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • jezualdo

    Reforma da previdência, nunca, na verdade o atual presidente moralista sem moral deveria ter o mínimo de vergonha e pedir pra sair e ir morar lá no estados unidos, onde é sua casa.
    Dinheiro sendo liberado com refis, e tantos outros jeitos de melhorar a situação do país, e esse senhor imprestável que com sua boca suja de brincadeira.
    Vá se catar bolo.