Depois de obter avanços na Segurança Pública, tirando Alagoas da condição de estado mais violento do Brasil, o governador Renan Filho se propõe outro desafio: melhorar consideravelmente o nosso IDH.

É lembrar: Alagoas tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano do país, medido a partir de variáveis que apontam a qualidade de vida de um povo – ou falta dela.

Expectativa de vida, renda, escolaridade, tudo conta para o cálculo do IDH, mas o governador mira duas áreas essenciais: Educação e Saúde – com as ações relacionadas a elas.

Para conseguir este objetivo e nos tirar “dessa condição vergonhosa”, na definição de um palaciano, Renan Filho irá buscar ajuda em organismos internacionais, apresentando “projetos consistentes e factíveis”.

É torcer para que surjam os resultados.

Governador só terá dois deputados de oposição na Assembleia Legislativa
A falta que Fábio Farias faz ao Palácio República dos Palmares
  • Adilio Faustini

    Quantos anos os Clã dos Calheiros dominan Alagoas e Murici ? Como está o IDH dos dois? O mesmo acontecia no Maranhão com o Clã Sarney.Nada é por acaso, cada um colhe o que planta.

  • JEu

    Estadão de 30/10/18: “Quanto maior o IDH da cidade, mais votos Bolsonaro conseguiu”… ele venceu em 97% das cidades com maior IDH, enquanto Haddad venceu em 98% das cidades com menor IDH… então pergunto: será que os Calheiros (e os demais clãs do Estado) querem mesmo aumentar o IDH de Alagoas?!!!! e mais ainda, quer fazer com a “cooperação” de organismos internacionais, ou seja, vai depender de “investimentos” vindos de “doações” de órgãos internacionais… o que vai ser muito difícil conseguir, afinal, o Estado tem um percentual obrigatório do PIB Estadual para investir em saúde e educação, coisa que não vem fazendo (já tem noticiário à respeito…) principalmente neste ano eleitoreiro… aí, vai, novamente, por a culpa nos “outros” por não alcançar os tais índices de IDH… tudo muito bem “tramado” para continuar “enganando e iludindo” a opinião pública… é esperar para ver…

    • Sertanejo ENLUTADO esperando Justiça e PAZ com FÉ

      Kkkkk … o IDH é apenas um número, caro JEu: mas cum GENTE é diferente! … rsRs
      duas BUNDAS da mesma revista CARAS televisada pela RECORD nos festivais 1960’s:
      DE G Vandré e T-d’Barros na VOZ de Jair Rodrigues back-VOCAL e percussão em DUO, dois Trios Maraiá e Novo (1966).
      > Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar: eu venho lá do sertão e poÇo NUM lh’agradÁ!
      – Aprendi a dizer não, vê a morte sem chorar: a morte, o destino, tudo, estava fora de lugar, vivo pá consertÁ!
      > Na boiada já fui boi, mas 1 dia me montei pU necessidade: dono de boiada cujo vaqueiro morreu
      – Boiadeiro muito tempo, laço firme e braço forte: muNto gado, muNta gente, pela vida segurei
      > Seguia como n’$onho, boiadeiro era REI: mas @- mundo foi rodando nas patas do meu cavalo
      – E nos sonhos que fui sonhando, as visões se clareando: até q’1 dia acordei valente em lugar tenente
      > Pq gado a gente marca e tange, ferra e engorda: mata! – MAS com GENTE é gente é diferente, [email protected]!
      – Se Vc NUM concordá, NUM posso m’@-descuRpá: NUM canto pá enganar, vou cantá n’ôto LUGÁ, sujÊto …
      https://www.vagalume.com.br/jair-rodrigues/disparada.html
      Disparada EMPATOU na Record em 1º lugar c’A Banda d C-Bd’Holanda em disputa c’apostas até em francês avec Frida Boccara vertendo DISPARADA como ‘Taureau’, ça-vá: leia ‘TARÔ’, tourada animal da TARADA.
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Disparada

  • JACY

    Se continuar com esse secretariado continuará com índices ruins , a não ser que apresente dados falsos.
    Espero que o governador entenda o resultado das urnas e o recado que elas deram. Essas secretarias inúteis que só servem para comer o dinheiro público e abrigar comunistas. Renan Filho, quando vc entenderá que o povo alagoano não gosta de comunistas? Observe os eleitos. Aí vc pega esses abutres que o povo não elege e enfia nas Secretarias com salários altíssimos e deixa de empregar gente competente que realmente produz. Observe a folha o ITERAL. Tem um psicologo que no governo Teo tinha um vencimento de 4 mil reais, no seu governo o mesmo profissional ganha 22 mil reais. Onde já se viu um cargo de psicologo ganhar mais que um secretário de Estado, pior, numa Secretaria que cuida de pessoas hipossuficientes. Primeiramente, o ITERAL não é lugar de psicólogo, mas sim a Pasta de Assistencia Social. Assim como a SESAU tem uns 10 arquitetos. Me diga para quê arquitetos concursados numa Secretaria de Saúde? Precisa? Chama um da Secretaria de obras! ´´E tão simples, mas parece difícil consertas as coisas, não é? Pode demitir cargo concursado? Pode sim! Leia a Lei e vc verá que é bem facinho se livrar de cargos inúteis em certas Secretarias.

  • Carlos

    Vamos torcer pelo melhor e espero que o governador acerte equem ganha é a coletividade…IDH vem com escolaridade, educação, saúde, expectativa de vida . Agora no quesito renda o servidor público pode ir tirando ou melhor continuar sem o seu cavalinho na chuva. Dinheiro só não falta para governabilidade os duodécimos dos poderes Judiciário e os insaciáveis deputados para aprovar seja lá o que for tem as indicações nas secretarias e o duodécimo carga total para se lambuzarem até uma horas. Passou a campanha e a fartura de dinheiro e agora só miséria para os pobres entre os pobres dos servidores públicos.

    • Onofre da Pindorama

      É isso aí Carlos governo seletivo para os poderoso os benefícios do erário e para os pobre entre os pobres faça cega nos dois gumes e tome arrocho miséria que elege os coronéis devem ser mantidas… aqui em Coruripe o IDH, da família dominante sobe mais do que os foguetes da NASA…

  • Mário

    Sonhei
    Que estava sonhando um sonho sonhado
    O sonho de um sonho
    Magnetizado
    As mentes abertas
    Sem bicos calados
    Juventude alerta
    Os seres alados
    Sonho meu
    Eu sonhava que sonhava …
    Trecho da musica: “Sonho de um Sonho” – Mestre Martinho da Vila.

  • Há Lagoas

    O governador tem a seu favor a sua idade. E este tem sido um dos seus maiores marketing, inclusive com sonhos de um dia chegar ao palácio do Planalto!
    Agora tem concorrentes de peso, mais jovens que ele – e que alimentam o mesmo sonho – Eduardo Leite, 33 anos, governador do Rio Grande do Sul e Ratinho Júnior, 37 anos, governador do Paraná.
    É preciso ir além, principalmente pelo genes que carrega em seu corpo.

  • breno

    É só investir na educação, não basta construir escolas, o mais importante é manter o seu funcionamento , a sua estrutura e profissionais valorizados. Simples assim.

    • paulo

      parabéns meu caro.que comentário lucido.infelizmente hoje a sociedade só considera uma boa administração aquela que mostra concreto,cimento e asfalto.mais importante de que construir é, manter um atendimento de excelência e humano.

  • arapiraquense

    Para que melhore o IDH mirando ações na área da saúde se faz necessário que primeiramente ele saiba respeitar o servidor concursado da referida área.
    Que cumpra com as leis existentes no que se refere aos reajustes anuais; não elimine vantagens legais como o corte de insalubridade no mês de férias; que pague o retroativo referente à mudança de letra; etc.

  • Carlos

    Porque é tão difícil a “esquerda democrática” aceitar a derrota?

  • TEIXEIRA

    Com medidas como a caça as bruxas pela ALPREVIDÊNCIA? Pensionistas (MULHERES) com mais de 25 anos de recebimento de benefícios estão vivendo terrores, como se um caso de relacionamento amoroso sem vículos de convivência, fosse motivo para retirar o pão da boca de famílias inteiras, no pior momento por que passa o povo brasileiro depois do golpe. Atualmente, equipes do governo vão as pequenas cidades, vilas e povoados preenchendo depoimentos quase tendenciosos, por conhecidos, vizinhos, e até estranhos sobre a vida íntima de pensionostas, principalmente mulheres. A justiça, a gente já sabe de qual lado está desde que o golpe foi arquitetado. Resta esperar a lei do retorno e a justiça divina qu nem tarda, nem falha. Sua recompensa vai chegar. Aguarde.

  • Hélio

    Garantidas as reeleições de pai pra filho, voltemos a realidade nua e crua!

  • williams Roger

    Sozinho ele não consegue. Precisa dos servidores públicos, principalmente os da saúde. Que ele e o governo dele tanto massacrado, retirando direitos trabalhistas e dinheiro.
    Mas espero que Deus dê sabedoria a ele pra parar com essa perseguição e falta de bom senso.

  • Pobre Alagoas!

    Se os Calheiros fizerem com Alagoas o que fizeram por Murici, nós estamos perdidos e mal pagos!
    Depois de 50 anos de domínio do Clã Calheiros a cidade de Murici continua a ser o que sempre foi, a “mais pobre entre os pobres”, um dos mais miseráveis municípios alagoanos, enquanto a família do Reinzinho ficou milionária.

  • Nado

    Quero vê como a GLOBO vai se virar sem verba Federal. kkkkkkkkkkkk

  • Maria Lourdes

    Precisa trazer indústrias, mas se há crise mostrar serviço em áreas como infra para turismo, ciência e tecnologia (cadê o polo de tecnologia?), agricultura (não diabos de cana!), ensino técnico e incentivo ao micro empreendedor!

  • O PLANO DIÁBOLICO DOS CALHEIROS!

    O PLANO DIÁBOLICO DOS CALHEIROS!
    O esquema dos Renans é fazer Olavo Calheiros, primeiro Tio, Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas de 2021 e 2022. É que o Vice – Governador Luciano Barbosa, o popular Luciano dos Teclados, seria candidato a prefeito de Arapiraca em 2020. Em 2022, Renan Filho vai a disputa de Senador enfrentando o famigerado Collor (Será uma briga de capetas!). Olavo como presidente da Assembleia Legislativa assumiria seis meses o governo do Estado e poderia tentar ser candidato a reeleição de governador.
    Com isso ampliaria a força do clã Calheiros, vez que teria pai e filho senadores (Ninguém merece!), o primeiro tio governador de Alagoas e o sobrinho em 2020 seria reeleito prefeito de Murici (São mais de 50 anos de domínio!). E para completar Remi Calheiros seria daqui há quatro anos candidato a deputado estadual.
    Ninguém trabalha na Família Calheiros? São todos políticos profissionais?
    Será que Alagoas iria aguentar?
    Até quando Alagoas irá sustentar a Família Calheiros?
    Isso é uma família ou uma quadrilha?

  • Francisco Sá

    É bom ele começar a melhorar a qualidade de vida dos funcionários públicos que mau ganha o suficiente para sobreviver

  • Claudio Mcz

    Como será que vai melhorar o IDH esse Governador, na Educação um professor ganha a metade do professor da Prefeitura de Maceio, os Médicos idem , como vão melhorar o IDH?

  • Sérgio Cunha

    E vai conseguir tirar. O homem trabalha!

    • Alagoas não merece!

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
      Sérgio Cunha você é um humorista!
      Falar que RF trabalha?
      Ele só conhece o trabalho do dicionário!

  • Adilio Faustini

    Querer melhorar o IDH é investir, no Cérebro do aluno, em Educação e no Saneamento Básico, investir em Saneamento é investir em Saúde Publica, saneamento faz parte da medicina preventiva.