O governador Renan Filho começa o segundo mandato, em 2019, contabilizando uma expressiva vitória numa área muito sensível para a população: a Segurança Pública.

E até pelo orçamento aprovado para o novo ano, essa mesma área continua sendo a prioridade número 1.

As demais, entretanto, ganham algum reforço, principalmente a Saúde, com a inauguração das novas unidades que estão sendo construídas no interior e na capital.

A palavra maldição, aqui, não tem o sentido da superstição, mas sim da tradição histórica recente do Brasil, em que o segundo mandato tem sido um castigo para os governantes (acho que o melhor seria acabar com a releição).

Nem sempre isso acontece, é verdade, e há exemplos vários de governantes que tiveram aprovação expressiva ao concluir o segundo mandato: Lula, que conseguiu até eleger um “poste”, e Eduardo Campos, modelo a quem Renan Filho busca seguir, são a prova de que nem sempre o desastre vem à frente no caso de reeleição de um governante.

É muito difícil mudar de forma significativa o patamar de Alagoas, o segundo estado mais pobre da Federação, com níveis educacionais baixos e uma economia sem grande diversidade.

Mas é inegável que Renan Filho vem conseguindo alcançar um padrão de gestão superior aos seus antecessores.

Não é nada de extraordinário, mas é uma marca e tanto para quem assumiu o governo do Estado sob tanta desconfiança dos alagoanos.

Talvez, a grande ambição que ele carrega – de ser presidente da República – ajude a superar o natural desgaste do segundo mandato, mas que ele não se perca pelos elogios do entorno: estes vão para o poder e apenas passam pelos seus inquilinos. Muitas vezes, eles são a véspera da tragédia.

Ser mais bem avaliado ao fim do segundo mandato do que do primeiro é um belo desafio, mas possível de ser superado.

Boa sorte!

Rui ganha no final de 2018 a chance de se reinventar em 2019
Breves notas sobre o que virá
  • Há Lagoas

    Ele terá quatro anos para superar este desafio.
    E como alagoano, torço para que o mesmo faça um excelente segundo mandato em prol de uma Alagoas melhor.

  • JEu

    Boa sorte mesmo… para o bem dos alagoanos… porém (sempre tem um ou mais…) ainda duvido muito de que faça algo melhor para a saúde… afinal, prédio não atende ninguém e não distribui remédios… como ainda não melhora os salários do pessoal da saúde ou da educação… e se entregar (como prevejo…) as tais novas unidades de saúde (que talvez uma ou outras só venha a ser entregue no segundo semestre…) às tais OSS (Organizações Sociais de Saúde) aí a situação vai deteriorar de muito ruim para o caos total… pode até ser que nos primeiros meses (tudo fachada…) os índices (sempre as tais estatísticas de momento) até melhorem (principalmente na propaganda ilusionista…) mas, passados alguns meses (6 ou mais) aí é que o povo vai ver o que realmente acontece quando a saúde pública é entregue inteiramente nas mãos da iniciativa privada… e convenhamos, saúde, educação e segurança não podem ser privatizadas… já as demais atividades ou entidades de economia mista: CEAL, CASAL, TELASA, etc, etc, estas sim, podem muito bem passar às mãos do empresariado técnico no assunto, até para aumentar a competitividade… e apesar de desejar sucesso ao RF (até para o bem do povo alagoano…) creio que logo ele terá mais motivos para ver a imagem da família decrescer mais e mais, é só dar uma olhada no O Globo de 29/12/18: “Ministro do STF homologa delação contra Renan Calheiros”… e aí, quando a situação apertar mais, a mídia vai ter “manchetes” para faturar sem a ajuda do governo do mininin…

    • RIcardo

      Concordo plenamente com você Jeu,sem contar que o governador só cumpriu 9 das suas 21 promessas de campanha anterior. E falando em saúde… a folha de São Paulo emitiu uma matéria dizendo que saude privada acumula fraudes de 20 bilhões segundo estudo.(Falta transparência e aí é que mora o perigo)

  • williams Roger

    Perjudicando os servidores da saúde do Estado, retirando dinheiro e direitos trabalhistas ele não vai longe.

    Uma categoria tão importante, que até ele pode precisar, e o cara e seus assessores maltratando os servidores que fazem a saúde desse Estado funcionar a contento.
    Total falta de sabedoria do CALÍGULA e certos assessores.

  • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

    ôI, Ricardo … 9’s fora a vitória no 1º TURNO. Êita!
    em 4 anos de êito (2015-2018), Gov Renan Fo cumpriu 9 PROMESSAS (+), descumpriu 8 (-) e fez 4 pela METADE (+ou-):
    > ADMINISTRAÇÃO: MenOs cargos e menAs secretarias. (+)
    > DIREITOS HUMANOS: Bolsa Família AL (-) e MAIS Restaurantes Popular (-)
    > ECONOMIA EMPRESARIAL: pequenas e microS com MAIS incentivos fiscais e menos IMPOSTOS. (+); Cadeia Naval (-) e Polo Digital (-)
    > EDUCAÇÃO e CULTURA: Alfabetizar jovens e adultos (+ou-); Bibliotecas n’escolas (+ou-); Inglês e Espanhol Ens Médio e fundamental (+); Lei Estadual de Cultura (+); Praças de esporte e cultura (+).
    > Habitação: MORADIAS para servidores públicos (-); e famílias de baixa renda (-)
    > INFRAESTRUTURA: 25o km de Canal d’Sertão (-); e RODOVIAS: duplicar AL110 (SSb– ARA) e pavimentar AL440 (VaLd’PB-Mund), BR316 (Carié–AL/PE); e A-Zumbi BR104-Cd’Meirim AL105. (+ou-)
    > MEIO ambiente e agronegócio INTEIRO: Polos agroalimentares (+)
    > SAÚDE: Novas UPAs (+); 300 novos leitos de UTI (+ou-); Hos Mulher&Criança (-)
    > SEGURANÇA: Viaturas com TABLETS pra registrar e consultar. (+)
    > TURISMO: Programa Já Turístico (+) [30dez18]
    http://especiais.g1.globo.com/alagoas/2015/as-promessas-de-renan/#/4-anos

  • Vieira

    Sabe por que isso acontece? Porque no segundo mandato o político fica mais “experiente”, sabe como “cuidar melhor” do dinheiro alheio. Agora o porquê dessa experiência acontecer é que quero saber. Caro Ricardo Mota, você saber por quê?

  • Carlos

    Assim eu desejo muita sorte ao governador ele se libertar das amarras das oligarquias e governar para os pobres dos pobres. Pois o primeiro governo foi para as elites e o orçamento do Estado onde a educação e saúde foram razoavelmente contemplas no orçamento dá leves sinal. Olha os duodécimos dos poderes legislativo e judiciário, sempre na frente. Já os servidores ficaram para trás.

  • Marcelo

    Governador exonera cargos comissionados e de gratificação exceto….onde o din din corre frouxo.

  • Júnior

    O secretário de saúde será o mesmo…“Se não tem tu, vai tu mesmo” e toda sua equipe fake master. Só o governador e os seus avanços… misericórdia!

  • Fornecedor desesperado

    A PIOR GESTÃO DESDE QUE ME CONHEÇO DE GENTE É ESSA DA SAÚDE, EU NUNCA VI TANTO ALMOFADINHA INCOMPETENTE, A GESTÃO DO CABRESTO, TIPO AQUELES 3 MACAQUINHOS : NÃO VI, NÃO OUVI, NÃO FALO, ASSIM FICA DIFÍCIL, FORA QUE SÃO MUITAS PENDENCIAS EM RELAÇÃO A PAGAMENTO DE FORNECEDOR . 2014 ATÉ 2018 FORNECEDOR DA SESAU SOFRE, COMO O PÃO QUE O DIABO AMASSOU.