Cordialidade e boa vontade são qualidades fundamentais para um gestor público.

Já está evidente, para quem o conhece minimamente, que o novo secretário da Saúde, Alexandre Ayres, possui esses predicados.

O que é muito bom, mas não resolve a imensa crise na área.

No seu primeiro encontro oficial com a direção dos hospitais – e reitoria – da Uncisal, Ayres sentiu o peso da pasta que ocupa há pouco tempo e já deve saber, também, que não tem as condições necessárias para solucionar o problema do desabastecimento e o pagamento da dívida da secretaria para com essas unidades.

Agora, o Sindicato dos Médicos assumiu a defesa das instituições e dos profissionais da Saúde nessas unidades públicas. Diz o presidente da entidade: “Falta tudo, até fio de sutura”.

Marcos Holanda, que é cirurgião do HGE, não poupa críticas à situação calamitosa: “Nós atendemos emergência. Como fazer diante da necessidade de uma cirurgia, por exemplo? O corte cirúrgico vai ficar aberto? Lidar com vidas é coisa séria e exige soluções urgentes”.

Como já disse reiteradas vezes a Defensoria Pública, os hospitais ligados à Uncisal são de responsabilidade do governo do Estado (leia-se Secretaria de Saúde).

Por enquanto, até por não saber o tamanho do buraco em que se meteu, Ayres tem se isolado no seu gabinete na Sesau.

Os credores, está claro, já batem à porta fazendo barulho.

A ele, mais uma vez, desejo boa sorte.

Laudo final sobre o Pinheiro sai em 15 dias e "situação é muito grave", diz Rodrigo Cunha (ouça entrevista)
"Professora não precisa de armas ou de mordaça", diz Tereza Nelma
  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    Quiçá num sejE marionete, boneco manipulável … serÁ?
    > FROTA é persona non grata de BOZO: pró prisão d’Queiroz e xô bUneKo IN-Flá-VIL
    – raXa salários de funcionários e defesa do BOZO zero-1 [14mar19]
    https://istoe.com.br/no-twitter-alexandre-frota-diz-que-e-persona-non-grata-no-governo-bolsonaro

  • Mauricelio Santos

    Ele, Ayres, precisa trazer os técnicos efetivos para o seu lado, coisa que Crhistian Teixeira não fez…Alexandre está identificando as mazelas deixadas pelo antecessor,esperar mas não pode demorar…Inclusive, tem que eliminar algumas peças comissionadas e Precarizados da antiga gestão que ainda se aproveitam deste “moribundo” chamado SESAU….

    • Zil

      As mazelas de hoje são a de sempre! Ninguém consegue mexer pq essas próprias mazelas tem proteção política! Se quiser mesmo da um jeito na saúde é tirar essa turma que não trabalha, cortar a gratificação dos efetivos que não trabalham e o efetivo que trabalha e fez concurso para trabalhar 30 horas semanais, só liberar a gratificação se ele fizer 40 horas semanais, se não tchau! O por fim colocar ponto eletrônico e todas unidades e cobrar a efetividade, aí ia começar o dinheiro a aparecer!

  • Indignado

    O senhor secretário chegou fazendo o barulho dos orgulhosos e vaidosos dizendo que conhecia a SESAU…kkkkk…senhor secretário o senhor não sabe onde se meteu! Chegou cortando gratificações de quem trabalha, chegou querendo engessar processos de fornecedores, chegou e “se escondeu no gabinete” não tinha dito que já “estudava os números da SESAU há quatro meses…” E o que houve agora senhor secretário? O senhor quando trabalhou na SESAU se limitou a um departamento que não faz diferença alguma na secretária…o senhor só via papéis a sua frente. Hoje bate ao seu gabinete a realidade nua e crua da secretária…as vidas. Vidas essas que merecem respeito. Todas, digo TODAS as unidades estão desabastecidas…tem processos emergências que tramita desde o ano passado(processo EMERGENCIAL) O CAUS está instalado e se o senhor continuar entrincheirado em seu gabinete milhares de vidas estarão renovando seus planos funerários (se tiverem). O senhor colocou pessoas que não tem a MENOR competência para exercer as funções…o Christian foi blindado por sua equipe que buscou avidamente, por DOIS anos, entender a SESAU, e não conseguiu e agora o senhor colocou uma equipe PIOR E MAIS INCOMPETENTE que a do Christian…que DEUS NOS AJUDE.
    POR FAVOR SENHOR SECRETARIO DESÇA DESSE PEDESTAL POIS ELE ESTA COM O PÉ QUEBRADO.

  • JORGE

    É Ricardo. Ser bom moço não basta diante dessa estrutura que serviu de aparelhamento político, de fonte de retorno de verbas para seus gestores.
    Esse cidadão aí vai sofrer um bocado, pois a ordem do Governador é fechar as torneiras. Se gastando tanto, falta tanta coisa, como resolver desabastecimento sem soltar dinheiro e sem pagar aos credores?
    Boa sorte aos envolvidos e principalmente ao usuário do SUS.

  • JEu

    E o governador mininin ainda abre a boca e diz que “vai revolucionar” a saúde no Estado com os novos hospitais… ou seja, ainda permanece com o discurso eleitoreiro do ano passado… acho mesmo é que deveriam investigadas essas “obras” milagrosas… principalmente porque ocorreram em período eleitoreiro… nessa “moita” aí tem “coelho”!!! com certeza… e, agora, finalmente, as “cortinas” caem e mostram o que acontece nos “escuros” bastidores da saúde alagoana… é uma grande tristeza…

  • Pobre Alagoas!

    Essa é a nova forma de fazer política do Minimi?

    Já estou com saudades da velha forma!

  • MARIA LUCIA

    Pois é, o nosso governador precisa se preocupar mais justamente com estas coisas que não aparecem mas são tão essenciais, porque são vidas que estão em jogo, e vidas que o estado já não oferece a minima condição de ter algum outro jeito de se cuidar, ao invés de se preocupar com aquilo que aparece: viadutos, estradas, obras que depois são abandonadas e não servem para nada, a não ser para angariar votos.

  • breno

    Peso mesmo quem está sentindo são os que dependem dos serviços de saúde, inclusive para tomar uma vacina é necessário levar a seringa e a agulha.

  • Denis

    O que parece é que o mesmo não está querendo se comprometer. Na última reunião com a uncisal o mesmo não estipulou prazos para o reabastecimento das unidades. O mesmo aconteceu com a pergunta sobre o atraso na entrega das unidades.Tambem não compareceu a reunião com os integrantes da saúde dos municípios na unit.

  • Carlos

    Senhor Indignado é assim que banda toca no tocante das gratificações Doutor Alexandre é politico e os seus tem que acompanhar e as gratificações tem que ser redirecionada para os novos assessores. Esse coisa de competente é bom e no entanto é só isso.

  • Alagoano

    Tem que acabar com os cargos precarizados e comissionados na SESAU.
    Ainda tem uma turminha lá que era da UNCISAL e indicação da Ex-secretaria Rosangela Wyszomirska.
    Tem que cortar o mal pela raiz e acabar com esse povo que não trabalha e só bate o ponto para receber no fim do mês.

    • Maria de Lourdes

      Meu caro,

      se acabar com essa “turminha” sobra nada e a Secretaria para, porque efetivos mal aparecem e ficam apenas de fofoquinhas entre eles!

  • williams Roger

    SORTE, MUITA URBANIDADE, BOM SENSO E MUITO HUMANISMO PARA O NOVO SECRETÁRIO.
    OXALÁ QUE ELE OUÇA OS SERVIDORES E PESSOAS. MAS QUE SEJAM SERVIDORES E PESSOAS CORRETAS. POIS, SE “ESCUTAR” AS PESSOAS E SERVIDORES ERRADOS, A SAÚDE DESSE ESTADO CONTINUARÁ NESSA SITUAÇÃO RUIM.

    Oxi! O ex-secretária Cristian e o jornalista edivaldo Júnior num disse que tava tudo as mil maravilhas e que “cumpriu” a “missão”!
    Só se foi a do quanto pior melhor!

    http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/2019/02/13/christian-teixeira-explica-porque-deixou-a-secretaria-de-saude/

    https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/02/medicos-farao-ato-de-protesto-contra-sucateamento-da-saude-publica-de-al_70314.php

    Cadê o jornalista edivaldo Júnior que não ver isso. Que só posta falácias. Como a do secretário de saúde do estado que foi exonerado.

    Foi essa a missão que ele “cumpriu”!

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/02/15/perdeu-11-posicoes-rf-prioriza-recuperacao-de-al-no-ranking-da-transparencia/

    Bora. Vamos dar transparência.
    Ano passado, no orçamento de 2018, a deputada jo Pereira lutou por uma emenda de 100 milhões para a saúde oncológica, principalmente para os que têm câncer de mama. O governo relutou e não investiu o dinheiro. E o dinheiro foi remanejado.
    Tinha a previsão, em orçamento (2019), de 100 milhões para os pacientes com câncer. Principalmente os com câncer de mama. O governador VETOU.

    SERÁ QUE O GOVERNADOR TEM A CONSCIÊNCIA QUE ESSA “BRIGUINHA” POLÍTICA TA PREJUDICANDO AS PESSOAS COM CÂNCER DE MAMA E OUTRAS ENFERMIDADES???!!!

    O SENHOR É GOVERNADOR DE TODOS, QUE VOTARAM OU NÃO NO SENHOR.
    PESSOAS E SEUS PARENTES ATÉ QUE VOTARAM NO SENHOR E NO SEU PAI.

    GOVERNADOR. FACIÇUNÃO.

    TO DANDO TRANSPARÊNCIA. SE CHECAREM VÃO VER QUE TO FALANDO A VERDADE!

    MAS A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, A NOVA, COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA, VAI DERRUBAR ESSE VETO NEFASTO CONTRA A SOCIEDADE.

    POIS, QUEM TEM UM PARENTE NA FAMÍLIA COM CÂNCER, SABE DO SOFRIMENTO. AVALIE OS PACIENTES. SEM ASSISTÊNCIA. QUE SÓ SERVEM PARA PAGAR IMPOSTOS PRA ALGUNS LUXAREM E PREJUDICAREM OS CIDADÃOS.

    https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/02/medicos-e-profissionais-da-saude-protestam-por-salarios-atrasados_70405.php

    SORTE, MUITA URBANIDADE, BOM SENSO E MUITO HUMANISMO PARA O NOVO SECRETÁRIO.
    OXALÁ QUE ELE OUÇA OS SERVIDORES E PESSOAS. MAS QUE SEJAM SERVIDORES E PESSOAS CORRETAS. POIS, SE “ESCUTAR” AS PESSOAS E SERVIDORES ERRADOS, A SAÚDE DESSE ESTADO CONTINUARÁ NESSA SITUAÇÃO RUIM.

  • LÍVIA

    Bem começou querendo enxugar gastos , espero que não seja de nós servidores que cumprimos nosso trabalho. Que tenha mais fiscalizações nos órgãos, sem nepotismo. Mudaria sim a direção dos órgãos que não estão dando certo , como o HGE exemplo de mau gestão, perseguição a servidores e etc. O Estado gasta alto em alimentação mas a qualidade é péssima. O povo quer saúde!!!!! Saúde essa que funcione e não um faz de conta.

    • Thiago

      O secretário pode até ser um bom administrador,mas devido a promessas políticas e troca de favores do governo fica preso a diversas “pessoas” e situações que não o ajudarão em nada.(beco sem saída) não adianta ele colocar meia dúzia se outras seis existentes de nada ajudará. Com relação ao comentário da Sra Lívia eu concordo. Empresa nenhuma seja pública ou privada se presta a manter desde claro que “o rabo não esteja amarrado”, aliás não só o “rabo”.Uma pessoa em cargo de chefia com situações recorrentes de assédio moral entre outros. Tal comportamento não faz parte de nenhuma diretriz e o pior sem inteligência emocional principalmente numa área como a saúde.Nao são acusações porque todo mundo tá cansado de ver e saber e o pior as arbitrariedades da mesma dá pra fazer uma novela ou escrever um livro…E se falar em competência piorou… é só toma lá dá cá. Quer tudo com medo de não ser nada.Abra o olho secretário senão a mesma vai lhe dar é uma rasteira mais pra frente. No outro hospital ela faz e acontece…Quer ser Estela a todo custo, mas já tem gente de olho… Não jogue fora o que se aprende de correto e mostre quem manda a não ser….

      • CADÊ O DINHEIRO QUE TAVA AQUI?

        Quem mantém essa figura é o Secretário Executivo, que não sei não. Ah… mas o Governador não acredita em fofoca, segundo ele.

        • Aninha

          Alpinistas sociais vivem disso, buscando pessoas para se apoiar. Pobres mortais. Deve estar fazendo politica para num futuro próximo assumir no lugar do atual secretario ou do Sr.Edgar. Quanto ao secretario a palavra chave é LIDERAR!

      • A voz do povo é a voz de Deus

        Sr. Secretario, trabalhei na instituição abaixo e esse fato é veridico entre outros a coordenadora sitada é a mesma pessoa dos comentarios.”Qualquer pessoa pode ver isso no facebook do hospital ou entrar em contato com a mae Aline Paris Bezerra que a mesma confirmará com certeza.”Estava na UTI neo -pedi e foi a pior sensação que já tive na minha vida ,o pior hospital.Meu filho só não morreu pq conseguir retirar ele daí ,a cordenadora da UTI Marta disse que estava fazendo um favor em comprar as medicações do meu filho de uso permanente Pois alega que o meu plano de saúde não pagava glosava a comprar enfermeiro tentando mi retirar a procedimentos de praxe do.menor na qual perante a lei tenho direito e um tal de Reginaldo bactéria cruzada a todo momento pois cada paciente deve ter seus materiais individuais lá era um p todos ….nunca mais coloco meus pés nesta instituição Pior hospital infelizmente p eles não sou leiga ..vou entrar cm processo contra os absurdos e subornacao da instituição.”Sera que os iguais se atraem mesmo?

        • JOSUEL

          Isso foi no hospital do açúcar não foi??? Oxe e no HGE que além de adultos tinham crianças com câncer sem tratamento aguardando transferência e isso porque é pediatra. Sao muitas as vítimas.Tem gente que nem gente é,só outra encarnação mesmo e olhe lá.É o poder a qualquer custo e quem tentar ousar…O critério perfeito pro governo. Secretario Tamujunto é só trabalhar com ética.FATo! Que pessoas como o Marcos Holanda se multipliquem,tripliquem…

    • DANNYEL

      Qualquer tipo de violencia seja verbal,fisica,psicologica etc deve ser banida,pois uma vez desencandeada, se rege por uma dinâmica propria.Diante dela ou a sociedade se deixa dominar ou reage enquanto é tempo para restabelcer valores, recobrar o seu equilibrio,fazer prevalecer a racionalidade dos direitos humanos.

  • kinha

    já estamos calejados com essa situação, entra governo e sai governo e nada muda só piora.Cansada de vê pessoas morrerem sem assistência e parece que os órgãos fiscalizadores estão todos com a venda bem grande nos olhos.
    Vamos investigar p onde está indo esse dinheiro, porque o que vem é suficiente para abastecer a saúde do estado todo.

  • Dignidade já!

    Eu só digo que a saúde do estado vai funcionar quando não precisar agir através de cobranças da população e da defensoria pública,MP entre outros. (Sem ilusionismo) Quando fazer o certo seja hábito e não precisar evitar que notícias saiam na imprensa ou coagir pessoas. Parabéns ao Marcos Holanda, pois é de mais pessoas como ele que o país precisa. Defender o coletivo e saber o seu papel na sociedade. “O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo, Fazer o certo é caráter”.

  • Esperançosa

    Secretario preencha o seu coração
    Com respeito,dignidade, compaixão, humanidade, piedade,misericórdia, justiça…sao as melhores qualidades, pois aos olhos de deus somos todos irmaos e que desse mundo nada levaremos. Deixamos apenas o que fazemos de bom sem aplausos, medalhas,condecoraçoes,plateia… Apenas com o coração, pois se a caridade ñ for anônima é apenas vaidade e o dnheiro ñ é a resposta é apenas a unica maneira que algumas pessoas vazias encontram para existir.Deus proverá!

  • LÚCIDO

    Diante da complexidade da realidade é preciso assumir a responsabilidade para, então, solucionar. É preciso amadurecer a gestão e sair da zona de conforto. Reconhecer os erros e as intercorrências e parar de fingir que está tudo bem (camuflar),pois muitas vidas estão sendo negligenciadas no nosso estado e isso é uma tragédia,pois entrar em um hospital que deveria ter a intensão de “salvar vidas” é algo muito inseguro. Vale lembrar que indivíduos desonestos que buscam somente a satisfação de interesses individuais não sustentam tal perspectiva. Espero que essa gestão venha a ser democratica e que deixe de ser genérica para o bem de todos.

  • Junior

    Concurso público urgente e não as organizações sociais.