Pode parecer uma visão pessimista, mas o secretário da Fazenda, George Santoro, antecipa os acontecimentos na área econômica no país este ano e avisa: “Estamos nos preparando tempos muito duros”.

Defendendo a reforma da Previdência como necessária – “com alguns ajustes” -, ele tem claro que “ela ajuda, mas não resolve a situação”. Inclusive dos estados:

– Teremos um ganho no futuro, mas nos três primeiros anos de vigência, os estados vão ter perdas, principalmente no caso dos militares.

Santoro disse ao blog que acredita que melhores resultados poderiam ser alcançados com pequenas reformas, que se somariam para recuperar a confiança na economia brasileira. E mesmo as mudanças na área tributária, anunciadas até agora, não trazem clareza sobre o que sobrará para estados e municípios.

Ele tem participado de todas as reuniões do Confaz (conselho de secretários de Fazenda) e com integrantes  do governo federal, mas reclama dos números apresentados pelo Ministério da Economia:

– Eles não batem com o que nós apuramos. É o caso, por exemplo, dos gastos com os militares. Nós mostramos à equipe econômica que o que temos é diferente daquilo que eles nos mostraram.

Há motivos para esperança?

Ele garante que sim, principalmente se Alagoas conseguir confirmar uma operação de crédito, em via de aprovação, que vai permitir investimentos importantes, “principalmente em infraestrutura e turismo.”

Seja como for, a expectativa recomenda cautela.

Governador indica Ronaldo Medeiros à Assembleia para a ARSAL
Servidores pedem tempo e reunião com a prefeitura fica para 6 de maio
  • JEu

    Esqueceu, o secretário Santo Horror, de dizer que, mesmo na inatividade, os militares do Estado de Alagoas continuam recolhendo 11% para a previdência oficial do Estado… assim, o que me parece, é que já está antecipando que não haverá reajuste para a PM/BM este ano… e a coisa vai começar a se deteriorar na segurança pública… será que, além da malvadeza, o Santo Horror tem m… na cabeça?!!! outro dado interessante, é que ele só começou a falar dessas “dificuldades” agora, e ficou calado quando entre novembro/dezembro do ano passado o governador mininim garantiu uma “gordo” reajuste nos duodécimos (cerca de 9%) para os demais poderes: legislativo, judiciário, TCE/AL e MP/AL… e em cima do mês de maio, começa com essa conversa babada (largo os o… do governador…) de dificuldades de arrecadação para o Estado…

  • wal

    O que dizem os camaradas, que faliram o Brasil ??? em especial os lavajatáveis… em Alagoas, não tem, parte dos nossos poíticos, são todos santos… kkkk.
    SÓ DEUS NA CAUSA.

  • Joao

    Esse secretário está prevendo o que ele mesmo vai fazer com o nosso estado.

  • Carlos

    Essa conversa tem o objetivo de sempre e peço desculpa se errei… Negar reajuste para os pobres entre os pobres dos servidores públicos está de bem com os grandes onde o governo se curva. “Agora ,ficou calado quando em novembro/ dezembro do ano passado governador minimim garantiu uma “gordo” reajuste nos duodécimos (cerca de 9%)para os demais poderes: Legislativo, Judiciário,TCE/AL e MP/AL…em coma do mês de maio, começa com essa conversa babada (largo os o…do governador…)de dificuldade de arrecadação par o estado…( JEu). Excelente ou pura verdade. Só acrescento essa turma não conhece crise. Porém só sobra para os pobres entre os pobres dos servidores. Responda Santoro ou governador porquê só os servidores.

  • Pedro Antônio

    Realmente. Tudo vai ser descoberto pelo governo de Bolsonaro e vocês todos irão responder. Foi muito dinheiro dito como aplicado e gasto que será apurado a veracidade.

  • breno

    Dureza mesmo é a folha fantasma da ALE, o duodécimo do TCE, e os comissionados que nunca aparecem. É por essas e outras que Alagoas não sai do atoleiro financeiro e não cresce pra lugar nenhum.

  • Ze indignado

    ” Estamos nos preparando para tempo muito duros” Desde que este governo assumiu ouço essa historia e no entanto às tempestades é seletiva na porta dos servidores do executivo. Já os demais nada acontece nem uma marolinha. Tribunal de Contas, assembleia Legislativa, os poderes judiciários , só conhece a palavra tempos difícil no dicionário e nada mais.

  • Johann Sebastian Bach

    Dos 26 Estados do Brasil, 23 gastam entre 60 e 80% da arrecadação com Funcionários Públicos???
    E Alagoas está entre eles???
    É ou não é uma maravilha…

  • Consigliere Alagoano

    Como eu PREVI o ENGÔDO VERBEL de Renan Filho:

    É lógico que, para equilibrar as contas, nós precisamos fazer três coisas: gastar menos, arrecadar mais e a terceira, mais eficiente, as duas coisas ao mesmo tempo .

    .
    TUDO PAPO DE CAMPANHA….

    A velha politica, só muda de PELE, mas o LOBO é o mesmo!

    .

  • Pedra Noventa

    Viva! Viva! Viva o Rei fora do trono…………………………………………………………………………………………………………

  • Luis Lins

    Pagamos a maior carga tributária do país.Os estados de Sergipe e Pernambuco estão mandando mercadoria de todo jeito pra Alagoas e os comerciantes aqui estão falindos.
    E o secretário o q tem feito??
    Desde q colocaram ST em tudo o mercado de Alagoas só cai.
    Quem trabalha certo vem sendo colocado pra baixo e os invasores estão crescendo.
    Parabéns secretário.

  • EX ELEITOR

    Tempo muito duro para o povo, mas para eles não existe dureza, existe sim uma maquina de fazer dinheiro que eu,vc e todo povo de Alagoas não sabe onde é aplicado que se chama DETRAN.

  • ACORDO AMIGÁVEL

    ECONOMIZAR É FÁCIL – Os duodécimos deveriam ser liberados de acordo com a atuação dos órgãos em benefício da população alagoana, a saber: Para que serve o Tribunal de Contas ? O que produz ? Nada. O duodécimo vultoso encaminhado para a Assembléia Legislativa: O que o povo recebe em troca ? Nada. O critério seria de atuação em favor dos pobres, contudo o que se observa é dinheiro gasto em vão e que só serve para alimentar os parasitas das aludidas sinecuras.

  • Cidadão

    Acabou a mamata, nobre jornalista, quem desde sempre acaba com nosso estado???
    Faça um comentário cheio de maldades, ou seria, verdades???

  • Carlos

    E acusação de desvio pelo o MP DO RIO DE JANEIRO de mais de RS 200.000.000,00, quando SANTORO , fazia parte da TURMA DO SERGIO CABRAL NA SECRETARIA DA AFAZENDA DE LÁ , alguem sabe dizer em que pé está, ou já abafaram.