O velho clichê ainda vale: tudo no Brasil só começa pra valer depois do carnaval. Por aqui, em terras caetés, se espera muito do período posterior à maior festa do Brasil – ou maior feriado, dá no mesmo.

Depois da quarta-feira de cinzas, por exemplo, o prefeito Rui Palmeira volta a Maceió, onde lhe esperam problemas do tamanho do Pinheiro.

Ainda no campo administrativo, persiste a expectativa sobre o empréstimo internacional – em processo de tramitação burocrática, em que ele investe a esperança de reverter os efeitos da maldição do segundo mandato.

A reforma da equipe do primeiro escalão está em curso, mas não se tem muito claro, ainda, onde vai desembocar o rio de Rui Palmeira. Quem ainda chega, quem está de saída?

O governador Renan Filho já deu alguns passos para compor ou recompor a equipe que pretende comandar pelos próximos anos (ele está apenas no início do segundo mandato) e não deve querer ser vítima da clássica maldição dos governantes brasileiros que se reelegem.

As queixas, de natureza política, crescem. É grande a insatisfação e pequena – talvez – a máquina pública para atender a tantas demandas, venham elas da Assembleia, dos congressistas alagoanos, dos prefeitos interioranos.

É fato que pelo menos parte do problema foi criado pelo próprio governador, que parece ainda não ter aprendido em quatro anos de Palácio a ouvir antes de agir. Que seja por juventude, não por soberba.

Administrar um estado que é um dos mais pobres – o segundo – do país não é uma tarefa fácil. Cada problema resolvido ou atenuado – o caso da segurança, por exemplo – põe a luz sobre outro, não menos grave.

A vez, agora, é da saúde. Fonte de crises e de críticas.

O bom seria se Rui Palmeira e Renan Filho saíssem no mesmo bloco, mesmo que depois do carnaval.

Secretário Rafael Brito continuará sendo o que sempre foi
Um chico que já nasceu homem
  • Há Lagoas

    A novela do empréstimo internacional tem sido um dos motivos da letargia do segundo mandato do prefeito. Ele apostou todas as fichas nisso – e talvez não tivesse outro caminho – entretanto, as amarras burocráticas tem impedido a atual gestão de colocar em prática aquilo que prometeu como a redenção de Maceió.
    Culpa da crise econômica? Pode ser, mas será que realmente sua equipe técnica acreditava que esse dinheiro estaria disponível como um passe de mágica?
    Quanto ao governo do Estado, não precisa prometer mais nada, se cumprir aquilo que iniciou no primeiro mandato, já se sairá um vencedor. A questão é: tem Renan – o Filho – folego, dinheiro e prestigio para tocar e inaugurar todo este “canteiro de obras” espalhado pelo Estado?

  • williams Roger

    Eles eram. Agora não são mais.

  • williams Roger

    Homi. Os servidores tão comendo salsicha todo o dia e tendo dor de barriga e infecção. Quetem prejudicar a gente que trabalha na saúde, avalie os pacientes.
    E OLHE QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO FOI PROVOCADO:
    Procedimento Extrajudicial Nº
    02.2018.00004946-4

    SOBRE A QUESTÃO DO CÂNCER DE MAMA E CIRURGIAS, A LEI DIZ QUE TEM QUE OPERAR E RECONSTRUIR A MAMA LOGO EM SEGUIDA, É PARA O SUS FAZER. SÓ QUE OS HOSPITAIS NÃO FAZEM E NEM CUMPREM A LEI. E DIZ QUE SÓ FAZ SE AS PACIENTES ACIONAREM A JUSTIÇA:

    LEI Nº 13.770, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2018
    Altera as Leis nºs 9.656, de 3 de junho de 1998, e 9.797, de 6 de maio de 1999, para dispor sobre a cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer.

    Oxi! O ex-secretária Cristian e o jornalista edivaldo Júnior num disse que tava tudo as mil maravilhas e que “cumpriu” a “missão”!
    Só se foi a do quanto pior melhor!

    http://edivaldojunior.blogsdagazetaweb.com/2019/02/13/christian-teixeira-explica-porque-deixou-a-secretaria-de-saude/

    https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/02/medicos-farao-ato-de-protesto-contra-sucateamento-da-saude-publica-de-al_70314.php

    Cadê o jornalista edivaldo Júnior que não ver isso. Que só posta falácias. Como a do secretário de saúde do estado que foi exonerado.

    Foi essa a missão que ele “cumpriu”!

    http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/02/15/perdeu-11-posicoes-rf-prioriza-recuperacao-de-al-no-ranking-da-transparencia/

    Bora. Vamos dar transparência.
    Ano passado, no orçamento de 2018, a deputada jo Pereira lutou por uma emenda de 100 milhões para a saúde oncológica, principalmente para os que têm câncer de mama. O governo relutou e não investiu o dinheiro. E o dinheiro foi remanejado.
    Tinha a previsão, em orçamento (2019), de 100 milhões para os pacientes com câncer. Principalmente os com câncer de mama. O governador VETOU.

    SERÁ QUE O GOVERNADOR TEM A CONSCIÊNCIA QUE ESSA “BRIGUINHA” POLÍTICA TA PREJUDICANDO AS PESSOAS COM CÂNCER DE MAMA E OUTRAS ENFERMIDADES???!!!

    O SENHOR É GOVERNADOR DE TODOS, QUE VOTARAM OU NÃO NO SENHOR.
    PESSOAS E SEUS PARENTES ATÉ QUE VOTARAM NO SENHOR E NO SEU PAI.

    GOVERNADOR. FACIÇUNÃO.

    TO DANDO TRANSPARÊNCIA. SE CHECAREM VÃO VER QUE TO FALANDO A VERDADE!

    MAS A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, A NOVA, COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA, VAI DERRUBAR ESSE VETO NEFASTO CONTRA A SOCIEDADE.

    POIS, QUEM TEM UM PARENTE NA FAMÍLIA COM CÂNCER, SABE DO SOFRIMENTO. AVALIE OS PACIENTES. SEM ASSISTÊNCIA. QUE SÓ SERVEM PARA PAGAR IMPOSTOS PRA ALGUNS LUXAREM E PREJUDICAREM OS CIDADÃOS.

    https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/02/medicos-e-profissionais-da-saude-protestam-por-salarios-atrasados_70405.php

  • williams Roger

    Ta difícil pro bloco ser para o povo!

    É o filho, o genro, a filha… Assim fica difícil!
    Com qual moral os poderes e as instituições vão ter oerante a opinião pública. Comendo no cocho do governo?
    A CREDIBILIDADE JÁ ERA!
    SÓ JESUS NA CAUSA!

    https://novoextra.com.br/so-no-site/alagoas/55343/renan-filho-distribui-cargos-a-parentes-de-autoridades

    Esse cara ta uma vergonha pro Estado de Alagoas. Votei nele no primeiro mandato e me arrependo amargamente. APESAR DISSO SER ANTIGO. MAS ESCANCAROU DE VEZ.
    TA FAZENDO DO SERVIÇO PÚBLICO UM CABIDE DE “EMPREGOS” ELEITOREIRO, COM FINALIDADES ESCUSAS. NENHUMA AUTORIDADE VER ISSO. TAMBÉM, PARENTES, ADERENTES… ESTÃO LOTADOS NO SERVIÇO PÚBLICO SEM CONCURSO. COMO VAI COIBIR ISSO!!!
    TAMBÉM, SEM GENERALIZAR, DE ALGUNS SINDICATOS. POR ISSO QUE ESTÃO CALADOS NESSE GOVERNO.
    Prejudicando os servidores da saúde. E OUTROS SERVIDORES.

  • JEu

    Bom, ao que parece, o problema do Pinheiro pode até aumentar mais ainda, já que os estudos sobre a geologia da área agora também vão ser feitos na Gruta de Lourdes e na Serraria… quanto às mudanças nos secretariados, realmente, ao que parece, tudo se encaminha para as decisões politiqueiras, ou seja, para agradar a gregos e troianos… menos ao povo… o que exigiria nomes exclusivamente técnicos… e quanto ao mininin, parece que a “saúde” vai de pior a pior… e ele não tem “remédio” para o caso e tudo se encaminha para se tornar um “paciente terminal”… e não adianta, então, querer colocar o “bloco na rua”, pois o que vai acontecer mesmo é muita “sujeira” para recolher depois… afinal, é sempre assim, em uns e em outros…

  • Nelson

    Realmente esses dois rapazes precisam sair às ruas de Maceió pra ver se enxergam os desmandas de nossas avenidas, praias, praças. Nossas ruas são depósitos de lixo, metralha de construções a céu aberto, tanto faz na zona Norte, ou zona sul, a cidade realmente é uma zona. Nos meios fios o mato cresce deixando a cidade feia e com jeito de abandono. Na praia da avenida o crescimento desordenado de amendoeiras uma árvore destruidora, não deixa mais agente ver o belo mar de Maceió, mesmo poluído pelo salgadinho ainda assim e bonito. O calçadão da loja americana até a ponte Divaldo suruagy está num estado deplorável e vergonhoso, o canteiro central totalmente destruído e depósito de lixo dos moradores do Ouricuri. Avenidas Amélia Rosa e aquela que vai do hotel Jatiúca até a Leroy Merlin, parecem uma montanha russa, feia e desnivelada.a Buarque de Macedo assusta trafegar por ela, acho que o Prefeito e o Governador não passam de carro por ali, isto é uma VERGONHA.

  • Pedro

    Não dá para sair os dois no mesmo bloco: um sairá em 2021, o outro, em 2023. Antes tarde do que nunca! Antes, porém, vem aí o bloco da Policia Federal investigando os recursos do Fundebe. Isso é promessa feita pelo Presidente! Espero que a folia comece logo.

  • Felipeta

    Dr Lobão já avisou que vai abrir espaço para recebê-los. Disse que tem pacote de medidas para os dois casos, mas será do seu modo, pulso firme, e sob seu controle. Muitas cabeças vão rolar nessa nova era. Avisa que agora é pra valer, pois já está cansando de afiar as garras e falar só.

  • Consigliere Alagoano

    A POLÍTICA DA BANALIDADE [ FELIZ ANO NOVO!]

    O JOGO POLÍTICA LOCAL, começa AGORA com vistas a 2020, e o cenário será mais AGRESSIVO, com TRAIRAGENS, capitaneada por VAZAMENTOS, do WhatsApp e Áudios, vindo dos mais FIEIS, tipo: “Age em relação a teus amigos como se eles devessem tornar-se um dia teus inimigos. ” Cardeal Mazarin.

    A DANÇA DAS CADEIRA [ AGORA E JÁ]
    Tanto RUI e Renan Filho, preciso ter FOCO nisso, LIBERAR alguns para seguirem seu caminho e se livrar de alguns… [Preço das COTAS de cada Coligação];
    Porém como TODOS já sabem, Renan Filho, fará um BEM ao VICE GOVERNADOR e ao ESTADO, colocando o mesmo em outra PASTA.
    Rui precisa dar um FÔLEGO na sua equipe, e deixar de BIRRA de como TRATA o CENTRO da cidade, buracos e má conservação é a CARA da Rua do Comércio.

    ATRITOS ?
    “As rivalidades nunca são más. Pelo contrário, são o catalisador de mudanças pragmaticamente positivas. O confronto entre os dois rivais só pode resultar em duas maneiras: ou estes assumem as melhores versões deles próprios ou então um deles é eliminado. Tudo pelo pragmatismo”.

    UM CONSELHO AOS DOIS
    “A reflexão contínua, a capacidade de previsão, o cálculo, o autocontrole, a regulação precisa e organizada das próprias emoções, o conhecimento do terreno, humano e não humano, onde agia o indivíduo, tornaram-se precondições cada vez mais indispensáveis para o sucesso social” Norbert Elias

    .
    **Este Consigliere, Não é Servidor Público, por isso posso falar de cadeira como vejo a politica local.

  • josafá

    Dois jovens políticos com práticas ultrapassadas, herdadas de papai Guilherme e papai Renam, tá na hora de entrar em cenário outros nomes sem heranças macabras, falaciosas e etílicas…

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    ÊITA ressaca da bubônica, … de vaca maleducando TECLADOS desconhecer Bezerr@’$!
    > Administrar um estado que é ‘ dos + POBRES – o 2º – [R Mota ACIMA de tudo]
    – problema resolvido – SEGURANÇA p ex – luz sobre outro! [COBERTOR curto da gota!
    # A vez é da SAÚDE. (Educação é CRÔNICA fatalmente?)
    * RuiMziM e RenÃnFU no meRmo bRoco? [Acima de todXs?]
    A conferir, diriam os melhores JORNALISTAS até meRmo na Comarca Çervil dsd 1817 … rsRs

  • Elias Moraes

    Olha, do jeito que vai com tantos escândalos….nas pastas do governo, principalmente em secretário permanece em cargos públicos fica difícil para o governador principalmente na agência reguladora de trânsito (Arsal) sucateada quebrada na gestão desse atual presidente….abra os olhos governador.