Vem aí o dia seguinte a esta coisa que estamos vivendo com grande perplexidade: uma disputa eleitoral que precisa ser estudada em profundidade por psicólogos e outros especialistas. Muito além do fenômeno político, que afastou amigos, transformou familiares em inimigos e derreteu afetos no calor do embate.

O povo brasileiro precisa se reencontrar consigo próprio, aprender a conviver com as divergências e as escolhas alheias, que sempre nos parecem estúpidas, desarrazoadas.

Não somos e nunca seremos – como sugerem as redes sociais – um país divido entre comunistas e fascistas. Os dois extremos de posições políticas divergentes.

Há no meio, creio eu, uma maioria que até tendeu para  um lado ou para o outro, mas que não pode nem deve ser incluída nas denominações que a fúria redista resolveu nomear- a depender do ângulo de visão.

Talvez seja essa turma – que tomou posição por um ou outro candidato, sem precisar jogar gasolina no incêndio – que vai possibilitar a retomada do convívio familiar ou nos ambientes que todos frequentamos.

Nós, os demasiados humanos, somos seres acima de tudo emocionais. Mas é a nossa capacidade de pensar – de ser racional, mais do que outras espécies – que permite que  multipliquemos e convivamos com tolerância e até mesmo com altruísmo, com empatia. O que nos torna, ao fim e ao cabo, mais humanos.

A essa altura, praticamente todos já decidiram ou estão na iminência de decidir em quem votar. Seja em quem for, e como for, devemos entender que o voto é um ato individual com consequências coletivas.

Fazê-lo seguindo a própria consciências é uma obrigação de cada um de nós. Lembrando Sócrates, o filósofo grego: o mundo todo pode estar contra mim, menos eu.

Quem briga com a própria consciência perde sempre.

Juíza Fátima Pirauá: "A criança ideal para a adoção é a criança real"
Cada eleitor vota no candidato que representa seus valores
  • Zé MCZ

    “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.” (Joseph Goebbels)
    E nem foi necessário o uso das mídias sociais! Impressiona!
    O que dirá quando a mentira é fundamentada na verdade. Aí ela se solidifica igual concreto e fica bem complicado desfazer. A verdade é que se formou o fundamentalismo de ódio sobre o PT (sinto me constrangido de mencionar a sigla sem deixar de vir a tona sua origem), que foi o único, o pior, o mais corrupto da história desse país! Fora dela nunca houve e nem há corrupção. Basta ver o golpista, o baluarte da moralidade!
    Infelizmente o PT (não propriamente a sigla) fez por onde.
    Mas quem sabe (eu não sei, apenas a consciência e consequência de quem vai votar) esteja chegando alguém para moralizar (a ferro e fogo) o que os reds fizeram durante mais de uma década. Aliás, só fizeram o que não presta! Não houve virtudes! Se nós refletirmos até o Adolph teve virtude. Juntamente com o Porsche fabricaram o Volkswagen, o carro do povo, do povão (dizem que a maioria nem teve acesso). Um automóvel que está na história mundial. Quer gostem de Hitler (ainda tem muitos seguidores) ou não!
    Eu gosto…

    Do Fusca!

    • Democracia ao PONTO: garçon + 1 cana, tira gosto SARDINHA péÓóRrrrr sem ELA!

      Pois, caro Zé MCZ … sentiremos SAUDADES do Temer (2016-2018)? … rsRs
      como são TRISTES estes tempos energúmenos mentecaptamente falando onde TRUMP seria uma desgraça MENOR.
      Há quem prefira AGORA no calor da LUTA uma saída à América (do NORTE): as palhaçadas de Trump seriam fichinha ante outras possibilidades.
      E dizemos aqui no SERTÃO resignado às vezes p´orém jamais fugindo `ás LUTAS: pior seria, PIOR fosse!
      E podemos PIORAR, viu? – Ladeira abaixo da queda de Temer na RAMPA do Planalto, e de TRUMP na casa branca.
      Pode vir macumba de mesa PRETA … xô, satan´ás!
      > 1. À moda da Turquia: onde a bomba num explodiu no colo do SARGENTO
      – e o crime parece compensar pra Erdogan e asseclas árabes;
      > 2. OU em figurino de Filipinas com Rodrigo Duterte:
      – incentivando ASSASSINATOS entre vizinhos e amigos comendo criancinhas.
      Nossos SALVADORES da mátria, efedapês FRACASSARAM todos um (1961) a um (1992):
      1. Jânio eleito em 1960 pediu PENICO em 1961 aos 7 meses dos 4 anos de MANDATO. [28ago13]
      https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-janio-quadros-1961-mandato-polemico-de-sete-meses.htm
      E CoLLor de 1989 viu a eMe virar boné em 1992, lembra do PASSADO recente? – E apois! [04jul18]
      https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-o-impeachment-de-collor

  • JEu

    Realmente, não duvido que o povo brasileiro, em sua grande maioria, pacífico por índole, no dia seguinte haverá de por a “pedra do esquecimento” sobre as opiniões que movimentam e “aquecem” o momento político do país… e, também, como no texto, parafraseando Sócrates, lembro que disse: “Não é preciso nunca retribuir injustiça por injustiça, nem fazer mal a ninguém, qualquer seja o mal que se nos tenha feito. Poucas pessoas, entretanto, admitirão este princípio, e as pessoas que estão divididas não devem senão se desprezar umas às outras”. Assim, é de se esperar que os mais radicais e/ou fanatizados poderão não aceitar o resultado das urnas, procurando, dessa forma, desestabilizar o próximo governo, sem se importar em “unir” forças em favor da busca do bem do país e do povo brasileiro, o que será algo a lastimar…!!!

  • Adilio Faustini

    Será a virada para a volta da verdade.Viviamos no país da mentira.

  • carlos

    Oxalá que o PT, leve se não a coisa deve ficar feia eles não vão aceitar a decisão das urnas. Antes do resultado já estão pedindo a impugnação da candidatura Bolsonaro…

  • Fernando

    “Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles”.

    John Wooden