O argumento da autoridade não pode se impor à autoridade do argumento: censura não deixa de ser censura porque o presidente do STF quer que assim seja.

O discurso, repetido, do ministro Dias Toffoli revela uma faceta muito ruim da personalidade do presidente da mais alta Corte do país: a desonestidade intelectual (duvido que ele acredite no disse nos últimos dias de Toffoli).

Tentar amalgamar fake news, discurso de ódio e assemelhados com a publicação de notícias em sites e revistas é exatamente fazer coro com aqueles que não se conformam com a liberdade de imprensa, o que não há de se confundir com irresponsabilidade ou com a insanidade das redes sociais.

Jornalistas e veículos de comunicação devem ser tratados dentro dos parâmetros da lei e da Constituição (o que não é o caso) – e não à margem, como nas autocracias.

Fake news não podem ser “confundidas” com as informações publicadas pela imprensa, factuais, só porque incomodam autoridades poderosas do país.

Apontar como mentira dos sites e jornais o que até pode ser, de fato, mentira de um delator-tubarão (Marcelo Odebrecht), é botar no mesmo pacote produtos tão distintos quanto frutas e tratores, e querer vender no peso.

É triste o caminho pelo qual Toffoli está levando o STF, juntamente com o ministro Alexandre de Moraes.

Assim, ele dá munição – me perdoem a expressão – aos que consideram o Supremo inútil e prejudicial ao país.

Não é, pelo contrário: o STF há de ser sempre trincheira definitiva de defesa da democracia e da liberdade – mas não desse jeito, atendendo aos humores de dois ministros.

Como disse o também ministro Marco Aurélio Mello, o que acontece agora é “mordaça, mordaça. Isso não se coaduna com os ares democráticos da Constituição de 1988.”

É assim: o STF não pode ser o avalista do obscurantismo.

Ainda há um bom pedaço de pizza para Alfredo Gaspar
Arthur Lira: de dono de ministério na era Temer a calo dos bolsonaristas
  • williams Roger

    Normal país desmoralizado

  • Evenildo Silvério

    Dias Toffoli não era para estar no STF. Explico: em um país sério, um advogado que foi reprovado duas vezes em concurso para juiz de primeiro grau, que não fez mestrado ou doutorado na área jurídica e que não é autor de livro nenhum, não passaria no quesito “notório saber jurídico”. A maior qualidade jurídica do Toffoli foi a sua proximidade com o PT. Advogava para Lula e para o partido, quando essa quadrilha que destruiu o Brasil pagou Duda Mendonça em dólares, no exterior, com “recursos não-contabilizados”, entre outras peripécias. Infelizmente, quando o Toffoli foi indicado ao STF em 2009 (pelo hoje presidiário Lula), o Senado da época não teve a independência e a firmeza para dizer NÃO. Dez anos depois, nesse pós-petrolão, sabemos porque o Lula fez o que quis, inclusive nomear um advogado de capacidade duvidosa para o STF: comprava apoio de parlamentares com dinheiro surrupiado da Petrobras e de propinas da Odebrecht. Agradeçam, pois, ao Lula, ao PT e ao senadores (com “s” minúsculo mesmo) da época.

  • SH.

    Concordo com a ideia do texto, mas infelizmente o trecho “Não é, pelo contrário: o STF há de ser sempre trincheira definitiva de defesa da democracia e da liberdade – mas não desse jeito…”
    É utópico pois inédito e inatingível eis que nossos tribunais colegiados se assemelham mais a balcões de negócio do quê a um grupo de defensores da lei.
    Infelizmente é a realidade não só de nosso presente mas de nosso passado e infelizmente pelo que podemos observar pela involução dos preceitos éticos e Morais dos novos juízes(sempre tendo maior “flexibilidade” ética e moral que os seus antecessores) a situação no futuro será pior ainda, se antes existia um certo pudor, uma vergonha, se outrora tentavam escamotear o máximo tudo que não fosse 100% moralmente defensável hoje as coisas são ditas e feitas as claras e ai de quem ache ruim, este ficará sujeito a ira dos Deuses…

    • BARRO Duro e PESCARIA flácida SãJorJ@ndo JACAré-CIRCa 1817

      Há CONTROVÉRSIAS, e gente preparada e BEM paga pra cuidar disso SEM subornos NEM milicianos, caro SH.
      Pois a liberdade de expressão … “não se reveste de caráter absoluto”
      As LIBERDADES sofrem limitações na Constituição e em pactos internacionais de que o Brasil é signatário, amigo!
      Há um maluco-MOR querendo ARMAR as pessoas, querendo intimidar cidadãos com MILÍCIAS, alguma duvida?
      Mas até esbarra nas vontades de DEPUS e prefeitos, governadores e prefeitos, e também do general na VICE-presidência.
      CHEGA de babacas com … “discurso insultuoso, moralmente ofensivo ou impregnado de ódio”
      UMA … “perversão moral e jurídica […] no regime democrático […] das prerrogativas fundamentais de criticar [18abr19]https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/04/18/decisao-que-tira-veto-a-reportagens-cita-ministro-que-criticou-censura.htm

  • Luiz

    Caro Ricardo.

    Você foi perfeito em sua postagem, o STF precisa de uma limpeza geral, esse falastrão Presidente do STF é um incompetente para assumir um cargo de tamanha relevância na Magistratura brasileira, ele só chegou lá porque era advogado dos PTralhas. Tem um vídeo circulando na internet onde ele em conluio com outro advogado “roubam” processo num Tribunal Regional Federal, ele mesmo conta essa história. Esse foi o legado que o PT deixou para o país.
    É lamentável!!!

    Veja no link abaixo a confissão do Tofolli
    https://www.youtube.com/watch?v=ExMZgy6Lp4s&feature=share

  • Luiz

    Caro Ricardo.

    Você foi perfeito em sua postagem, o STF precisa de uma limpeza geral, esse falastrão Presidente do STF é um incompetente para assumir um cargo de tamanha relevância na Magistratura brasileira, ele só chegou lá porque era advogado dos PTralhas. Tem um vídeo circulando na internet onde ele em conluio com outro advogado “roubam” processo num Tribunal Regional Federal, ele mesmo conta essa história. Esse foi o legado que o PT deixou para o país.
    É lamentável!!!

    Veja no link abaixo a confissão do Tofolli
    https://www.youtube.com/watch?v=ExMZgy6Lp4s&feature=share

    https://www.youtube.com/watch?v=DbAL2TY0dgg&feature=share

  • Adilio Faustini

    É um bom momento para mudar a forma de escolha dos Ministros do STJ, STF, MP etc…Deveriam ter mais de 60 anos , serem juízes concursados, com notório saber jurídico e levado a plenário do Congresso 10 nomes para serem votados pelo Congresso, quem tiver mais votos será designado.

  • Meu Deus

    A Justiça Brasileira é uma Piada de cima a baixo e ainda tem Imbecil que quer julgar o caráter de alguém por ela tá presa ou solta ,tem que ser idiota.

  • Sertanejo Cagota

    Quando se é pra mostrar a cara de um traficante POBRE, ladrão POBRE, sequestrador POBRE, assassino POBRE, qualquer bandido POBRE aí pôde, né?

  • Juvenal Gonçalves

    Ricardo, no futebol se fala: – O melhor árbitro é aquele que passa todo o jogo despercebido, ou seja: não comete um erro para que seja notado por ambos os lados!
    Quanto a esse tal STF, observo, na minha existência, nunca ter ouvido tanto falar dos seus integrantes como nos últimos anos.
    Até a década anterior essas figuras atuavam de modo tão discreto que o STF assemelhava-se a um outro qualquer Órgão do governo, na competência do desempenho das suas funções…
    Voltando à comparação futebolística: “Se o juiz é tendecioso para um dos lados, melhor é pedir que a federação mande trazer um juiz de fora… ”
    Boa Páscoa!!!

  • SEBASTIÃOIGUATEMYRCADENACORDEIRO

    TODAS AS POSTAGENS POSSUEM PROCEDÊNCIA . . . DIFICILMENTE OS COMENTÁRIOS DOS INTERNAUTAS HARMONIZAM – SE COM O TEXTO DO COMENTARISTA , PROVOCANDO UMA UNANIMIDADE TÁCITA . . .

  • Antonio Carlos de Almeida Barbosa

    Em tempo: Impossível Dias Toffoli não ser amigo do Lula e do José Dirceu, agora se é amigo, do amigo do Lula, não posso falar, pois aí tornou-se caso de Polícia, pois envolve condenado corrupto (Lula) e empreiteiro corruptor (Odebrecht). Negócio de quadrilha, de bandidos, pois quem rouba milhões, mata milhões. A Corrupção é crime contra a humanidade.

  • ARMANDO

    Ciumeira doentia!!