O governador Renan Filho está trabalhando para fazer uma reforma administrativa em busca de mais eficiência e resultados concretos em áreas do governo que não têm apresentado o que delas se espera.

Os tempos, por óbvio, são de muitas dúvidas e incertezas – quanto à futura política econômica, a ser comandada pelo Posto Ipiranga; e quanto às relações com o Palácio do Planalto, que já hoje não são boas. Não trato, aqui, de perseguição, mas não se deve esperar grande proximidade entre as partes: Brasília e Alagoas oficiais.

Mas há questões que não precisam esperar para 2019, porque elas já representam um problema de hoje, de agora.

É o caso da ausência de um titular na Secretaria Estadual do Gabinete Civil. Desde a saída de Fábio Farias do cargo, em abril, que a cadeira está vazia. Há, é verdade, uma estrutura de apoio competente, mas falta alguém que possa cumprir o papel que ele, Farias, desempenhava muito bem. Só que ele não aceitou retornar ao governo – pretende se dedicar exclusivamente aos seus negócios.

Ninguém é insubstituível, disso todo sabemos, mas o secretário do Gabinete Civil precisa ter um perfil específico, que vá alem do trabalho burocrático, de análise de processos, de filtro de demandas para o governador – entre outras questões que parecem óbvias.

O secretário dessa pasta, obrigatoriamente, tem de saber se relacionar com todos os setores do serviço público e com as organizações da sociedade civil.

Como exemplo prático do buraco existente hoje: o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente está paralisado há um ano (como mostra matéria aqui neste blog).

Há dois meses, os novos conselheiros, eleitos pelas entidades que formam a metade do colegiado – a outra metade é do governo – esperam tomar posse. Tudo simples, sem pompas, apenas o ato formal.

Eis uma tarefa para o chefe do Gabinete Civil, mais até do que para o governador.

Não precisa criar caso onde não há caso.

Segundo mandato: Renan Filho quer tirar de Alagoas título de pior IDH do país
Conselho Estadual da Criança em Alagoas está desativado há um ano
  • Zil

    Ricardo, quem será o favorito para assumir esse cargo? No estado tem o secretário Christian Teixeira, Fabrício, Hélder, Alexandre Ayres, todos com competência para assumir a missão!

    • Joao da TROÇA anarco-carnavalesca BACURAU da Rua NOVA do Sertão – em St’ANA!

      Na VERDADE, Zil … com Lula 1 e 2 + Dilma 1 e ½ o INVESTIMENTO em educação triplicou!
      E a qualidade do ensino básico – Fundamental e Médio – melhorou –, as NOTAS do Ideb:
      – No ensino FUNDAMENTAL subiu de 3,8, em 2005, para 5,5, em 2015, e de 3,5 para 4,5 nos anos finais.
      – No ensino MÉDIO, cresceu de 3,4, em 2005, para 3,7, em 2015.
      Aqui em St’ANA agora são 3 universidades públicas, 2 federais com o IFAL como referência de ENSINO de qualidade: GRATUITO!
      É investimento pós-2002, quando o Brasil gastou R$ 35,7 bilhões com a EDUCAÇÃO. Em 2015, último ano completo com DILMA, são R$ 115,3 bilhões, valores, corrigidos pelo IPCA.
      FONTE: Siga Brasil portal de orçamento do Senado. Já a nota da educação básica cresceu nos três ciclos do indicador que mede a Procurado, o Capitão FAKE NEWS num aRiRespondeu à reportagem. [QUARTA 31out18]
      https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2018/10/31/bolsonaro-primeiras-entrevistas

    • Luna

      Meu amigo, em que planeta vc vive? Ou vc odeia o governador? Vc apontou as pessoas mais odiadas, por políticos e pelo povo, no governo Renan Filho para assumir a cadeira de negociação do Palácio. “No estado tem o secretário Christian Teixeira, Fabrício, Hélder, Alexandre Ayres, todos com competência para assumir a missão!” Só rindo muito!!! Só concordo com o Fabricio, os outros ninguém gosta, só vc. Fábio Farias também não era nenhuma Brastemp não, viu?

  • Divacy

    Dr. Franklin Adriano
    Homem de bem, honesto e acima de tudo, competente.

  • JEu

    Que tal o Ricardo Lessa?!!!! o cara tá sem cargo e sem mandato… ajuda aí, mininin… os “alidados” estão esperando…rsrsrs

  • Josefa

    Falou muito bem Ricardo. O Secretario Fabio faz muita falta mesmo. O gabinete civil esta uma zona, casa da mae Joana mesmo.
    Uma pena que na cabeça do governador essa secretaria tao importante possa “ andar sozinha” e nao precise de ngm. Grande engano.
    O grande merito de Fabio Farias foi saber tratar e respeitar todos que dele precisavam, humildade acima de tudo, coisa que o favorito ao CARGO, o da Saude, nao tem um pingo.
    Vamos ver o que vai dar.